Off Topic - Assaltaram os participantes esquema roda
Ulisses Pereira Escreveu:Eu acho que está tudo doido. Desde quando os esquemas de "Ponzi" são legais?
Um abraço,
Ulisses
Não é bem serem legais... O que parece que não são é ILEGAIS, uma vez que são claros e ninguém é forçado a entrar.
Se forem escamoteados então são ilegais porque constituem BURLAS.
Autoridades não controlam "jogo da bolha" por falha na lei
Natália Faria
PGR continua sem clarificar se jogo consubstancia ou não algum tipo de crime. Finanças equiparam esquema a concurso
a Mais de dois anos depois de o chamado "jogo da bolha" - ou da roda - ter proliferado em Portugal, as autoridades continuam sem saber o que fazer e sem exercer qualquer fiscalização no terreno, por falta de enquadramento legal.
Em meados do ano passado, a Procuradoria-Geral da República (PGR) foi instada a emitir um parecer susceptível de clarificar se este jogo que movimenta milhões configura ou não crime e quem tem competências para actuar. Ao que o PÚBLICO apurou, Pinto Monteiro não emitiu nenhuma circular interna sobre a matéria. Também o Conselho Consultivo do Ministério Público não chegou a pronunciar-se sobre o assunto.
Assim, o "jogo da bolha" tem vindo a desdobrar-se em cada vez mais rodas, ou bolhas, por todo o país - os valores para ingressar podem variar entre os 50 e os 10 mil euros - sem qualquer tipo de regulamentação. No dia 28 de Maio, as autoridades policiais foram chamadas a investigar o assalto realizado por três indivíduos armados a uma quinta de Vila Nova de Gaia, onde cerca de 700 pessoas participavam numa sessão daquele jogo. O assalto, que terá rendido mais de um milhão de euros, está a ser investigado pela PJ mas apenas porque houve roubo com recurso a armas.
"Quanto ao jogo propriamente dito não é da competência da PJ, mas da Inspecção-Geral das Actividades Económicas", disse uma fonte da PJ.
Se for um jogo ilícito, a competência para o fiscalizar seria da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). Fonte daquele organismo alegou todavia que "o Ministério Público não classificou a actividade", sendo que, "se se tratar de fraude, já sai da esfera de competências da ASAE". Do mesmo modo, o porta-voz da PSP, Ornelas Flor, garante que esta polícia tem reencaminhado os processos de denúncia para o Ministério Público, "que é quem decide a promoção da investigação".
Denúncias são raras
Sem "dados consolidados sobre o número de queixas sinalizadas", aquele responsável sublinha que os lesados raramente fazem denúncias, mais não fosse porque "é um esquema que assenta numa relação de proximidade/amizade que, em caso de denúncia, compromete todas as pessoas que fazem parte desse círculo fechado". Ora "para as autoridades actuarem tem que haver lesados", na óptica de Carlos Anjos, presidente da Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC). "A meu ver trata-se de um jogo ilícito porque cada bolha extingue-se no momento em que o jogador do centro ganha o dinheiro todo e em que se criam duas novas bolhas que, por seu turno, também se extinguem quando os respectivos jogadores do centro ganham, ou seja, estamos perante organizações que se vão construindo e extinguindo sistematicamente", sustenta.
Carlos Anjos diz, porém, duvidar que a prática daquele esquema configure algum tipo de crime. "Pode ser apenas caso para uma contra-ordenação", admite, descartando a hipótese de burla, porquanto "as pessoas sabem no que se metem, sem recurso a subterfúgios fraudulentos". Seja como for, o responsável da ASFIC considera lamentável que a PGR continue sem clarificar a situação. "Até por causa do alarido público e também para defender os próprios órgãos de polícia criminal que, no actual quadro, podem aceitar queixas mas não conseguem dizer se é ou não crime."
Dúvidas legais à parte, do que o gabinete do ministro de Estado e das Finanças, Teixeira dos Santos, não tem dúvidas é de que os lucros do jogo da roda estão sujeitos a IRS. O entendimento das Finanças é que obedece aos critérios básicos de um concurso, logo, "não há nenhuma dúvida de que os prémios desse singular jogo/concurso caem sob a previsão da citada disposição legal, ou seja, estão sujeitos a IRS na qualidade de incrementos patrimoniais". De acordo com a legislação, tais prémios são tributados à taxa liberatória de 35 por cento sobre o valor do prémio ilíquido.
Na mesma explicação escrita, aquele ministério esclarece que "a entidade devedora do dito prémio é quem entrega o valor ilíquido (soma de todas as entradas) ao jogador que se encontra no centro desses círculos concêntricos". Se tal entrega for feita por mais de um jogador, "cada um deles é considerado entidade devedora da respectiva fracção do prémio". A falta de entrega da prestação tributária é punível com coimas "entre 10 por cento e metade do imposto em falta", esclarece ainda o ministério, garantindo que "a administração fiscal tem estado atenta a este fenómeno". O PÚBLICO não conseguiu perceber, na eventualidade de alguém querer fazer retenção na fonte, como poderá fazê-lo e a que título.
