Off Topic: Sindicato dos professores contratados
AikyFriu Escreveu:(...)
Quanto ao resto têm as dificuldade que sempre tiveram (nomeadamente ter que andar com a casa às costas)
(...)
Só isto já deveria fazer com que os sindicato se unissem para resolver esta situação vergonhosa!
Se cada um de vocês todos os anos tivesse de ir para uma terra diferente, deixar a família longe e ter a despesa de pagar dois alojamentos, e todas as despesas inerentes a essa situação, certamente que se revoltariam!!!
p.s. parece que estão a tentar mudar, mas do mudar ao acontecer vão muitos anos e muitos problemas!!!
- Registado: 7/4/2007 17:13
Artista, quando eu disse que eram iguais estava-me a referir à entrega do atestado médico.
Tens razão quando dizes que uns descontam para a CGA e outros para a SS. E isso tem diferenças importantes. Mas acho que isso é assim em toda a função pública. Já agora penso que os efectivos mais recentes também descontam para a Segurança Social (mas isso é mais uma invenção do governo Sócrates).
Quanto à minha escola ser diferente, não sei como são as outras, mas posso garantir-te que no que depende da Secretaria e da Direcção todos os professores são tratados de igual modo.
Quanto à pergunta do MArco que insinuava que os efectivos não tiveram problemas, digo-te que durante 6 anos fui contratado e estive 4 a leccionar Matemática pois não tinha vaga no meu grupo. Conheço professores que leccionaram 16 anos, sempre como contratados, e com o parecimento dos cursos já com estágio integrado acabaram por ter que desistir de leccionar pois foram ultrapassados.
É verdade, nessa altura os professores não tinham direito ao subsidio de desemprego.
Nesto momento acho que os professores contratados têm dois grandes problemas, ambos originados pelo anterior governo: o final dos quadros de zona pedagógica e a dificuldade das escola completarem horários (esta está a diminuir). Quanto ao resto têm as dificuldade que sempre tiveram (nomeadamente ter que andar com a casa às costas)
Um abraço
Tens razão quando dizes que uns descontam para a CGA e outros para a SS. E isso tem diferenças importantes. Mas acho que isso é assim em toda a função pública. Já agora penso que os efectivos mais recentes também descontam para a Segurança Social (mas isso é mais uma invenção do governo Sócrates).
Quanto à minha escola ser diferente, não sei como são as outras, mas posso garantir-te que no que depende da Secretaria e da Direcção todos os professores são tratados de igual modo.
Quanto à pergunta do MArco que insinuava que os efectivos não tiveram problemas, digo-te que durante 6 anos fui contratado e estive 4 a leccionar Matemática pois não tinha vaga no meu grupo. Conheço professores que leccionaram 16 anos, sempre como contratados, e com o parecimento dos cursos já com estágio integrado acabaram por ter que desistir de leccionar pois foram ultrapassados.
É verdade, nessa altura os professores não tinham direito ao subsidio de desemprego.
Nesto momento acho que os professores contratados têm dois grandes problemas, ambos originados pelo anterior governo: o final dos quadros de zona pedagógica e a dificuldade das escola completarem horários (esta está a diminuir). Quanto ao resto têm as dificuldade que sempre tiveram (nomeadamente ter que andar com a casa às costas)
Um abraço
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro
... de perder dinheiro
AikyFriu Escreveu:Fui confirmar a questão dos atestados médicos junto do Director da minha escola.
Todos os professores têm que ir ao Centro de Saude. Quem for a um médico particular tem que ir ao médico de familia para validar o atestado médico.
Olá AikyFriu, a tua deve ser diferente de todas as escolas em que tenho leccionado... ou então será melhor perguntares na secretaria porque é ai que se tratam desses assuntos burocráticos!!
Seja como for, posso-te garantir que estás enganado (embora na tua escola possam estar a fazer as coisas de uma forma diferente... as diferenças resultam do regime diferente, os contratados descontam para a Segurança Social, os efectivos para a Caixa Geral de Aposentações... as diferenças são enormes, por exemplo, um contratado que falta por doença não recebe nada nos 3 primeiros dias de baixa, se estiver de baixa 10 dias só recebe 7, se forem 5 dias só recebe dois, se forem 3 ou menos justifica as faltas mas não recebe nada nesses dias...
Abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
iurp Escreveu:Marco Martins Escreveu:AikyFriu Escreveu:Fui confirmar a questão dos atestados médicos junto do Director da minha escola.
Todos os professores têm que ir ao Centro de Saude. Quem for a um médico particular tem que ir ao médico de familia para validar o atestado médico.
Mas a questão do atestado de resistência e a do registo criminal não é igual, pois os do quadro assume-se que estão bem de saúde e que não cometeram qualquer crime... enquanto que os outros....
Felizmente não é você o professor mas sim a sua namorada. É que não faz a mínima noção do que tem sido a luta dos professores ao longo dos anos.
E realmente todos os seus argumentos se tornam rídículos na imensidão da problemática da carreira e estatuto dos professores.
É que você não percebe mesmo nada de nada e tem o atrevimento da falar de coisas que não êem o mínimo sentido.
Então diga lá qual é a "problemática da carreira e estatuto dos professores" para os professores contratados?
Durante quantos anos você foi professor contratado sem saber se no ano seguinte teria sequer colocação para ter 10 horas, nem o local onde iria ficar?
O que eu falei em relação ao "atestado de resistência e o registo criminal" refere-se a uma coisa "talvez insignificante" (que custa apenas um dia para tratar de papelada) que os contratados têm de entregar e os do quadro não, mas que se junta a "muitas outras coisas insignificantes" das quais os professores contratados são vítimas e relegados para segundo plano pelos sindicatos.
O que critico não é o facto dos professores do quadro terem mais ou menos regalias... mas sim o facto dos contratados muitas vezes não serem considerados como professores idênticos aos outros...
Em relação aos contratados terem de ser sindicalizados, confirmei e não são obrigados a ter sindicato!
Ulisses Pereira Escreveu:iurp, aqui todos são livres de opinar. Dizer que este não pode falar disto ou daquilo não faz qualer sentido. Discordas? Então contra-argumenta. É assim que se está no Caldeirão.
Um abraço,
Ulisses
Não dá para argumentar com gente que diz um chorrilho de inverdades...que nada percebe do assunto er uqe faz "tiro de barreira" com uma facilidade extrema.
Há muita gente a olhar só para o seu umbigo...ou para o das namoradas.
Informem-se primeiro. É que iso não é tão simples quanto querem fazer querer.
Abraço
- Registado: 23/1/2006 23:54
Marco Martins Escreveu:AikyFriu Escreveu:Fui confirmar a questão dos atestados médicos junto do Director da minha escola.
Mas a questão do atestado de resistência e a do registo criminal não é igual, pois os do quadro assume-se que estão bem de saúde e que não cometeram qualquer crime... enquanto que os outros....
Felizmente não é você o professor mas sim a sua namorada. É que não faz a mínima noção do que tem sido a luta dos professores ao longo dos anos.
E realmente todos os seus argumentos se tornam rídículos na imensidão da problemática da carreira e estatuto dos professores.
É que você não percebe mesmo nada de nada e tem o atrevimento da falar de coisas que não êem o mínimo sentido.
- Registado: 23/1/2006 23:54
AikyFriu Escreveu:Fui confirmar a questão dos atestados médicos junto do Director da minha escola.
pocoyo Escreveu:Marco Martins Escreveu:artista Escreveu:(...)
Mas não vi ninguém dos sindicatos falar de algo ainda pior, os contratados tinham todos os problemas de que eles falavam e um ainda pior, enquanto não fossem colocados estavam sem emprego, não tinham ordenado!
(...)
E ainda por cima são obrigados a ter e a descontar para um sindicato!!! Isto é de loucos!!!!
Obrigado? Por quem?
Eu nunca descontei.
Tinha a ideia que a minha namorada é obrigada a descontar...
Mas vou confirmar novamente!
Marco Martins Escreveu:artista Escreveu:(...)
Mas não vi ninguém dos sindicatos falar de algo ainda pior, os contratados tinham todos os problemas de que eles falavam e um ainda pior, enquanto não fossem colocados estavam sem emprego, não tinham ordenado!
