Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Rascunhos de um fora-da-lei

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por arnie » 1/5/2009 16:50

Flying Turtle Escreveu:Compreendo a objecção do arnie e tendo a partilhá-la. Vejamos:

A tua estratégia de preservação do capital leva-te a, perante uma subida de 20%, colocares o trailing stop de forma a garantires, pelo menos, 14%. Ok, partamos deste pressuposto:

Garantindo o mesmo nível de preservação do capital, poderias, por exemplo, vender 70% da poosição, encaixando imediatamente os 14% - e disponibilizando esses fundos imediatamente para novos trades - ficando os restantes 30% investidos, eventualmente com um trailing stop mais largo ou mesmo sem trailing stop. Coinsiderando esta opção num extremo e a tua no outro, existe uma gama contínua de opções intermédias, variando a posição mínima do trailing stop para a parte restando investida em função do capital imediatamente encaixado, por forma garantires sempre a rentabiliodade mínima pretendida.

Existem assim várias alternativas para a mesma estratégia de preservação de capital, sendo que não é necessariamente a que tu defendes aquela que te poderá levar à maximização do teu potencial de ganho (isto tudo dentro do mesmo pressuposto de preservação de capital). Na verdade, a escolha da opção a tomar passará por uma análise de custo de oportunidade: Se no momento da decisão existe um investimento alternativo no qual vês maior potencial de ganho, então deves sair em função da tua análise risco/benefício das várias possibilidades de trading em presença.

FT

Flying, eu proprio não conseguiria dizer melhor

:clap:
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Jesse James » 1/5/2009 16:32

Turtle e Arnie

Obrigado pelos vossos contributos. O que dizem faz sentido e é mais uma boa ajuda para melhorar o meu plano de trading e quiçá de outros participantes do CB.

bn

JJ
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!

Registado: 3/6/2008 15:12

por Flying Turtle » 1/5/2009 16:24

Jesse James Escreveu:
arnie Escreveu:há uma coisa que me está a escapar

dizes que queres preservar capital mas com uma subida de 20% num só dia não fechas parte da posição? :shock:

OK, entendo a trailing stop e como não há sinal de inversão queres fazer correr os ganhos

MAS UMA SUBIDA DE 20% NUM SO DIA E NÃO FECHAS PARTE DA POSIÇÃO?

penso que estás a meter no meio da tua preservação de capital alguma ganância

:|

Compreendo a tua opinião, mas é uma questão de disciplina, não de ganância. Estou a trocar 20% por 14% (com o trailing stop). Não é ganância. É uma tentativa de ser disciplinado associada ao facto de não existir motivo nenhum para sair. Os motivos que me levaram a acreditar no trade mantêm-se intactos.

Compreendo a objecção do arnie e tendo a partilhá-la. Vejamos:

A tua estratégia de preservação do capital leva-te a, perante uma subida de 20%, colocares o trailing stop de forma a garantires, pelo menos, 14%. Ok, partamos deste pressuposto:

Garantindo o mesmo nível de preservação do capital, poderias, por exemplo, vender 70% da poosição, encaixando imediatamente os 14% - e disponibilizando esses fundos imediatamente para novos trades - ficando os restantes 30% investidos, eventualmente com um trailing stop mais largo ou mesmo sem trailing stop. Coinsiderando esta opção num extremo e a tua no outro, existe uma gama contínua de opções intermédias, variando a posição mínima do trailing stop para a parte restando investida em função do capital imediatamente encaixado, por forma garantires sempre a rentabiliodade mínima pretendida.

Existem assim várias alternativas para a mesma estratégia de preservação de capital, sendo que não é necessariamente a que tu defendes aquela que te poderá levar à maximização do teu potencial de ganho (isto tudo dentro do mesmo pressuposto de preservação de capital). Na verdade, a escolha da opção a tomar passará por uma análise de custo de oportunidade: Se no momento da decisão existe um investimento alternativo no qual vês maior potencial de ganho, então deves sair em função da tua análise risco/benefício das várias possibilidades de trading em presença.

