Espanha com hora portuguesa para bem dos espanhóis
16 mensagens
|Página 1 de 1
Re: ...
Alex Tomás Escreveu:Compreendo o desabafo do amigo exportador, mas a sua realidade é igual a de muitos outros.
Nao o estou a ver ir almoçar as 11:30 como fazem os alemaes, ou as 14:00/14.30 como fazem os espanhois.
Quem servia primeiro? os alemaes ou espanhois?
(nao pretendo trocar argumentos quanto a sua razao em ter CET em Portugal, mas acredite que no Inverno houve muita gente a sofrer no Inverno com essa mudança de horário - recordo muito bem).
Agora, se forem os espanhois a adoptar o nosso horario, porque nao? a Galiza esta a norte do nosso pais e tem o horario espanhol. Porque nao o Portugues? Consideraçoes....
Alex... E tu já questionaste os Galegos se eles sofrem de qualquer especie de problemas mentais ou pertubadores da sua acção diária uma vez que vivem com um horário desajustado?!.... Essa exemplo da Galiza por acaso sublinha bem a minha argumentação ao contrario de outras opiniões aqui expostas.
Dwer Escreveu:Ó JMHP, eu nunca percebi bem esse argumento; porque é que as empresas exportadoras ou com com contactos preferenciais no centro da europa não fazem um horário adiantado? A começar às sete da manhã e a terminar às 16? Ou mesmo a começar às sete e a terminar às 15 sem hora de almoço (com 15m para comer uma sandocha ou algo assim)? Eu não me importava nada de fazer esse horário. Deixa a tarde quase toda livre.
Dwer, fazer faziamos mas não dependemos nós proprios, existe também a ligação muito importante aos nossos fornecedores e subcontratação de serviços a outras pequenas empresas. Para além de não ser nada fácil alterar de forma radical a vida diára de cerca de 70 excelentes funcionários, que dedicam muito do seu tempo á empresa e sobra-lhes pouco tempo disponivel para a familia.
Realizar esse tipo de sugestões é bem mais complexo do que tu julgas por iniciativa unica e exclusiva da empresa. A realidade é bem diferente daquilo que julgamos saber sem conhecer o assunto em profundidade.
Jiboia Cega Escreveu:
Dwer,
![]()
Digo mais, por que é que as empresas se estão sempre a queixar disso e não se adaptam elas às conjunturas naturais como por exemplo a diferença horária?
Por que é que a hora de almoço tem que ser inflexível da hora xis à hora xis? Por que é que tem que ir toda a gente almoçar ao mesmo tempo, fechando a empresa?
Isto é parte do problema crítico que é a produtividade em Portugal, entre outros aspectos...
Meu caro, os mesmos argumentos que utilizei em resposta ao Dwer também lhe serve, mas uma vez que cita:
«...por que é que as empresas se estão sempre a queixar disso..»
Eu não me queixo de nada, nem a minha empresa assim como muitas outras deste pais, perdem tempo ou gastam energia em lamentações sobre a qualidade e o resultado das decisões dos nossos governantes, porque simplemente não temos tempo nem dinheiro a perder de modo a satisfazer as necessidades e exigências dos nossos clientes lá fora.
Aqui competimos no mercado internacional e o mundo é o nosso horizonte, com todas as condicionantes, dificuldades e desigualdades que enfrentamos de outros paises que se regem por uma eficiência e flexibilidade laboral maior do que a nossa.
EALM Escreveu:Amigo JHHP: Quem é que lhe disse que eu desconheço o que que que seja? Eu também trabalhei numa empresa exportadora. E sabe para onde se exportava mais? EUA! Precisamente! E nunca houve problema de maior. Arranjou-se sempre janelas temporais para organizar audio e video-conferências quando era preciso. E tínhamos que lidar tanto com a costa Leste como com a costa Oeste.
Na verdade, uma mudança de hora em direcção oposta ao noso fuso horário natural (ainda estamos uns minutos adiantados!!!!!!) iria até prejudicar mais do que ajudar, a começar pelas empresas que lidam com os EUA. Para já não falar da nossa relação com as regiões autónomas. Mas o principal problema continuaria sempre a ser o desfasamento exagerado (o maior na Europa) entre a hora solar e a hora admnistrativa - e isso iria trazer, como trouxe, muitos problemas.