O gabinete do ministro Teixeira dos Santos diz que lucros são "incrementos patrimoniais" e por isso sujeitos a IRS
Alegadamente importado de Espanha, o jogo da bolha movimenta milhões de euros, num esquema que abarca desde estudantes a empresários. Quem entra fá-lo com a expectativa de multiplicar o seu investimento por oito. E em pouco tempo. Em cada roda, participam 15 jogadores. O líder recebe uma quantia previamente combinada dos oito novatos.
Com a entrega do dinheiro, o líder sai e a roda desfaz-se. Os dois vice-líderes assumem a liderança de duas novas rodas e cada um deles leva seis dos participantes para formar uma nova roda. Cada um dos jogadores sobe então uma posição hierárquica e torna-se necessário recrutar oito novos jogadores. Em regra, as entregas são feitas em dinheiro durante encontros ou jantares quase sempre marcados por telemóvel com poucas horas de antecedência, de forma a prevenir a eventuais assaltos como o que aconteceu recentemente em Vila Nova de Gaia.
Quando se torna impossível arregimentar novos jogadores, a roda explode e os apostadores perdem o dinheiro investido.
in publico.pt
- Mensagens: 35428
- Registado: 5/11/2002 12:21
- Localização: Barlavento
Tinha visto a noticia na TV, mas não me tinha apercebido que era a bolha! A principio pessei que fosse um casório ou parecido.
Fartei-me de rir quando li este post
Só não sei como é que os larápios ainda não se tinham lembrado disto...
É aproveitar senhores larápios... é fazer a bolha rebentar logo. o people nem apresenta queixa...
Como dizem os do topo da pirâmide: "todos ganham"
Vê-se....
Fartei-me de rir quando li este post

Só não sei como é que os larápios ainda não se tinham lembrado disto...
É aproveitar senhores larápios... é fazer a bolha rebentar logo. o people nem apresenta queixa...
Como dizem os do topo da pirâmide: "todos ganham"
Vê-se....

Saudações Bolsistas
- Mensagens: 108
- Registado: 24/3/2008 19:57
Alguém se lembra de há cerca de uns anos atrás na Albania, cerca de metade da população andava metido nestes esquemas em pirâmide e claro, um dia rebentou ou seja, acredito que haja individuos que ganhem dinheiro, mas é uma pequena parte, ou seja estavam presentes 700 pessoas, para cada uma delas levar os 80mil euros, terão de arranjar cerca de 10500 pessoas certo, para alimentar a pirâmide não, e por ai a diante sendo que essas 10500, terão de arranjar outras tantas, sempre assim, não demora tempo e anda tudo à estalada.(Querem ganhar algum dinheiro, dediquem-se à bolsa), seja a longo ou curto prazo, as acções sempre deram, e sempre foi o produto mais rentavel, em decádas). Se me preguntarem, já perdeste dinheiro, é obvio que já, mas também já ganhei muito, alias alguma sorte(Tanks CTIC), não isso não acontece todos os dias, basta esperar algum tempo, ainda me lembra de há cerca de dois meses ter algumas GGP, a 1.05, abriu falência, telefonei de imediato a um amigo, meu mais experiente e disse, olha abriu falência mas não desaparece, ou seja foi para OTC, e alias dos 0.58 que ficou quando abriu falência, já foi até aos 2euros e pikos, ou seja na bolsa não é preciso entrar em pânico e é como diz esse amigo, meu oportunidade única talvez para se ter um carteirinha invejavel??
Bons Negocios.
Bons Negocios.
Tanta massaroca assim, viva, junta...
...soo num carro de transporte de valores, mete tiros, sequestro, bazoocada e o catano. Ali foi de uma limpeza genial. Soo se aleijou um vigilante (se estivesse quieto nada lhe tinha acontecido), e, em 15 minutos, estoiraram 10 Bolhas. Nao que se possa fazer a apologia da ladroagem... mas aquela golpada teve algum merito: parece nao haver queixosos
E a Dona XPTO que alugou o salao ainda vai ter chatices. Ee tudo a roubar o Fisco e a tentar portas-travessas para multiplicar a gaita.
Jaa que teem que roubar... que vao aa bolha dos gulosos !

E a Dona XPTO que alugou o salao ainda vai ter chatices. Ee tudo a roubar o Fisco e a tentar portas-travessas para multiplicar a gaita.
Jaa que teem que roubar... que vao aa bolha dos gulosos !


- Mensagens: 2713
- Registado: 22/4/2003 23:12
MarcoAntonio Escreveu:Talvez a "roda" fosse de 10 mil euros e seja portanto a isso que se estão a referir (eu não ouvi a notícia, só li o que colocaram aqui) mas nesse caso poucos eram, dos 700, os que estavam lá com os 10 mil euros...