(...)
E ainda por cima são obrigados a ter e a descontar para um sindicato!!! Isto é de loucos!!!!
Obrigado? Por quem?
Eu nunca descontei.
nunofaustino Escreveu:Já discuti isto com alguns colegas meus e nenhum deles me deu uma resposta convincente...
Vocês pagam quotas para um sindicato que não defende os vossos interesses? Não há professores suficientes para formar uma lista capaz de mobilizar os professores contratados e fazer com que os sindicatos defendam os vossos direitos?
Um abr
Nuno
Olá Nuno, é uma pergunta realmente pertinente! No meu caso nunca fui muito virado para essas coisas, mas não deixa de ser um desafio pelo menos para tentar agitar alguma coisa...
De qualquer forma, o que o Marco Martins escreveu não está correcto, ninguém é obrigado a descontar para o sindicato, eu nunca descontei...
abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Já discuti isto com alguns colegas meus e nenhum deles me deu uma resposta convincente...
Vocês pagam quotas para um sindicato que não defende os vossos interesses? Não há professores suficientes para formar uma lista capaz de mobilizar os professores contratados e fazer com que os sindicatos defendam os vossos direitos?
Um abr
Nuno
Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
artista Escreveu:(...)
(...)
AikyFriu Escreveu:Para quem diz que os sindicatos protegem os professores efectivos aqui fica um desabafo que me chegou por e-mail.
AikyFriu, não percebo é o que é que uma coisa tem a ver com a outra, quem dera há maioria (para não dizer totalidade) dos contratados ter esses problemas de que falas, é que eles querem aceder à carreira e nem essa hipótese tiveram ainda... se o acordo não é bom para os professores efectivos também não é para os contratados!!
É um facto que os sindicatos pouco se importam com os contratados. Um dos exemplos mais flagrantes que me lembro foi no tempo do Santana primeiro ministro, as listas de colocação nunca mais saiam e os sindicatos reclamavam muitas coisas que prejudicavam os professores, por exemplo que tinham de organizar a sua vida, tinham de saber para onde é que iam leccionar! Mas não vi ninguém dos sindicatos falar de algo ainda pior, os contratados tinham todos os problemas de que eles falavam e um ainda pior, enquanto não fossem colocados estavam sem emprego, não tinham ordenado! Nessa altura via tudo o que era programa sobre o assunto e não me lembro de ninguém dos sindicatos falar dos problemas dos contratados que eram sem sombra de dúvida bem mais dramáticos que os dos outros... mas este é apenas um exemplo, se fosses contratado percebias melhor porque vivias a coisa na primeira pessoa!
Ainda assim eu sou um tipo optimista, contento-me com o que tenho, chega-me, não é por ai que vou ser mais ou menos feliz, há muitas outras coisas que vêm à frente... há muitos colegas que ganham bem mais que eu, são efectivos, e passam a vida a queixar-se, eu fico com pena deles, só me lembro que o ser humano nunca jamais estará satisfeito, por mais que tenha acha sempre pouco, ou que podia ter mais!
Enfim, este é também apenas um desabafo meu!!

Entretanto não continuei a lista... hoje já não me apetece, amanhã é dia de trabalho e já é tarde!
abraço
artista
Para quem diz que os sindicatos protegem os professores efectivos aqui fica um desabafo que me chegou por e-mail.
Factos que esmorecem na memória, com a passagem do tempo:
- Até 2005 estava no 6º escalão numa carreira com 10 escalões. Em 2010 estou no 3º escalão numa carreira com 10 escalões!...
- Até 2005, já estava a mais do meio da carreira. Em 2010 sou colocado no início da carreira.
- Até 2005, tinha expectativa de atingir o topo da carreira em 14 anos. Em 2010, tenho a hipótese de não atingir o topo da carreira, e se conseguir, demoro 22 anos.
- Até 2005, dependia do meu desempenho profissional para progredir na carreira. Em 2010, dependo de vagas para progredir na carreira.
- Até 2005, poderia obter classificações superiores a Satisfaz, apenas dependendo do desempenho manifestado. Em 2010, dependo de vagas para classificações elevadas, independentemente de ter tido o desempenho para as merecer.
