off topic - Isto é Inacreditável, a educação que os nossos .
iurp Escreveu:
Quanto ao artigo da Visão, imagino que não a tenha comprado hoje. E admiro-me dessa firmeza na afirmação de que é de 21 de Setembro de 2006 !!!
Boas!
Mais duas notas rapidas, sobre a data de 21 de Setembro, cheguei a ela pelos motores de busca, a outra é que na Visão de hoje sai mais um artigo sobre o tema, assim o comentário transcrito poderá ser baseado no artigo publicado hoje (ainda não o li) e não sobre o de 21 de Setembro de 2006, o qual não consegui chegar directamente mas através de blogs de professores. Lamentavelmente a revista Visão não tem um arquivo das edições anteriores.
Um abraço
Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
mais_um Escreveu:Caro Iurp,
Apenas três notas, porque de momento não tenho tempo para mais, o artigo foi publicado em 21 de Setembro de 2006, falta a ficha tecnica da dita sondagem e o que transcreveu não é texto do artigo mas sim a opinião de um professor.....
Um abraço,
Alexandre Santos
A citação é de dois artigos do blog "A educação do meu umbigo" e tem razão por não o ter dito, embora apareça citação.
Quanto ao artigo da Visão, imagino que não a tenha comprado hoje. E admiro-me dessa firmeza na afirmação de que é de 21 de Setembro de 2006 !!!
- Registado: 23/1/2006 23:54
Caro Iurp,
Apenas três notas, porque de momento não tenho tempo para mais, o artigo foi publicado em 21 de Setembro de 2006, falta a ficha tecnica da dita sondagem e o que transcreveu não é texto do artigo mas sim a opinião de um professor.....
Um abraço,
Alexandre Santos
Um abraço,
Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
A edição de hoje da Visão – para comprar e guardar, depois de colocar umas páginas nas salas de professores e demais lugares públicos do país - traz uma matéria bastante extensa, com variados testemunhos, sobre o estado da Educação em Portugal.
Mais importante: traz os resultados de uma sondagem feita especificamente sobre este tema que é exaltante para os professores e demolidora para políticos, eduqueses e albinos.
Ao contrário de tudo aquilo que por vezes nos querem fazer crer – a começar pelos carpideiros do «o povo não quer saber de vocês» – a opinião pública continua a ter os professores na mais elevada consideração, considerando-os os menos responsáveis pelo estado negativo em que se considera estar a Educação.
A sondagem não foi encomendada por nenhum sindicato ou blogue. Não é desinformação, nem nenhuma manobra esconsa de conspiradores. Deveria ser lida com atenção pela equipa da 5 de Outubro, pelo pai da Nação e pelos presidentes de Conselhos e Observatórios da treta (caso se prove que sabem ler sondagens desagradáveis e que colocam os professores como os menos responsáveis pelo estado de coisas).
/.../
Os dados desta sondagem são especialmente interessantes porque coincidem com a opinião crítica quantas vezes expressa por muitos professores sobre a situação da Educação, ao mesmo tempo que contrariam as versões oficiosas e oficiais do Ministério da Educação e alguns fazedores de opinião sobre o mesmo assunto.
Eu destacaria aqui alguns aspectos fundamentais que se articulam entre si no mesmo sentido:
A opinião sobre o cumprimento do seu papel pela Educação é ambígua, com uma ligeira prevalência de uma apreciação globalmente negativa (36,8% de opiniões negativas contra 30,3% de positivas). No entanto, quando chamados a classificar de forma quantitativa esse cumprimento apenas um quarto dos inquiridos atribui classificação abaixo da média.
Quanto à má influência dos intervenientes no processo educativo temos um bom sobressalto: os professores são considerados os que menores responsabilidades têm nesse campo: 23,2% contra 56,6% dos governantes e do Ministério da Educação. Ou seja, o pessoal político é considerado uma influência negativa para a Educação. Mesmo os tão criticados sindicatos são considerados uma má influência apenas por 30% dos inquiridos contra quase 50% para os alunos. Anote-se ainda que a boa imagem dos professores prevalece nas faixas etárias mais jovens.
Confirmando esta tendência, quando se compara a situação actual com o que se passava há 30 anos, percebe-se que a pior imagem está em aspectos como a falta de disciplina ou de intensidade de estudo. Os equipamentos, os programas, os métodos de ensino e a formação de professores estão claramente melhores agora.
O cruzamento destas variáveis transmite uma mensagem bem clara: deixem os professores trabalhar, reforcem as medidas visando a manutenção da disciplina nas escolas e a promoção dos hábitos e métodos de trabalho dos alunos, reduzam a influência negativa do pessoal político nesta área da governação e talvez consigamos melhorar a imagem da Educação em Portugal.
A qual não está tão ferida como pensaríamos. Felizmente.
E neste retrato não deixa de ser evidente que, após anos de conflito com o Ministério da Educação, a imagem dos professores sai muito reforçada. Contra todos aqueles que querem fazer passar por opinião generalizada aquilo que é apenas um discurso injusto, demagógico e desajustado sobre a origem dos males da Educação. Os professores estão bem vistos, desde a sua formação e métodos de trabalho ao seu desempenho. Já o mesmo não se pode dizer de quem passa pela 5 de Outubro em trânsito para outros destinos, sem mais ideias do que as decorrentes dos calendários eleitorais.
Para reflectir...
mais_um Escreveu:Boas!
Num dos teus comentários, lançaste-me o desafio de averiguar a existência de números referentes à evolução da indisciplina nas escolas ao longo do tempo, procurei mas não consegui descobrir nenhum estudo sobre o assunto com esses dados, no entanto lembrei-me de utilizar uma metodologia que embora não seja conclusiva em termos científicos é melhor do que a percepção que temos pelas noticias dos telejornais.
Decidi ler uns quantos projectos educativos, porque é o documento da gestão escolar onde estão identificados os problemas das escolas/agrupamentos, assim lendo uns quantos podemos verificar se a indisciplina é realmente um problema generalizado ou não.
Em cerca de 30 projectos educativos de escolas/agrupamentos de província (considerei província tudo o que seja fora da zona do Grande Porto e Grande Lisboa) só em 2 encontrei referencias a situações de indisciplina, na zona da Grande Lisboa em 5 projectos encontrei 4 com referencias a indisciplina e no Grande Porto em 4 encontrei 2.
Não podemos tirar conclusões se a indisciplina está a aumentar ou não, porque não há referencias ao passado, mas eu tiro 2 conclusões, uma é que não há uma situação de indisciplina generalizada nas escolas do país, outra é que o insucesso escolar não está directamente relacionado com a indisciplina, já que em muitos dos agrupamentos/escolas em que o insucesso escolar é apontado como sendo um problema não existem problemas de indisciplina.
Pensei que já te tinhas esquecido disto... infelizmente não!
Também já percebi que a questão não é estares a assobiar para o lado, é mesmo teimosia da mais pura