Se o montante roubado foi de 800 mil então só estariam lá 80 x 10.000 euros.
Ou isso ou algo na notícia está mal...
Também já me propuseram entrar na roda com 10 mil euros. recusei !
O que me explicaram foi isto:
Cada roda tem 15 pessoas, quem marca a reunião é a pessoa que vai receber, a que está no topo. Só as 8 pessoas que vão entrar na roda é que levam o dinheiro vivo e entregam-no directamente á pessoa que vai saltar fora (80.00 euros) .
Dessa reunião são criadas duas novas rodas, onde ficam no topo as pessoas que estavam abaixo da pessoa que recebeu.
As pessoas que entram com o dinheiro, entram na roda com o objectivo de ganhar os 80.000 Euros, por isso podem levar pessoas á reunião para ver como funciona e cativá-las a entrar. Daí o mumero elevado de pessoas.
Se estavam lá 800.000 euros (80 pessoas) significa que existiam 10 rodas a rebentar e iriam ser criadas 20 novas rodas. Nessas 10 rodas (noutras reuniões) já tinham entrado com dinheiro 70 pessoas (700.000 euros).
Logo ficaram 150 pessoas a arder, as 70 que já tinham entrado anteriormente, pois com este episódio muito dificilmente irão conseguir arranjar pessoas e as 80 que levaram o dinheiro para entrar na roda (1,5 milhões de euros).
É claro que algumas já teriam ganho anteriormente e estariam a reeinvestir ...
Também já ouvi falar em rodas de 50.000 euros, ao saltar fora recebe-se 400.000 eur.

Agora confesso, entrei com 10 eur no esquema do site e abaixo e já estou mo 2º nível

http://cincoemlinha.blogspot.com/
Cumprimentos.
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
Camisa Roxa Escreveu:Social Security has been a pyramid scheme from the beginning.
Isso não é bem assim.
Mas só não é assim porque os Governos podem fazer coisas que, legalmente, mais niguém pode fazer. Tais como:
- fabricar dinheiro
- lançar impostos
- exercer a violência sobre quem não pagar
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
MarcoAntonio Escreveu:Eu não os vejo como "suckers" coisíssima nenhuma mas sim como casmurros, comodistas e egoistas que vivem mais anos e com mais qualidade de vida mas querem trabalhar menos do que trabalharam os seus pais e avós. E depois não querem que a contribuição para a segurança social aumente. É preciso ter lata!
Já agora, um acrescento importante: alguém poderá argumentar, ai mas as pessoas reclamam ou revoltam-se porque descontam porque são obrigadas e quanto tal por elas o Sistema nem existia.
Ora, isso é mesmo verdade?
Se as pessoas demonstradamente querem trabalhar menos anos, como é que é concebível que as pessoas o desejem e continuem a aplicar se não houvesse o sistema da segurança social?
Eles só fazem essa "exigência" porque o sistema existe e obvia e claramente querem tirar partido do sistema de segurança social. Pois se ele não existisse e com a quantidade de pessoas que não tem a capacidade para poupar (mesmo quando dispõe dos montantes para tal) as pessoas acabavam a obrigar-se a si próprios a trabalhar mais anos, simplesmente porque sem a "pensãozinha" tinham que continuar a trabalhar até aos 70 ou 80 anos...
Ora, as pessoas realmente querem que a Segurança Social desapareça? Uns quantos quererão... mas uma enorme quantidade de pessoas está apenas "preocupada" com a eventualidade dela vir a acaba e não propriamente preocupada com a sua existência.
É evidente para mim que o sistema é desejado pela maior parte das pessoas. Estas estão a reclamar apenas pelos problemas que elas próprias criaram ao tentarem conjungar o inconjugável (contribuir menos e receber mais). É aqui que surge a casmurrisse, o egoismo e o comodismo de que falo...
As exigências têm um preço e as pessoas estão a fazer exigências nas últimas décadas (umas directas outras indirectas) e agora não querem pagar o preço dessas exigências (ou opções de vida, como queiramos por).
Esta história toda da SS só serve para mim para pôr as pessoas a meditar sobre o facto de actualmente se trabalhar menos de 50% do tempo de vida esperado e que a tendência tem sido de baixa persistente quando há décadas atrás trabalhavamos durante uns 70% do tempo de vida. E que é insustentável continuar com este ritmo e tendência.
"Uma vida a trabalhar" é uma frase que cada vez se aplica menos. Hoje é mais "uma vida a estudar e a receber da segurança social, pelo meio trabalhando um bocadinho".
Há quem entre no primeiro emprego por volta dos 30 e quem peça a reforma por volta dos 55. São 25 anos a trabalhar numa era em que facilmente se vive até aos 70/80 anos ou mesmo mais além.
No tempo em que o individuo não está a trabalhar, o individuo é um peso social em que "gasta" muito mais do que produz. Portanto é meditar sobre isto...
