Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Accionistas BPN contra o Estado ?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Investidores

por Pedrocoelho55 » 10/7/2009 10:51

Investor, as participações qualificadas podes saber porque têm de ser comunicadas. Os restantes accionistas não. Pelo menos oficialmente. :lol:
Keep in mind that even if you're on the right track, you'll get run over if you just sit there!

Registado: 14/2/2007 13:27

por investor1 » 10/7/2009 10:41

Parece que "reabri" o topico e gerei aqui uma discussão mas ninguem respondeu à minha pergunta..lol...Consigo ou não saber quem são todos os accionistas da SLN e qual a participação de cada um?
Obrigado

Registado: 29/5/2009 20:45

por bp1511 » 9/7/2009 18:08

Pedrocoelho55 Escreveu:
bp1511 Escreveu:
Pedrocoelho55 Escreveu:
bp1511 Escreveu:Pedrocoelho55

Então tambem és contra o fundo de garantia dos depositos?

Nunca abordei o tema na perspectiva dos depositantes, apenas dos accionistas e contribuintes... :? Capice? :lol:

Então esquece, é a lei.
Mal era se nós pequenos accionistas tivessemos que pagar o que os outros fazem.

No fundo o que te interessa é o estatuto com que pagas: pagar como contribuinte sim, pagar como accionista não. Ok, temos de aceitar... :?

Ainda não consegui perceber a que propósito veio o fundo de garantia...

No fundo o que me interessa são as garantias que tenho.
O fundo de garantia veio a prepósito de tu achares que devem ser os accionistas a pagarem os estragos e não o estado.
Nessas condições quem é que metia lá dinheiro?
Ou tu confias nos gestores e accionistas das instituições?

O que defendes não tem sentido, se o BPN no mercado valer mais do que o buraco que tem, na tua optica quem deve receber esse dinheiro?

Espero que não respondas "o estado, porque nacionalizou", porque ninguem pediu a nacionalização.

Registado: 29/11/2007 2:19

por Pedrocoelho55 » 9/7/2009 17:58

bp1511 Escreveu:
Pedrocoelho55 Escreveu:

Nunca abordei o tema na perspectiva dos depositantes, apenas dos accionistas e contribuintes... :? Capice? :lol:

Então esquece, é a lei.

No fundo o que te interessa é o estatuto com que pagas: pagar como contribuinte sim, pagar como accionista não. Ok, temos de aceitar... :?

Ainda não consegui perceber a que propósito veio o fundo de garantia...

por scpnuno » 9/7/2009 17:39

Eu disponibilizo um capacete e umas botas de biqueira de aço. Há por aí algum colega, policia ou militar, que arranje um colete à prova de bala???

É que parece que o Ulisses hoje está "na mira" e/ou "debaixo de fogo".

Credo, ou estavam todos curtos, ou acordaram com os pés de fora.

Tenham calma, está uma tarde linda, arranjem uma morena (as loiras são caras) e vão beber uma caipirinha. Deixem o pobre do Ulisses em paz, que ele não ganha que chegue para vos aturar.

E com esta me despeço
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por bp1511 » 9/7/2009 17:37

Pedrocoelho55 Escreveu:

Então esquece, é a lei.

por Pedrocoelho55 » 9/7/2009 17:34

Ulisses Pereira Escreveu:A questão é saber se uma sociedade anónima vai à falência, o accionista não tem que assumir mais perdas do que a do seu capital. Este é um princípio básico das sociedades comerciais em Portugal e na maior parte dos países desenvolvidos.

Se o Governo decidiu intervir, isso é um problema do Governo. Agora eu sei que quando compo uma acção de uma empresa não me arrisco a perder mais dinheiro do que esse. E isso é inviolável.

Um abraço,
Ulisses

A figura de "participação qualificada" diz-te algo? Vá, toca a pegar no Código das Sociedades Comerciais! :wink:

por Pedrocoelho55 » 9/7/2009 17:29

por Ulisses Pereira » 9/7/2009 17:20

Pedro, eu não me pronunciei se o Governo fez bem ou fez mal. Já o fiz em tempo oportuno. A questão não é essa agora.

A questão é saber se uma sociedade anónima vai à falência, o accionista não tem que assumir mais perdas do que a do seu capital. Este é um princípio básico das sociedades comerciais em Portugal e na maior parte dos países desenvolvidos.

Se o Governo decidiu intervir, isso é um problema do Governo. Agora eu sei que quando compo uma acção de uma empresa não me arrisco a perder mais dinheiro do que esse. E isso é inviolável.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por scpnuno » 9/7/2009 17:14

Pedrocoelho55 Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:bvl, quem cometeu irregularidades em termos de gestão deve ser punido de acordo com a lei. Os accionistas nada têm a ver com isso.