- Até 2005, tinha um contrato de nomeação definitiva (vulgo efectivo). Em 2010, perdi a vinculação com um contrato individual de trabalho por tempo indeterminado.
- Até 2005, tinha a garantia de ser sujeito a processo de exoneração apenas em casos devidamente fundamentados e comprovados. Em 2010, dependo dos humores de um(a) director(a) que usa uma grelha com itens pontuados de 1 a 10, da qual tenho de ter classificação igual ou superior a 6,5.
- Até 2005, tinha expectativa de possuir uma pensão de reforma com pelo menos 80% da remuneração. Em 2010, é uma incógnita se vou ter direito a uma pensão de reforma ou se a tiver, com não mais do que 60% da remuneração.
- Até 2005, tinha expectativa de solicitar a pensão de reforma até aos 65 anos. Em 2010, a expectativa é não possuir pensão de reforma ou só poder solicitá-la após os 68 anos.
- Até 2005, tinha a garantia jurídica de não ser perseguido ou sofrer represálias pelo que pensava ou opinava. Em 2010, o silêncio é de ouro.
- Até 2005, tinha a garantia jurídica de não ser perseguido ou sofrer represálias pelo que pensava ou opinava. Em 2010, o silêncio é de ouro.
- Até 2005, tinha 13 horas de trabalho individual. Em 2010, tenho 9 horas, excluindo as que são utilizadas em reuniões pós-laborais.
- Até 2005, recebia pelas horas extraordinárias que executava. Em 2010, não me pagam horas extraordinárias, trabalhando mais horas semanais quando faço substituições de colegas.
- Desde 1998 até 2008, não tive aumento real salarial, tendo inclusive estado congelado de 2005 a 2007, e perdendo vários anos de serviço.
Deste modo, alguém consegue explicar-me porque devo ficar satisfeito com um acordo obtido entre sindicatos e ME, que não soluciona nenhum dos factos mencionados em epígrafe?...
M.S. (texto recebido por e-mail)
No meu caso pessoal, em 2005 tinha expectativas de chegar ao topo da carreira em 2011. Agora vou ser colocado no 6º escalão. Mesmo com o actal estatuto chegaria ao indice 345 dentro de pouco mais de 2 anos. Com o acordo assinado pelos sindicatos tenho que esperar pelo menos 6 anos para chegar ao mesmo indice.
Factos que esmorecem na memória, com a passagem do tempo:
- Até 2005 estava no 6º escalão numa carreira com 10 escalões. Em 2010 estou no 3º escalão numa carreira com 10 escalões!...
- Até 2005, já estava a mais do meio da carreira. Em 2010 sou colocado no início da carreira.
- Até 2005, tinha expectativa de atingir o topo da carreira em 14 anos. Em 2010, tenho a hipótese de não atingir o topo da carreira, e se conseguir, demoro 22 anos.
- Até 2005, dependia do meu desempenho profissional para progredir na carreira. Em 2010, dependo de vagas para progredir na carreira.
- Até 2005, poderia obter classificações superiores a Satisfaz, apenas dependendo do desempenho manifestado. Em 2010, dependo de vagas para classificações elevadas, independentemente de ter tido o desempenho para as merecer.
- Até 2005, tinha um contrato de nomeação definitiva (vulgo efectivo). Em 2010, perdi a vinculação com um contrato individual de trabalho por tempo indeterminado.
- Até 2005, tinha a garantia de ser sujeito a processo de exoneração apenas em casos devidamente fundamentados e comprovados. Em 2010, dependo dos humores de um(a) director(a) que usa uma grelha com itens pontuados de 1 a 10, da qual tenho de ter classificação igual ou superior a 6,5.
- Até 2005, tinha expectativa de possuir uma pensão de reforma com pelo menos 80% da remuneração. Em 2010, é uma incógnita se vou ter direito a uma pensão de reforma ou se a tiver, com não mais do que 60% da remuneração.
- Até 2005, tinha expectativa de solicitar a pensão de reforma até aos 65 anos. Em 2010, a expectativa é não possuir pensão de reforma ou só poder solicitá-la após os 68 anos.
