offtopic - onde fazer queixa para obrigar café a fechar
4 mensagens
|Página 1 de 1
Re: offtopic - onde fazer queixa para obrigar café a fechar
StockGalaxy Escreveu:Boa noite,
Alguém sabe a quem posso pedir para inspeccionar uma churrasqueira que na realidade é fachada para café que fica aberto até quando lhe apetece com clientes bêbados na rua e extremamente ruidosos?
A PSP já lá foi várias vezes e disse-me que já foi inspeccionado várias vezes mas não percebo como é que com tantas queixas à policia nada acontece.
queixa na ASAE? (acho que estes não agem com queixas de ruído)
Camera Municipal? em que departamento?
stock
Sei bem o que isso é, tenho um café por baixo de casa. Em 2007 apresentei reclamação na Câmara de Évora, bem fundamentada e factual, e chamei a PSP quase dia sim, dia não. Alguns meses depois, com muita persistência pelo meio, e apesar de o dono ser amigo da PSP, foi obrigado a fazer obras de isolamento acústico, a fechar definitivamente a esplanada (por não ser autorizada pelos restantes condóminos nem pelo regulamento do condomínio), e a reduzir o horário de funcionamento (agora fecha às 23h e não às 2h). Porém, tudo isto depende dos planos municipais, funcionários camarários, e da classificação da zona onde habita. Partindo do princípio que habita uma zona considerada habitacional, aconselho-o a fazer o seguinte:
* Informe-se: se não quer ser passado por parvo nos passos que se seguem, leia bem a Lei do Regulamento Geral de Ruído (acho que ainda é o DL n.º 9 de 2007, salvo eventuais alterações posteriores) e consulte a sua Câmara - faça perguntas, você é que lhes paga o ordenado!
* Reclame na Câmara: apresente uma reclamação formal, explicando objectivamente todos os abusos e transtornos da situação, não se esquecendo de ir lá regularmente constatar o andamento do processo, com o n.º do mesmo na mão, para ele não se extraviar "acidentalmente" ou perder no fundo de uma gaveta. Gostaria de acrescentar que o horário de funcionamento dos estabelecimentos é proposto pelos donos, mas carece de autorização da CM, que pode alterá-lo se assim entender.
* Chame a PSP: chame-os sempre que eles possam constatar que há bastante ruído, seja em que hora for - o ruído excessivo é proibido sem licença específica, e o ruído incomodativo ou de vizinhança é proibido após as 20h ou 23h (depende, ver Lei), dentro ou fora do horário de funcionamento. Se tiver coragem para tal, peça aos agentes que o informem de qual é a esquadra onde e quando poderá irá buscar o comprovativo do registo da ocorrência (que eles são obrigados a fazer sempre que há uma participação, independentemente de serem amigos do dono do estabelecimento, ou sofrerem de amnésia selectiva). Vá buscar todos estes registos e guarde-os para qq eventualidade, seja para apresentar na CM, ou para incentivar os agentes a fazer cumprir a Lei.
* Seja persistente e corajoso: isto é uma guerra e vai dar-lhe muitas dores de cabeça.
Boa sorte!
A churrasqueira tem um horário afixado e é obrigada a cumpri-lo.
A partir do momento que não o cumpre podes chamar a polícia e eles vão lá fechar a casa.
Caso a polícia lá vá e não feche a casa é porque são amigos, já vi acontecer isso em bares onde a diferença entre a polícia lá ir fechar a casa às 2h ou às 4h era simplesmente a amizade com a esquadra e a gerência que estivesse no o bar.
A sugestão do Fenício é simples e eficaz também, desde que não tenhas problemas em confrontar o dono do tasco.
É sempre chato e o tuga para reclamar por escrito fica sempre para amanhã...
Boa sorte.
A partir do momento que não o cumpre podes chamar a polícia e eles vão lá fechar a casa.
Caso a polícia lá vá e não feche a casa é porque são amigos, já vi acontecer isso em bares onde a diferença entre a polícia lá ir fechar a casa às 2h ou às 4h era simplesmente a amizade com a esquadra e a gerência que estivesse no o bar.
A sugestão do Fenício é simples e eficaz também, desde que não tenhas problemas em confrontar o dono do tasco.
É sempre chato e o tuga para reclamar por escrito fica sempre para amanhã...
Boa sorte.
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Penso que há uma lei qualquer sobre ruídos, mas infelizmente não sou profundo conhecedor da matéria.
Com relação à ASAE, podes sempre ir ao tal café 1 ou 2 vezes por semana e pedir o livro de reclamações. Penso que também podes pedir aos teus amigos para fazerem o mesmo. Com uma enxurrada de reclamações, de certeza que a ASAE irá fazer alguma coisa.
Com relação à ASAE, podes sempre ir ao tal café 1 ou 2 vezes por semana e pedir o livro de reclamações. Penso que também podes pedir aos teus amigos para fazerem o mesmo. Com uma enxurrada de reclamações, de certeza que a ASAE irá fazer alguma coisa.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
- Registado: 20/1/2008 20:32
offtopic - onde fazer queixa para obrigar café a fechar
Boa noite,
Alguém sabe a quem posso pedir para inspeccionar uma churrasqueira que na realidade é fachada para café que fica aberto até quando lhe apetece com clientes bêbados na rua e extremamente ruidosos?
A PSP já lá foi várias vezes e disse-me que já foi inspeccionado várias vezes mas não percebo como é que com tantas queixas à policia nada acontece.
stock
stock
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.
nada na manga, tudo na mão.
4 mensagens
|Página 1 de 1