Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Por que não descem as Bolsas?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por cannot » 17/7/2009 14:32

Obrigado pelas respostas Ulisses.

Deixo mais um gráfico que me parece interessante para o pessoal comparar o modelo genérico que deixei acima com um caso particular.

Aí penso que se podem encontrar alguns miro-ciclos que referes.

Abraço
Anexos
Picture 7.png
Picture 7.png (70.26 KiB) Visualizado 1523 vezes
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law

Registado: 15/1/2009 15:28

por Ulisses Pereira » 17/7/2009 13:52

cannot, o mercado funciona exactamente como está nessa imagem. O problema é conseguirmos identificar, no momento, essas fases. À posteriori, é bem mais fácil.

Não tenho a pretensão de conseguir identificar essas fases do ciclo no momento. Fico contente se detectar as fases dos micro-ciclos porque, dentro dos "Bull e Bear Markets", existem micro-ciclos.

É evidente que devemos considerar a hipótese de Março ter sido o tal sentimento de desolação, mas resta saber se foi de um micro-cilo ou mesmo de um macro-ciclo.

Se foi claro que no Verão de 2007 estávamos numa fase de euforia? É. Eu tive direito a 2 minutos num Jornal nacional da TVI, por isso..

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por cannot » 17/7/2009 12:33

Ulisses,

depois de, subjectivamente, definires essa relação entre bull/bear, essa tua "técnica" para perceber se existe mais ou menos probabilidade de o mercado subir (ou descer) está relacionada com o ciclo de sentimento nos mercados - de forma simples representado na imagem abaixo?

Eu não conheço a teoria deste ciclo mas parece-me que as razões para ele serão as mesmas que geralmente tu referes. Na realidade a evolução de uma acção pode ser resumida a isso, ao rácio entre número de compradores/vendedores. E este rácio será maioritariamente influenciado pelo sentimento de mercado, não?

É claro para ti que no final de 2007 estávamos numa fase de Euforia? (eu só comecei a "ligar" à bolsa em meados de 2008)

Pelo que tenho lido das tuas análises depreendo também que consideras que em Março, segundo este modelo de ciclos, atingimos o sentimento de desolação (despondency).

Abraço

Ulisses Pereira Escreveu:
Ulisses: Como medes os teus níveis de cepticismo e de descrença? (ou o inverso)

Cannot, o único indicador objectivo é o rácil Bull/Bear que é divulgado. Mas aquilo que mais contribui para as minhas análises pessoais sobre o optimismo/cepticismo são factores subjectivos, medidos pela minha sensibilidade de muitos anos a lidar com os investidores.

Tem a ver com as reacções no Caldeirão, com o teor dos mails que me chegam, com as reacções aos artigos (sobretudo aos optimistas), com os títulos dos jornais, com o número de notícias sobre Bolsa nos Telejornais, com o número de perguntas que as pessoas que encontro na rua fazem sobre Bolsa, etc...

Um abraço,
Ulisses
Anexos
Picture 6.png
Picture 6.png (119.72 KiB) Visualizado 1682 vezes

por Ulisses Pereira » 17/7/2009 12:30

PT, o título do tópico é porque o Caldeirão, por exemplo, está recheado de 1001 argumentos para as Bolsas cairem. E elas não caem... Achei, por bem, dar a minha opinião e os meus argumentos para isso.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Porque não sobem as bolsas?

por PT_StockMarket » 17/7/2009 12:26

Ulisses,

Aprecio muito as tuas análises, simples e directas é o que interessa.
Mas esta tua última participação deixou-me intrigado, pois pergunto, porque é que não colocaste como título: Porque não sobem as bolsas?
Presumo que neste momento estejamos muito próximo dos 50%/50% - Bull/Bear. Ou será que acreditas mais na subida do que na descida?

abraço
PT

Registado: 12/2/2008 12:44

por Ulisses Pereira » 17/7/2009 12:16

Bruno, mantenho inalterada a análise que fiz sobre o S&P e que deixei no final de um vídeo sobre a Portucel: http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=377050

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Bruno_Xavier » 17/7/2009 12:11

Ulisses,
Quais sao as tuas perpectivas para o S&P apos ter falhado a formaçao baixista H&S?
Temos um reteste à resistencia para um duplo topo?