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por arnie » 1/5/2009 16:13

Jesse James Escreveu:Compreendo a tua opinião, mas é uma questão de disciplina, não de ganância. Estou a trocar 20% por 14% (com o trailing stop). Não é ganância. É uma tentativa de ser disciplinado associada ao facto de não existir motivo nenhum para sair. Os motivos que me levaram a acreditar no trade mantêm-se intactos.

bn

JJ

Mas historicamente, é normal esse titulo subir 20% num só dia?

Sim, eu entendo a questão da disciplina mas não estamos a falar de uma subida de 2%, estamos a falar de uma subida de 20% que como tu sabes, é algo anormal. Daí perguntar se historicamente esse titulo faz esse tipo de rallie. Se sim, então é normal para ele.

Se continuas a acreditar no titulo deves certamente manter a posição mas a meu ver NUNCA com a posição original.

Poderias, por exemplo, fechar 1/3 da posição, recolhendo desse modo, os 20% desse terço.

Naturalmente que não estou aqui a incluir as comissões que deverão OBRIGATORIAMENTE ser incluida na equação aquando de uma entrada/saida faseada de uma posição.
Bons negocios,
arnie

Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Jesse James » 1/5/2009 16:05

arnie Escreveu:há uma coisa que me está a escapar

dizes que queres preservar capital mas com uma subida de 20% num só dia não fechas parte da posição? :shock:

OK, entendo a trailing stop e como não há sinal de inversão queres fazer correr os ganhos

Compreendo a tua opinião, mas é uma questão de disciplina, não de ganância. Estou a trocar 20% por 14% (com o trailing stop). Não é ganância. É uma tentativa de ser disciplinado associada ao facto de não existir motivo nenhum para sair. Os motivos que me levaram a acreditar no trade mantêm-se intactos.

bn

JJ
Take the money and run!

por arnie » 1/5/2009 15:53

há uma coisa que me está a escapar

Bons negocios,
arnie

Rascunhos de um fora-da-lei

por Jesse James » 1/5/2009 15:29

Vou colocar neste thread ideias e teorias que passei à prática na minha actividade de trading. Não pretendo ser didáctico, porque não me considero um trader experiente. Negociar ainda em part time e a certeza de que tanto tenho de aprender, não me dá esse estatuto, nem de perto.

Sempre vi a partilha como uma das principais fontes de aprendizagem. Sem dúvida que a teoria é importantíssima, baseada na leitura e estudo de livros já várias vezes citados neste fórum. Mas a troca de opiniões de quem faz, ou quer fazer, é fundamental. Eu aqui no CB aprendo todos os dias.

O meu primeiro rascunho é sobre:

Position Sizing

O Position Sizing é o quanto do trading. Pode significar a diferença entre o sucesso de longo prazo, e perdas significativas logo no inicio, que nos podem até afastar daquilo que mais gostamos de fazer – o trading.

Vejamos uma situação prática (os valores, as posições abertas e as tendências do mercado, são meramente exemplificativos):

Tenho 30.000 € disponíveis para a actividade de trading. Apenas arrisco 1% do capital em cada trade. Sei que muitos arriscam acima deste valor, mas a preservação do capital tornou-se muito importante para mim, depois de uma situação incómoda que vivi. Estou portanto a admitir uma perda máxima de 300 € (é o risco total do trade).

Identifico um ponto de entrada longo, numa acção que acompanho há algum tempo, a Savings Association. Como o mercado também está bull, estabeleço um stop loss de 6%. Como acredito na subida a médio prazo, não coloco um stop muito apertado, pois não quero sair do trade por causa de uma eventual e negligenciável correcção de curto prazo.

Agora já sei quanto dinheiro vou alocar a este trade – 5.000 €. É o “tamanho” da minha posição. A Savings Association cota a 10 €. Assim, comprarei 500 acções e o stop loss será colocado nos 9,40 € (0,60 € por acção).

No dia seguinte a Savings Association sobe 20%. Olho para o gráfico e não detecto sinais de saída. Vendo? Não. Gosto de cortar as perdas e deixar correr os ganhos. Coloco assim um trailing stop e deixo andar, até ver algo que me faça sair do papel.

bn

JJ
Take the money and run!

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 47 visitantes