PS: A hora legal tem a ver com a longitude e não com a latitude. Para que são os países nórdicos aqui chamados?
Ponham os olhos nos EUA, eles têm vários fusos horários, ninguém põe em causa a sua existência. Sempre foi visto como uma coisa natural e necessária.
Também tenho clientes nos EUA, embora actualmente e desde algum tempo o mercado americano infelizmente seja quase uma nulalidade em termos comerciais. Eu já vivi e estudei durante 2 anos nos EUA e conheço bem a realidade do pais.
Os problemas de desfasamento do fuso hórario que refere devem ser os mesmos que passam os Galegos ou norte de Espanha, um dos maiores polos industriais da peninsula Ibérica.
Eu não me queixei de nada, simplesmente falo do que sei e da minha experiência de vida, respeitem isso é a unica queixa que registo!
- Registado: 1/5/2008 2:21
JMHP Escreveu:Elias Escreveu:JMHP, já tivemos esse horário durante 4 anos (1992 a 1996), podes dizer-me em que medida é que isso ajudou?
Elias, faço parte de uma empresa industrial 100% exportação, sei bem do que falo pois vivi esses anos e registei os beneficios em termos operacionais, de eficácia e melhor rentabilidade do tempo laboral.
Eis um exemplo diario actual da minha empresa. O horario laboral inicia ás 8:00 da manhã (1 hora depois dos meus clientes da Alemanha, França, , Noruega, Suiça e Italia), a 1ª coisa que faço é atender pedidos que chegaram cá ás 7:00.
Depois ás 11:00 da manhã os meus clientes estão ausentes para almoço e quando chegam é a minha vez de ir almoçar, 2 horas completamente perdidas.
Mais tarde a partir das 16:00, termina o dia de trabalho dos meus clientes, quando o meu termina muito depois das 17:00. Ao todo são 4 horas importantes que se perdem de comunicação e troca de informação tecnica e comercial que entre a minha empresa e os meus clientes.
Não estou a 'culpabilizar' o horário do nosso território como factor de menor competividade ou menor capacidade produtiva. Mas entendo e tenho por experiencia propria que os anos 1992 a 1996 com o outro horário foram prova de uma melhor ligação e comunicação tornado-se num beneficio para a minha empresa assim como outras empresas exportadoras.EALM Escreveu:JMHP Escreveu:A economia Portuguesa ganhava bastante mais com o horário do centro da Europa (+1) do que com o horário actual. Tornava-mos menos periféricos em relação á Europa e mais alinhados com o horário produtivo europeu, que é o nosso principal mercado para exportações.
Isto é ridículo. Basta olhar bem para o mapa. Tal não é viável. Tanto não é, que mesmo dentro de alguns países, como os EUA, existem vários fusos horários. E qual é o problema? Está mais que visto que a experiência mostrou que termos o fuso CET não resultou quando tentaram implantá-lo cá. Estamos o mais a Oeste possível no continente Europeu e a longitude não perdoa - é implacável nos organismos vivos. Quaisquer ganhos possíveis de obter foram totalmente anulados pela sobrecarga no ser humano, como por exemplo problemas de sono. Pessoalmente, senti isso de sobre maneira quando tivemos o horário CET. Basta olhar para o mapa... ter a mesma hora da Polónia, quando ao fim do dia lá é noite completa e aqui ainda temos um sol radioso é um ataque ao bom senso e à saúde pública.
Não tenho dúvidas que Espanha sairia benefeciada em adoptar o nosso horário. Mais uma vez, olhando para o mapa faz todo o sentido. E seriam então pelo menos 5 países países a formar o bloco GMT: Reino Unido, Espanha, Portugal, Irlanda, Islândia.
Ridiculo é falar do que desconhece com base na experiência e perante factos. Por esse seu ponto de vista então os paises nordódicos á seculos que eram sociedades doentes.
