Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off-Topic - Avião TAP aterra em Luanda com reactor em chamas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por btmoreira » 2/4/2009 23:45

fnabais.ferro Escreveu:Neste momento, a minha maior tranquilidade é o facto do voos da TAAG estarem a ser operados pela SA Airlines, mas se fosse pela TAP tanto melhor.

Cumprimentos e BN,

Pois.. daqui a uns dois meses passarão a ser operados pela TAP... 8-) 8-)

Registado: 11/10/2006 22:14

Voz de passageiro

por aefernandes » 2/4/2009 18:57

Registado: 21/4/2008 15:02

Passageiros da TAP viram chamas no reactor

por aefernandes » 2/4/2009 18:56

Registado: 21/4/2008 15:02

por Bocciardi » 2/4/2009 18:36

:mrgreen: :mrgreen:

Registado: 17/1/2008 17:15

por Flying Turtle » 2/4/2009 18:30

Bocciardi Escreveu:Eu só queria mesmo antecipar-me ao Açor, mais nada...
:-k

:lol: :lol: :lol:

Boa malha essa

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por Bocciardi » 2/4/2009 17:56

Notícia de última hora: Ninguém se alajou, mas consta-se que o fórum do site do Jornal de Negócios continua em chamas.
02.04.2009 - 17h47 Lusa
Após a divulgação da notícia, alguns comentários foram trocados no fórum do Caldeirão da Bolsa, fórum este que pode aceder através do site do Jornal de Negócios, onde as emoções e troca de argumentos ainda estão ao rubro.
Depois de ontem se ter observado uma troca de piropos relativamente a um administrador, num tópico que falava de póker, as emoções voltam a estar em alta, a acompanhar a tendência verde das bolsas Europeias que, animadas pela cimeira do G20 e a baixa de juros de 0,25 pontos nas taxas de juro, fecharam em terreno positivo.

Eu só queria mesmo antecipar-me ao Açor, mais nada...
:-k
Editado pela última vez por Bocciardi em 2/4/2009 18:38, num total de 1 vez.

Registado: 17/1/2008 17:15

por PIKAS » 2/4/2009 17:30

Se os pilotos da TAAG não conseguiram a certificação logo não podiam pilotar o avião em questão. Pelo menos temos a garantia que só pilota o avião quem está habilitado para tal

Os critérios são aplicados consoante a legislação que vigora em cada país. A FAA têm critérios rigidos e a sua jurisdição estende-se aos EUA, não a Angola. E isto não quer dizer que não estivessem habilitados para tal, só que não cumpriam o que a FAA exige, logo não voaram nos EUA.
Quanto a isto, não é preciso ir muito longe. Não há assim tanto tempo, as majors europeias recusavam-se a aceitar candidaturas de pilotos com licença JAR obtida em Espanha.
Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por LHSL259 » 2/4/2009 16:57

PIKAS Escreveu:Aliás corre por aí nos mentideros que, quando compraram os T7, enviaram para a Boeing um grupo de pilotos para formação e certificação que, depois, deveriam levar os novos aviões para Luanda. Diz-se que o construtor não deixou estes pilotos levar os aviões..

Pikas
Se os pilotos da TAAG não conseguiram a certificação logo não podiam pilotar o avião em questão. Pelo menos temos a garantia que só pilota o avião quem está habilitado para tal

Registado: 17/1/2008 18:32

por fnabais.ferro » 2/4/2009 16:55

Como se diz aki por Luanda PIKAS: nas calmas 8-) :wink:

Até me esqueci de referir que o meu 1º comentário foi mesmo mais falar por falar, e acabo por confessar a minha paixão por desportos radicais, tipo bungee jumping, rapel, kite surf, sky diving (para breve), passeios por estradas minadas e com pontes a cair de podre :lol: :lol: :lol: etc ...

Em relação á explicação está bem elucidativa. Já viajei tanto nas arcas frigoríficas como no "pintado".

Não sabia era que já tinham sido abatidos á frota! Não obstante o facto, acredito que a manutenção e os tripulantes destes SA pelo menos serão bastante mais de fiar!!! Pelo menos assim espero :pray:.

Quando o meu voo foi cancelado em Agosto, não havia ninguém da TAAG no aeroporto para dar explicações, mas por acaso cruzei-me com os pilotos á saida e perguntei-lhes, pelo que eles disseram que era um problema qualquer no sistema hidráulico e que ficavam á espera duma spare de Joanesburgo. A verdade foi que no dia seguinte acabámos por ir num outro avião.