É claro que isto gera um problema. Agora dizer que a SS é uma piramide é assobiar para o alto e não enfrentar o verdadeiro problema!
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Camisa, não é por colocares citações a cometer exactamente os mesmos erros que tu cometeste (provavelmente até influenciado por esse tipo de citações em primeira instância) que o que disseste passa a estar certo. Não falta por aí quem escreva e defenda barbaridades e se continuasses à procura encontravas 20, 30 ou 50 citações. Não muda nada...
O que é uma piramide?
Um sistema em que o participante entre com vista a receber de volta o que investiu mais um excesso (lucro). A piramide, se for uma piramide pura, como não cria valor está condenada a crescer. Só pode existir se crescer. Se não crescer colapsa. Porque é que colapsa? Porque a única coisa que faz as pessoas entrarem (recuperarem o investimento e obter ainda um lucro) não se realiza. Como não se realiza, as pessoas não entram (os últimos a entrar têm dificuldade em angariar novos participantes e são eles que arcam com o prejuízo). O dinheiro terá assim fluído da base para o topo da piramide...
Numa piramide o equilibrio não existe, numa situação de equilibrio (em que o que entra é igual ao que sai) ela já está em situação de colapso porque a razão para entrar nela já não existe!
A SS enquadra-se aqui?
Não. Definitivamente não. Partilha de algumas semelhanças e em especial nas últimas décadas devido a alterações demográficas mas é meramente isso!
As pessoas não contribuem para a segurança social para recuperar o que colacaram e obterem um lucro. As pessoas contribuem para a segurança social (um misto de imposto e de seguro) porque são obrigadas (como são obrigadas a pagar outros impostos impostos pelo Estado) para financiar um sistema de segurança social que consiste em pagar uma pensão a quem já não trabalha. Quem contribui tanto pode vir a receber menos do que deu como mais, depende (tal como num seguro, pagamos e não sabemos que retorno vamos ter). E também tal como num seguro, quando fazes um seguro automóvel é estabelecido um prémio. Mas se a taxa de acidentes mudar com o tempo, o prémio será actualizado e tu por certo aceitas isso perfeitamente (embora provavelmente não gostes de pagar mais). Mas acharás perfeitamente normal (estou certo) por isso não percebo porque é que alterando a contribuição para a segurança social tu já não "aceitas" e vês uma piramide.
Como acontece (e como descrevi acima) a uma piramide, a SS está condenada a crescer na sua base de contribuintes? Não, não está!
A SS não precisa de aumentar a base de contribuintes, não está condenada a ter de aumentar, ela pode funcionar com praticamente qualquer número (embora o contributo resultante seja diferente, tal como num seguro mais uma vez). A aparente necessidade de aumentar e o que dá o carácter de "insustentabilidade" de que se fala actualmente são as alterações recentes que eu estou farto de referir o que atribui à SS alguma semelhança a uma piramide.
A SS pode existir em situação de equilibrio e faz sentido existir (na verdade não existe à partida nenhuma necessidade de concepção de não estar em equilibrio). Contudo podem surgir, por factores externos, desiquilibrios que terão de ser corrigidos para o equilibrio ser restabelecido.
Nada disto faz sentido numa piramide que vive do desiquilibrio e a necessidade de crescer está umbilicalmente ligada à razão porque foi criada!
Tu não precisas de ir a uma piramide e por os que estão a receber a receber ainda mais e os que estão a contribuir a contribuir ainda menos para ela crashar. Ela já ia crashar de qq das formas, o que não acontece na SS...
E quando alguém diz "Social Security has been a pyramid scheme from the beginning. Those who paid in first received money from those who paid in second — and so on, generation after generation" é tão idiota como dizer: "aquele fulano é um padre? sim, é um padre pois está vestido de preto". Como se bastasse alguém vestir de preto para ser um padre...
Mas se reparares, a segunda citação já não é tão peremptória, diz antes "Detractors of the Social Security program in the United States often draw parallels between it and a Ponzi scheme" e também apresenta o mesmo tipo de rebate que eu aqui coloquei: "There is no unsustainable progression driving the mechanism of a pay-as-you-go pension system," and "as long as the amount of money coming in the front end of the pipe maintains a rough balance with the money being paid out, the system can continue forever."
Isto passa-se com a segurança social mas não se passa com uma piramide (ver acima o que é uma verdadeira piramide, porque é que ela existe e porque é que só pode existir enquanto crescer). São coisas diferentes, com naturezas e objectivos diferentes, tão claro quanto isto.
Os "suckers" não são vítimas, são parte e parte importante do problema. Os "suckers" como lhe chamas querem receber a pensão, mas simultaneamente não querem nem contribuir mais nem trabalhar mais anos. Portanto, os "suckers" de "suckers" não têm nada. São, essencialmente, a fonte do problema de que reclamam...