Mesmo que os tenhas lido minunciosamente (o de uma das escolas em que estou tem cerca de 60 páginas) o teu raciocínio prova o quê?!?! nada... e ainda dizes tu que não estás a tentar provar que a indisciplina não tem aumentado!!??
Mas eu tinha-te poupado esse trabalho, basta leres a primeira página da Proposta de Lei nº 140/X, onde estão enunciados os motivos que levaram este ministério a rever o Estatuto do aluno... disciplina, disciplina e disciplina:
http://www.portugal.gov.pt/NR/rdonlyres ... _Aluno.pdf
Não vale a pena andar com raciocínios transcendentes, o que é claro como a água... de qualquer forma duvido que o Ministério não tenha dados concretos sobre este assunto! O problema é encontrar nesta revisão do estatuto uma alteração que possa contribuir de alguma forma para os objectivos visados melo ME
mais_um Escreveu:Num dos projectos educativos que vi, encontrei todas as situações de indisciplina detalhadas e foi com algum espanto que vi que na escola em questão, chegar atrasado às aulas ou balouçar a cadeira é considerado indisciplina. Também verifiquei que a situação de indisciplina mais frequente é um aluno estar a conversar com outro.
Mas onde é que tu vives? isso é demagogia? estás a brincar comigo? ou estás mesmo "fora dela"?!? E isso é apenas um projecto educativo!!!! tu davas um bom assessor para o Sócrates, a forma como argumentas é muito parecida com a dele! Num outro tópico, atacaste alguém por não apresentar argumentos ou dados concretos do que afirma, vindo de quem vem... isto que tu fazes é bem pior, generalizar um dado que já de si nos diz muito pouco...
mais_um Escreveu:Li o blog que indicaste e fiquei com uma dúvida, no universo de cerca 1,5 milhões de alunos abrangidos pelo estatuto do aluno, qual é o numero de alunos que ficaram retidos por excesso de faltas antes da entrada em vigor do novo estatuto do aluno? Esta questão para mim é importante para perceber a importância do assunto, por exemplo se tivermos 10 mil alunos com esse problema estamos a falar de uma percentagem de perto de 0,66% o que me parece pouco relevante para o "barulho" que estão a fazer sobre o tema.
Ai mãe!?!?!?!? mas do que estás tu a falar?!?! tu estás mesmo fora disto... não estamos a falar de números, estamos a falar de situações, da confusão que o novo estatuto está a introduzir nas escolas sem qualquer proveito visivel, antes pelo contrário, para as escolas e professores é mais um trabalho inútil que retira mais algum tempo ao pouco que ainda resta para fazer aquilo que devem realmente fazer... faz algum sentido fazer planos de recuperação e respectiva prova a alunos que faltam sistematicamente sem motivo e que se estão a marimbar tanto para o plano como para a prova?!?!?
olha é melhor parares porque tu estás mesmo fora disto... com as funções que tens devias ter mais conhecimentos da matéria, infelizmente é só demagogia misturada com uma dose brutal de teimosia!
abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Artista,
Antes que me batas, quero só referir que considero a actual equipa do ME incompetente
Um abraço
Alexandre Santos
Antes que me batas, quero só referir que considero a actual equipa do ME incompetente

