Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off Topic : Novo decreto lei - Financiamento de creditos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Off Topic : Novo decreto lei - Financiamento de credito

por Elgenedy » 13/7/2009 17:17

pastel Escreveu:Aqui está o equívoco..
Os 15 dias são de reflexão e não de experiência.

Ok, entendo o que queres dizer :)

De qualquer forma, essa relexão pode reduzir o exagero de crédito ao consumo, sobretudo aquelas ofertas mirabulantes via telefone e afins...

ok, mas aqui já estou a especular :)

pastel Escreveu:Como é que se experimenta dinheiro?????????
Só gastando não? :mrgreen:

LOL :)

Aqui penso que não se experimenta dinheiro, mas sim o serviço de o emprestar ;)

Abraço,

./elgenedy

Registado: 17/12/2002 22:25

por Pastel » 13/7/2009 17:12

elgenedy Escreveu:
pastel Escreveu:...

Penso que não vá contra a lógica. O período de 15 dias existe por algum motivo e não apenas só para constar.

Aqui está o equívoco..
Os 15 dias são de reflexão e não de experiência.

elgenedy Escreveu:É um direito de consumidor de experimentar o produto que vai adquirir.

Como é que se experimenta dinheiro?????????
Só gastando não? :mrgreen:

Registado: 29/11/2007 11:30

por majomo » 10/7/2009 17:23

Paionense Escreveu:
majomo Escreveu:
Paionense Escreveu:No meu caso a crédito vai-me ficar mais barato do que comprar a pronto.

Se fizer crédito tenho uma série de ofertas que não tenho se comprar a pronto e que compensam largamente os juros que vou pagar. Por exemplo tenho oferta de 1 ano de seguro contra todos os riscos e mais um ano de garantia.

Já agora, sabem se existe mais algum incentivo recente do governo para compra de carro novo?

Abraço
JP

Compraste um renô... :roll:

Ya, a nova megane.
Pq?
Achais mal? :)

Não, a minha cara metade também comprou um carro nas mesmas condições, logo deduzi que fosse um renô..

Também gostaria de ter uma megane. :)
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por gabrielfrmartins » 10/7/2009 16:29

ok era isso, neste momento simplesmente não existem alternativas. E quem precisa/quer agora é agora e não estar a espera de soluções que possam ou não surgir daqui a 2 anos.

E não tenho tantas certezas nessa mudança completa de paradigma em apenas 4/5 anos.

Penso que vai demorar mais tempo até os hibridos serem a regra e não a excepção.

Como vai ser em relação às baterias? as actuais não penso serem a solução, quer em termos de longevidade quer em termos de capacidade quer em termos de poluição que é libertada apenas para as construir/destruir/reciclar.

Cumprs

Registado: 29/11/2007 3:36

por AC Investor Blog » 10/7/2009 16:20

gfrmartins Escreveu:Boas tardes,

Caro AC, pode dar então exemplo de um Hibrido que possa substituir totalmente as caracteristicas da Megane?

Preço, espaço, bagageira, economia na utilização e manutenção?

Cumprs

Vão sair só no final do ano os Hibridos a gasóleo, daí que os exemplos só podem ser dados quando as marcas os puserem cá fora. O que está aqui em causa é o investimento que vai ser feito num carros novo sem a possibilidazde de retorno nenhum daqui a 4 anos. Com os carros eléctricos e hibridos cá fora, quem é que vai comprar um a combustão ?
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por gabrielfrmartins » 10/7/2009 14:51

Boas tardes,

Caro AC, pode dar então exemplo de um Hibrido que possa substituir totalmente as caracteristicas da Megane?

Preço, espaço, bagageira, economia na utilização e manutenção?

Cumprs

Registado: 29/11/2007 3:36

por Elgenedy » 10/7/2009 14:35

Pastel Escreveu:
A probabilidade disso acontecer deve rondar os 0,00021% :mrgreen:

LOL :)

pastel Escreveu:A questão não é o Decreto-Lei estar mal redigido, é o espírito dele que vai contra a lógica, a racionalidade e as práticas comerciais que têm funcionado ao longo destes anos todos

Anteriormente, o cliente tinha os 15 dias para pensar se assim o entendesse.

Penso que não vá contra a lógica. O período de 15 dias existe por algum motivo e não apenas só para constar. É um direito de consumidor de experimentar o produto que vai adquirir.

O problema é que em vários locais, para comprares passam-te um papelinho para assinares em como recusas esse teu direito. E como todos fazem isso, não podemos ir à concorrência e como tal, todos aceitamos como se fosse normal.

