Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

IC 19 = Estrada da Morte!!!!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Tonirai disses-te tudo e bem..

por ocart » 2/12/2009 0:26

Assim se comporta o peão inteligente e civico que repara se vai ou não provocar bruscas travagens e batidas de chapa. O celebre"Pare Escute e Olhe" devia estar também nas passadeiras para os mais distraídos.................Além do mais o civismo provoca igual reação dos automobilistas enquanto que a arrogância de passar sem olhar provoca má e igual reação. Não custa nada sermos civilizados.

Registado: 29/11/2007 11:18

por Elias » 2/12/2009 0:23

Appa Escreveu:Alternativas? Amigo a IC19 é uma via rápida, não é uma AE, não está projectada para ser AE

Appa o IC19 é uma auto-estrada e por acaso até tem número: chama-se A37.

Por favor vê este link e depois vê este. E por fim este.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Appa » 1/12/2009 21:53

EALM Escreveu:
Appa Escreveu:
EALM Escreveu:Coloque-se portagens. Baixa logo o tráfego.

Não sei por que o IC 19 não há de ter portagens, com tanta alternativa ao lado, estradas nacionais e municipais, concerteza se arranja um caminho alternativo. É o mesmo que querem fazer no resto do país (exemplos A-25 e A-28 em zonas urbanas).

Como é que é mesmo?

Alternativas? Amigo a IC19 é uma via rápida, não é uma AE, não está projectada para ser AE, pelo que nunca poderá levar portagens nesse sentido. Uma coisa completamente diferente é portajar a entrada em Lisboa.

Mas já agora, diga-me as alternativas à IC19. E digo-lhe já, que estradas municipais não são alternativa a nenhuma IC.

Por que é que não hão de ser? Quando no Norte do país andam a plantar portagens como cogumelos, ninguém liga.

Eu sei muito bem que o IC-19 não é AE. Mas é uma estrada muito boa. Melhor que muitos acessos noutros pontos do país. Melhor por exemplo do que o IP-4!
Foi só uma chamada de atenção para não se queixarem tanto... se colocarem portagens por exemplo na A-25 entre Cacia e Aveiro (só um exemplo), é exactamente o mesmo caso. Milhares de pessoas usam aquela estrada como via rápida - porque assim foi construida no inicio!!! Era um IP. Não deu para a procura e transformaram em AE, e agora pode ganhar direito a portagens, quando tem apenas 2 faixas por sentido.
Por que não fizeram o mesmo com o IC-19? Mude-se o nome e ganha direito a portagens. E digo mais, se portajarem o percurso Aveiro - Barra, é o mesmo que portajar em Lisboa a 2a circular. Aqui dizem-nos que temos alternativas (estradas municipais e nacionais municipalizadas ou em vias disso), portanto o mesmo princípio se pode aplicar em todo o lado.

Isto é obviamente uma chamada de atenção - um exercício académico. O post inicial não faz sentido em minha opinião, e foi nessa sequência que apresentei a proposta das portagens. O problema é que muitas coisas que não fazem sentido estão a ser implementadas noutros lados...

Boa noite

Eu apenas queria fazer notar que a IC19 não tem perfil de AE, por isso nunca poderá ser portajada como tal.

Se no norte estão a transformar IP's em AEs, isso é outra coisa. Na IC19 nem deveria haver espaço para tal obra. A não ser que se passasse a duas faixas...basta pensar em largura de vias, ângulos de curvas, tipo de piso, etc, para perceber que a IC19 está longe de ser uma AE.

Lisboa tem muitas entradas portajadas: A5, 25 de Abril, Vasco da Gama, A8, A1...a IC19 ainda não o é. Mas se algum dia o for, não será por ser uma AE, certamente. :wink:

Registado: 13/7/2009 16:56

Re: Interessantes opiniões e já agora...

por tonirai » 1/12/2009 20:13

ocart Escreveu:que tal as Autoridades competentes ilucidarem os "Peões Suicidas" que não se devem atirar para a passadeira sem olhar para os lados????!!!!! Se hoje assim o fazem a culpa é de quem publicitou e legislou sobre o assunto dando toda a prioridade ao peão, igorando todas as cautelas que o mesmo deve tomar antes de atravassar. Não sei quel deles o menos inteligente!!!!!