Um abraço
Alexandre Santos
Boas!
Num dos teus comentários, lançaste-me o desafio de averiguar a existência de números referentes à evolução da indisciplina nas escolas ao longo do tempo, procurei mas não consegui descobrir nenhum estudo sobre o assunto com esses dados, no entanto lembrei-me de utilizar uma metodologia que embora não seja conclusiva em termos científicos é melhor do que a percepção que temos pelas noticias dos telejornais.
Decidi ler uns quantos projectos educativos, porque é o documento da gestão escolar onde estão identificados os problemas das escolas/agrupamentos, assim lendo uns quantos podemos verificar se a indisciplina é realmente um problema generalizado ou não.
Em cerca de 30 projectos educativos de escolas/agrupamentos de província (considerei província tudo o que seja fora da zona do Grande Porto e Grande Lisboa) só em 2 encontrei referencias a situações de indisciplina, na zona da Grande Lisboa em 5 projectos encontrei 4 com referencias a indisciplina e no Grande Porto em 4 encontrei 2.
Não podemos tirar conclusões se a indisciplina está a aumentar ou não, porque não há referencias ao passado, mas eu tiro 2 conclusões, uma é que não há uma situação de indisciplina generalizada nas escolas do país, outra é que o insucesso escolar não está directamente relacionado com a indisciplina, já que em muitos dos agrupamentos/escolas em que o insucesso escolar é apontado como sendo um problema não existem problemas de indisciplina.
Num dos projectos educativos que vi, encontrei todas as situações de indisciplina detalhadas e foi com algum espanto que vi que na escola em questão, chegar atrasado às aulas ou balouçar a cadeira é considerado indisciplina. Também verifiquei que a situação de indisciplina mais frequente é um aluno estar a conversar com outro.
http://esjmlima.prof2000.pt/index.php?o ... &Itemid=61
Li o blog que indicaste e fiquei com uma dúvida, no universo de cerca 1,5 milhões de alunos abrangidos pelo estatuto do aluno, qual é o numero de alunos que ficaram retidos por excesso de faltas antes da entrada em vigor do novo estatuto do aluno? Esta questão para mim é importante para perceber a importância do assunto, por exemplo se tivermos 10 mil alunos com esse problema estamos a falar de uma percentagem de perto de 0,66% o que me parece pouco relevante para o "barulho" que estão a fazer sobre o tema.
Um abraço,
Alexandre Santos
Num dos projectos educativos que vi, encontrei todas as situações de indisciplina detalhadas e foi com algum espanto que vi que na escola em questão, chegar atrasado às aulas ou balouçar a cadeira é considerado indisciplina. Também verifiquei que a situação de indisciplina mais frequente é um aluno estar a conversar com outro.
http://esjmlima.prof2000.pt/index.php?o ... &Itemid=61
Li o blog que indicaste e fiquei com uma dúvida, no universo de cerca 1,5 milhões de alunos abrangidos pelo estatuto do aluno, qual é o numero de alunos que ficaram retidos por excesso de faltas antes da entrada em vigor do novo estatuto do aluno? Esta questão para mim é importante para perceber a importância do assunto, por exemplo se tivermos 10 mil alunos com esse problema estamos a falar de uma percentagem de perto de 0,66% o que me parece pouco relevante para o "barulho" que estão a fazer sobre o tema.
Um abraço,
Alexandre Santos
Já agora deixo aqui um artigo do público... concordo com tudo mas sobretudo com aquilo que aqui tenho defendido sobre a indisciplina crescente nas escolas e a inscapacidade total do novo estatuto do aluno a combater, sendo completamente surreal que venha enunciado como um dos objectivos da reformulação do mesmo!!
http://www.profblog.org/2009/05/santana ... ra-da.html
abraços
artista
http://www.profblog.org/2009/05/santana ... ra-da.html
abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Já sabia off the record a estratégia da CPA de Santo Onofre seduzir o corpo docente do agrupamento. Mas hoje começaram a circular mails a falar do assunto e apareceu no site do SPGL a referência ao mesmo assunto.
Então não é que agora se podiam definir objectivos individuais até ao dia de hoje, a menos de um mês do final das aulas?
Atenção que isto não foi ideia de um PCE resistente ou de um Director a pedir a demissão para dar nas vistas, mas sim o mandatário do Ministério da Educação no Agrupamento de Santo Onofre.
Isto significa a completa descredibilização de todo este processo de avaliação-simplex por parte exactamente de um dos seus mandantes personalizados no terreno.
Para se obterem números a apresentar como vitória usam-se todos os truques possíveis e imagináveis.
Mas é uma vergonha, que merece a atenção de todos os interessados nesta matéria, incluindo a comunicação social e opinadores emcartados, à qual voltarei.
in A Educação do meu Umbigo
Os truques continuam e o povo português continua, impávido e sereno, a assistir a uma das governações mais mentirosas que Portugal teve na sua história.
Nem mesmo as autoridades económicas e financeiras dos EE UU conseguem fazer tanto...
Abraço
mais_um Escreveu:Sobre os meios que os professores precisam para exercer a responsabilidade que tem numa sala de aulas, podes especificar o que falta ou foi alterado em relação ao que existia à 20 ou 30 anos atrás que não permite os professores exercerem essa responsabilidade da melhor forma?
Muita coisa mudou, tanto na escola como nas sociedades... só o facto de a escolaridade obrigatória ter mudado já altera muita coisa mas há muitas outras coisas que mudaram e eu nem serei a pessoa mais habilitada para falar delas...
Na sociedade mudou muita coisa, há um exemplo que eu costumo dar, há 20/30 anos estava eu a estudar, todos os meus colegas viviam com o pai e com a mãe, se alguém tinha os pais separados era assim uma coisa do outro mundo, algo estranho, agora estamos quase no inverso! Este é apenas um dos factos que altera em muito a parte emocional dos alunos! Tudo muda e os miúdos são os primeiros a "apanhar" essas mudanças...
Aquilo que realmente tenho defendido, aliás é quase só isso que motivou a minha participação neste tópico, é que deve haver uma consciência geral para o aumento da indisciplina nas escolas e para o facto de os mecanismos existentes estarem já desajustados... aliás se reparares no início da Lei 3/2008 (novo estatuto do aluno) vem lá referido que o objectivo da reformulação do estatuto do aluno é combater a indisciplina (o próprio Ministério da Educação tem dados que confirmam esse aumento, não é só a minha precepção), fiz um trabalho no estágio e contactámos de diversas formas (Telefone, mail e fax) o ministério da educação para que nos esclarecessem quais as alterações introduzidas no mesmo serviam para combater a indisciplina?... ainda hoje estamos à espera de uma resposta deles, neste caso do Sr. Valter Lemos! Desse trabalho foi feito um blog que podes consultar aqui: http://www.estatutodoaluno.blogspot.com/
Muitos dos problemas que identificámos na altura (ainda não tinha entrado em vigor) estão agora a verificar-se nas escolas, nomeadamente as confusões com as provas de recuperação... mas o mais importante disto tudo é que as alterações introduzidas não vieram trazer nada de novo para combater a indisciplina! Foi uma oportunidade perdida... até deixou de estar prevista a exclusão do aluno!
Agora parece que vem ai a escolaridade obrigatória até ao 12º... vai ser bonito!
Para terminar, obviamente que eu não tenho a resposta do que devemos fazer para reduzir a indisciplina, tenho algumas idéias, muitas das quais tenho dúvidas da sua possibilidade de implementação, o que acho importante é que as pessoas tenham consciência de que é preciso mudar algo, que é preciso adaptarmo-nos... e o que sinto ás vezes é que parece que interessa a alguém que isto não mude!!
abraços
artista
Artista,
Ao contrario do que tu afirmas nunca disse que a disciplina não tinha aumentado:
Alem de dar 2 ou 3 exemplos de comportamentos incorrectos de professores, também escrevi o seguinte:
Como podes verificar não escondo as responsabilidades dos pais no que diz respeito à indisciplina, agora raramente vejo para não dizer que nunca vi ou ouvi um professor assumir que os docentes temresponsabilidades no que quer que seja! Não é dizer que não tem responsabilidade é reconhecer que tem responsabilidades no estado actual da educação e tu não contas!
Sobre os meios que os professores precisam para exercer a responsabilidade que tem numa sala de aulas, podes especificar o que falta ou foi alterado em relação ao que existia à 20 ou 30 anos atrás que não permite os professores exercerem essa responsabilidade da melhor forma?
Para terminar, eu não ataco ninguém,
Um abraço,
Alexandre Santos
Ao contrario do que tu afirmas nunca disse que a disciplina não tinha aumentado:
Existe indisciplina, já existia quando fui aluno, agora se é mais ou menos, ou se está muito ou pouco generalizada não sei, nem sei se alguém o sabe. Eventualmente pelo número de faltas disciplinares/processos de averiguação/suspensão de alunos pudéssemos chegar a uma conclusão baseada em factos em vez de ser baseada em percepções, até porque é bem mais fácil lembrar-nos dos aspectos negativos, como tu bem sabes.
Alem de dar 2 ou 3 exemplos de comportamentos incorrectos de professores, também escrevi o seguinte:
uma arvore não faz a floresta (sobre este ultimo caso da professora a falar de sexo)
(responsabilidade na indisciplina)tirava os alunos pelo menos enquanto menores, devem ser os pais, os reponsaveis por eles
Ainda há bem pouco tempo existiu um problema numa visita de estudo em que uma aluna levou um garrafa de vodka e causou problemas, os pais querem imputar responsabilidades à escola, quando ela trouxe a garrafa do supermercado, como é obvio estou do lado da escola
Eu desde o inicio que assumi que os pais são os principais responsaveis pelo facto (indisciplina)
maior parte do pais pensarem que a escola existe para educar e tomar conta dos filhos
Como podes verificar não escondo as responsabilidades dos pais no que diz respeito à indisciplina, agora raramente vejo para não dizer que nunca vi ou ouvi um professor assumir que os docentes temresponsabilidades no que quer que seja! Não é dizer que não tem responsabilidade é reconhecer que tem responsabilidades no estado actual da educação e tu não contas!