- Até 2005, tinha 13 horas de trabalho individual. Em 2010, tenho 9 horas, excluindo as que são utilizadas em reuniões pós-laborais.
- Até 2005, recebia pelas horas extraordinárias que executava. Em 2010, não me pagam horas extraordinárias, trabalhando mais horas semanais quando faço substituições de colegas.
- Desde 1998 até 2008, não tive aumento real salarial, tendo inclusive estado congelado de 2005 a 2007, e perdendo vários anos de serviço.
Deste modo, alguém consegue explicar-me porque devo ficar satisfeito com um acordo obtido entre sindicatos e ME, que não soluciona nenhum dos factos mencionados em epígrafe?...
M.S. (texto recebido por e-mail)
No meu caso pessoal, em 2005 tinha expectativas de chegar ao topo da carreira em 2011. Agora vou ser colocado no 6º escalão. Mesmo com o actal estatuto chegaria ao indice 345 dentro de pouco mais de 2 anos. Com o acordo assinado pelos sindicatos tenho que esperar pelo menos 6 anos para chegar ao mesmo indice.
... de perder dinheiro
... de perder dinheiro
AikyFriu Escreveu:Pocoyo, não sei como é nas outras escolas, mas digo-te que na minha escola todas as ofertas de escola são sérias e com critérios bem definidos. Entrevistas só são feitas para os professores das áreas técnicas qu enão têm grupos definidos.
Pois, nas ofertas de escola a que concorri foi tudo sério, quanto a isso não tenho dúvidas, se houvesse alguma trafulhice eu apanhava logo porque quando concorro fico sempre em primeiro (estou numa posição não suficientemente alta para conseguir sempre um horário completo, mas que dificilmente não seria o melhor colocado numa oferta de escola) embora uma das vezes não tenha aceite porque os horários coincidiam...
AikyFriu Escreveu:Quanto à justificação de faltas, acho que a lei diz que é necessário vir do médico de familia, quer se trate de professor efectivo, quer seja contratado (não tenho a certeza porque há mais de 10 anos que não entrego atestados médicos).
Não, posso-te garantir que nas duas situações que te descrevi atrás me disseram o mesmo (não foi na mesma escola sequer), que aqueles documentos não dão para os contratados, só dão para os "outros"... aliás isso tem a ver com outra situação que iria colocar na lista que iniciei la atrás, os Professores contratados descontam para a Segurança Social, os outros descontam para a Caixa Geral de Aposentações, daí as diferenças...
AikyFriu Escreveu:Quanto ao contratos de substituição ficas a saber que têm a duraçã minima de 1 mês. Depois se o titular volta a escola não podem ficar com 2 profs no mesmo horário.
AikyFriu eu sei bem que têm a duração mínima de um mês e também referia lá atrás que achava aceitável a situação, o problema é que nesse contexto adverso podiam dar-lhe as mesmas regalias e direitos que os outros e não o que acontece!
Bem amanhã continuo a lista... se me lembrar!

abraço
artista
Então e o que é que os sindicatos fazem para diminuir as diferenças entre contratados e pessoal do quadro?
- será que os professores contratados vão deixar de ser "professores de segunda" e já não precisam de entregar todos os anos uma prova de resistência e um comprovativo de registo criminal?
- será que os professores contratados vão deixar de ficar com as piores turmas só porque os do quadro já escolheram o que queriam?
- será que os professores contratados continuarão nesse "estatuto" indefinidamente, mesmo que estejam n anos na mesma escola?
- porque é que os sindicatos nada fazem quando são marcadas reuniões fora do horário normal dos professores? Depois das 19h0, e por aí fora...
Não deveria o sindicato de intervir na defesa dos professores como "profissão" e não apenas como meros contribuintes?
- será que os professores contratados vão deixar de ser "professores de segunda" e já não precisam de entregar todos os anos uma prova de resistência e um comprovativo de registo criminal?
- será que os professores contratados vão deixar de ficar com as piores turmas só porque os do quadro já escolheram o que queriam?
- será que os professores contratados continuarão nesse "estatuto" indefinidamente, mesmo que estejam n anos na mesma escola?