Agradeço a tua analise.
Cumps
Xavier

Registado: 29/11/2007 2:20

por Ulisses Pereira » 17/7/2009 12:02

Cannot, o único indicador objectivo é o rácil Bull/Bear que é divulgado. Mas aquilo que mais contribui para as minhas análises pessoais sobre o optimismo/cepticismo são factores subjectivos, medidos pela minha sensibilidade de muitos anos a lidar com os investidores.

Tem a ver com as reacções no Caldeirão, com o teor dos mails que me chegam, com as reacções aos artigos (sobretudo aos optimistas), com os títulos dos jornais, com o número de notícias sobre Bolsa nos Telejornais, com o número de perguntas que as pessoas que encontro na rua fazem sobre Bolsa, etc...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por atomez » 17/7/2009 6:37

madoff Escreveu:O que me custa é ver como é possível em APENAS 3 meses, os lucros serem os maiores de SEMPRE.
...
Observe que eu já postei ontem e afirmei que esta semana os resultados dos bancos dos EUA seriam astronomicos...e está a ser mesmo isso.

Há várias razões para isso.

- A mudança da regra contabilística "mark-to-market". Segundo esta regra os activos deviam ser valorizados no balanço ao valor de mercado do momento. Assim, os "activos tóxicos" dos bancos passaram a valer zero porque o mercado para eles deixou de existir. Com a alteração da regra, agora os bancos podem valorizar os activos de acordo com o seu "fair value", na prática o que os bancos quiserem que seja.

Com esta mudança até os famosos leilões de activos tóxicos do plano Geithner, altamente alavancados pelo FED e Tesouro, passaram à história e nunca mais se ouviu falar neles...

- Como dizia um banqueiro -- "esta é uma das melhores alturas de todos os tempos para se ser banqueiro, os particulares e empresas estão desesperados para conseguir créditos". Quem conseguiu arranjar financiamentos e liquidez safou-se bem...

- Há quem diga que esta é a "bolha Obama". Os triliões de liquidez injectados no sistema financeiro têm de aparecer em qualquer lado...
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por atomez » 17/7/2009 6:24

madoff Escreveu:Peço desculpa, mas com empresas como a NOKIA com os resultados que apresentou (a a SUN), acho que realmente estes valores estão totalmente manipulados e sem qualquer credibilidade.

Finantial Times Escreveu:Nokia shares fall as expansion put on hold

Nokia on Thursday alarmed investors by signalling that the profitability of its handset unit was unlikely to recover until 2010.

Nokia’s shares fell 14.7 per cent to close at €9.47, even though the Finnish company’s second-quarter earnings beat expectations. It was the stock’s largest one-day fall in more than five years.

Investors were also unimpressed by Nokia’s efforts to talk up its plans to sell mobiles equipped with services such as e-mail and music, which might improve profitability at the handset unit. Nokia said the unit’s second-half margin would be similar to the first six months of 2009, when it was 11.3 per cent. Previously it said the margin would be 13-19 per cent.

Nokia also expects its share of mobile unit sales to be flat in 2009 compared with 2008, having previously said it would grow.

Besides the global recession, Nokia is contending with rising competition, both from traditional players such as Samsung and new entrants such as Apple.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

Re: Boa tarde

por cannot » 17/7/2009 1:54

Não há nenhuma ilegalidade nisto, estamos apenas a dar a volta às contas com o objectivo de bla bla bla... vamos lá continuar com o jogo então.

pericos Escreveu:(...)
Com relativa facilidade, conseguimos na maior parte das vezes, apresentar resultados pretendidos. Apenas devemos dominar contabilidade, fiscalidade e mais uns 2 ou 3 campos.

Também no meu trabalho poderia apresentar os resultados que gostaria de ter, mas escolho apresentar os resultados que existem. Palermice minha, não liguem.

pericos Escreveu:(...)
Sempre assim foi e sempre será. É o gozo de dar a volta às contas e previsões. É melhor que alcool e droga (penso).

Fatalismos? Eu acho que continuo a preferir as drogas, fico à espera que as legalizem por favor (é que tenho tido dificuldade em dar a volta às questões legais).

Manipulação!?

Com mil raios e coriscos, acham mesmo? "Sempre assim foi e sempre será" Já no Neolítico com o aparecimento do comércio existia quem manipulasse as trocas de sementes, que representavam o dinheiro na altura.

Mas porque raio as bolsas não descem? Logo agora que eu vendi todas a minhas posições longas... Que chatice!