Sobre os meios que os professores precisam para exercer a responsabilidade que tem numa sala de aulas, podes especificar o que falta ou foi alterado em relação ao que existia à 20 ou 30 anos atrás que não permite os professores exercerem essa responsabilidade da melhor forma?
Para terminar, eu não ataco ninguém,

Um abraço,
Alexandre Santos
Quando falei em citações, não estava a levar a coisa à letra, referia-me s todos os exemplos que tens referido, de professores que fazem isto ou aquilo, de casos nas escolas onde és presidente da associação de pais (tu é que usaste o termo e eu apenas acrescentei o "encarregados de educação", depois usaste um preciosismo de definição para me atacar, enfim
)...
Vai lá ler todos os teus textos e vê lá quantos são os casos que apresentas como de má conduta, incompetência ou outros tipos de situações irregulares que derivem de professores!!?
O Estatuto do aluno é uma Lei e não um Decreto-lei... e eu é que não sei o que é??!!
Tu insistes numa coisa sem sentido, a responsabilidade é do professor, obviamente que é, mas ele precisa de meios para exercer essa responsabilidade de uma forma eficaz... a responsabilidade de manter a ordem pública também é da polícia e isso não impede que todos os dias aconteçam vários crimes, não me digas que os polícias é que são os culpados?!?!
E tu estás a dar uma ajuda enorme para a resolução dos problemas... fingindo que a disciplina não aumentou e responsabilizando os professores por tudo o que se passa na sala de aula estás a ir por um bom caminho!!!
Pois eu acho que há muita coisa para pensar e para mudar, mas por ti a única coisa que tem de mudar parece que são os professores que têm todos que ser melhores... não sei como é que vais conseguir resolver os problemas da indisciplina crescente.. ah pois, ela não está a crescer!!!
Já respondi a isto lá atrás, não desvies o assunto com preciosismos sem sentido...
abraço
artista