Na prática estamos a abdicar de um direito como qualquer outro, não tanto por vontade própria mas porque quem vende se recusa a faze-lo de outra forma...

pastel Escreveu:Agora obrigam o cliente a pensar, ou melhor, a fingir que está a pensar durante 15 dias. Cabe na cabeça de alguém?? Mania de inventar, para quê mexer no que está bem??

A questão é: será que está mesmo bem?

Não te obrigam a pensar.. (teoricamente) obrigam quem vende a disponibilizar um período de experiência.

Se a lei estivesse correcta, tu até podias não pensar mais no assunto... nada te obriga a isso. Terias é o direito real de o fazer. E não a fantochada de recusares o direito ou recusarem-te o serviço até passar o prazo (my way or no way).

Claro que, da forma como está feita, não obrigam ninguem a nada.. mantém-se tudo na mesma em relação ao que estava, com a diferença de que o consumidor final agora tem de esperar feito parvo.

Exagerando um pouco, acharias normal um stand, por exemplo, só te vender um carro mediante uma recusa tua pela garantia? Isso seria funcionar bem? E se mais tarde uma lei viesse dizer que tu não podias recusar esse direito, isso seria inventar e estragar o que está bem?

Pessoalmente um número na lei a dizer que "o prazo começa a contar desde que o produto é efectivamente entregue ao cliente", seria o suficiente para as coisas funcionarem bem. A lógica, para mim, parece-me bastante acertada.

pastel Escreveu:Em relação aos juros do período, alguém tem dúvidas do que se vai praticar?
Também não estou a ver as entidades financeiras a disponibilizarem o $$ antes dos 15 dias. (posso estar enganado.. mas acho quase impossível).

Eu tb não acredito nisso... mas por isso iria estar atento, porque se não disponibilizam antes dos 15 dias, também não podem cobrar juros por isso. Mas imagino que alguns tentem fazer isso...

Cumprimentos,

./elgenedy

por AC Investor Blog » 10/7/2009 13:48

Paionense Escreveu:Até pode ser verdade, mas eu preciso de uma carrinha que faça muitos Kms diariamente e penso que mesmo os hibridos e elestricos têm uma mobilidade limitada.

Limitada ???? Os Hibridos vão onde os de combustão vão, com menos custo por km. Os electricos irão até onde os de combustão vão agora, com uma poupança de c30% ou mais. Os preços dos carros novos a combustão vão ter um drecréscimo brutal, já para não falar nos usados, que esses ninguém lhes vai pegar. Estamos com uma previsão de 20 meses no máximo dos máximos. Todas as marcas já têm carros na montra em fase Tier 2, ou seja, a última fase antes da produção em série. Os combustiveis fóseis bem podem cair, mas os impostos serão sempre os mesmos com uma agravante nos anos que aí vêm. :wink: Eu sei do que estou a falar.
AC Investor Blog
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

por Branc0 » 10/7/2009 12:44

Paionense Escreveu:Até pode ser verdade, mas eu preciso de uma carrinha que faça muitos Kms diariamente e penso que mesmo os hibridos e elestricos têm uma mobilidade limitada.

Um electrico não sei mas um hibrido faz-te 600Km ou mais, por deposito, dependendo da condução.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por Paionense » 10/7/2009 12:24

AC Investor Blog Escreveu:
Paionense Escreveu:
Ya, a nova megane.
Pq?

Dentro de 2 anos ninguém te dá nem 65% do valor dela nova.......Os veiculos eléctricos já estão em fase Tier 2 de produção, com entrada prevista para o mercado nacional e internacional em meados de 2010. Quanto aos novos hibridos a diesel e gasolina a baixos preços , finais de 2009 aí estão eles em força.....Cuidado com os investimentos agora em carros a combustão, o futuro está cada vez mais perto.....

Até pode ser verdade, mas eu preciso de uma carrinha que faça muitos Kms diariamente e penso que mesmo os hibridos e elestricos têm uma mobilidade limitada.

Sinceramente, ainda acho que o mais prático são os combustíveis e caso haja muita gente a aderir aos carros eléctricos, acredito piamente na descida dos preços dos combustíveis por diminuição da procura. Aliás isso já se está a passar.

Registado: 28/6/2007 16:26

por Pastel » 10/7/2009 11:43

elgenedy Escreveu:
Pastel Escreveu:...

É provavel que, daqui a uns dias, apareça uma alteração na redacção

A probabilidade disso acontecer deve rondar os 0,00021% :mrgreen:

elgenedy Escreveu:Assim como está não. Pois o facto de o decreto-lei estar mal redigido, faz com que seja muito facil desvirtuar o seu objectivo. Ou seja, o cliente fica 15 dias à espera, e quando já nada pode fazer, é que efectivamente se começa a utilizar o serviço. Assim, a lei é inutil.

