Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Liberalização dos Mercados (Electricidade e Gás Natural)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por bolo » 3/11/2009 15:14

Elias Escreveu:Pessoalmente acho que só podemos falar de liberalização plena no dia em que deixar de haver subsidiação.

Tudo bem! Mas quem a faz de um dia para o outro?! E mesmo a gradual, é preciso fazê-la a jeito para não descarrilar e garantir que a máquina absorve e processa as mudanças sem muito tumulto. Como não há soluções perfeitas, as soluções que se escolherem têm que saber compensar ou fazer aceitar as imperfeições.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por Midas » 3/11/2009 14:21

A propósito de liberalização, aproveito para deixar aqui o link, para um artigo novo sobre a liberalização do ensino.

http://www.liberdadedescolha.com/2009/1 ... as-10.html
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por Elias » 3/11/2009 13:58

Pessoalmente acho que só podemos falar de liberalização plena no dia em que deixar de haver subsidiação.

Registado: 5/11/2002 12:21

Liberalização dos Mercados (Electricidade e Gás Natural)

por bolo » 3/11/2009 13:43

Lendo a actual comunicação da ERSE numa perspectiva histórica, percebe-se a sua importância em termos de evolução económica e social.

As vicissitudes e apontamentos que mereça o modelo e os processos da liberalização que está neste momento em curso na Electricidade e no Gás Natural, em Portugal, resultam do próprio modelo económico e social em vigor e da capacidade de implementar reformas coerentes com os princípios desse modelo e conducentes à sua evolução tanto económica como social (e política).

ERSE Escreveu:A experiência adquirida no decurso do primeiro período regulatório do sector do gás natural, que teve o seu início em 1 de Julho de 2007 e que termina em 30 de Junho de 2010, em que se assistiu a uma progressiva abertura de mercado que atinge a sua plenitude em 1 Janeiro de 2010, permite identificar, de forma mais clara, as necessidades do sector e os resultados dos modelos de regulação já aplicados.

Neste contexto, a presente proposta de revisão regulamentar que abrange os Regulamentos de Relações Comerciais (RRC), Tarifário (RT), de Acesso às Redes, às Infra-estruturas e às Interligações (RARII); Operação das Infra-Estruturas (ROI) e Qualidade de Serviço (RQS), tem subjacente princípios de simplificação de regras e procedimentos, aprofundamento da monitorização e supervisão e a criação condições mais adequadas para a consolidação do mercado.

A sua concretização traduz-se num conjunto de alterações com os seguintes objectivos:
Desenvolvimento de mecanismos e instrumentos que estimulem desempenho eficiente das empresas reguladas visando a redução dos custos das actividades reguladas.
Reforço da protecção dos direitos e interesses dos consumidores através de uma maior exigência nos deveres de informação e comunicação tendo em vista a disponibilização de melhores práticas comerciais.
Promoção da concorrência e da dinamização do mercado de gás natural com reflexos positivos nas tarifas e na qualidade de serviço.
Reforço dos mecanismos de supervisão do mercado de gás natural e da actuação das empresas bem como dos instrumentos de monitorização do cumprimento dos regulamentos, visando a transparência e a defesa dos interesses dos consumidores.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Bing [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, lito, marketisnotefficient, silva_39, Woman_Trader, yggy e 133 visitantes