Em relação ás histórias dos problemas não serem com os aviões ouvi exactamente a mesma coisa. Além de tripulações, problemas com manutenções, falta de manuais traduzidos ou qualquer coisa do género. Mas como não percebo muito do assunto, é mesmo só de ouvir o "diz que disse". :lol:

Acabei também de saber que no domingo passado o voo da TAAG Lis-Lda teve alguma turbulência, pelo que me disseram, parece que os tripulantes apanharam um sustinho!!! :?

Mas que raio de conversa para ter em vésperas de viajar!!! :mrgreen: lolol vou mas é para casa fazer as malas!!! ehehhehe

Cumprimentos e BN,
Life is short, ride hard!!!

Registado: 31/1/2008 11:08

por PIKAS » 2/4/2009 16:25

fnabais.ferro:

No problem.

num Boeing 777 Jumbo, ou lá como é que se chama

É 747 4F6, e os que fazem a europa são os ZS-SBK, ZS-SBJ e ZS-SAZ.
Os dois primeiros são frigorificos voadores, como vê nesta foto:

Imagem

e só o último ainda mantém as cores SAA. E estão assim porque já foram abatidos à frota da SA, isto é, estão a fazer este biscate enquanto durar.
num dos novos boeings da TAAG, que pelo aspecto e conforto até que nem tive razões de queixa

Os T7 da TAAG são muito bons e são de fábrica, novos.
O problema da companhia na europa não têm a ver com os aviões. São as tripulações navegantes.
Aliás corre por aí nos mentideros que, quando compraram os T7, enviaram para a Boeing um grupo de pilotos para formação e certificação que, depois, deveriam levar os novos aviões para Luanda. Diz-se que o construtor não deixou estes pilotos levar os aviões, quem os levou foram os pilotos da Boeing, deixaram-nos em Luanda, e doi assim algo do género: toma lá, já cá está e agora a responsabilidade já é vossa.
Diz-se também à boca pequena que pegaram na questão dos navegantes porque o objectivo era retaliar pelo facto da TAAG não ter comprado airbus mas sim boeing. É o diz-se, diz-se... Há por aí quem voe com piores condições ( será??? ), voa é airbus.
A Euroatlantic têm assessorado a TAAG nesta questão, dando instrução a grupos de pilotos em Cascais, e não tarda que a proibição seja levantada.

Pedro Miguel escreveu:
Não faz sentido haver TAP, devia se fundir com a Iberia

A Ibéria está a tentar casar com a BA. Três num casamento é muito, é o que se diz, não é verdade?
Não está excluída a possibilidade da TAP casar com a Lufthansa ou, em alternativa e para mim muito melhor, juntar a TAP, a TAM e a TAAG. Isso sim, ninguém entrava no atlântico sul/áfrica ocidental.
Fazem 2
voos de São Paulo-Lx ao domingo com diferença de 5 horas. Apanhei o segundo e vinha praticamente vazio.

Interessa saber qual a taxa de ocupação no vôo para lá. Pode estar aí a surpresa. O hub é Lisboa e o avião têm que voltar ao hub, com ou sem passageiros ( sem passageiros têm um nome pomposo: voo ferry.
Mas já voei em Airbus de outras companhias e os bancos tem o mesmo problema de configuração. Sempre tive problemas em reservar lugares em Airbus.

Já experimentou voar nos A321 da Easyjet? Se na TAP o espaço é pouco ( têm a configuração standard de quase todas as companhias europeias ), ali depois falamos....
Na Boeing o lugar reservado sempre correspondeu à realidade.

E nos Boeing 737 de Ryanair já voou? Quanto a espaço, ainda é pior que na Easyjet.

Lição a tirar: Quem compra carapau, não pode reclamar garoupa.
Cumprimentos,

por Pedro Miguel » 2/4/2009 15:45

Alex Tomás Escreveu:
Pedro Miguel Escreveu:TAP-Take Another Plane

Nunca mais viajo em TAP a n ser que seja a um preço competitivo.
Detesto Airbus. Má configuração de bancos, ar condicionado impossivel de desligar., etc....