Vai lá ler todos os teus textos e vê lá quantos são os casos que apresentas como de má conduta, incompetência ou outros tipos de situações irregulares que derivem de professores!!?
O Estatuto do aluno é uma Lei e não um Decreto-lei... e eu é que não sei o que é??!!

mais_um Escreveu:A minha luta é para as crianças terem um ensino melhor, a escola existe para ensinar, nada mais, enquanto a maior parte dos professores pensarem que a escola existe apenas para lhes dar emprego e a maior parte do pais pensarem que a escola existe para educar e tomar conta dos filhos não saímos da cepa torta.
E tu estás a dar uma ajuda enorme para a resolução dos problemas... fingindo que a disciplina não aumentou e responsabilizando os professores por tudo o que se passa na sala de aula estás a ir por um bom caminho!!!
Pois eu acho que há muita coisa para pensar e para mudar, mas por ti a única coisa que tem de mudar parece que são os professores que têm todos que ser melhores... não sei como é que vais conseguir resolver os problemas da indisciplina crescente.. ah pois, ela não está a crescer!!!
mais_um Escreveu:Peço-te que antes de voltares a escrever o que quer que seja, leias com atenção o tópico todo, prestavas um favor a todos nós (especialmente a mim…![]()
)
Já respondi a isto lá atrás, não desvies o assunto com preciosismos sem sentido...
abraço
artista
artista Escreveu:Tu tens coleccionado aqui citações de casos pontuais de professores que cometeram crimes ou agiram de forma incorrecta
Tu deves ler os tópicos de uma forma mesmo muito muito rápida, dizes que coloquei citações de casos pontuais de professores que cometeram crimes

artista Escreveu: Não, estás apenas a tentar denegrir a imagem da classe, não vejo outro objectivo!
Deves estar mesmo com pouco tempo para ler os posts!!!

artista Escreveu:Isso é grave sobretudo para quem é presidente de uma associação de pais (que deveria chamar-se de encarregados de educação porque cada vez mais estes não são os pais) que representa mais 2 mil alunos...
De certeza que dás aulas??? É que todas as associações são de pais E encarregados de educação, todas!

Lei das Associações de Pais Decreto-Lei n.º 372/90, de 27 de Novembro (com as alterações do Decreto-Lei n.º 80/99, de 16 de Março)
Artigo 1º Objecto 1 - O presente diploma aprova o regime que disciplina a constituição das associações de pais e encarregados de educação, adiante designadas por associações de pais, e define os direitos e deveres das referidas associações, bem como das suas federações e confederações.
artista Escreveu:Se andasses mais atentomas enfim, no cargo que ocupas, devias conhecer muito bem o "Estatuto do aluno" e o regulamento interno das escolas, e sobretudo não confundir os dois!!
Desculpa????

artista Escreveu: Mas pelos vistos andas mais preocupado com outras "lutas"!
A minha luta é para as crianças terem um ensino melhor, a escola existe para ensinar, nada mais, enquanto a maior parte dos professores pensarem que a escola existe apenas para lhes dar emprego e a maior parte do pais pensarem que a escola existe para educar e tomar conta dos filhos não saímos da cepa torta.
Peço-te que antes de voltares a escrever o que quer que seja, leias com atenção o tópico todo, prestavas um favor a todos nós (especialmente a mim…