Amigo JHHP: Quem é que lhe disse que eu desconheço o que que que seja? Eu também trabalhei numa empresa exportadora. E sabe para onde se exportava mais? EUA! Precisamente! E nunca houve problema de maior. Arranjou-se sempre janelas temporais para organizar audio e video-conferências quando era preciso. E tínhamos que lidar tanto com a costa Leste como com a costa Oeste.
Na verdade, uma mudança de hora em direcção oposta ao noso fuso horário natural (ainda estamos uns minutos adiantados!!!!!!) iria até prejudicar mais do que ajudar, a começar pelas empresas que lidam com os EUA. Para já não falar da nossa relação com as regiões autónomas. Mas o principal problema continuaria sempre a ser o desfasamento exagerado (o maior na Europa) entre a hora solar e a hora admnistrativa - e isso iria trazer, como trouxe, muitos problemas.
PS: A hora legal tem a ver com a longitude e não com a latitude. Para que são os países nórdicos aqui chamados?
Ponham os olhos nos EUA, eles têm vários fusos horários, ninguém põe em causa a sua existência. Sempre foi visto como uma coisa natural e necessária.
Dwer Escreveu:JMHP Escreveu:Elias Escreveu:JMHP, já tivemos esse horário durante 4 anos (1992 a 1996), podes dizer-me em que medida é que isso ajudou?
Elias, faço parte de uma empresa industrial 100% exportação, sei bem do que falo pois vivi esses anos e registei os beneficios em termos operacionais, de eficácia e melhor rentabilidade do tempo laboral.
Eis um exemplo diario actual da minha empresa. O horario laboral inicia ás 8:00 da manhã (1 hora depois dos meus clientes da Alemanha, França, , Noruega, Suiça e Italia), a 1ª coisa que faço é atender pedidos que chegaram cá ás 7:00.
Depois ás 11:00 da manhã os meus clientes estão ausentes para almoço e quando chegam é a minha vez de ir almoçar, 2 horas completamente perdidas.
Mais tarde a partir das 16:00, termina o dia de trabalho dos meus clientes, quando o meu termina muito depois das 17:00. Ao todo são 4 horas importantes que se perdem de comunicação e troca de informação tecnica e comercial que entre a minha empresa e os meus clientes.
Não estou a 'culpabilizar' o horário do nosso território como factor de menor competividade ou menor capacidade produtiva. Mas entendo e tenho por experiencia propria que os anos 1992 a 1996 com o outro horário foram prova de uma melhor ligação e comunicação tornado-se num beneficio para a minha empresa assim como outras empresas exportadoras.EALM Escreveu:JMHP Escreveu:A economia Portuguesa ganhava bastante mais com o horário do centro da Europa (+1) do que com o horário actual. Tornava-mos menos periféricos em relação á Europa e mais alinhados com o horário produtivo europeu, que é o nosso principal mercado para exportações.
Isto é ridículo. Basta olhar bem para o mapa. Tal não é viável. Tanto não é, que mesmo dentro de alguns países, como os EUA, existem vários fusos horários. E qual é o problema? Está mais que visto que a experiência mostrou que termos o fuso CET não resultou quando tentaram implantá-lo cá. Estamos o mais a Oeste possível no continente Europeu e a longitude não perdoa - é implacável nos organismos vivos. Quaisquer ganhos possíveis de obter foram totalmente anulados pela sobrecarga no ser humano, como por exemplo problemas de sono. Pessoalmente, senti isso de sobre maneira quando tivemos o horário CET. Basta olhar para o mapa... ter a mesma hora da Polónia, quando ao fim do dia lá é noite completa e aqui ainda temos um sol radioso é um ataque ao bom senso e à saúde pública.
Não tenho dúvidas que Espanha sairia benefeciada em adoptar o nosso horário. Mais uma vez, olhando para o mapa faz todo o sentido. E seriam então pelo menos 5 países países a formar o bloco GMT: Reino Unido, Espanha, Portugal, Irlanda, Islândia.
Ridiculo é falar do que desconhece com base na experiência e perante factos. Por esse seu ponto de vista então os paises nordódicos á seculos que eram sociedades doentes.