Caso o prazo da revogação tivesse início com a disponibilização do capital, sim veria vantagens de transparência.

Como as coisas estão actualmente, e como existem instituições financeiras muito pouco éticas, eu estaria atento para confirmar que não me estariam a cobrar juros desses 15 dias em que o contrato está assinado (e por isso, legalmente já existe crédito), mas o capital ainda não foi disponibilizado (não fazendo sentido por isso pagar juros)...

A questão não é o Decreto-Lei estar mal redigido, é o espírito dele que vai contra a lógica, a racionalidade e as práticas comerciais que têm funcionado ao longo destes anos todos

Anteriormente, o cliente tinha os 15 dias para pensar se assim o entendesse.
Agora obrigam o cliente a pensar, ou melhor, a fingir que está a pensar durante 15 dias. Cabe na cabeça de alguém?? Mania de inventar, para quê mexer no que está bem??

Em relação aos juros do período, alguém tem dúvidas do que se vai praticar?
Também não estou a ver as entidades financeiras a disponibilizarem o $$ antes dos 15 dias. (posso estar enganado.. mas acho quase impossível).

por Kevin__ » 10/7/2009 11:27

Dansousa Escreveu:
AC Investor Blog Escreveu:Ó caro Amigo,

Com dinheiro na mão, podes brincar com quem quiseres e espremer o valor do veículo até onde quiseres. Com a fome que eles andam de vendas, já não é admissivel alguém brincar com palavras de contrato........eu terminava logo com o negócio, nem olhava para trás, mesmo com o sinal dado. Penso que tens 15 dias para dizer não, acho que estou a falar certo, se estiver errado alguém que me corriga se faz favor.

P.S. - Gostei do termo descapitalizar !!! Pró vendedor será capitalizar !!! :wink:

100% de acordo....

Kevin_ Escreveu:Agora com aquele stand que é de uma marca que divulgarei depois de ter o carro na minha mão, nunca mais lá irei, nem para fazer as revisões.
Deve ser um stand que está a vender muitos carros... especialmente porque quando lá ia os três vendedores de serviço estavam sempre a olhar uns para os outros.

Bem, desculpem pelo desabafo

Desculpa lá mas da maneira como falas e mesmo assim decidires consumar a comprar, dás a entender que não existe mais nenhum carro igual em mais lado nenhum, parece que esse é o único carro dessa marca/modelo.

Tal como o AC diz....com o dinheiro na mão e perante a atitude do stand, a atitude do comprador também merecia ser outra, mas.....cada um sabe das suas...

Abraço

DS

A verdade é que só me deparei com esta situação depois de ter dado um sinal para o carro, uma vez que considerei a proposta feita pelo stand mutio boa. Se não o tivesse feito, podes crer que a esta hora estaria a fazer negocio noutro lado.
Mas a verdade é que anda aí uma grande confusão e o que me disseram na DECO é que não podia fazer nada, apenas esperar pela passagem dos 15 dias.
Apenas bastava um artigo naquele decreto lei a dizer o seguinte, que nada disto acontecia: "Após a celebração do contrato e com envio da cópia do mesmo ao prestador do serviço/vendedor, o bem deve ser imediatamente libertado, para uso do comprador, passando este a ter 14 dias para o seu periodo de reflexão".
Bem seria qualquer coisa como isto, traduzindo o meu texto para uma linguagem jurídica.

Abraço

Registado: 2/6/2008 13:22

por Elgenedy » 10/7/2009 9:52

Kevin__ Escreveu:Quem fez a lei (neste caso decreto-lei), não pensou muito. Ou por não ser inteligente, ou por não ser competente.

A ideia de não se poder renunciar ao direito de revogação, faz com que se tenha obrigatoriamenete esperar que passem os 15 dias (mais 2 ou 3 de margem caso vá uma carta pelo correio) quando se compra um carro, se pede um cartão de crédito, se pede um crédito pessoal, etc.

Na prática, que banco/financeira vai pagar a um fornecedor/cliente quando corre o risco de receber uma carta no correio e o negócio ficar sem efeito? E o $$ para voltar?

Bom dia,

Estava a olhar para o decreto-lei, e parece-me que esta situação, na realidade passa por um daqueles buracos "estupidos", que ninguem pensou.

Qual é o sentido de eu renunciar um serviço, do qual ainda nem usufruí? Ou seja, eu celebro o contrato hoje; fico 15 dias às espera que me seja entregue o $$; durante esse tempo posso renunciar o serviço (que ainda não foi prestado, uma vez que o $$ ainda não me foi entregue).