Quem publicita a prioridade do peão, também publicita que devem olhar para os lados...
O mesmo se pode dizer do condutor, que deve abrandar ao aproximar das passadeiras e parar caso haja peões prontos a atravessar, mas a maioria só o faz se eles se "atirarem".

O peão tem e terá sempre toda a prioridade, e bem, porque nesta história toda é o elo mais fraco.
Se já assim, os carros só param na passadeira se os peões "se atirarem" para a passadeira, nem quero pensar como seria se não tivessem prioridade.

Por vezes mete-me mais confusão aqueles peões que estão "a fazer sala", ou à espera sabe-se lá de quê (boleia, bus, etc), na beirinha do passeio à frente da passadeira... levando-me muitas vezes a parar para nada (acenam depois para seguir, pois não querem passar)... haviam era de ser elucidados que ali não é sítio para ficar a passar tempo.
Sim, porque eu sou um dos (talvez poucos) que, ao aproximar de passadeiras, já levantei o pé do acelerador e estou pronto a parar.

Todos nós condutores somos peões algumas (poucas ou muitas) vezes... já o contrário pode não se verificar, e quem sabe se não são estes últimos os peões mais "inconscientes"?

Eu, quando peão, faço por atravessar na passadeira, mas faça-o na passadeira ou fora dela, só atravesso quando não passam carros, ou quando é visível que o condutor já está a parar - senão, espero, apesar de saber que "tenho prioridade"... porque primeiro de tudo é o meu cabedal em risco, e pode ser também chapa batida caso forçasse um condutor a parar bruscamente.

Registado: 19/4/2007 18:26

Interessantes opiniões e já agora...

por ocart » 1/12/2009 19:52

que tal as Autoridades competentes ilucidarem os "Peões Suicidas" que não se devem atirar para a passadeira sem olhar para os lados????!!!!! Se hoje assim o fazem a culpa é de quem publicitou e legislou sobre o assunto dando toda a prioridade ao peão, igorando todas as cautelas que o mesmo deve tomar antes de atravassar. Não sei quel deles o menos inteligente!!!!!

Eu gosto muito da IC19.

por bboniek33 » 1/12/2009 0:44

Ee uma estrada lisinha e coiso. Anda-se bem quando nao ha transito (eu circulo depois das 02h da madrugada e nunca apanhei engarrafamento. Estaa bem sinalizada horizontalmente.

Numa palavra: excelente via ! :lol:
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por EALM » 30/11/2009 23:52

Appa Escreveu:

Não sei por que o IC 19 não há de ter portagens, com tanta alternativa ao lado, estradas nacionais e municipais, concerteza se arranja um caminho alternativo. É o mesmo que querem fazer no resto do país (exemplos A-25 e A-28 em zonas urbanas).

Como é que é mesmo?

Alternativas? Amigo a IC19 é uma via rápida, não é uma AE, não está projectada para ser AE, pelo que nunca poderá levar portagens nesse sentido. Uma coisa completamente diferente é portajar a entrada em Lisboa.

Mas já agora, diga-me as alternativas à IC19. E digo-lhe já, que estradas municipais não são alternativa a nenhuma IC.

Por que é que não hão de ser? Quando no Norte do país andam a plantar portagens como cogumelos, ninguém liga.

Eu sei muito bem que o IC-19 não é AE. Mas é uma estrada muito boa. Melhor que muitos acessos noutros pontos do país. Melhor por exemplo do que o IP-4!
Foi só uma chamada de atenção para não se queixarem tanto... se colocarem portagens por exemplo na A-25 entre Cacia e Aveiro (só um exemplo), é exactamente o mesmo caso. Milhares de pessoas usam aquela estrada como via rápida - porque assim foi construida no inicio!!! Era um IP. Não deu para a procura e transformaram em AE, e agora pode ganhar direito a portagens, quando tem apenas 2 faixas por sentido.
Por que não fizeram o mesmo com o IC-19? Mude-se o nome e ganha direito a portagens. E digo mais, se portajarem o percurso Aveiro - Barra, é o mesmo que portajar em Lisboa a 2a circular. Aqui dizem-nos que temos alternativas (estradas municipais e nacionais municipalizadas ou em vias disso), portanto o mesmo princípio se pode aplicar em todo o lado.

