Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Consequências da Falência da AIG para Portugal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por noddyxoi » 10/7/2009 2:01

Midas, sem querer fugir ao topico mas acho http://pt.wikipedia.org/wiki/Capitalismo_de_Estado mais apropriado que
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fascismo , mas no fundo é tudo a mesma coisa, o controle de poucos sobre muitos sobre motivação de uma bandeira qualquer.

Registado: 9/7/2009 20:26

por noddyxoi » 10/7/2009 1:48

O que eu quero com esta questão é saber se a estabilidade financeira de Portugal pode ser afectada pela falência destas instituições.

1) Da AIG que faz planos de poupança-reforma. O que acontece a esses € em caso de falência ?

2) No caso de uma epidemia de gripe H1N1 as seguradoras todas não vão à falência ? negócios a fechar, seguros de vida por pagar ?

3) E as contas do citigroup caso este falisse quem é que cobria os € lá depositados ? Os EUA ? ou os governos regionais ? ou estaria mesmo perdido o € ?

Pergunto destas instituições porque para bancos falhados nacionais (BPN,BPP) já temos exemplos do que aconteceu mas os internacionais além do risco sistemico, ainda falta saber se alguém lhes joga as mãos ou as deixa cair, caso cheguemos a essa situação.

Como são instituições globais, pode-se fazer uma nacionalização global ? E se elas cairem, por exemplo numa jogada de CDS como a Goldman Sachs fez com a Lehman, não ficará o resto do mundo ainda pior que os USA, o que seria relativamente bom para eles.?

por alexpto » 10/7/2009 0:18

Uma pergunta:

Se eu shortar AIG, e entretanto ela falir em que situação fico? Teoricamente eu deveria recomprar as acções para as devolver correcto?

obrigado

Registado: 28/2/2009 22:36

por Midas » 9/7/2009 22:12

Laaz Rockit Escreveu:
Midas Escreveu:Fujam de economias onde os Estados tomam medidas fascistas... nunca resultaram no passado e não é agora que vão começar a resultar.

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Deverias querer dizer "comunistas", heim?

Queria dizer mesmo fascistas que é quando se junta o estado a empresas públicas... Ou seja o que se está a passar nos USA.
Claro que as comunistas também não são melhores...
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por aaugustobb_69 » 9/7/2009 22:07

O Citi falir???...porquê???? :roll: :?

BN

Registado: 29/11/2007 1:39

por Laaz Rockit » 9/7/2009 21:54

Midas Escreveu:Fujam de economias onde os Estados tomam medidas fascistas... nunca resultaram no passado e não é agora que vão começar a resultar.

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Deverias querer dizer "comunistas", heim?
O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.

Registado: 30/11/2007 21:12

por Midas » 9/7/2009 20:43

O resultado para Portugal não posso dizer, mas para os USA será o mesmo de sempre. Gastar-se biliões do $ dos contribuintes e que deveria ser poupado, em companhias que mais cedo ou mais tarde vão acabar por falir na mesma.

Por exemplo a GM não faliu, foi nacionalizada... O Estado há 40 anos que lá mete dinheiro, faz descontos no IRS para comprarem os seus carros, mas mesmo assim há 40 anos que está na mesma e pior, até que... puff.
O governo também nacionalizou a AMTRAC há dezenas de anos e na altura disse que seria por pouco tempo. Passadas essas dezenas de anos ainda dá prejuizo.
Fujam de economias onde os Estados tomam medidas fascistas... nunca resultaram no passado e não é agora que vão começar a resultar.
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

Consequências da Falência da AIG para Portugal

por noddyxoi » 9/7/2009 20:35

Estando a AIG a voltar a valores minimos históricos um caso possivel é o de falência.

Estive a ler este documento (
http://wallstreetwatch.org/AIGSystemicR ... 152209.pdf ) e fiquei com a ideia que haverá uma contracção grande na liquidez e uns downgrades pois não haverá a rede protectora dada por uma seguradora global.

O que quero perguntar é :

1) Caso a AIG vá há falência o que acham que acontecerá, como é que isso nos afecta como portugueses.

2) E a falência do Citigroup.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: danielme1962, Google [Bot], macau5m, malakas, niceboy e 36 visitantes