Isto para mim fica evidente que alguem se esqueceu deste detalhe, pela forma como é apresentado o cálculo do pagamento devido em caso de revogação:

"4 — Exercido o direito de revogação, o consumidor deve pagar ao credor o capital e os juros vencidos a contar da data de utilização do crédito até à data de pagamento do capital, sem atrasos indevidos, em prazo não superior a 30 dias após a expedição da comunicação."

Ou seja, aqui existe o pressuposto que efectivamente se está a cancelar um serviço efectivamente prestado. O que, se ainda não me entregaram o capital, ainda não foi.

No entanto, o prazo conta com base no contrato e não na disponibilização do capital.

É provavel que, daqui a uns dias, apareça uma alteração na redacção, e que passe a contar a partir do momento em que o capital é efectivamente disponibilizado.

Kevin__ Escreveu:Alguém consegue vislumbrar benefícios??

Assim como está não. Pois o facto de o decreto-lei estar mal redigido, faz com que seja muito facil desvirtuar o seu objectivo. Ou seja, o cliente fica 15 dias à espera, e quando já nada pode fazer, é que efectivamente se começa a utilizar o serviço. Assim, a lei é inutil.

Caso o prazo da revogação tivesse início com a disponibilização do capital, sim veria vantagens de transparência.

Como as coisas estão actualmente, e como existem instituições financeiras muito pouco éticas, eu estaria atento para confirmar que não me estariam a cobrar juros desses 15 dias em que o contrato está assinado (e por isso, legalmente já existe crédito), mas o capital ainda não foi disponibilizado (não fazendo sentido por isso pagar juros)...

Cumprimentos,

./elgenedy

por Dansousa » 10/7/2009 9:46

AC Investor Blog Escreveu:Ó caro Amigo,

Com dinheiro na mão, podes brincar com quem quiseres e espremer o valor do veículo até onde quiseres. Com a fome que eles andam de vendas, já não é admissivel alguém brincar com palavras de contrato........eu terminava logo com o negócio, nem olhava para trás, mesmo com o sinal dado. Penso que tens 15 dias para dizer não, acho que estou a falar certo, se estiver errado alguém que me corriga se faz favor.

P.S. - Gostei do termo descapitalizar !!! Pró vendedor será capitalizar !!! :wink:

100% de acordo....

Kevin_ Escreveu:Agora com aquele stand que é de uma marca que divulgarei depois de ter o carro na minha mão, nunca mais lá irei, nem para fazer as revisões.
Deve ser um stand que está a vender muitos carros... especialmente porque quando lá ia os três vendedores de serviço estavam sempre a olhar uns para os outros.

Desculpa lá mas da maneira como falas e mesmo assim decidires consumar a comprar, dás a entender que não existe mais nenhum carro igual em mais lado nenhum, parece que esse é o único carro dessa marca/modelo.

Tal como o AC diz....com o dinheiro na mão e perante a atitude do stand, a atitude do comprador também merecia ser outra, mas.....cada um sabe das suas...

Abraço

DS
DS

Registado: 29/11/2007 2:50

por Pastel » 10/7/2009 9:19

Kevin__ Escreveu:Agora pergunto, será que alguém têm aí uma ideia luminosa para que possa receber o carro mais depressa, ou tenho mesmo de pagar o carro a pronto? Uma vez que ainda nem sequer tenho o contrato de credito assinado porque o banco ainda não o disponibilizou.

Só mesmo pagando a pronto.

Quem fez a lei (neste caso decreto-lei), não pensou muito. Ou por não ser inteligente, ou por não ser competente.

A ideia de não se poder renunciar ao direito de revogação, faz com que se tenha obrigatoriamenete esperar que passem os 15 dias (mais 2 ou 3 de margem caso vá uma carta pelo correio) quando se compra um carro, se pede um cartão de crédito, se pede um crédito pessoal, etc.

Na prática, que banco/financeira vai pagar a um fornecedor/cliente quando corre o risco de receber uma carta no correio e o negócio ficar sem efeito? E o $$ para voltar?

Anteontem carreguei uma proposta de crédito automóvel, ontem foi aprovada, cliente vai assinar hoje os contratos, e se fosse o mês passado, já teria carro novo para o fim-de-semana. Tem azar, com o novo Decreto-Lei, só o vai levantar ao stand dia 29.