Ó JMHP, eu nunca percebi bem esse argumento; porque é que as empresas exportadoras ou com com contactos preferenciais no centro da europa não fazem um horário adiantado? A começar às sete da manhã e a terminar às 16? Ou mesmo a começar às sete e a terminar às 15 sem hora de almoço (com 15m para comer uma sandocha ou algo assim)? Eu não me importava nada de fazer esse horário. Deixa a tarde quase toda livre.
Dwer,

Digo mais, por que é que as empresas se estão sempre a queixar disso e não se adaptam elas às conjunturas naturais como por exemplo a diferença horária?
Por que é que a hora de almoço tem que ser inflexível da hora xis à hora xis? Por que é que tem que ir toda a gente almoçar ao mesmo tempo, fechando a empresa?
Isto é parte do problema crítico que é a produtividade em Portugal, entre outros aspectos...
JMHP Escreveu:Elias Escreveu:JMHP, já tivemos esse horário durante 4 anos (1992 a 1996), podes dizer-me em que medida é que isso ajudou?
Ó JMHP, eu nunca percebi bem esse argumento; porque é que as empresas exportadoras ou com com contactos preferenciais no centro da europa não fazem um horário adiantado? A começar às sete da manhã e a terminar às 16? Ou mesmo a começar às sete e a terminar às 15 sem hora de almoço (com 15m para comer uma sandocha ou algo assim)? Eu não me importava nada de fazer esse horário. Deixa a tarde quase toda livre.
Abraço,
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
...
Compreendo o desabafo do amigo exportador, mas a sua realidade é igual a de muitos outros.
Nao o estou a ver ir almoçar as 11:30 como fazem os alemaes, ou as 14:00/14.30 como fazem os espanhois.
(nao pretendo trocar argumentos quanto a sua razao em ter CET em Portugal, mas acredite que no Inverno houve muita gente a sofrer no Inverno com essa mudança de horário - recordo muito bem).
Agora, se forem os espanhois a adoptar o nosso horario, porque nao? a Galiza esta a norte do nosso pais e tem o horario espanhol. Porque nao o Portugues? Consideraçoes....
Cumprimentos,
Alex Tomás
Alex Tomás
- Registado: 3/5/2005 12:47
Ora bem !
Elias, faço parte de uma empresa industrial 100% exportação, sei bem do que falo pois vivi esses anos e registei os beneficios em termos operacionais, economia de tempo, eficácia e melhor rentabilidade.
Mais tarde a partir das 16:00, termina o dia de trabalho dos meus clientes´, quando o meu termina ás muito depois das 17:00. Ao todo são 4 horas que se perdem de importantes para comunicação de informação tecnica e comercial que entre a minha empresa e os meus clientes.
Não estou a 'culpabilizar' o horário do nosso território como factor de menor competividade ou menor capacidade produtiva. Mas entendo e tenho por experiencia propria que os anos 1992 a 1996 com o outro horário foram prova de uma melhor ligação e benificio para a minha empresa assim como outras exportadoras.EALM Escreveu:JMHP Escreveu:A economia Portuguesa ganhava bastante mais com o horário do centro da Europa (+1) do que com o horário actual. Tornava-mos menos periféricos em relação á Europa e mais alinhados com o horário produtivo europeu, que é o nosso principal mercado para exportações.
Melhor entao seria andar pela hora de Alma-Ata e quando os alemaes abrissem o estaminee jaa o mou amigo estava a lanchar ma maior. Eles que se desemerdassem...

- Registado: 22/4/2003 23:12
Elias Escreveu:JMHP, já tivemos esse horário durante 4 anos (1992 a 1996), podes dizer-me em que medida é que isso ajudou?
Não estou a 'culpabilizar' o horário do nosso território como factor de menor competividade ou menor capacidade produtiva. Mas entendo e tenho por experiencia propria que os anos 1992 a 1996 com o outro horário foram prova de uma melhor ligação e comunicação tornado-se num beneficio para a minha empresa assim como outras empresas exportadoras.
EALM Escreveu:JMHP Escreveu:A economia Portuguesa ganhava bastante mais com o horário do centro da Europa (+1) do que com o horário actual. Tornava-mos menos periféricos em relação á Europa e mais alinhados com o horário produtivo europeu, que é o nosso principal mercado para exportações.