E termino aqui a minha participação neste tópico porque não vale a pena...

Caríssimo, tive de ver duas vezes :shock: :twisted: se de facto tinhas sido tu a colocar este "post" :lol: : então quem é que coloca lá os administradores?! :wink:

Quem é, não sei.

Sei que nas varias empresas de que tenho sido accionista ao longo dos tempos EU nunca coloquei nenhum administrador. Juro:
(até porque com o que eles ganham, colocar por colocar, colocava-me a mim)
Podes não chegar á Lua

por Pedrocoelho55 » 9/7/2009 17:10

Ulisses Pereira Escreveu:bvl, quem cometeu irregularidades em termos de gestão deve ser punido de acordo com a lei. Os accionistas nada têm a ver com isso.

Caríssimo, tive de ver duas vezes :shock: :twisted: se de facto tinhas sido tu a colocar este "post" :lol: : então quem é que coloca lá os administradores?! :wink:

por bp1511 » 9/7/2009 17:06

Pedrocoelho55

3ª via

por Pedrocoelho55 » 9/7/2009 17:03

Ulisses Pereira Escreveu:
Ulisses, não tes estarás a esquecer de uma terceira hipótese: e se o BPN valer menos que zero, ou seja, se liquidado o banco, não se conseguir pagar sequer o que este deve? Quem é que paga este valor? És tu e eu? É que eu preferia tomar essa decisão e não que o Estado a tomasse por mim injectando lá dinheiro: se eu quiser compro acções do BPN, se não quiser não compro...

Pedro, essa é até a hipótese mais provável. Mas à luz da legislação em vigor em quase todos os países desenvolvidos, nas sociedades anónimas, a responsabilidade dos sócios limita-se ao valor das acções que subscreveu. Esta é a lei e como vivemos num Estado de Direito são as leis que regem as decisões que venham a ser tomadas.

Um abraço,
Ulisses

Certíssimo, correctissimo mas (e sim, há semprte um mas)eu nunca tive nada a ver com o BPN, não quero ter e... vem o Estado e "espeta" lá com o que me rapa todos os meses... É a esta justiça que te referes? É a este "torto" Estado de Direito? Com tudo isto, o que o Estado fez foi tão simplesmente poupar aos Srs accionistas (especialmente os maioritários) a terem de injectar no BPN o dinheiro o que deveriam, fazendo-me a mim e a ti injectar por eles.

por Ulisses Pereira » 9/7/2009 16:50

Ulisses, não tes estarás a esquecer de uma terceira hipótese: e se o BPN valer menos que zero, ou seja, se liquidado o banco, não se conseguir pagar sequer o que este deve? Quem é que paga este valor? És tu e eu? É que eu preferia tomar essa decisão e não que o Estado a tomasse por mim injectando lá dinheiro: se eu quiser compro acções do BPN, se não quiser não compro...

Pedro, essa é até a hipótese mais provável. Mas à luz da legislação em vigor em quase todos os países desenvolvidos, nas sociedades anónimas, a responsabilidade dos sócios limita-se ao valor das acções que subscreveu. Esta é a lei e como vivemos num Estado de Direito são as leis que regem as decisões que venham a ser tomadas.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por bestbland » 9/7/2009 16:47

Um bom final
É isso que eu queria dizer ao bvl,mas faltou-me as teclas
:lol:
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

3ª via

por Pedrocoelho55 » 9/7/2009 16:47

Ulisses Pereira Escreveu:Salvador, o Estado apoderou-se do BPN. Não injectou apenas dinheiro, passou a ser detentor de 100% do Banco. Façam-se as contas! Há valor? Pague-se o valor do Banco? Não há valor? Não se pague nada.

É isto que tem que acontecer para que a justiça seja feita.

por scpnuno » 9/7/2009 16:41

Que grande confusão que por aí vai entre accionistas e gestores (ou banqueiros, como foram chamados)

Vamos pegar como exemplo no BCP.

Eu, pessoa, compro acções do BCP. Porque acho que o banco é sólido, porque acho um bom investimento, porque acho que vão subir. Certo?

Entretanto, o banco é gerido por um tal Carlos Ferreira - nem sei se ele é accionista nem sequer estou muito preocupada com isso. Passa uma coisinha má pela cabeça do homem, ele enrola-se com uma loira 30 anos mais nova e desata a fazer desvios do banco para sustentar a loira (elas são caras!!) - pode até haver alguns membros da administração com as mesmas ... humm.. necessidades e que ajudem.

