Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Contango no Petróleo - Coluna Semanal no Negócios

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 28/4/2009 16:27

Eu creio que com o crude acima dos 70 dolares o efeito tenderá a desaparecer ou a ser residual. Porquê? Porque creio que existe a percepção de que é esse o valor "justo" do crude (e que os valores actuais se devem a pressão em baixa devida à crise económica e retracção do consumo) e porque é sensivelmente para esses valores que tende a progressão dos futuros ao longo das maturidades mais distantes.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por majomo » 28/4/2009 14:57

Marco,

podes fazer uma pequena actualização ao artigo e quando prevês que o contango termine?

Cumps.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por sargotrons » 24/1/2009 15:28

joaolc Escreveu:É o mesmo principio das alfarrobas!!

Quando eu era pequenino, em Junho, ia com o meu avô apanhar alfarrobas para vender. Mas como sabiamos à partida que em Janeiro as alfarrobas se vendiam muito mais caras (porque não haviam na natureza), armazenávamos o que apanhavamos, até Janeiro, que é quando as vendíamos.

PS. Sim, sou algarvio ;) Para as 90% das pessoas que não sabem o que é uma alfarroba, vão ver à wikipedia: [url] http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfarroba
[/url]

Descobri hoje que eu faço contango! Ainda tenho as minhas (dos meus pais) alfarrobas para vender, mas contango nos dias de hoje é perigoso e a alfarroba é um bom exemplo pois das duas unicas fabricas transformadoras de alfarroba houve uma que fechou! Metade da procura desapareceu!
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por Crómio » 24/1/2009 13:09

Novamente o comentário que deveria acompanhar os gráficos (a bold) está completamente fora do sítio:

A cotação do Crude volta agora para cima dos 40 dólares dado que o contrato de referência é agora o de Março.

Está a fazer de introdução ou primeiro parágrafo do texto acerca do BCP.

Deveria de estar por por cima do gráfico do crude.

Assim como texto que deveria acompanhar o gráfico do BCP está a bold como a última frase do artigo.

Devia também estar por cima do gráfico.

No máximo também poderia estar por baixo do gráfico mas coladinho ao mesmo e afastado do texto seguinte.
Anexos
Marco.PNG
Marco.PNG (47.51 KiB) Visualizado 3588 vezes
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por jlncc » 24/1/2009 10:34

É o mesmo principio das alfarrobas!!

Quando eu era pequenino, em Junho, ia com o meu avô apanhar alfarrobas para vender. Mas como sabiamos à partida que em Janeiro as alfarrobas se vendiam muito mais caras (porque não haviam na natureza), armazenávamos o que apanhavamos, até Janeiro, que é quando as vendíamos.

PS. Sim, sou algarvio ;) Para as 90% das pessoas que não sabem o que é uma alfarroba, vão ver à wikipedia: [url] http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfarroba
[/url]

Registado: 29/11/2007 4:27

Mais tranquila...

por Celeste » 23/1/2009 15:57

Fico um pouquinho mais tranquila...
Celeste

Registado: 29/11/2007 2:35

por MarcoAntonio » 23/1/2009 15:48

Ah, mas há empresas que alugam petroleiros e claro, há sempre o jogo da oferta e procura e que já está implícito no meu post anterior. Repara, quantos mais praticam esta opção, mais tende o preço do petróleo (e até mt provavelmente o custo de aluguer de um petroleiro) a subir...

Isto já tem acontecido noutras alturas, não é a primeira vez que o petróleo se encontra neste tipo de situação (ela até pode ocorrer por razões ligeiramente diferentes, por exemplo, a expectativa de falta de crude dentro de meses pode levar a uma situação de Contango também).

Neste caso é mais o excesso de oferta no imediato e a conjugação de preço baixo neste momento com a expectativa de preços mais altos dentro de alguns meses.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Jogo perigoso?

por Celeste » 23/1/2009 15:38

O Jogo perigoso a que me referia é relativo à visão global, e não ao interesse particular dos especuladores em petróleo. Imagina que se pagava bem aos petroleiros para armazenar o petróleo. Tão bem que os parávamos todos. O preço subiria em flecha... Ganhavam uns poucos e o resto do Mundo parava?
Celeste

Re: Interessante!?

por MarcoAntonio » 23/1/2009 15:34

Celeste Escreveu:Confesso que achei o artigo interessante, embora não perceba os fundamentos...
Pessoalmente acho que a especulação no petróleo nos conduziu à situação de crise mundial em que vivemos. No entanto, só de pensar que os super-petroleiros são utilizados como armazém dá-me uns arrepios... E faz-me lembrar da greve dos camionistas do ano passado!
Resumindo, pelo que percebi do teu artigo, está-se a jogar um jogo muito perigoso, né?
Celeste

Não pelo contrário (grande parte é feita provavelmente até por arbitragistas embora consumidores e produtores tb possam optar por fazer o mesmo).

Neste momento o petróleo está a valores relativamente baixos (existe oferta e a procura está abaixo do normal). E existe forte expectativa de que no futuro volte para valores mais altos...

Isto o que é que permite?

Que se vendam já contratos de Futuros a valores mais elevados que cobrem os custos de armazenagem (que serão na ordem dos 0.9 dolares por barril ao mês).

Quem faz esse negócio já encaixou a diferença suficiente para cobrir a armazenagem e depois só tem de entregar o petróleo na data.

Como é que esta situação (de Contango) se desfaz? Quando o mercado deixar de considerar que o preço do petróleo no Futuro vai estar mais altos (ou seja, deixe de estar disposto a comprar petróleo já para daqui a uns meses aos valores - ou com a diferença - actual) e/ou quando a relação de procura/oferta no imediato se alterar. Se se deixar de poder comprar petróleo "barato" ou não houver compradores para os contratos lá para o final do ano com estas diferenças lá se vai o "Contango".

Mas não é uma "jogada arriscada", não se trata de especulação. Tão somente da forma mais rentável de vender o petróleo nas condições actuais...
Imagem

Administrador Fórum

Interessante!?

por Celeste » 23/1/2009 15:24

Confesso que achei o artigo interessante, embora não perceba os fundamentos...
Pessoalmente acho que a especulação no petróleo nos conduziu à situação de crise mundial em que vivemos. No entanto, só de pensar que os super-petroleiros são utilizados como armazém dá-me uns arrepios... E faz-me lembrar da greve dos camionistas do ano passado!
Resumindo, pelo que percebi do teu artigo, está-se a jogar um jogo muito perigoso, né?
Celeste

Contango no Petróleo - Coluna Semanal no Negócios

por MarcoAntonio » 23/1/2009 14:08

Aqui fica o link para o artigo desta semana na coluna, onde dou uma breve explicação sobre o fenómeno de Contango que se está a passar no petróleo e que ajudará a explicar porque ora vêm o petróleo (crude oil) a 30 e tal dolares e repentimanete passou a 40 e tal dolares:

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=350606
Imagem

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, CarlosAP, CarlosMoreira1969, CORTIÇA, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Jonas74, macau5m, Musus, PMP69, silva_39, smog63, StockRider!, trilhos2006 e 52 visitantes