Isto é obviamente uma chamada de atenção - um exercício académico. O post inicial não faz sentido em minha opinião, e foi nessa sequência que apresentei a proposta das portagens. O problema é que muitas coisas que não fazem sentido estão a ser implementadas noutros lados...

Registado: 1/5/2008 2:21

por MatildeSerrano » 30/11/2009 23:03

Pessoalmente não vejo nada de mal na IC19.
Gosto bastante dela.
Se falam mal desta, então coitadas das restantes bastante inferiores à IC19.

Registado: 30/6/2008 20:42

por Appa » 30/11/2009 22:44

Como é que é mesmo?

Registado: 13/7/2009 16:56

por EALM » 30/11/2009 20:40

Eu já experimentei conduzir em Itália.

E confirmo o que dizes. Somos uns meninos de coro ao pé dos italianos. E não são só italianos... Vim para Portugal com uma ideia completamente diferente do nosso comportamento na estrada. Há coisas a melhorar, é certo, mas penso que existe em Portugal uma campanha para nos convencer que somos muito maus na estrada - quem sabe para a multa ser muito mais bem aceite. Para ceitarmos que a culpa é sempre do condutor e desresponsabilizar o estado e/ou autarquia.

Não é verdade que conduzamos assim tão mal. Basta dar uma volta em Nápoles para verificar que:

- 90% dos automóveis tem golpes ou batidas bem visíveis.
- O traço contínuo é "invisível" para os italinos
- Há semáforos vermelhos que são para cumprir e outros que não. Sistematicamente.
- Exite sinal de "proibido ultrapassar por cima do passeio"

etc etc...

por jlmf » 30/11/2009 20:37

Boa tarde,

Conduzir em Itália?
Pois até depende de que zona de Itália, porem a intervenção anterior carece de lógica pela seguinte razão: Tudo o que sejam comparações de algo que já sabemos á partida não estar bem e que vão no sentido de nivelar por baixo não servem absolutamente para nada só contribuindo para baixar ainda mais o nível, senão, porque não comparar com a Grécia, India, Bangladesch ou Moçambique?

Não tenhamos complexos em olhar para os bons exemplos, que existem, e com esses façamos comparações, se no minimo, não carecemos de alguma humildade e vontade de elevar o nível.

Quanto á razão evocada para a diminuição de acidentes em Portugal, discordo. Carros mais seguros e estradas em melhores condiçoes são respectivamente contributos positivos de +-, 6% e 7.5% contra por exemplo, nivel de civismo e policiamento efectivo +- 45% e 21%, tambem respectivamente, segundo dados elaborados pelo Bureau Federal de Securité Routiére Suisse.

Teremos mesmo um dos melhores parques automóveis ( presumo que se refer á questão de segurança passiva )que existe por essa Europa fora? Não me parece, aliás não temos de certeza, mas tambem como referi, este aspecto é minimo no peso que tem ao nivel da sinistralidade, comparativamente.

Quanto a atribuir os sinistros ás estradas, faz-me pensar na fatalidade de que somos vitimas: Se há um acidente e está a chover, a culpa é da chuva, se neva a culpa é da neve, se há uma curva a culpa é da curva, se há uma recta longa a culpa é da recta longa, se é uma descida ingreme a culpa é da descida, se o piso está degradado a culpa é do piso, etc.
Pois eu penso que não, e como quem conduz deveria sempre em primeira e ultima análise ser responsabilizado pela perda de controle do veiculo que conduz, assunto aliás em que o código é bem claro: O condutor deve adaptar a sua condução a todos os elementos e condições.

Estarei de acordo num aspecto, que não citou: A deficiente ou inexistente sinalização, é a par com a ausencia de policiamento uma razão válida para o aumento de sinistralidade.