Um abraço,
Alexandre Santos
Apenas dois reparos:
Como é que maior parte dos alunos da escola podem dizer que a professora é espectacular se a maior parte deles não tem aulas com ela e como é que os jornalistas sabem da opinão da "maior" parte dos alunos da escola, fizeram uma sondagem à saida da escola????
Concordo em absoluto e defendi isso logo no inicio deste topico, só tenho pena é que os mesmos que agora defendem essa atitude tenham tido a atitude contraria quando foi o caso da aluna e do telemovel....
[/quote]
Bzidroglio Escreveu:.
Nesta história, o estranho é que ao que parece, a maior parte dos alunos dessa escola transmite que a professora "é espectacular !".
Como é que maior parte dos alunos da escola podem dizer que a professora é espectacular se a maior parte deles não tem aulas com ela e como é que os jornalistas sabem da opinão da "maior" parte dos alunos da escola, fizeram uma sondagem à saida da escola????
Por isso, julgamentos na praça pública, sem conhecer TODOS os dados são SEMPRE prematuros.
Concordo em absoluto e defendi isso logo no inicio deste topico, só tenho pena é que os mesmos que agora defendem essa atitude tenham tido a atitude contraria quando foi o caso da aluna e do telemovel....
[/quote]
mais_um Escreveu:O facto de seres professor em part time, faz com que tenhas uma visão menos parcial e corporativista que os teus colegas a tempo inteiro. Assumires que os professores também tem responsabilidades na indisciplina (entre outros aspectos) que existe nas escolas é facto raro, basta ler os comentários dos mesmos nos foruns.
Eu desde o inicio que assumi que os pais são os principais responsaveis pelo facto, até porque como já escrevi aqui, os meus filhos vão à escola para aprenderem. A educação e os valores que eu quero que eles sigam, é da minha responsabilidade e da minha mulher.
De facto sou aquilo que se pode chamar um professor em "part-time", mas já fui mais, este ano até tenho um horário completo embora seja em substituições e já vou em três escolas, uma ficarei até final do ano a outra até que volte a minha colega que partiu umas costelas, quando isso acontecer, estou desempregado, ou melhor fico com as 6 horas semanais da escola com que tenho contrato até final do ano (nem teria direito a subsídio de desemprego porque não estou em situação total de desemprego, mesmo só recebendo dessa escola a módica quantia de 275 euros mensais).. é assim a vida de muitos professores, felizmente eu não dependo só da escola, mas conheço muitos casos que dependem...
Tu tens coleccionado aqui citações de casos pontuais de professores que cometeram crimes ou agiram de forma incorrecta, em 140 mil se não houvesse muitos é que seria de admirar... eu não percebo é qual é o teu objectivo ao fazê-lo??! estás a contribuir para o debate de como combater a indisciplina?! estás a contribuir para alguma coisa útil?! Não, estás apenas a tentar denegrir a imagem da classe, não vejo outro objectivo!
Isso é grave sobretudo para quem é presidente de uma associação de pais (que deveria chamar-se de encarregados de educação porque cada vez mais estes não são os pais) que representa mais 2 mil alunos... mas enfim, no cargo que ocupas, devias conhecer muito bem o "Estatuto do aluno" e o regulamento interno das escolas, e sobretudo não confundir os dois!! Mas pelos vistos andas mais preocupado com outras "lutas"!
abraço
artista
"Mais um", esse copy+paste é uma opinião como outra qualquer.
Isso é como as comidas que fazem bem,os produtos que emagrecem, ou como um anúncio que passou uma vez na TV em que durante cerca de 5 minutos queriam convencer o mercado que as alcatifas eram boas para a saúde.
O actual "eduquês" lançou muitas teorias...
Algumas podem ser boas, outras assim-assim, e outras até farão mal. O tempo o dirá...
Eu que andei na velha escola, e até levei algumas (poucas) reguadas não foi por não existir na altura as Ciências da Educação que deixei de aprender e me formar como pessoa e homem.
O que é um facto indesmentível é que dificilmente alguém consegue ser bom em qualquer área sem praticar.
No caso presente e sem querer desculpabilizar a professora, o que assisti foi a um excerto de uma peça, montada pelas TV's ,que todos sabemos o que passam na sua programação e que vivem de audiências.
Gostaria de assistir a tudo antes de tomar posição.
Relembro a celebre confusão do Engº António Guterres, quando não sabia fazer uma conta simples...
Isso foi explorado até ao tutano pelas TV's. Mais tarde, veio-se a saber que o homem tinha recebido a notícia que a sua esposa tinha um cancro, e que lhe restariam poucos dias de vida.
A imagem que as TV passaram foi de um 1º Ministro incompetente, que não sabia fazer uma conta básica...
Nesta história, o estranho é que ao que parece, a maior parte dos alunos dessa escola transmite que a professora "é espectacular !".
Por isso, julgamentos na praça pública, sem conhecer TODOS os dados são SEMPRE prematuros.
Isso é como as comidas que fazem bem,os produtos que emagrecem, ou como um anúncio que passou uma vez na TV em que durante cerca de 5 minutos queriam convencer o mercado que as alcatifas eram boas para a saúde.
O actual "eduquês" lançou muitas teorias...
Algumas podem ser boas, outras assim-assim, e outras até farão mal. O tempo o dirá...
Eu que andei na velha escola, e até levei algumas (poucas) reguadas não foi por não existir na altura as Ciências da Educação que deixei de aprender e me formar como pessoa e homem.
O que é um facto indesmentível é que dificilmente alguém consegue ser bom em qualquer área sem praticar.
No caso presente e sem querer desculpabilizar a professora, o que assisti foi a um excerto de uma peça, montada pelas TV's ,que todos sabemos o que passam na sua programação e que vivem de audiências.
Gostaria de assistir a tudo antes de tomar posição.
Relembro a celebre confusão do Engº António Guterres, quando não sabia fazer uma conta simples...
Isso foi explorado até ao tutano pelas TV's. Mais tarde, veio-se a saber que o homem tinha recebido a notícia que a sua esposa tinha um cancro, e que lhe restariam poucos dias de vida.
A imagem que as TV passaram foi de um 1º Ministro incompetente, que não sabia fazer uma conta básica...
artista Escreveu:Se fores ver o meu primeiro comentário vais ver que condeno a atitude da professora como condeno muitas outras de professores (por exemplo dos que sem qualquer justificação atendem telemóveis durante as aulas)... aliás a minha guerra neste tópico tem sido quase só sobre o aumento da indisciplina e sobre a desadequadação das ferramentas legais para a combater... é um assunto que deverá dizer respeito a todos, professores, alunos, pais, etc, mas é preciso que as pessoas tenham consciência do fenómeno para que se comece a trabalhar a sério em formas de responder a este problema, o que tenho visto é apenas muita conversa (programas de televisão incluidos) de onde nunca sai nada de concreto... estão à espera do quê?!
Boas!
O facto de seres professor em part time, faz com que tenhas uma visão menos parcial e corporativista que os teus colegas a tempo inteiro. Assumires que os professores também tem responsabilidades na indisciplina (entre outros aspectos) que existe nas escolas é facto raro, basta ler os comentários dos mesmos nos foruns.
Eu desde o inicio que assumi que os pais são os principais responsaveis pelo facto, até porque como já escrevi aqui, os meus filhos vão à escola para aprenderem. A educação e os valores que eu quero que eles sigam, é da minha responsabilidade e da minha mulher.
Um abraço,
Alexandre Santos
Ainda sobre os trabalhos de casa...
Trabalhos de casa das crianças são "inúteis, repetitivos e excessivos"
2009-05-18
O excesso de trabalhos de casa está a prejudicar a forma com as crianças olham para o conhecimento, alerta uma especialista, considerando que, depois da escola, os mais pequenos deveriam brincar, aprendendo naturalmente desta forma coisas úteis para a vida.
Para Maria José Araújo, investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Universidade do Porto, e que fez uma tese de mestrado sobre este tema, os Trabalhos Para Casa (TPC) são por norma "repetitivos", "inúteis" e "excessivos", porque, depois da escola, ainda "organizam a casa à volta do trabalho escolar".
"São inúteis no sentido de que só fazem apelo à memória e não ao conhecimento. Porque as crianças estão apenas ali a cumprir aquela formalidade e isso não dá conhecimento para depois poderem raciocinar, ao passo que, se os miúdos estiverem a fazer uma actividade significativa para eles, isso é uma aprendizagem que fica para sempre", defendeu.
A especialista destaca que "a actividade principal das crianças é brincar e para as crianças brincar é uma actividade muito séria".
"Para os adultos trabalhar é que é muito sério e não percebem que as crianças aprendem a brincar. Não percebem que se uma criança estiver cinco horas na escola depois deveria brincar e que essa brincadeira serve também para aprender coisas que vão ser importantes para a vida", considerou.
Contra tarefas para casa como "cópias de textos, repetições de palavras (várias vezes), fichas com contas e problemas diversos que na maior parte das vezes se limitam a reproduzir os conteúdos dos livros ou o que eventualmente foi feito e explicado na aula", Maria José Araújo propõe antes que, por exemplo, andem de bicicleta ou façam um bolo com os pais.
Esta pedagoga destaca que os TPC são um assunto complexo, que "se naturalizou, de forma que faz parte do dia-a-dia e ninguém pára pensar nisso".
"As crianças parecem querer corresponder às expectativas dos pais e professores; os professores aparentemente querem corresponder às expectativas sociais; outros técnicos de educação dizem querer ajudar as crianças a ter melhores desempenhos escolares; os pais parecem querer proporcionar uma maior mobilidade social através da escola", afirmou, realçando que "anda toda a gente com receio de toda a gente, mas depois, quando se juntam as pessoas para pensar, concluem que é excessivo".
"Se tivéssemos a percepção de que estamos a falar de crianças e não de alunos, talvez conseguíssemos entender melhor que é preciso ter cuidado, porque isto prejudica a maneira como as crianças olham para o conhecimento, prejudica a maneira como os adultos se relacionam com as crianças e prejudica a maneira como as crianças valorizam ou desvalorizam o conhecimento", acrescentou
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Naciona ... id=1236103
carrancho Escreveu:Mas este é também para ti artista!![]()
Ao discutir os problemas generalistas da classe docente, contribuem para a colagem de um caso particular a toda essa classe. Isso é sistemático quando se fala de um professor, mesmo quando o caso não tem que ver directamente com a sua actividade profissional. Isto pode levar a pensar que estão a desculpabilizar o individuo e, no limite, que poderia acontecer com qualquer professor. Acho que contribuiam muito mais para a boa imagem da profissão se deixassem claro que se demarcavam (toda a classe) deste tipo de atitudes.
Se fores ver o meu primeiro comentário vais ver que condeno a atitude da professora como condeno muitas outras de professores (por exemplo dos que sem qualquer justificação atendem telemóveis durante as aulas)... aliás a minha guerra neste tópico tem sido quase só sobre o aumento da indisciplina e sobre a desadequadação das ferramentas legais para a combater... é um assunto que deverá dizer respeito a todos, professores, alunos, pais, etc, mas é preciso que as pessoas tenham consciência do fenómeno para que se comece a trabalhar a sério em formas de responder a este problema, o que tenho visto é apenas muita conversa (programas de televisão incluidos) de onde nunca sai nada de concreto... estão à espera do quê?!
abraço
artista
O principal problema da Educação é que é mais um sector do "faz de conta".
Existirão certamente professores bons e professores maus...
Mas existe uma geração de pais (enfie a carapuça quem quiser) que com mais ou menos cultura acha que aos seus meninos tudo é permitido.
Essa geração de pais, (normalmente nascida pós 25 de Abril) acha que só tem direitos, e é isso que transmite aos filhos.
O exemplo que alguém achou mal, transmite uma boa parte da mentalidade que grassa no ensino.
Muitos dos que criticam os professores fazem-no dentro do seu meio económico-social (classe média, media alta e alta)...
Gostaria de ver muitos dos "politicamente correctos" a dar aulas a gente de bairros problemáticos em que 80 a 90% vive, entre outras coisas do RSI, e de rendimentos passíveis de penas de prisão.
O recado que a professora enviou, se fosse com os meus pais, seria caso para EU ter sérios problemas enquanto estudante...
Ai de mim se um professor enviasse uma nota semelhante.
Agora, a má da fita é a professora que quer ensinar...
A "Geração Rasca" assim apelidada pelo VJS vai multiplicar-se por milhões.
Mas..sejam felizes..continuem a formar "ignorantes licenciados" e "mestrados ignorantes" que é apenas a continuação da bandalheira que grassa no rectângulo.
Afinal não é o que pretendem? Estatísticas favoráveis e notas altas dos meninos, ainda que nem saibam, o que anteriormente se ensinava na 4ª classe?
Existirão certamente professores bons e professores maus...
Mas existe uma geração de pais (enfie a carapuça quem quiser) que com mais ou menos cultura acha que aos seus meninos tudo é permitido.
Essa geração de pais, (normalmente nascida pós 25 de Abril) acha que só tem direitos, e é isso que transmite aos filhos.
O exemplo que alguém achou mal, transmite uma boa parte da mentalidade que grassa no ensino.
Muitos dos que criticam os professores fazem-no dentro do seu meio económico-social (classe média, media alta e alta)...
Gostaria de ver muitos dos "politicamente correctos" a dar aulas a gente de bairros problemáticos em que 80 a 90% vive, entre outras coisas do RSI, e de rendimentos passíveis de penas de prisão.
O recado que a professora enviou, se fosse com os meus pais, seria caso para EU ter sérios problemas enquanto estudante...
Ai de mim se um professor enviasse uma nota semelhante.
Agora, a má da fita é a professora que quer ensinar...
A "Geração Rasca" assim apelidada pelo VJS vai multiplicar-se por milhões.
Mas..sejam felizes..continuem a formar "ignorantes licenciados" e "mestrados ignorantes" que é apenas a continuação da bandalheira que grassa no rectângulo.
Afinal não é o que pretendem? Estatísticas favoráveis e notas altas dos meninos, ainda que nem saibam, o que anteriormente se ensinava na 4ª classe?
Editado pela última vez por Bzidroglio em 21/5/2009 9:22, num total de 2 vezes.
Bzidroglio Escreveu:Sem comentários... (isto existe, e muito pior...)
Faço minhas as palavras do Bzidroglio....