Desfalque atrás de desfalque, mau investimento atrás de outro para tapar o buraco e aquilo vai tudo "com os porcos" (como diria o Dr. Mech)

O Estado deita a mão ao BCP, para salvar milhares de familias e empresas que têm toda a vida finaceira adstrita a essa instituição. Mete lá dinheiro, gestores, etc. E acaba por o vender ao Citibank (que por acaso ainda tinha dinheiro para isso)

Agora vejamos:

Eu, accionista do BCP, tenho ou não direito ao valor da minhas acções, no valor ponderado do que o Estado auferiu com a venda??

Eu tenho que indmenizar o Estado?? Je??? Porquê??? nem sequer sou loira, só tinha acções e mais nada

Não se pode confundir culpados com inocentes, accionistas com gestores.

Se houver accionistas do BPN que estejam envolvidos na fraude (se houve fraude) devem pagar por isso. Mas os inocentes têm direito ao valor (se existir) relativo as acções que têm.

Ufff, já gastei a quota de teclas para 2 meses
Podes não chegar á Lua

por Ulisses Pereira » 9/7/2009 16:38

bvl, quem cometeu irregularidades em termos de gestão deve ser punido de acordo com a lei. Os accionistas nada têm a ver com isso.

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por bvlteam » 9/7/2009 16:38

eu tenho a minha opinião e tu tens a tua mas se achas que ninguem tem que ser responsabilisado pela asneiras propositadas que se fizeram nesse banco tu é que sabes
vamos salvar o BPP com o dinheiro dos contribuintes é so mais uns milhões

Registado: 6/1/2009 18:16

por bestbland » 9/7/2009 16:34

bvlteam Escreveu:
bestblandina Escreveu:Não basta o dinheiro perdido como ter que ainda pedir mais emprestado.
Depois de falido, ninguem dá guita a ninguem
Quer dizer que os estado agora vai receber indemnizações pelas inumeras empresas que estão a fechar.
Já não vou abrir mais nenhum negocio, pois agora são dois riscos :lol:

acho que tu não me precebeste na situação do bpn os accionistas de peso ja sabiam das irregularidades
e não fizeram nada
agora acanhem se com as consequecias, e deviam indemnizar o estado

Dentro desse grupo, há uns bons e os maus, como em todo e em qualquer empresa de grande dimensão.
O problema é que todos vão gritar que são bons, mas nesse grito há quem esteja a falar a verdade.
E agora quem é que vai dicidir?

por bestbland » 9/7/2009 16:30

bvlteam Escreveu:ulisses tu não tens cuidado com a llinguagem e eu tenho que ter!!
por amor de deus!
o meu conhecimento provem da televisão.
naquela embrulhada deve haver gente seria mas há gente que ganhou muito dinheiro e agora quer ser indemnizado
e nos o povo temos que pagar duas vezes!
cambada de doidos

Então castiga-se os maus e poupa-se os sérios.
E quem é que faz esse critério?
o povo?
Então tá tudo lixado :lol:

por bvlteam » 9/7/2009 16:29

bestblandina Escreveu:Não basta o dinheiro perdido como ter que ainda pedir mais emprestado.
Quer dizer que os estado agora vai receber indemnizações pelas inumeras empresas que estão a fechar.

acho que tu não me precebeste na situação do bpn os accionistas de peso ja sabiam das irregularidades
e não fizeram nada
agora acanhem se com as consequecias, e deviam indemnizar o estado

por Ulisses Pereira » 9/7/2009 16:28

bvlteam, qual é a diferença entre os diferentes tipos de sociedades? Sociedades por quotas, sociedades anónimas, etc...?

O que tu estás a dizer vai ao rrepio de todas as leis que sustentam o actual quadro das empresas.

Algum dia ias comprar acçõs em Bolsa sabendo que um dia podias perder mais do que o valor que as acções te custaram?

o meu conhecimento provem da televisão

O problema é mesmo esse... É as pessoas atirarem assim umas coisas por causa do que alguém na TV disse. Como se o que aparece nos "media" fosse sinónimo de boa informação...

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por bvlteam » 9/7/2009 16:25

ulisses tu não tens cuidado com a llinguagem e eu tenho que ter!!
por amor de deus!
o meu conhecimento provem da televisão.
naquela embrulhada deve haver gente seria mas há gente que ganhou muito dinheiro e agora quer ser indemnizado
e nos o povo temos que pagar duas vezes!
cambada de doidos

por bestbland » 9/7/2009 16:23

Não basta o dinheiro perdido como ter que ainda pedir mais emprestado.

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carlos73, Google [Bot], macau5m, malakas, MP65, niceboy e 32 visitantes