Para mim o topo dos aviões comerciais continua a ser a Boeing.
Ninguém os consegue destronar,

Só faz uma afirmaçao destas quem nao sabe do que fala.
A configuraçao dos bancos nao é feito pela Airbus mas sim pela companhia aerea (neste caso a TAP).
O ar condicionado tem de funcionar, sim ou sim. Senao morriam todos asfixiados. Se tiveste azar com um lugar no aviao, nao podes generalizar que todos Airbus sao assim e que nenhum funciona, quer seja para ligar/desligar.
E quanto a comparaçao entre Boeing/Airbus, sinceramente eu gosto mais da Airbus mas nao me sinto menos seguro na Boeing. Sao gostos... e talvez pelas centenas de vôos feitos ate hoje.

1º O ter dito que nunca mais viajo na TAP não tem a ver com o acidente de hoje. Não considero mais ou menos seguro viajar em TAP.
Não vou por esse caminho até porque a nossa companhia é muito pequena relativamente às outras, não podendo ser feita qualquer tipo de comparação.
Para mim é quase uma companhia doméstica.
Não faz sentido haver TAP, devia se fundir com a Iberia ou algo do género.
Como é que a TAP não há-de perder dinheiro. Fazem 2
voos de São Paulo-Lx ao domingo com diferença de 5 horas. Apanhei o segundo e vinha praticamente vazio.

2º Airbus não tem ventilação individual.

3º A questão dos bancos se é feita pela TAP então ainda pior. Mas já voei em Airbus de outras companhias e os bancos tem o mesmo problema de configuração. Sempre tive problemas em reservar lugares em Airbus.
Na Boeing o lugar reservado sempre correspondeu à realidade.

Registado: 29/11/2007 11:45

por fnabais.ferro » 2/4/2009 15:19

PIKAS Escreveu:O melhor e mais oportuno comentário:

Ainda bem que eu viajo pela TAAG

A TAAG é tão boa que está na lista negra e proibida de voar para qualquer aeroporto europeu.
Logo, ou estamos perante um candidato a suicida e que procura a melhor forma de se matar ou então é falar por falar.
Relativamente a este incidente, o avião é o CS-TOD, Airbus A340. E depois a notícia é espalhafatosa, própria dos jornaleiros que temos.

Desde Julho de 2007 que a TAAG está nessa lista que a ligação Luanda-Lisboa é assegurada pela South African Airlines num Boeing 777 Jumbo, ou lá como é que se chama que eu não percebo nada de aviões. Tal como respondi a seguir. :wink:
fnabais.ferro Escreveu:Neste momento, a minha maior tranquilidade é o facto do voos da TAAG estarem a ser operados pela SA Airlines, mas se fosse pela TAP tanto melhor.

Só durante um periodo essa ligação foi assegurada por uma companhia espanhola, salvo erro, mas durou pouco tempo pelo que depois voltaram á SA Airlines. Apesar disso a minha 1ª viagem para Luanda ainda foi num dos novos boeings da TAAG, que pelo aspecto e conforto até que nem tive razões de queixa. Todas as restantes têm sido pela SA Airlines.

Em relação á questão de ser candidato a suicida, acredite caro PIKAS, que pelo que eu já experienciei aqui em Angola, viajar pela TAAG nem seria para mim a forma mais perigosa de cometer o referido acto, que nesse caso nem se poderia chamar suicidio, pois para tal teria que haver inteção. Tantas foram as viagens em aviões militares russos(Antonoves, Ill) e outros tantos tecos-tecos comerciais bi-motores e o diabo a quatro que nem me lembro nem faço ideia do nome. Acrescentando a isso, todos os milhares de Km's por estradas, picadas, atalhos e caminhos, com pontes a cair à minha frente e zonas minadas dum lado e doutro que nem sei ... :-k :-k :-k

Realmente, agora que vejo o que já fiz admito que tenho um vicio lixado em adrenalina, que eventualmente pode ser interpretado como "candidato a suicida". :wink: :lol: :lol: :lol:

Como ainda não me chega, ainda vou tirar o curso de para quedismo nesta minha próxima estadia em Portugal. Para o que me havia de dar!!!