- porque é que os sindicatos nada fazem quando são marcadas reuniões fora do horário normal dos professores? Depois das 19h0, e por aí fora...
Não deveria o sindicato de intervir na defesa dos professores como "profissão" e não apenas como meros contribuintes?
Pocoyo, não sei como é nas outras escolas, mas digo-te que na minha escola todas as ofertas de escola são sérias e com critérios bem definidos. Entrevistas só são feitas para os professores das áreas técnicas qu enão têm grupos definidos.
De qualquer modo devo dizer-te que no algarve é dificil arranjar professores, mesmo para horários completos. A minha escola começou o ano com um horário e meio do grupo do artista (620-Artes). Não havia candidatos na bolsa nacional e a escola teve que fazer 2 concursos.
A sensação que tenho é que no próximo concurso de professores vão ficar vagas por preencher. Dentro de poucos anos vamos voltar a ter profs com o 12ºano como existia quando comecei a leccionar.
Quanto à justificação de faltas, acho que a lei diz que é necessário vir do médico de familia, quer se trate de professor efectivo, quer seja contratado (não tenho a certeza porque há mais de 10 anos que não entrego atestados médicos).
Quanto ao contratos de substituição ficas a saber que têm a duraçã minima de 1 mês. Depois se o titular volta a escola não podem ficar com 2 profs no mesmo horário.
De qualquer modo concordo que os sindicatos são uns incompetentes e que este acordo prejudica ainda mais os professores.
Não me admirava que acontecesse como no outro acordo em que os sindicatos assinaram mas os professores continuaram a luta e obrigaram-nos a voltar atras.
UM abraço
De qualquer modo devo dizer-te que no algarve é dificil arranjar professores, mesmo para horários completos. A minha escola começou o ano com um horário e meio do grupo do artista (620-Artes). Não havia candidatos na bolsa nacional e a escola teve que fazer 2 concursos.
A sensação que tenho é que no próximo concurso de professores vão ficar vagas por preencher. Dentro de poucos anos vamos voltar a ter profs com o 12ºano como existia quando comecei a leccionar.
Quanto à justificação de faltas, acho que a lei diz que é necessário vir do médico de familia, quer se trate de professor efectivo, quer seja contratado (não tenho a certeza porque há mais de 10 anos que não entrego atestados médicos).
Quanto ao contratos de substituição ficas a saber que têm a duraçã minima de 1 mês. Depois se o titular volta a escola não podem ficar com 2 profs no mesmo horário.
De qualquer modo concordo que os sindicatos são uns incompetentes e que este acordo prejudica ainda mais os professores.
Não me admirava que acontecesse como no outro acordo em que os sindicatos assinaram mas os professores continuaram a luta e obrigaram-nos a voltar atras.
UM abraço
... de perder dinheiro
... de perder dinheiro
artista Escreveu:pocoyo Escreveu:Olá artista,
Parece-me que já não precisas das ofertas de escola.
Experimentem concorrer a uma oferta de escola e digam que estão de atestado antes de fazer a aceitação do horário.
Fazem logo a entrevista.
Se não disseres nada não fazem a entrevista.
Não estou a perceber ao que te estás a referir?! Para que é que eu digo que estou de atestado?! Entrevista?! eu nunca fiz nenhuma entrevista... eu sou profissionalizado, não estou é no quadro!
Eu entro sempre no concurso nacional, em oferta de escola concorro ás vezes para completar o horário...
abraço
artista
Eu tambem sou profissionalizado, tambem entro no concurso nacional e tal como tu concorro em oferta de escola para completar horário.
Nunca reparaste no critério "entrevista"?
Este ano concorri a um horário desses, estava de licença parental, feito pato mencionei esse facto quando me ligaram, disseram que tinha que ir a uma entrevista.
Resultado final, não fiquei com o lugar.
Quem estiver nesta situação, aconselho a primeiro fazer a aceitação, depois entrega a licença.
Isto só para te dizer que estas ofertas de escola são uma brincadeirinha, para arranjar lugar para alguns.
pocoyo Escreveu:Olá artista,
Parece-me que já não precisas das ofertas de escola.
Experimentem concorrer a uma oferta de escola e digam que estão de atestado antes de fazer a aceitação do horário.