Editado pela última vez por JMHP em 29/1/2010 16:31, num total de 2 vezes.
- Registado: 22/4/2003 23:12
JMHP Escreveu:A economia Portuguesa ganhava bastante mais com o horário do centro da Europa (+1) do que com o horário actual. Tornava-mos menos periféricos em relação á Europa e mais alinhados com o horário produtivo europeu, que é o nosso principal mercado para exportações.
Editado pela última vez por EALM em 29/1/2010 15:52, num total de 1 vez.
JMHP Escreveu:A economia Portuguesa ganhava bastante mais com o horário do centro da Europa (+1) do que com o horário actual. Tornava-mos menos periféricos em relação á Europa e mais alinhados com o horário produtivo europeu, que é o nosso principal mercado para exportações.
JMHP, já tivemos esse horário durante 4 anos (1992 a 1996), podes dizer-me em que medida é que isso ajudou?
- Registado: 5/11/2002 12:21
Branc0 Escreveu:Neste momento a ameaça mais séria à humanidade, é que há gente demais a preocupar-se com o bem estar dos outros.
Se esse senhor arranja-se um emprego a sério é que era bom.

Eu preferia que adoptasse-mos o horario do Brasil, facilitava a comunicação com as Brasileiras via msn ...

"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
Neste momento a ameaça mais séria à humanidade, é que há gente demais a preocupar-se com o bem estar dos outros.
Be Galt. Wear the message!
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
28 de Janeiro de 2010
ionline.pt
E se a hora fosse a mesma em Espanha e em Portugal? A proposta é do presidente da Comissão Nacional para a Racionalização dos Horários em Espanha, Ignacio Buqueras, que pediu hoje que o horário espanhol volte a coincidir com o português, actualizado segundo o meridiano de Greenwich.
Assim era até ao pós-guerra, e assim deverá voltar a ser, segundo o responsável. As razões? Melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
Buqueras analiso os resultados de um inquérito feito a 23 embaixadores espanhóis em vários países europeus e concluiu que Espanha deverá seguir o exemplo de Portugal, que tem menos uma hora, já que partilha com o nosso país a situação geográfica e climática.
Segundo o responsável, uma hora a menos do que a hora espanhola facilita aos portugueses horários mais saudáveis para as refeições, como o almoço às 13 horas e o jantar às 20 horas, horas que reduzem o horário de trabalho e aumenta o tempo livre. No entanto, Buqueras assinalou que Espanha deveria sobretudo aplicar-se numa rotina mais semelhante à dos países nórdicos, tanto em horários como na cultura de trabalho.
28 de Janeiro de 2010
ionline.pt
E se a hora fosse a mesma em Espanha e em Portugal? A proposta é do presidente da Comissão Nacional para a Racionalização dos Horários em Espanha, Ignacio Buqueras, que pediu hoje que o horário espanhol volte a coincidir com o português, actualizado segundo o meridiano de Greenwich.
Assim era até ao pós-guerra, e assim deverá voltar a ser, segundo o responsável. As razões? Melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
Buqueras analiso os resultados de um inquérito feito a 23 embaixadores espanhóis em vários países europeus e concluiu que Espanha deverá seguir o exemplo de Portugal, que tem menos uma hora, já que partilha com o nosso país a situação geográfica e climática.
Segundo o responsável, uma hora a menos do que a hora espanhola facilita aos portugueses horários mais saudáveis para as refeições, como o almoço às 13 horas e o jantar às 20 horas, horas que reduzem o horário de trabalho e aumenta o tempo livre. No entanto, Buqueras assinalou que Espanha deveria sobretudo aplicar-se numa rotina mais semelhante à dos países nórdicos, tanto em horários como na cultura de trabalho.
- Registado: 5/11/2002 12:21
16 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: APOCALIPZO, bigest, Bing [Bot], Gioes, Google Adsense [Bot], Investor Tuga, Jonas74, marketisnotefficient, navaldoc, Pmart 1, VALHALLA e 104 visitantes