Pessoalmente já fui multado, e bem, por por ex. rodar com pneus de verão no inverno, por circular a 58Km/H a 100mt do meu hotel, max 50Km/H , por não guardar a distancia minima na auto-estrada ao veiculo da frente, por contornar mudando de via um peão na passadeira que demorava a passar, por deitar um cigarro pelo vidro, etc., mas claro tudo isto não foi em Portugal, foi por essa Europa fora, mas garanto-lhe, de cada uma destas multas só provei uma vez, serviu de exemplo e não fiquei com a ideia muito lusa de que existiria caça á multa e tive azar, antes aprecio a calma com que nesses locais posso pegar, eu ou os miudos numa bicicleta e atravessar a cidade de um lado ao outro. Em Lisboa, no Porto ou outra cidade Portuguesa, não o faço, considero que o risco é enorme para mim quanto mais para so miudos, mas, tambem é verdade, não se pode ter tudo: Ou policiamento eficaz com respeito pelas regras ou continuamos a comparar-nos a Itália, onde as duas rodas até imperam. :lol:

Registado: 29/11/2007 4:15

...

por Negocios Mendes » 30/11/2009 19:02

Ainda gostava de ver aqui o pessoal a conduzir na Italia. Certamente deixavam-se de lamurias e de criticar sempre o tuga.
Erros todos cometem na estrada... uns mais outros menos.
Em Portugal haviam muitos acidentes com mortos nas estradas mas de ha uns anos para cá, felizmente diminuiram bastante.
Sabem qual foi a razao? carros mais seguros e melhores estradas.
- Ao nivel de carros, temos dos melhores parques automoveis que existe por essa europa fora.
- Ao nivel das estradas ainda nos falta muito, principalmente eliminar passagens de nivel, converter estradas nacionais como a EN125 ou EN10 ou EN101 onde ha dezenas/centenas de acessos.
Aqui sim, ha muito para evoluir.
Quanto ao resto, somos iguais ou melhor do que muitos espanhois/franceses/alemaes, etc a conduzir.
Mas volto a referir: experimentem conduzir em Italia e depois digam algo.
Cumprimentos,
Alex Tomás

Registado: 3/5/2005 12:47

por Mariachi » 30/11/2009 17:47

Boas tardes,

Posso depreender que tu não és chico esperto.
Se não és chico esperto serás...digamos uma pessoa civica...é isso?
ok nunca passaste á frente de ninguem nas filas,nunca te aproveitaste da tua posição na estrada,nunca apitaste,deste prioridade aos peões nas passadeiras.Nunca passaste um sinal vermelho,nunca te distraiste a andar na faixa do meio ...emfim tu sabes o resto

Chico esperto, não o sou. Pessoa civica, sim tento ser o mais possível.
Passar a frente de alguém, já, pela faixa da esquerda. Apitar? É crime apitar nos locais onde não é proibido???
Aproveitar-me da posição na estrada? Aproveitar-me do que, ou para que? Não percebi...
Prioridade aos peões nas passadeiras dou sempre. Passar ao vermelho? Não! Se está vermelho é para parar e para além disso antes do vermelho esta amarelo prai uns 5 segundos, o que dá perfeitamente para parar em segurança se não se for em excesso de velocidade...
Em relação a andar distraído na estrada, é exactamente por essas e por outras que há acidentes...
Espero ter esclarecido.

Cumprimentos

Registado: 25/6/2007 11:05

por Ulisses Pereira » 30/11/2009 16:28

ocart, os tópicos que não tenham a ver com Bolsa devem conter a expressão "Off-topic" no título.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Opiniões....

por ocart » 30/11/2009 16:26

Quem circula diariamente na IC 19 sabe que os carros acidentados são de imediato levados pelo reboque. Quanto aos avariados, os que lá ficam são carros roubados que após dias de roubo de peças lá vai a policia rebocá-los, mas estes casos são exporádicos e não ditam regra. Assim sendo se os motociclistas pudessem circular pela tal faixa lateral evitavam-se muitos acidentes já que por norma quem utiliza a moto para se deslocar para o trabalho á hora de ponta não será exactamente o "chico esperto". Conclusão : A faixa não serve rigorosamente para nada a não ser para caça á multa que agora está em voga.Já agora, não conheço as tais curvas cegas que bloqueim a visibilidade. E mais...vejo mais chicos espertos de carro do que de mota.....e eu não tenho mota!!!!

por EALM » 29/11/2009 3:42

Coloque-se portagens. Baixa logo o tráfego.

