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Caldeirão da Bolsa

Bankruptcy Best Option for GM, Chrysler->marco deste bear

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Xitonhane » 1/4/2009 20:11

Já se ouve falar da falência da GM faz alguns anos, não é novo este assunto...concordo com o que foi escrito em cima,deve-se deixar cair...até porque é essa a natureza do sistema capitalista, quem não aguenta saí de cena,para outros mais inovadores e capazes, é a chamada "destruição criativa" de Schumpeter.....
 
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por luis.live » 1/4/2009 19:17

A GM (General Motors) informou que as vendas de automóveis não deverão cair mais, visto terem atingido o "fundo". Os índices estão a reagir positivamente a esta notícia.

fonte:lj carregosa
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por atomez » 1/4/2009 19:12

MarcoAntonio Escreveu:Sem dúvida que a ocorrer seria um marco deste Bear Market e provavelmente era um sinal forte do fim do mesmo.

Nisso é que não concordo.

A GM e Chrys podem falir e o bear market continuar na maior porque os motivos que levam a uma coisa são diferentes da outra, embora não totalmente independentes porque a crise económica resultante da financeira veio precipitar as coisas, mas as causas são outras e anteriores.

Quanto a mim este bear vai ser muito prolongado porque o que está a acontecer agora é uma enorme desalavancagem de todo o sistema financeiro. O capital total disponível para investimento nos mercados vai-se reduzir numa ordem de grandeza de 10 vezes e portanto vai levar muito tempo até os mercados voltarem aos níveis a que já estiveram.

Mas isso sou eu. Daqui a 10 anos voltamos a falar e ver como foi.
Editado pela última vez por atomez em 1/4/2009 19:33, num total de 2 vezes.
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por MarcoAntonio » 1/4/2009 18:53

Sem dúvida que a ocorrer seria um marco deste Bear Market e provavelmente era um sinal forte do fim do mesmo.

Eu recordo que o anterior Bear Market terminou pouco depois e na sequência do escandalo e rebentamento da Enron. E porque refiro isto e porque é particularmente significativo?

Porque esse Bear Market esteve fortemente associado a empolamento de resultados e praticas duvidosas por parte das empresas a nivel de resultados e outros malabarismos (as Stock Options por exemplo eram uma moda tremenda no final da Bolha das DotCom e no que se refere a fraudes contabilisticas a Enron foi "apenas" o pico do Everest de um problema bastante abrangente). Por isso, o rebentamento da Enron como que ditou o fim desse Bear Market, era o último grande castelo que tinha de ruir e deu-se ali um panico final que terminou com o Bear Market.
Imagem

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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
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3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por atomez » 1/4/2009 18:47

salvadorveiga Escreveu:o problema e' esse a economia ser toda ela baseada em coisas intangiveis... cerca de 75% da economia americana esta' centrada no sector de srviços/terciario...

E isso é um problema???

Até na Europa isso é assim, até mesmo aqui em Portugal o sector de serviços já são 2/3 da economia. O nosso problema é que os serviços que há por cá são de baixa produtividade e pouco valor acrescentado.

Porque isso de "serviços" é um conceito muito lato, tanto abrange uma empregada de limpeza como um cientista espacial...

salvadorveiga Escreveu:como mt bem defendem varis economistas, eles teem q voltar a construir coisas tangiveis e vender...

Isso era no século XIX, já estamos no XXI.
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por salvadorveiga » 1/4/2009 18:36

Atomez Escreveu:
salvadorveiga Escreveu:... mas a GM e a Chrysler sao apenas as companhias q sao das maiores empregadoras americanas senao mesmo a maior... tens cidades edificadas totalmente a' pala destas duas...

Não são. Quando se deu o desinvestimento no sector metalúrgico foi muito pior.

Até mesmo todo o sector industrial americano já só representa uns 10% da economia e também do emprego.

Nos States não têm essa paranoia tipicamente europeia de querer manter os postos de trabalho a todo o custo. Os que não são tão produtivos como o resto da economia acabam por desaparecer. A curto prazo é chato mas para o desenvolvimento da economia é saudável porque leva a um aumento de produtividade geral.

A sociedade americana é muito mais versátil e adapta-se muito mais rapidamente às mudanças que a europeia. Os desempregados de agora rapidamente (relativamente à Europa) arranjam outros empregos noutros sectores.

A Inglaterra também ficou sem industria automóvel e não foi o fim do mundo. Continua a haver lá fábricas e tudo o resto mas os donos são estrangeiros, sobretudo alemães e japoneses.

A falência da GM e Chrysler não é um problema sistémico, ao contrário do que seria o caso da AIG. Se essa falisse todo o sistema económico ficaria em perigo. O sector financeiro é muito mais vital para a economia que o sector industrial.