A generalidade dos sistemas complexos que não se adapta a realidades que mudam dramaticamente tornam-se insustentáveis. E são os "suckers" que não se querem adaptar perante mudanças drásticas.
Eu não os vejo como "suckers" coisíssima nenhuma mas sim como casmurros, comodistas e egoistas que vivem mais anos e com mais qualidade de vida mas querem trabalhar menos do que trabalharam os seus pais e avós. E depois não querem que a contribuição para a segurança social aumente. É preciso ter lata!
Os políticos tb têm culpa, claro. Por não imporem medidas anti-populares por estarem preocupados e agarrados ao poder...
Eu não estou a defender o sistema da SS na sua plenitude e advogar que é perfeito. Apenas a esclarecer que não é realmente uma piramide e que grande parte do problema, o principal problema, está na atitude social daqueles que reclamam do sistema. São eles que estão a criar o problema de "insustentabilidade".
É óbvio que com este rumo, com esta tendência (e é esta tendência que tem de acabar e não o sistema da SS) que surgem problemas. Um dia destes davamos por nós a trabalhar durante um dia na vida e recebiamos da SS durante o resto das nossas vidas. É ridiculo, né?
Pois, mas é nesse sentido que estamos dirigidos e é isso que tem de terminar.
Como nota final, este problema não se reflecte apenas na SS...
O que é uma piramide?
Um sistema em que o participante entre com vista a receber de volta o que investiu mais um excesso (lucro). A piramide, se for uma piramide pura, como não cria valor está condenada a crescer. Só pode existir se crescer. Se não crescer colapsa. Porque é que colapsa? Porque a única coisa que faz as pessoas entrarem (recuperarem o investimento e obter ainda um lucro) não se realiza. Como não se realiza, as pessoas não entram (os últimos a entrar têm dificuldade em angariar novos participantes e são eles que arcam com o prejuízo). O dinheiro terá assim fluído da base para o topo da piramide...
Numa piramide o equilibrio não existe, numa situação de equilibrio (em que o que entra é igual ao que sai) ela já está em situação de colapso porque a razão para entrar nela já não existe!
A SS enquadra-se aqui?
Não. Definitivamente não. Partilha de algumas semelhanças e em especial nas últimas décadas devido a alterações demográficas mas é meramente isso!
As pessoas não contribuem para a segurança social para recuperar o que colacaram e obterem um lucro. As pessoas contribuem para a segurança social (um misto de imposto e de seguro) porque são obrigadas (como são obrigadas a pagar outros impostos impostos pelo Estado) para financiar um sistema de segurança social que consiste em pagar uma pensão a quem já não trabalha. Quem contribui tanto pode vir a receber menos do que deu como mais, depende (tal como num seguro, pagamos e não sabemos que retorno vamos ter). E também tal como num seguro, quando fazes um seguro automóvel é estabelecido um prémio. Mas se a taxa de acidentes mudar com o tempo, o prémio será actualizado e tu por certo aceitas isso perfeitamente (embora provavelmente não gostes de pagar mais). Mas acharás perfeitamente normal (estou certo) por isso não percebo porque é que alterando a contribuição para a segurança social tu já não "aceitas" e vês uma piramide.
Como acontece (e como descrevi acima) a uma piramide, a SS está condenada a crescer na sua base de contribuintes? Não, não está!
A SS não precisa de aumentar a base de contribuintes, não está condenada a ter de aumentar, ela pode funcionar com praticamente qualquer número (embora o contributo resultante seja diferente, tal como num seguro mais uma vez). A aparente necessidade de aumentar e o que dá o carácter de "insustentabilidade" de que se fala actualmente são as alterações recentes que eu estou farto de referir o que atribui à SS alguma semelhança a uma piramide.
A SS pode existir em situação de equilibrio e faz sentido existir (na verdade não existe à partida nenhuma necessidade de concepção de não estar em equilibrio). Contudo podem surgir, por factores externos, desiquilibrios que terão de ser corrigidos para o equilibrio ser restabelecido.
Nada disto faz sentido numa piramide que vive do desiquilibrio e a necessidade de crescer está umbilicalmente ligada à razão porque foi criada!
Tu não precisas de ir a uma piramide e por os que estão a receber a receber ainda mais e os que estão a contribuir a contribuir ainda menos para ela crashar. Ela já ia crashar de qq das formas, o que não acontece na SS...
E quando alguém diz "Social Security has been a pyramid scheme from the beginning. Those who paid in first received money from those who paid in second — and so on, generation after generation" é tão idiota como dizer: "aquele fulano é um padre? sim, é um padre pois está vestido de preto". Como se bastasse alguém vestir de preto para ser um padre...
Mas se reparares, a segunda citação já não é tão peremptória, diz antes "Detractors of the Social Security program in the United States often draw parallels between it and a Ponzi scheme" e também apresenta o mesmo tipo de rebate que eu aqui coloquei: "There is no unsustainable progression driving the mechanism of a pay-as-you-go pension system," and "as long as the amount of money coming in the front end of the pipe maintains a rough balance with the money being paid out, the system can continue forever."