Professor condenado a dois anos de prisão em Gondomar
19 Fevereiro, 2009 - 17:49
O Tribunal de Gondomar condenou a dois anos de prisão com pena suspensa por igual período de tempo, o professor que abusou sexualmente alunas menores.O professor foi acusado de crime de abuso sexual de crianças devido a uma conversa obscena que teve com uma aluna através do Messenger, por ter relações sexuais com uma aluna de 15 anos e três crimes de fotografias ilícitas com imagens de partes íntimas das estudantes.
Num total de 19 crimes, nove queixas foram retiradas.
De acordo com o Jornal de Notícias, o docente vai poder manter-se em funções, dado que a pena não é superior a três anos.
Os crimes foram cometidos entre Setembro de 2003 e meados de 2005, em escolas de Ermesinde, Guimarães e Gondomar, sendo as vítimas alunas do 7º e 8º ano de escolaridade, com 13 e 15 anos.
http://noticias.portugalmail.pt/artigo/ ... m-gondomar
artista Escreveu:carrancho Escreveu:Para mim está em causa aquela pessoa, nada mais. O ser professora apenas serve para exponenciar a gravidade da situação. Como professora ela deve ter tido na sua formação muitas horas de pedagogia, não merece atenuantes por ignorância ou inexistência de informação. Outra agravante é o alvo dessa atitude serem crianças.
Depende da área de formação mas olha que na minha isso quase não existe![]()
Esta tua idéia também me lembra de algo, a comunidade exige muito da classe dos professores, têm que ser pessoas muito qualificadas em várias áreas, para muitos têm se ser perfeitos ou andar por lá perto... mas quando se fala em perca de regalias, baixa de salários, e mais exigências, sobretudo para os que entraram para o ensino nos últimos 10/15 anos acham bem!!!??? Decidam-se... ou querem exigir e dão condições ou contentem-se com o que têm!
Eu acho que é uma profissão à qual se deve exigir muito, mas também é preciso dar-lhe condições para trabalharem (não estou a falar de exclusivamente de condições monetárias, embora essas também tenham algum peso, há outras que têm bem mais) ... as sociedades mudaram muito nos últimos anos e o ensino tem de acompanhar essas mudanças!
Este comentário não é directamente para ti Carrancho, é para quem lhe servir a carapuça! Apenas aproveitei o teu texto porque vinha a propósito![]()
abraços
artista
Mas este é também para ti artista!