Mariachi...posso?

por Iniciado » 28/11/2009 19:54

Posso depreender que tu não és chico esperto.
Se não és chico esperto serás...digamos uma pessoa civica...é isso?
ok nunca passaste á frente de ninguem nas filas,nunca te aproveitaste da tua posição na estrada,nunca apitaste,deste prioridade aos peões nas passadeiras.Nunca passaste um sinal vermelho,nunca te distraiste a andar na faixa do meio ...emfim tu sabes o resto

Registado: 22/12/2005 15:42

por Mariachi » 28/11/2009 19:33

Boa noite,

Quem faz as estradas perigosas, são as pessoas que nela circulam... Por negligencia, por "chico espertismo", por alcool, por drogas, etc, etc...
Já andei por essa europa fora e posso dizer que em Portugal o código da estrada simplesmente não existe...
O limite máximo de velocidade não serve para nada... quantos são aqueles que circulam em excesso de velocidade e quantos são aqueles que são apanhados? Quantos são aqueles que passam ao vermelho e quanto são aqueles que são apanhados? Quantos são aqueles que têm 3 faixas d rodagem e fazem uma viagem de 300km na faixa do meio??? etc,etc,etc...
O problema não está nas estradas, mas sim na mentalidade do Tuga que julga sempre que é mais esperto que os outros e não é so a conduzir, é em tudo...

Um abraço

Registado: 25/6/2007 11:05

por jlmf » 28/11/2009 18:35

Li, tornei a ler e reli.E ainda estou com dúvidas se o post original deste tópico é uma ironia ás motos e outros chicos espertos que circulam nas bermas ou se é mesmo a defesa de quem o faz.
Se é o segundo caso de figura, ainda por cima com tanta pontuação, fico abismado como se pode chegar ao ponto de por um lado, manifestar tanto desconhecimento do assunto que se propõe criticar e por outro tanto atrevimento na critica fácil descabida.
Espero que nunca o sr. nem ninguem seu próximo em caso de acidente ou outro acontecimento necessite de parar na berma, como peão ou como condutor. Par não citar outras razões obvias, demais.
Assim todas as estradas nacionais tivessem bermas ou vias de emergencia, como lhe quiser chamar, nem que com 1/3 da largura das que foram referidas; Muitas vidas terim sido poupadas.

Registado: 29/11/2007 4:15

por Pemides » 28/11/2009 15:03

Eu diria que não autoriza, porque é a berma... aquele sítio que serve para os carros pararem se estiverem com problemas...

E se uma mota circular por aí, e a seguir a uma curva tiver um carro parado na berma :roll:
Á força de nos levantarmos cedo tornamo-nos completamente estúpidos. O ser humano necessita de dormir... - Franz Kafka em "A metamorfose"

Registado: 27/3/2005 22:16

IC 19 = Estrada da Morte!!!!

por ocart » 28/11/2009 15:01

Ainda ontem, dia 27 mais um brutal acidente com feridos e mortos (?) e enormes congestionamentos de transito! Isto só porque a inércia aliada á incompetência que grassa por muitos quadros superiores deste País, não autoriza que nesta estrada com o maior trafego na Europa os motociclos circulem pelo lado de fora da faixa lateral branca evitando este tipo de acidentes. A multa é de 90 euros e apreensão de carta por um mês. Para que serve aquele espaço se até as ambulâncias circulam pelo meio dos carros já que o espaço é pequeno??Este tipo de negligência em mudar o que está mal deveria ser crime pois provoca MORTOS Quem por aqui circula sabe bem com que facilidade uma moto pode bater num carro........e provocar estes descalabros, continuando as coisas a acontecer diariamente e os Superiores se limitando a dar dados para as estatísticas!!!!!!A Inércia e a incompetência caminham de mãos dadas!!!!!!!!

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 39 visitantes