PIKAS Escreveu:
Avião da TAP aterrou em Luanda com reactor em chamas
02.04.2009 - 10h01 Lusa

Os aviões não aterram com um motor a arder. É impossível, porque mesmo no caso extremo do compressor explodir e incendiar o motor, ele só vai arder durante alguns segundos, ou seja, o tempo suficiente para o piloto cortar o combustível. A partir daí extingue-se sozinho e se mesmo por alguma razão que até hoje nunca aconteceu continuar a arder, o sistema de extinção de incêndios actua e despeja para dentro dele muitos litros de produto extintor.
Nos filmes americanos é que o avião aterra com motores em chamas, mas é só nos filmes.
Se o comandante fosse irresponsável, vinha até Lisboa com os outros 3 motores e voava na maior segurança.
Cumprimentos,

Acabei de falar com um colega que chegou de Benguela hoje e que tinha achado estranho ver o avião da TAP na pista áquela hora e que me disse que aparentemente não via nenhuns indicios de incendio nos reactores. E ele até passou bem perto do avião. Agora se pegou fogo ou não não faço a minima ideia!

Cumprimentos e BN,

por LPrince » 2/4/2009 14:28

Posso dizer-vos que desde há 8 anos que viajo regularmente (2 vezes por mês, a maior parte das vezes na TAP) e para mim não há companhia aérea que me dê maior confiança. Já viajei em muitas outras, mas quer a nivel de simpactia da tripulação, quer a nivel de segurança que os mesmos me transmitem, para mim é a melhor.

A propósito, uma das minhas experiências mais "engraçada" foi num avião da TAAG de Luanda para Lisboa. Digamos que a tripulação se atrasou com o pequeno almoço, e aterrámos com os carrinhos da refeição no corredor e as meninas a retirar os tabuleiros. Ver para crer! Felizmente a aterragem foi suave.

A pior experiência foi numa companhia low cost (central wings) entre Krakóvia e Varsóvia em que éramos só 5 passageiros mais a tripulação num A320 e "aterrámos" debaixo de uma tempestade de neve com ventos cruzados. Medo...

Registado: 8/3/2005 19:17

por PIKAS » 2/4/2009 13:41

O melhor e mais oportuno comentário:

Ainda bem que eu viajo pela TAAG

A TAAG é tão boa que está na lista negra e proibida de voar para qualquer aeroporto europeu.
Logo, ou estamos perante um candidato a suicida e que procura a melhor forma de se matar ou então é falar por falar.
Relativamente a este incidente, o avião é o CS-TOD, Airbus A340. E depois a notícia é espalhafatosa, própria dos jornaleiros que temos.
Avião da TAP aterrou em Luanda com reactor em chamas
02.04.2009 - 10h01 Lusa

Os aviões não aterram com um motor a arder. É impossível, porque mesmo no caso extremo do compressor explodir e incendiar o motor, ele só vai arder durante alguns segundos, ou seja, o tempo suficiente para o piloto cortar o combustível. A partir daí extingue-se sozinho e se mesmo por alguma razão que até hoje nunca aconteceu continuar a arder, o sistema de extinção de incêndios actua e despeja para dentro dele muitos litros de produto extintor.
Nos filmes americanos é que o avião aterra com motores em chamas, mas é só nos filmes.
Se o comandante fosse irresponsável, vinha até Lisboa com os outros 3 motores e voava na maior segurança.
Cumprimentos,

por Merceeiro » 2/4/2009 12:43

Serviço de manutenção da TAP é dos melhores do mundo, não é à toa que várias companhias confiam os seus aviões à TAP para as manutenções e check-ups periódicos.

A TAP tem um pouco que melhorar na atenção ao cliente. Mas também as pessoas não podem pensar que se um avião atrasa ou é cancelado, mete-se outro para se fazer a viagem. Não há disponibilidade pois todos os aviões estão escalados para as suas viagens.
Um avião não é o mesmo que um autocarro, não há desdobramentos. E essa mensagem nem sempre passa para os clientes, logo a companhia é que fica mal vista.

BN
A mercearia de valores não faz fiado

Registado: 29/11/2007 10:29

por The Mechanic » 2/4/2009 12:31

...preso pelas patas no cimo do avião e de boca escancarada. Mas depois tinham logo a SPA à cola e tinham de sacar de lá Lobo . Na...Tinha mesmo de ser um Sniper. Ou um gajo tipo Paulo Portas colado no vidro da frente do avião, que se fosse sempre a rir, de maneira a encandear as gaivotas com o ultra-branco dos dentes . O chato era por o gajo a rir a 1,000 de altitude e 800 km/h ...