Resumindo:
- O cliente fica desagradado porque tem de esperar 17/18 dias
- O fornecedor/stand fica desagradado porque tem de esperar 17/18 para receber
- O banco/financeira fica desagradado porque um processo fica em aberto mais 17/18 dias com a burocracia inerente

Alguém consegue vislumbrar benefícios??

por AC Investor Blog » 9/7/2009 23:49

Paionense Escreveu:
Ya, a nova megane.
Pq?

Dentro de 2 anos ninguém te dá nem 65% do valor dela nova.......Os veiculos eléctricos já estão em fase Tier 2 de produção, com entrada prevista para o mercado nacional e internacional em meados de 2010. Quanto aos novos hibridos a diesel e gasolina a baixos preços , finais de 2009 aí estão eles em força.....Cuidado com os investimentos agora em carros a combustão, o futuro está cada vez mais perto.....
AC Investor Blog

por Paionense » 9/7/2009 22:59

majomo Escreveu:
Paionense Escreveu:No meu caso a crédito vai-me ficar mais barato do que comprar a pronto.

Se fizer crédito tenho uma série de ofertas que não tenho se comprar a pronto e que compensam largamente os juros que vou pagar. Por exemplo tenho oferta de 1 ano de seguro contra todos os riscos e mais um ano de garantia.

Já agora, sabem se existe mais algum incentivo recente do governo para compra de carro novo?

Abraço
JP

Ya, a nova megane.
Pq?

por Kevin__ » 9/7/2009 21:29

Obrigado pelas vossas respostas.

Amanha ja vou assinar o contrato de credito, consegui que o banco fizesse o contrato com data de 1 de Julho, ou seja, dia 15 ja posso ir levantar o carro.
Agora com aquele stand que é de uma marca que divulgarei depois de ter o carro na minha mão, nunca mais lá irei, nem para fazer as revisões.

A desculpa do stand é a seguinte: " o que a lei diz agora é que ao consumidor tem 15 dias para experimentar o carro e depois se não se adaptar ao carro ou não gostar de qualquer particularidade do carro, o pode devolver durante esses 14 dias", pelo que o stand está a todo o custo, só libertar o carro após o "periodo de reflexão".

Registado: 2/6/2008 13:22

por AC Investor Blog » 9/7/2009 20:48

Ó caro Amigo,

AC Investor Blog

por V1rotate » 9/7/2009 14:50

Os vendedores recebem uma comissão da empresa financiadora, a juntar à comissão pela venda do veículo, duas comissões são melhores que uma... :)

Daí apreciarem particularmente os clientes que compram a crédito :wink:

Registado: 28/8/2007 12:29

por Branc0 » 9/7/2009 14:01

Paionense Escreveu:Se fizer crédito tenho uma série de ofertas que não tenho se comprar a pronto e que compensam largamente os juros que vou pagar. Por exemplo tenho oferta de 1 ano de seguro contra todos os riscos e mais um ano de garantia.

Como diria o Harrison que o Ulisses aqui coloca de vez em quando... estas empresas são financials in drag.

Edit: Provavelmente custa a acreditar mas ainda me lembro de ir ao stand com o meu pai e o vendedor fazer desconto se fosse pago a pronto.
Editado pela última vez por Branc0 em 9/7/2009 19:41, num total de 1 vez.

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

por majomo » 9/7/2009 13:09

Abraço
JP

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Paionense » 9/7/2009 12:48

No meu caso a crédito vai-me ficar mais barato do que comprar a pronto.

Abraço
JP

por otangas » 9/7/2009 12:25

Branc0 Escreveu:Para quê pagar juros, por mais baixos que sejam, se podes não os pagar?

O que é que vais fazer ao capital? Colocá-lo num DP a receber 1% enquanto pagas juros no carro de 3 ou 4 por cento?

Essa teoria do descapitalizar é engraçada vinda do vendedor, o que eles fazem para vender o crédito. Assim se vê o estado da industria automóvel que está mais interessada em vender juros do que carros.

Tirou-me as palavras do teclado. Não faz qualquer sentido endividar-se para comprar um automóvel quando tem dinheiro para o pagar a pronto. Isso é só dar dinheiro a ganhar a terceiros, e perder dinheiro a longo prazo.

Registado: 25/3/2009 22:02

por Branc0 » 9/7/2009 12:22

Para quê pagar juros, por mais baixos que sejam, se podes não os pagar?

O que é que vais fazer ao capital? Colocá-lo num DP a receber 1% enquanto pagas juros no carro de 3 ou 4 por cento?

Essa teoria do descapitalizar é engraçada vinda do vendedor, o que eles fazem para vender o crédito. Assim se vê o estado da industria automóvel que está mais interessada em vender juros do que carros.

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], danielme1962, macau5m, malakas, MP65, niceboy e 31 visitantes