Isto passa-se com a segurança social mas não se passa com uma piramide (ver acima o que é uma verdadeira piramide, porque é que ela existe e porque é que só pode existir enquanto crescer). São coisas diferentes, com naturezas e objectivos diferentes, tão claro quanto isto.
Camisa Roxa Escreveu:à medida que o nº de suckers vai diminuindo o que fazem os governos? aumentam a idade da reforma, o valor das contribuições e baixam o valor da futura reforma
qualquer jogo da bolha se aguentaria indefinidamente caso pudessem alterar as regras do jogo como fazem os governos...
Os "suckers" não são vítimas, são parte e parte importante do problema. Os "suckers" como lhe chamas querem receber a pensão, mas simultaneamente não querem nem contribuir mais nem trabalhar mais anos. Portanto, os "suckers" de "suckers" não têm nada. São, essencialmente, a fonte do problema de que reclamam...
A generalidade dos sistemas complexos que não se adapta a realidades que mudam dramaticamente tornam-se insustentáveis. E são os "suckers" que não se querem adaptar perante mudanças drásticas.
Eu não os vejo como "suckers" coisíssima nenhuma mas sim como casmurros, comodistas e egoistas que vivem mais anos e com mais qualidade de vida mas querem trabalhar menos do que trabalharam os seus pais e avós. E depois não querem que a contribuição para a segurança social aumente. É preciso ter lata!
Os políticos tb têm culpa, claro. Por não imporem medidas anti-populares por estarem preocupados e agarrados ao poder...
Eu não estou a defender o sistema da SS na sua plenitude e advogar que é perfeito. Apenas a esclarecer que não é realmente uma piramide e que grande parte do problema, o principal problema, está na atitude social daqueles que reclamam do sistema. São eles que estão a criar o problema de "insustentabilidade".
É óbvio que com este rumo, com esta tendência (e é esta tendência que tem de acabar e não o sistema da SS) que surgem problemas. Um dia destes davamos por nós a trabalhar durante um dia na vida e recebiamos da SS durante o resto das nossas vidas. É ridiculo, né?
Pois, mas é nesse sentido que estamos dirigidos e é isso que tem de terminar.
Como nota final, este problema não se reflecte apenas na SS...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
"Em Gaia lá numa quinta
Lugar com bom desafogo
Ia haver com muita pinta
Uma grande noite de jogo
O dinheiro era à patada
Pr´o grande jogo da roda
E a malta entusiasmada
Pr´a ganhar a massa toda
E sem serem convidados
Apareceram com furor
Três homens encapuzados
Na Quinta de São Salvador
Ouviu-se gritar bem alto
Vamos lá parar com a roda
Isto aqui é um assalto
Dêem cá a massa toda
Foi neste negro cenário
Mesmo com a roda parada
Que houve assalto milionário
Nessa noite desgraçada
E os tristes jogadores
Confusos e assustados
Viram assim seus valores
Nas calmas serem roubados "
in http://quiosque.aeiou.pt/gen.pl?p=stori ... ries/18568
Lugar com bom desafogo
Ia haver com muita pinta
Uma grande noite de jogo
O dinheiro era à patada
Pr´o grande jogo da roda
E a malta entusiasmada
Pr´a ganhar a massa toda
E sem serem convidados
Apareceram com furor
Três homens encapuzados
Na Quinta de São Salvador
Ouviu-se gritar bem alto
Vamos lá parar com a roda
Isto aqui é um assalto
Dêem cá a massa toda
Foi neste negro cenário
Mesmo com a roda parada
Que houve assalto milionário
Nessa noite desgraçada
E os tristes jogadores
Confusos e assustados
Viram assim seus valores
Nas calmas serem roubados "
in http://quiosque.aeiou.pt/gen.pl?p=stori ... ries/18568
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
pedrom Escreveu:BULIM123 Escreveu:Com dez mil euros, e neste momento com a bolsa a dar a volta e num prazo de 5 anos, pode multiplicar-se por três ou 4 vezes, isto falando no PSI.
Pois se formos aos states, com sorte e um pouco de sabedoria, e se arriscar, pode-se sair de lá milionário. Pelo menos a bolsa, é limpinho, toda a gente sabe os riscos e ninguém engana ninguém, limpinho.
Bos negocios, um abraço.
Limpinho!!!!!
Diria mesmo mais: limpinho!!!
Abraço,
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
BULIM123 Escreveu:Com dez mil euros, e neste momento com a bolsa a dar a volta e num prazo de 5 anos, pode multiplicar-se por três ou 4 vezes, isto falando no PSI.
Pois se formos aos states, com sorte e um pouco de sabedoria, e se arriscar, pode-se sair de lá milionário. Pelo menos a bolsa, é limpinho, toda a gente sabe os riscos e ninguém engana ninguém, limpinho.