Abraço

Re: Por que não descem as Bolsas?

por artista_ » 16/7/2009 20:35

Ulisses Pereira Escreveu:Quando eu, tantas vezes, digo que Economia é uma coisa e Bolsa é outra, é a este género de relações que me refiro. Porque obviamente que sei que a primeira é a base da segunda.

Embora concorde genericamente com a idéia, ela leva-me a reflectir mais uma veze em sobre algo em que nos últimos tempos me tem posto em causa alguns pressupostos que tinha sobre as bolsas...

Estou a referir-me à expressão "jogar na bolsa" que sempre contestei mas que ultimamente me parece fazer mais sentido do que sempre defendi...

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

Porque não descem as bolsas? Ou como se formam os fundos.

por eireira2 » 16/7/2009 19:03

Ulisses, deixa-me dar-te os parabéns por este Caldeirão de ideias e agradecer-te todas as pequenas e grandes contribuições.
Eis a minha "tradução livre" e resposta à pergunta acima:

Porque não há quem venda e começa a haver quem compre.
Quem vendeu perto do fim da descida, vendeu e esquece a bolsa até ao próximo bull já ter saído nos jornais e televisões e, só aí, começa a comprar.
Quem comprou perto do fundo só venderá quando os "anteriores" (dos jornais, televisões e taxis) começarem a comprar.
Quem vendeu evitando grande parte da descida, começa a procurar oportunidades para comprar.
Resumindo: A corda começa a pender para o lado da compra.

BN
eireira

Registado: 24/12/2003 19:02

por bestbland » 16/7/2009 18:45

Caro ulisses, agradecia quando um dia estiver prestes acontecer lances logo o tópico " a descida que ninguem acredita" pois nessa altura deve andar tudo tão bull que talvez não se lembra :wink:
Estarei atento
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

Re: Por que não descem as Bolsas?

por Celsius-reloaded » 16/7/2009 18:36

Ulisses Pereira Escreveu:Porque não descem as Bolsas?

Era este o título de uma análise vídeo que tinha gravado na Segunda-feira à noite para publicar no dia seguinte. Além deste tema, analisava várias acções mas questões que me ultrapassam (e ao Negocios também) impediram que essa análise fosse e venha a ser publicada.

Mas achei que era interessante, deixando as análises das acções de lado, voltar a pegar no tema e em 4 ou 5 linhas, dar a minha visão sobre o tema.

Seja qual for o nosso ângulo de visão, os principais mercados mundiais não caem há 4 meses. Depois de dois meses de subida fortíssimas em Março e Abril, nos últimos 2 meses, os principais índices mundiais têm andado de lado.

Ao longo destes 4 meses em que os mercados não cairam, continuo a ler por todo o lado opiniões que não faz sentido os mercados subirem, que o estado deplorável das Economias, só devia estar a fazer os mercados afundarem-se, etc...

O que as pessoas, uma vez mais, se esquecem, é que é a relação entre os compradores e os vendedores que faz os mercados se moverem. E eu tenho poucas dúvidas que, em Março deste ano, já todos os que queriam vender e fugir do mercado por causa da crise já o tinham feito. Foi, aliás, isso, que nessa altura me fez escrever o polémico artigo "A subida em que ninguém acredita" (http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... ght=subida) em que o consenso de que o mercado não podia subir, facilmente fazia crer que iria acontecer exactamente o inverso.

Aquilo que tenho dito nos últimos meses, mantenho. Enquanto o nível de cepticismo e de descrença em relação ao mercado se mantiver em níveis tão elevados, é difícil os mercados cairem bem. Enquanto não voltar a esperança, o optimismo e a crença de que os mercados vão subir, continuarão a faltar nos mercados as mãos fracas para vender as acções e as fazerem cair ao primeiro abanão.

Quando eu, tantas vezes, digo que Economia é uma coisa e Bolsa é outra, é a este género de relações que me refiro. Porque obviamente que sei que a primeira é a base da segunda.

Um abraço,
Ulisses

A primeira parte do posto é bastante enigmática.

Qto ao resto não posso comentar pois ainda não tive tempo de ler!
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por TinyTino » 16/7/2009 17:11

carcanhol Escreveu:Viva!

Realmente o conceito pode ser um bocado complexo mas não há duvida que por vezes o que está a acontecer no mercado nem sempre é o espelho da economia real, ainda que uma coisa está directamente ligada á outra.

