Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Governo espanhol vai levantar direitos de voto da EDP na Hid

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por RUY » 17/7/2003 11:49

excelente para edp,nao?
CRISE, poe-se traço no s e fica CRI$E, logo = CRIE $
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 135
Registado: 26/4/2003 11:31

Governo espanhol vai levantar direitos de voto da EDP na Hid

por TRSM » 17/7/2003 11:42

Governo espanhol vai levantar direitos de voto da EDP na Hidrocantábrico



Quinta, 17 Jul 2003 10:32

O Governo espanhol vai em breve levantar a inibição do exercício dos direitos de voto da Electricidade de Portugal na Hidrocantábrico, noticiou o «site» espanhol elconfidencial.com, citando fontes oficiais não identificadas.

A EDP [Cot, Not, P.Target] tem uma participação de 40% no capital da Hidrocantábrico, mas os direitos de voto da empresa portuguesa estão limitados a 3%, pelo facto de ser participada pelo Estado português.

Segundo o elconfidencial.com a decisão do Governo espanhol, que pode ser levada em Conselho de Ministros já este mês, deve-se ao novo clima de entendimento entre o Executivo português e espanhol, com a criação do Mercado Ibérico de Electricidade.

A lei espanhola impede que as empresas controladas por capitais públicos possam exercer os direitos de voto acima de 3% em empresas de energia espanholas, sem a autorização expressa do Governo.

Esta lei já mereceu as críticas de Bruxelas, com a Comissão Europeia a ameaçar recorrer ao Tribunal de Justiça Europeu caso o Executivo de Aznar não rectifique esta legislação de 1999, no espaço de dois meses.

No entanto, segundo o elconfidencial.com, a EDP vai ser a única empresa com os direitos de voto limitados a receber o recuo do Governo espanhol, graças ao entendimento entre os dois Executivos na criação do Mibel. Assim a EdF, eléctrica francesa de capitais públicos, continuará com as restrições no exercício dos direitos de voto nas empresas espanholas. A EdF controla a EnBW, empresa sócia da EDP na Hidrocantábrico.

O Governo português já aprovou a legislação para a criação do novo mercado eléctrico na Península Ibérica, tendo Carlos Tavares, ministro da Economia sinalizado que já não havia razões para as limitações da EDP em Espanha.

Numa nota sobre esta notícia, o BPI afirma que esta medida é positiva para a eléctrica portuguesa.

As acções da EDP seguiam a descer 1,47% para os 2,01 euros.




por Nuno Carregueiro
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: iniciado1, IX Hispana, macau5m, navaldoc, PacoNasssa, Phil2014, Rafael Abreu e 318 visitantes