Bos negocios, um abraço.
Limpinho!!!!!
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Com dez mil euros, e neste momento com a bolsa a dar a volta e num prazo de 5 anos, pode multiplicar-se por três ou 4 vezes, isto falando no PSI.
Pois se formos aos states, com sorte e um pouco de sabedoria, e se arriscar, pode-se sair de lá milionário. Pelo menos a bolsa, é limpinho, toda a gente sabe os riscos e ninguém engana ninguém, limpinho.
Bos negocios, um abraço.
Pois se formos aos states, com sorte e um pouco de sabedoria, e se arriscar, pode-se sair de lá milionário. Pelo menos a bolsa, é limpinho, toda a gente sabe os riscos e ninguém engana ninguém, limpinho.
Bos negocios, um abraço.
Social Security has been a pyramid scheme from the beginning. Those who paid in first received money from those who paid in second — and so on, generation after generation. This was great so long as the small generation when Social Security began was being supported by larger generations resulting from the baby boom.
But, like all pyramid schemes, the whole thing is in big trouble once the pyramid stops growing. When the baby boomers retire, that will be the moment of truth — or of more artful lies.
Pay-as-you-go social insurance. Detractors of the Social Security program in the United States often draw parallels between it and a Ponzi scheme, because people who make payments receive benefits later from payments made by others.[3] Conservative economist Walter Williams adds, "Social Security is unsustainable because it is not meeting the first order condition of a Ponzi scheme, namely expanding the pool of suckers."[4] However, as the Social Security Administration points out, "There is no unsustainable progression driving the mechanism of a pay-as-you-go pension system," and "as long as the amount of money coming in the front end of the pipe maintains a rough balance with the money being paid out, the system can continue forever."
Is social security the biggest pyramid scheme ever?
Yes, it is. SSI could only work as long as the next generation was larger than the previous generation. When GenX was smaller than the Baby Boomers, the potential promised outlays could not be covered; so to pay the Boomers, the government will have to borrow against GenY's SSI and, as it looks now, they may be borrowing against the Millenial generation too. My SSI annual statement (you get one every year after 30) has a disclaimer at the bottom telling me that by the time I reach age 65, there may not be a disbursement for me and I should pursue private retirement plans.
I doubt the government will fix this. By the time GenXers like myself reach retirement age, SSI will consume an estimate 45% of the budget. They will have to have a massive payroll tax increase if they are to cover it. Reversing it and actually creating a non-spendable fund like SSI was before Jimmy Carter dumped it into the general fund might keep it afloat a few years, but I'm making sure I have another plan because I don't think it's going to be there for me.
à medida que o nº de suckers vai diminuindo o que fazem os governos? aumentam a idade da reforma, o valor das contribuições e baixam o valor da futura reforma
qualquer jogo da bolha se aguentaria indefinidamente caso pudessem alterar as regras do jogo como fazem os governos...

Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
A segurança social é para todos os efeitos um imposto. Um imposto com uma aplicação específica, mas não passa de uma taxa cobrada a quem trabalha para uma determinada finalidade (neste caso é para pagar a quem já não trabalha). Se fosse para construir estradas ou hospitais ou a quem trabalha no funcionalismo publico, pouco diferia!
Afinal, esses serviços publicos também podiam ser privatizados e logo financiados de outra forma e o contribuinte pagaria menos ao Estado.
A segurança social é a mesma coisa. As pessoas é que tendem a ver a segurança social como algo que se paga para nós próprios, com uma espécie de seguro. Quando não é assim...
Mas também não é uma piramide (eu sei que essa descrição corre muito por aí mas é incorrecta - embora em certos períodos possa funcionar como tal não tem de ser uma piramide nem é uma piramide o tempo todo). O facto dos pensionistas terem no passado descontado para a segurança social e depois receberem o dinheiro que outros estão a descontar não faz da segurança social uma piramide.
Senão então o tipo que trabalhava no Privado e um dia mudava para funcionario publico então também era uma piramide (primeiro descontava para os funcionarios publicos e depois vivia do que os outros descontavam). Ora, isso não é uma piramide só por si...
O que se passa no caso da Segurança Social é que as percentagens de activos versus não activos mudaram com o tempo e isso foi devido a mudanças na idade média da população (aumento da esperança de vida) e redução também do período activo (pessoas a reformar-se mais cedo). Isto criou abalos no sistema da segurança social que foi criada numa altura em que a população se dividia em grupos com diferentes percentagens das actuais...
Isso até podia ser corrigido e os problemas da SS diminuirem. O problema é que as medidas são anti-populares. Faz mais sentido por exemplo, dado que as pessoas vivem mais, trabalharem mais anos, até mais tarde. Isso reduziria o problema por exemplo mas as pessoas terâo dificuldade em aceitar esse tipo de medida (apesar de racionalmente fazer sentido).