É complicado!

Vejamos na minha memória está ainda bem presente o verão de 2007 em que com uma segunda quinzena de Julho desastrosa um mês de Agosto "sell off". Com um "subprime" denunciado, avizado, devidamente documentado etc etc.

Com o sistema financeiro mundial putrefacto com as financeiras atoladas em tóxicos, falências a caminho, a Leham a GM etc etc. Com a economia devorada por um verdadeiro cacro.

Com tudo isso e sabendo agora o como acabou 2008, isso não impediu os mercados de fazerem um duplo topo em finais de Dez. de 2007 início de Jan. de 2008.

O Dax passou os 8000pts e havia na altura pessoal a postar gráficos a dar projeções de 8200 8400, até 9000pts. Imagine-se!

Portanto ambas as coisas se confudem, mas nem sempre o que acontece nos mercados reflecte a economia real.

A economia real desde janeiro apenas reduziu custos em concreto na mão de obra, ainda não está a produzir valor!

Curioso falares nisso.

Lembro-me bem que em Julho com a crise do subprime a espreitar vendi quase tudo, mas para meu espanto os repnsáveis do FMI e dos bancos centrais vinham dizer que estava tudo ok, e é como dizes apesar dos problemas, a bolsa não caía.

Penso que as massas criam a sua inércia própria, e há de facto manipulação no sentido de que todos tentam adivinhar onde está o próximo "grito da moda" para "fazer" dinheiro

Portanto do mesmo modo que já tinham sido dados sinais de alarme na economia real, só que não eram muitos porque a malta continuava a consumir à fartazana na ilusão de que tinham excelentres carteiras de acções e casas que valiam 30% a mais do que o dinheiro que haviam dado por elas; no momento actual existe a percepção inversa, o medo não abandonou ainda por completo as massas e estas não consomem nem investem.

Mas também é minha convicção que assim que a inversão se registe esta vai começar a acelerar em ritmo crescente, porque novamente ninguém vai querer estar "fora de moda" e a expansão vai alimentar optimismo que por sua vez alimentará mais expansão (até à próxima queda)

Registado: 29/11/2007 13:53

por carcanhol » 16/7/2009 16:28

Viva!

Realmente o conceito pode ser um bocado complexo mas não há duvida que por vezes o que está a acontecer no mercado nem sempre é o espelho da economia real, ainda que uma coisa está directamente ligada á outra.

É complicado!

Vejamos na minha memória está ainda bem presente o verão de 2007 em que com uma segunda quinzena de Julho desastrosa um mês de Agosto "sell off". Com um "subprime" denunciado, avizado, devidamente documentado etc etc.

Com o sistema financeiro mundial putrefacto com as financeiras atoladas em tóxicos, falências a caminho, a Leham a GM etc etc. Com a economia devorada por um verdadeiro cacro.

Com tudo isso e sabendo agora o como acabou 2008, isso não impediu os mercados de fazerem um duplo topo em finais de Dez. de 2007 início de Jan. de 2008.

O Dax passou os 8000pts e havia na altura pessoal a postar gráficos a dar projeções de 8200 8400, até 9000pts. Imagine-se!

Portanto ambas as coisas se confudem, mas nem sempre o que acontece nos mercados reflecte a economia real.

A economia real desde janeiro apenas reduziu custos em concreto na mão de obra, ainda não está a produzir valor!
"I love the semel of Dax in the morning,...semel´s like victory" frase famosa da autoria de um militar americano no Vietenam :mrgreen:

Registado: 16/11/2006 12:47

por Razao_Pura » 16/7/2009 16:05

NMHO, há dois activos que devemos observar atentamente para ir tirando o pulso à economia e aos mercados, e não são nem a Goldmansachs, nem o Citigroup, nem a GM, nem ... whatever.
São a cotação do crude e a cotação do eur/usd.
Estes indicam a oscilação do principal custo de produção a nível mundial e indicam a força da moeda americana que é aquela em que quase tudo se paga no "banco" da globalização - exportações.
Ah, e há outro item que acho importante acompanhar, que é o custo do dinheiro - taxas de juros.
O resto para mim é para encher jornais.