Fazem logo a entrevista.
Se não disseres nada não fazem a entrevista.
Não estou a perceber ao que te estás a referir?! Para que é que eu digo que estou de atestado?! Entrevista?! eu nunca fiz nenhuma entrevista... eu sou profissionalizado, não estou é no quadro!
Eu entro sempre no concurso nacional, em oferta de escola concorro ás vezes para completar o horário...
abraço
artista
Re: Off Topic: Sindicato dos professores contratados
pocoyo Escreveu:És sindicalizado?
Para os sidicatos os professores contratados são carne para canhão.
Não sou sindicalizado nem nunca o serei, o sindicato dos professores devia ir à falencia...
Bom tópico... embora seja um off-topic!

Eu sou professor contratado e é realmente gritante, revoltante e incompreensível a diferença de tratamentos que dão aos professores contratados!
Como diz o pocoyo, os contratados são carne para canhão, e os sindicatos não os representam de forma alguma!
Eu posso iniciar aqui uma listagem de situações injustas na situação profissonal destes, começo agora, mas como não tenho muito tempo coloco vou colocando mais tarde outras que me vou lembrando, e outros podem acrescentar a lista também... e o mais incrivel é que os cotratados são uma minoria (por acaso alguém sabe quantos somos?) muitas destas injustiças acabam apenas por poupar uns trocos (digo eu?):
1. No caso de uma substituição o contrato do "contratado", diz qualquer coisa do género "tempo do contrato: Enquanto o titular do cargo se mantiver indisponivel", ou seja, quando o titular volta, o professor fica no desemprego. Desta forma o contrato pode durar 1 mês mas também pode durar 10, nunca se sabe. No ano lectivo passado fiz dois contratos de 4/5 meses cada um, de Setembro a final de Janeiro, de meados de Fevereiro a 30 de Junho! Esta situação até me parece relativamente aceitável tendo em conta as especificidades da profissão, o problema é que num contexto geral já de si dificil, esta é mais uma que complica bastante a situação do professor contratado, ou melhor, este contexto deveria fazer com que não o prejudicassem ainda mais...
2- Este ano só faltei um dia, fui fazer uma endoscopia com cedação (anestesia) e o médico disse-me que tinha de passar o dia acompanhado por alguém e não podia trabalhar. Assim, passou-me um "declaração de incapacidade de funcionário público para o trabalho" (um documento com o logotipo e carimbo do Ministério da Saúde) para esse dia. Liguei para a escola e disse-lhes o que se passava, que não poderia dar aulas nesse dia. Quando cheguei à escola disseram-me que aquele documento não servia para os contratados, só para os outros professores, para nós só um atestado do médico de família(!?)... acabei por ter de pedir autorização à Directora para faltar com um artigo 102º que, entre outras coisas, me prejudica na avaliação!
3- Na mesma "onda", há três anos fui fazer uma ecografia, marquei o exame para a seguir ao almoço, dava perfeitamente para dar as aulas que tinha de manhã, e voltar para dar a que tinha ao fim do dia. Acontece que o médico atrasou-se e acabei por estar lá mais de duas horas à espera. O exame demorou apenas 5 minutos mas já era tarde para chegar a tempo de ir dar a aula. Deram-me uma declaração que dizia a hora a que entrei e sai do hospital e fui nesse mesmo momento à escola. Falei com o Director e ele disse-me que não havia problema, para entregar a essa declaração na secretaria. Qual foi o meu espanto quando me disseram que para os contratados aquele papel não servia, só um atestado do médico de família!? Aquilo que sobretudo não consigo perceber é qual a razão de haver um tratamento diferenciado?!
Bem por agora fico-me por aqui, não tenho tempo para mais. Se alguém quiser continuar a lista com situações que conheça ou que tenha vivido está à vontade, talvez se faça aqui um documento para enviar ao Mário Nogueira, para ver se está realmente preocupado com os professores, ou se está só preocupado com a sua carreira política?!
abraços
artista
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: APOCALIPZO, Bing [Bot], Gioes, Google [Bot], Investor Tuga, Jonas74, marketisnotefficient, navaldoc, Pmart 1, VALHALLA e 103 visitantes