Outra diferença, não se espera da SS que se recupere o capital colocado e se retire lucro, espera-se apenas receber uma pensão quando já não trabalharmos (não é um lucro, não é um investimento, seria lá está mais um seguro). No que também difere claramente da intenção da piramide (onde se pretende recuperar o que se gastou ao entrar nela e ainda tirar lucro... portanto o objectivo de quem entra é sempre (obter) um excesso).
Como é óbvio, descrever a segurança social como uma piramide (esteja-se de acordo com a existencia deste sistema ou não) é extremamente incorrecto porque é uma inversão do problema. A segurança social ficou abalada devido a alterações demográficas. Já uma piramidade só pode subsistir se existir um aumento do número de pessoas que entram na pirâmide, caso contrário colapsa (e isso nada tem que ver com questões externas à piramide).
Ok, podemos não concordar com o sistema. Mas é uma prorrogativa do Estado cobrar impostos e taxas e a SS não passa disso. Assim, podemos critica-la, opor-nos à sua existência, defender a reforma do sistema, etc. Mas chamar-lhe piramide é inadequado e é confundir coisas de natureza e com objectivos diferentes como é óbvio...
Afinal, esses serviços publicos também podiam ser privatizados e logo financiados de outra forma e o contribuinte pagaria menos ao Estado.
A segurança social é a mesma coisa. As pessoas é que tendem a ver a segurança social como algo que se paga para nós próprios, com uma espécie de seguro. Quando não é assim...
Mas também não é uma piramide (eu sei que essa descrição corre muito por aí mas é incorrecta - embora em certos períodos possa funcionar como tal não tem de ser uma piramide nem é uma piramide o tempo todo). O facto dos pensionistas terem no passado descontado para a segurança social e depois receberem o dinheiro que outros estão a descontar não faz da segurança social uma piramide.
Senão então o tipo que trabalhava no Privado e um dia mudava para funcionario publico então também era uma piramide (primeiro descontava para os funcionarios publicos e depois vivia do que os outros descontavam). Ora, isso não é uma piramide só por si...
O que se passa no caso da Segurança Social é que as percentagens de activos versus não activos mudaram com o tempo e isso foi devido a mudanças na idade média da população (aumento da esperança de vida) e redução também do período activo (pessoas a reformar-se mais cedo). Isto criou abalos no sistema da segurança social que foi criada numa altura em que a população se dividia em grupos com diferentes percentagens das actuais...
Isso até podia ser corrigido e os problemas da SS diminuirem. O problema é que as medidas são anti-populares. Faz mais sentido por exemplo, dado que as pessoas vivem mais, trabalharem mais anos, até mais tarde. Isso reduziria o problema por exemplo mas as pessoas terâo dificuldade em aceitar esse tipo de medida (apesar de racionalmente fazer sentido).
Outra diferença, não se espera da SS que se recupere o capital colocado e se retire lucro, espera-se apenas receber uma pensão quando já não trabalharmos (não é um lucro, não é um investimento, seria lá está mais um seguro). No que também difere claramente da intenção da piramide (onde se pretende recuperar o que se gastou ao entrar nela e ainda tirar lucro... portanto o objectivo de quem entra é sempre (obter) um excesso).
Como é óbvio, descrever a segurança social como uma piramide (esteja-se de acordo com a existencia deste sistema ou não) é extremamente incorrecto porque é uma inversão do problema. A segurança social ficou abalada devido a alterações demográficas. Já uma piramidade só pode subsistir se existir um aumento do número de pessoas que entram na pirâmide, caso contrário colapsa (e isso nada tem que ver com questões externas à piramide).
Ok, podemos não concordar com o sistema. Mas é uma prorrogativa do Estado cobrar impostos e taxas e a SS não passa disso. Assim, podemos critica-la, opor-nos à sua existência, defender a reforma do sistema, etc. Mas chamar-lhe piramide é inadequado e é confundir coisas de natureza e com objectivos diferentes como é óbvio...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 29/5/2009 23:45, num total de 1 vez.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
quem quer entrar em jogos piramidais entra, qual é o problema? De certa forma hás fases dos bull markets que não são mais que 1 esquema da pirâmide...
só entra quem quer e os que entram são crescidinhos e devem responsabilizar-se pelas suas decisões
o Estado faz o mesmo com a Segurança Social e não é por isso que ninguém vai preso e o mais grave é que somos todos obrigados a entrar!
só entra quem quer e os que entram são crescidinhos e devem responsabilizar-se pelas suas decisões
o Estado faz o mesmo com a Segurança Social e não é por isso que ninguém vai preso e o mais grave é que somos todos obrigados a entrar!

Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
- Mensagens: 689
- Registado: 29/11/2007 1:39
- Localização: santa maria da feira
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Goya777, jls1, m-m, malakas, Manchini888, Masterchief, nunorpsilva, OCTAMA, Olhar Leonino, trilhos2006, TTM62 e 152 visitantes