R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por Elgenedy » 16/7/2009 15:18

Dansousa Escreveu:
elgenedy Escreveu:E como continuam a ser feitas, temos outro detalhe que, como sou demasiado novato nisto, só hoje me apercebi. Habitualmente os resultados são comparados com os do ano anterior. Ora, estamos cada vez mais a chegar às comparações com o descalabro que foi o segundo semestre de 2008. Por isso, para mim, é natural que os resultados este ano sejam bons ou muito bons(afinal comparam com algo péssimo).

Isso é certo mas é preciso não esquecer que os resultados de ontem da GS não foram "apenas" melhores que os do ano passado......foram mesmo record.

Cmpts

DS

Sim, mas por isso referia que, na minha opinião, existe outro facto a juntar: não só estamos a comparar com algo muito mau, como temos permissão para valorizar de forma diferente o que de pior estava há 1 ano atras. Apenas esses 2 motivos são suficientes para eu não ficar espantado.

Mas poderia ir um pouco mais fundo, e tentar analisar os restantes dados das várias demonstrações, mas infelizmente para tal já não tenho conhecimentos.

Especificamente no caso da GS, penso que a jogada da mudança de ano económico foi de génio. E também acredito que isso tenha influenciado (e muito) os resultados a obter nos períodos seguintes. Ao fazer desaparecer 1 mês inteiro, teve uma liberdade fora de série. Se a GS for minimamente bem gerida, esteve à vontade para tomar algumas medidas, que provavelmente nem seriam bem recebidas pelos mercados no curto prazo, mas que podem ter sido fundamentais no médio/longo. Por isso também são resultados que não me espantam.

Penso que a tentativa de dar confiança ao mercado é evidente. Se isso vai resultar ou não... esperemos que sim :)

Cumprimentos,

./elgenedy

Registado: 17/12/2002 22:25

Re: Boa tarde

por Elgenedy » 16/7/2009 14:59

pericos Escreveu:Com relativa facilidade, conseguimos na maior parte das vezes, apresentar resultados pretendidos. Apenas devemos dominar contabilidade, fiscalidade e mais uns 2 ou 3 campos.

Olá Pericos,

Os meus conhecimentos de contabilidade resumem-se a 1 ano de faculdade, e como é uma área que me despertou bastante interesse, queria-te colocar uma questão, meramente por desconhecimento.

Compreendo que a "arte" contabilísitica permita fazer alguns milagres ou magias, e se consiga apresentar a mesma realidade de formas completamente distintas. Mas, estas alterações de contabilização de activos, nomeadamente alternância entre justo valor e custo hstórico, não irão dar ainda mais liberdade para essas magias?

Também pergunto isto porque toda a minha linha de raciocínio tem como base uma permissa que, caso esteja errada, invalida tudo o resto.

Obrigado.

Cumprimentos,

./elgenedy

por Dansousa » 16/7/2009 14:55

elgenedy Escreveu:E como continuam a ser feitas, temos outro detalhe que, como sou demasiado novato nisto, só hoje me apercebi. Habitualmente os resultados são comparados com os do ano anterior. Ora, estamos cada vez mais a chegar às comparações com o descalabro que foi o segundo semestre de 2008. Por isso, para mim, é natural que os resultados este ano sejam bons ou muito bons(afinal comparam com algo péssimo).

Isso é certo mas é preciso não esquecer que os resultados de ontem da GS não foram "apenas" melhores que os do ano passado......foram mesmo record.

Cmpts

DS
DS

Registado: 29/11/2007 2:50

por bestbland » 16/7/2009 14:47

Uma resposta simples.
È porque existe pessoas a comprar
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

Peço desculpa

por pericos » 16/7/2009 14:47

Agora é que vi o tamanho do texto.

Peço desculpa pelo testamento. :oops: :oops: :oops:
Mais vale um razoável dia de bolsa que um bom dia de trabalho.

Registado: 29/8/2005 12:13

Boa tarde

por pericos » 16/7/2009 14:46

Viva,

Tenho andado por aqui a ler estes posts, nos intervalos de uma maldita apresentação que tenho para o dia de amanhã.

Creio que nos dias de hoje é praticamente impossível manipular oscilações em cotações de empresas cotadas em bolsa devido não só à dimensão destas empresas como ta,bém e principalmente à dimensão dos mercados, cada vez maiores.

Quanto à manipulação de resultados apresentados, esqueçam e não percam tempo.

Em 1º lugar, creio que deveriam entender um pouco (se não, muito) de contabilidade.