Ao discutir os problemas generalistas da classe docente, contribuem para a colagem de um caso particular a toda essa classe. Isso é sistemático quando se fala de um professor, mesmo quando o caso não tem que ver directamente com a sua actividade profissional. Isto pode levar a pensar que estão a desculpabilizar o individuo e, no limite, que poderia acontecer com qualquer professor. Acho que contribuiam muito mais para a boa imagem da profissão se deixassem claro que se demarcavam (toda a classe) deste tipo de atitudes.
Não vou discutir de que classes a comunidade exige em demasia ou défice. Neste caso exigia muito mais fosse qual fosse a calsse profissional da "senhora doutora".
Abração,
Carrancho
Abraço,
Carrancho
Carrancho
carrancho Escreveu:Para mim está em causa aquela pessoa, nada mais. O ser professora apenas serve para exponenciar a gravidade da situação. Como professora ela deve ter tido na sua formação muitas horas de pedagogia, não merece atenuantes por ignorância ou inexistência de informação. Outra agravante é o alvo dessa atitude serem crianças.
Depende da área de formação mas olha que na minha isso quase não existe

Esta tua idéia também me lembra de algo, a comunidade exige muito da classe dos professores, têm que ser pessoas muito qualificadas em várias áreas, para muitos têm se ser perfeitos ou andar por lá perto... mas quando se fala em perca de regalias, baixa de salários, e mais exigências, sobretudo para os que entraram para o ensino nos últimos 10/15 anos acham bem!!!??? Decidam-se... ou querem exigir e dão condições ou contentem-se com o que têm!
Eu acho que é uma profissão à qual se deve exigir muito, mas também é preciso dar-lhe condições para trabalharem (não estou a falar de exclusivamente de condições monetárias, embora essas também tenham algum peso, há outras que têm bem mais) ... as sociedades mudaram muito nos últimos anos e o ensino tem de acompanhar essas mudanças!
Este comentário não é directamente para ti Carrancho, é para quem lhe servir a carapuça! Apenas aproveitei o teu texto porque vinha a propósito

abraços
artista