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por artista_ » 2/4/2009 12:31

Eu viajo em qualquer uma, o preço é decisivo para mim, por vezes o plano de voo também acaba por ser importante em viajens longas que incluem 3 ou 4 voos... não me parece que haja diferenças significativas de serviço entre as companhias aéreas europeias, já viajei em quase todas e parecem-me similares... em termos de segurança as probabilidades de haver problemas devem ser quase iguais em todas também!

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Pata-Hari » 2/4/2009 12:26

Ou um lobo, ó mech!
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por The Mechanic » 2/4/2009 11:51

Tambem tenho de concordar com a Razão Pura.

Finanças à parte, já li diversas vezes que a TAP é das empresas de aviação mais seguras que há, inclusivé , uma das que nunca teve ou menos teve acidentes , em todo o mundo . Parece que têm um programa muito bom e rigoroso de check-up dos aviões antes de os darem aptos para o próximo voo. Não podem é colocar um Sniper no tejadilho pra limpar o sebo às gaivotas quando de aproximam a menos de 100 metros...

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Negocios Mendes » 2/4/2009 11:48

Pedro Miguel Escreveu:TAP-Take Another Plane

Nunca mais viajo em TAP a n ser que seja a um preço competitivo.
Detesto Airbus. Má configuração de bancos, ar condicionado impossivel de desligar., etc....

Para mim o topo dos aviões comerciais continua a ser a Boeing.
Ninguém os consegue destronar,

Só faz uma afirmaçao destas quem nao sabe do que fala.
A configuraçao dos bancos nao é feito pela Airbus mas sim pela companhia aerea (neste caso a TAP).
O ar condicionado tem de funcionar, sim ou sim. Senao morriam todos asfixiados. Se tiveste azar com um lugar no aviao, nao podes generalizar que todos Airbus sao assim e que nenhum funciona, quer seja para ligar/desligar.
E quanto a comparaçao entre Boeing/Airbus, sinceramente eu gosto mais da Airbus mas nao me sinto menos seguro na Boeing. Sao gostos... e talvez pelas centenas de vôos feitos ate hoje.
Cumprimentos,
Alex Tomás

Registado: 3/5/2005 12:47

por fnabais.ferro » 2/4/2009 11:47

Eu não tenho nada contra a TAP, aliás nunca voei pela TAP.

Também tenho a percepção de que é uma das mais seguras do mundo, pelo menos "so I've heard".

Apenas estava a ironizar pois vou viajar exactamente amanhã Luanda-Lisboa e parece que acontecem sempre estas coisas quando estou prestes a partir! :shock:

Já quando fui em Agosto do ano passado, foi passado poucos dias do incidente em Barajas, e por coincidência o meu voo TAAG foi cancelado por razões técnicas!

Neste momento, a minha maior tranquilidade é o facto do voos da TAAG estarem a ser operados pela SA Airlines, mas se fosse pela TAP tanto melhor.

Cumprimentos e BN,

por Razao_Pura » 2/4/2009 11:35

LOL

Essa é boa. A percepção que tenho é que a TAP é das operadoras mais seguras do mundo.
Chateia-me um bocado que por um pequeno incidente inconsequante e por sinal bem resolvido venham para aqui dizer raios e coriscos da operadora portuguesa.
Parece-me complexo de inferioridade. É a velha questão que só sabemos dizer mal do que é "nosso". É muito triste, mesmo muito triste. Por essas e por outras é que seremos sempre da altura que sentimos e nunca da que parecemos.

R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por Elias » 2/4/2009 11:30

FT, como tudo na vida, é principalmente uma questão de percepção.

Ou seja, na verdade não interessa se a TAP é mais ou menso segura, interessa sim se á percepcionada como tal.

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por Flying Turtle » 2/4/2009 11:26

Eu acho estas afirmações e insinuações radicais contra a TAP muito interessantes: Alguém é capaz de apresentar uma análise, ou um estudo, devidamente sustentados, demonstrando que a TAP é pior ou, pelo menos, menos segura do que qualquer outra companhia aérea regular europeia ou mesmo mundial? Não estou a dizer que seja necessariamente melhor, mas pior? Mais perigosa? Porquê?

Já agora, o mesmo em relação aos Airbus vs. Boeing...

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por MNFV » 2/4/2009 11:20

Então também temos piloto herói português :P

Felicidades a todos

Registado: 28/12/2007 17:02

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], CarlosMoreira1969, CORTIÇA, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Jonas74, macau5m, Musus, PMP69, silva_39, smog63, StockRider!, trilhos2006 e 63 visitantes