Praticar análises de charts à procura de H&S, pontos de ruptura/resistência e muitas outras figuras e variáveis, não chega no meu entender.

Com relativa facilidade, conseguimos na maior parte das vezes, apresentar resultados pretendidos. Apenas devemos dominar contabilidade, fiscalidade e mais uns 2 ou 3 campos.

A partir dai, só necessitamos de construir à medida e sempre dentro da legalidade fiscal, todos os documentos contabilisticos que irão dar origem ao «Documento Contas».

Nada mais. E depois, todo o trabalho desenvolvido em análise foi à vida.

Mas, meus caros, isto não se trata de manipular coisa alguma.

Esta estratégia faz parte do dia a dia de uma direcção financeira e/ou ADM com o mesmo pelouro.

Sempre assim foi e sempre será. É o gozo de dar a volta às contas e previsões. É melhor que alcool e droga (penso).

Quanto a resultados bastante positivos apresentados nestes dias, são bastante normais. Não encontro nada de estranho nem considero uma grande surpresa.

Quando oiço investidores a pedir que os mercados subam, pergunto? -Mas ninguém quer que os mesmos desçam?

Até porque em certos momentos, podemos e devemos estar 100% liquidos.

P.S. - Quando falam também de resultados manipulados e especuladores na JMT, lembrem-se que este titulo pode por vezes ser um bom refugio (porto de abrigo em tempestades).

Bons e POUCOS negócios por ano. Não enriqueçam os bancos com as vossas taxas de corretagem.
Mais vale um razoável dia de bolsa que um bom dia de trabalho.

Registado: 29/8/2005 12:13

por Elgenedy » 16/7/2009 14:33

madoff Escreveu:Peço desculpa, mas com empresas como a NOKIA com os resultados que apresentou (a a SUN), acho que realmente estes valores estão totalmente manipulados e sem qualquer credibilidade.

Olá Madoff,

Quanto a mim, de facto, algumas coisas que estão a ser feitas, não apelam à credibilidade dos resultados. E aqui não quero entrar nem no tema da manipulação nem na teoria do conspiração. Tentar cingir-me aos factos. E o facto é que as normas contabilísiticas, supostamente algo universal, e que permite comparar empresas no espaço e no tempo, estão a ser alteradas conforme dá jeito. Isto, à partida, impossibilita a comparação no tempo. Para mim, não é comparável a JP hoje com a JP ha 1 ano atras, simplesmente porque estavam a ser avaliadas de forma diferente.

No entanto, isso parece passar um pouco ao lado, pois as ditas comparações continuam a ser feitas.

E como continuam a ser feitas, temos outro detalhe que, como sou demasiado novato nisto, só hoje me apercebi. Habitualmente os resultados são comparados com os do ano anterior. Ora, estamos cada vez mais a chegar às comparações com o descalabro que foi o segundo semestre de 2008. Por isso, para mim, é natural que os resultados este ano sejam bons ou muito bons(afinal comparam com algo péssimo).

Juntando os dois ingredientes temos uma mistura destinada a subir (só estou a falar de resultados das empresas). Mesmo que sejam só números e o conteúdo se mantenha idêntico.

Isto faz-me lembrar uma situação que um conhecido meu fez na Irlanda há uns anos atrás, em que, para ganhar algum, pegou num monte de garrafas vazias e fechou-as. Depois, para aquilo ficar atractivo colou um auto-colante a dizer "Ar puro da Irlanda"... e conseguiu vender todas aos turistas a 2 ou 3 libras a garrafa... O conteúdo era o mesmo que antes do auto-colante diferente, mas subitamente passou a valer dinheiro...

Para mim, o mais importante é que, a confiança criada por estes motivos não descambe definitivamente em descrença.

Agora, o que me faz mais confusão é falta total de noção dos supostos analistas... eu se no meu trabalho fizesse uma previsão de 5 e saísse 28... não acredito que ficasse muito mais tempo a fazer previsões, mas enfim :P

Ulisses, tenho pena que não tenha sido possível a análise idealizada, em toda a sua extensão, pois além de as achar muito interessantes, construtivas, instrutivas, simples de entender e bastante pragmáticas, o tema parecia ser bastante interessante. De qualquer forma, obrigado pele breve visão :)

Cumprimentos,

./elgenedy

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cmanel21, Google [Bot], Opcard e 36 visitantes