Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI 20 - Sector financeiro

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Algarvio__ » 10/12/2009 0:07

Boa noite
Aqui fica mais uma actualização.

Para já, a minha previsão vai-se confirmando: sector financeiro a levar pancada forte e feio.

Primeiro apareceu o Dubai, depois a Grécia e hoje já lia alguma referência a Espanha.
Não querendo fazer futurologia, não tenho grandes dúvidas que não ficará por aí, com as consequências que isso terá nos mercados, e que se farão sentir de forma muito acentuada no sercor financeiro.

Ficam os gráfico.

Para já temos as "nossas" 3 principais financeiras em "queda livre".
A EMA 200 já está lá muito acima e a EMA 15 também já está abaixo da EMA 50.

CEnário nada animador...
Anexos
bcp.png
bcp.png (215.91 KiB) Visualizado 528 vezes
bes.png
bes.png (189.36 KiB) Visualizado 528 vezes
bpi.png
bpi.png (188.67 KiB) Visualizado 529 vezes

Registado: 9/12/2007 12:36

por Algarvio__ » 3/12/2009 23:49

Continuo a pensar que as financeiras liderarão o trambulhão dos mercados que aí virá, mais dia menos dia, por isso, vou tentar manter este tópico "vivo".

Passados 2 dias do 1º comentário, penso não haver grandes notas a dar, apenas:
- Continuação do fraco volume.

Vou hoje apresentar os valores para o BPI, que considero adequados para longos ou curto. Pessoalmente, neste momento estou curto no BPI.
Longo, acima de 2,31, valor que corresponde à actual LTD e EMA 50.
Curto, no meu caso reforçar, abaixo de 2,15, que constitui o mais recente suporte e que coincide com a EMA 200.
Fica o gráfico actualizado.

Deixo também o gráfico do BCP (que já tinha postado no tópico deste título) e onde assinalo aquilo que considero poder ser um H&S, que projecta para o 0,73. Tenho no entanto dúvidas se essa figura cumpre os "requisitos técnicos" para ser válida.
Anexos
bpi.png
bpi.png (188.4 KiB) Visualizado 714 vezes
bcp.png
bcp.png (194.39 KiB) Visualizado 713 vezes

Re: PSI 20 - Sector financeiro

por DOW » 2/12/2009 1:31

Algarvio__ Escreveu:Termino referindo que as subidas de hoje se fizeram com muito pouco volume neste 3 títulos.

Se calhar é porque hoje foi feriado, com as instituições financeiras fechadas e o pessoal ás compras de Natal o que esperavas? :wink:

Registado: 29/12/2005 1:10

por newone » 2/12/2009 1:08

boas algarvio,

acho que abriste um bom topico de discussao. sinceramente estes ultimos dias tinha as minhas duvidas com o sector financeiro dada a instabilização que a noticia causou neste sector. hoje o cenario ja foi outro (mar de rosas), as noticias mudaram de cor e o rumo do mercado ja foi outro. contudo, os ganhos deste sector no dia de hoje tal como disseste foram contidos comparados a outros titulos do indice. Acho que os investidores estao cautelosos nestas accoes (tambem faria o mesmo), apesar de em certos casos (como o do bcp), estar num buy point "aptitoso".
Referiste e bem, o facto das subidas nao serem feitas com volume, acho que isso é um ponto importante um vez que nas descidas o volume que foi feito foi acima da media.
Ja tinha referido no topico do bcp, mas volto a referir, hoje o mercado foi excelente, e podia ser um dia em que o sector financeiro tambem poderia brilhar, visto que nas recentes descidas foram os titulos que mais perderam. penso que o mercado tambem nao ira andar com ganhos constantes com esta dimensao, portanto para mim hoje foi claramente uma opurtunidade de brilhar desperdiçada pelo sector financeiro.

bn
NEW

Registado: 11/5/2009 10:04

PSI 20 - Sector financeiro

por Algarvio__ » 2/12/2009 0:32

Uma vez que o sector financeiro esteve na origem e no centro da turbulência verificada nos mercados financeiros nos últimos 2 anos, decidi passar a dar mais atenção a este sector, pois, certamente, poderá dar-nos pistas relativamente à evolução dos mercados nos próximos tempos.
A lógica é: sector financeiro pujante e de boa saúde, mercados e economias "felizes", sector financeiro débil, dificuldades para o resto da economia.

Assim, coloco os 3 gráficos das principais financeiras da nossa praça: BCP, BES e BPI.

Em comum às 3 enconto, para já, 2 pontos nada positivos: lower hi's, depois dos máximos feitos na segunda metade de Outubro e EMA 15 cruzou em baixa a EMA 50.

Nos 3 casos é possivel traçar já LTD's (utilizo escala linear), que podem muito bem permitir entradas curtas e colocação de STOP imediatamente acima das mesmas (neste momento encontram-se a 2-3%, pelo que o risco é reduzido).

Analisando individualmente, o BCP apresenta os 3 indicadores STO, RSI e MACD com valores muito baixos e a apontar para baixo.
Poderá no entanto estar a formar-se uma falling wedge, pelo que a quebra da mesma com fecho acima de 0,91 poderia dar um bom impulso ao título.

BPI e BES, têm os indicadores referidos estabilizados em valores muito baixos.

Nos gráficos semanais, que não coloco aqui, a generalidade dos indicadores apontam para baixo (excepção feita ao MACD que ainda está ligeiramente positiva no BES).

Em resumo, pelo que atrás referi e também porque a generalidade dos mercados parece estar a ficar um pouco esticado diria que a tendência a curto/médio prazo será de queda.
No entanto, se algum facto alterar esta análise, as LTD's podem ser bons pontos para colocação de STOP's, sem que se verifiquem grandes perdas.

Termino referindo que as subidas de hoje se fizeram com muito pouco volume neste 3 títulos.
Anexos
bcp.png
bcp.png (275.16 KiB) Visualizado 1120 vezes
bes.png
bes.png (221.85 KiB) Visualizado 1118 vezes
bpi.png
bpi.png (280.1 KiB) Visualizado 1106 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Aqui_Vale, cali010201, Google [Bot], Google Adsense [Bot], navaldoc e 42 visitantes