Os americanos vão continuar a comprar carros, e muitos, e há muito quem lhos queiia vender. Mas se ficassem sem sistema financeiro, quem é que lhes ia arranjar dinheiro?


o problema e' esse a economia ser toda ela baseada em coisas intangiveis... cerca de 75% da economia americana esta' centrada no sector de srviços/terciario...

como mt bem defendem varis economistas, eles teem q voltar a construir coisas tangiveis e vender...
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por Ulisses Pereira » 1/4/2009 18:19

E a grande questão é que estes problemas da Gm e da Chrysler não são fruto da actual crise financeira. Eles vêm de há bastante tempo e são resultado de uma incapacidade de adaptação ás mudanças no sector automóvel. Injectar dinheiro e salvar as empresas não adianta nada se se mantiverem as políticas da última década. Perderam competitividade e mesmo quem não percebe nada de empresas, ao reconhecer os automóveis, preços, vendas, rapidamente compreende isso.

Injectar ali dinheiro salvava muitos postos de trabalho por agora. E daqui a 2 anos quando a situação voltar a ser a mesma, o que se faz? Não deveria esse dinheiro ser investido em empresas que, sendo muito competitivas, estão a passar dificuldades resultantes da crise financeira? Esta é a grande questão.

Muitos "bear Markets" vêem o seu término concidir com algumas falências importantes. É a lei do capitalismo.

Um abraço,
Ulisses
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por atomez » 1/4/2009 18:06

salvadorveiga Escreveu:... mas a GM e a Chrysler sao apenas as companhias q sao das maiores empregadoras americanas senao mesmo a maior... tens cidades edificadas totalmente a' pala destas duas...

Não são. Quando se deu o desinvestimento no sector metalúrgico foi muito pior.

Até mesmo todo o sector industrial americano já só representa uns 10% da economia e também do emprego.

Nos States não têm essa paranoia tipicamente europeia de querer manter os postos de trabalho a todo o custo. Os que não são tão produtivos como o resto da economia acabam por desaparecer. A curto prazo é chato mas para o desenvolvimento da economia é saudável porque leva a um aumento de produtividade geral.

A sociedade americana é muito mais versátil e adapta-se muito mais rapidamente às mudanças que a europeia. Os desempregados de agora rapidamente (relativamente à Europa) arranjam outros empregos noutros sectores.

A Inglaterra também ficou sem industria automóvel e não foi o fim do mundo. Continua a haver lá fábricas e tudo o resto mas os donos são estrangeiros, sobretudo alemães e japoneses.

A falência da GM e Chrysler não é um problema sistémico, ao contrário do que seria o caso da AIG. Se essa falisse todo o sistema económico ficaria em perigo. O sector financeiro é muito mais vital para a economia que o sector industrial.

Os americanos vão continuar a comprar carros, e muitos, e há muito quem lhos queiia vender. Mas se ficassem sem sistema financeiro, quem é que lhes ia arranjar dinheiro?
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por salvadorveiga » 1/4/2009 15:36

Atomez Escreveu:
mnfv Escreveu:A GM e a Chrysler são peças fundamentais na economia americana/mundial

Não, não são.

Se fossem não estavam na situação em que estão.

Nem se equacionava a sua falência.

Produtores de carros é o que para aí há mais. Se essas desaparecerem não falta quem lhes tome o lugar, e de forma mais rentável e eficiente.

Os américas são práticos e pragmáticos. Se podem comprar carros de melhor qualidade a preços mais baixos a empresas que não correm o risco de desaparecer nos tempos mais próximos, nem pensam 2 vezes.


desculpa atomez mas n sei s percebes entao a realidade americana... n estou a dizer q n devem falir, porque sou dessa opiniao... mas a GM e a Chrysler sao apenas as companhias q sao das maiores empregadoras americanas senao mesmo a maior... tens cidades edificadas totalmente a' pala destas duas...

Se forem a' falencia, os ADP unemplyment na volta n me admirava ver num mes 1 milhao.

E nao e' so os postos de trabalho directos, porque muita companhia tem por GM e Chrysler provavelmente o seu grande cliente
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por atomez » 1/4/2009 14:54

mnfv Escreveu:A GM e a Chrysler são peças fundamentais na economia americana/mundial

Não, não são.

Se fossem não estavam na situação em que estão.

Nem se equacionava a sua falência.

Produtores de carros é o que para aí há mais. Se essas desaparecerem não falta quem lhes tome o lugar, e de forma mais rentável e eficiente.

Os américas são práticos e pragmáticos. Se podem comprar carros de melhor qualidade a preços mais baixos a empresas que não correm o risco de desaparecer nos tempos mais próximos, nem pensam 2 vezes.
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por alvesricardo » 1/4/2009 14:43

uma dúvida!!! :oops:

o que acontece aquém tiver acções da gm ou da chryzler ,caso entrem no tal capitulo 11, a falência?

e isso do processo de falência o que significa?

como vão eles ter tempo de se reorganizar e voltar novamente ao mercado?
Editado pela última vez por alvesricardo em 1/4/2009 16:09, num total de 3 vezes.
 
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por MNFV » 1/4/2009 14:40

Atomez, perguntas o que tem a ver a falência da GM e da Chrysler com as condições do mercado bolsista.

A meu ver, depois das quedas de bancos e estabilização do sistema financeiro, o risco seguinte era o contágio à economia real, que está em curso.

A GM e a Chrysler são peças fundamentais na economia americana/mundial, e a sua falência tem vindo a ser rumoreada há meses, ou seja poderá (ou não) já estar descontada pelo mercado.

A hipótese que coloco é que o anuncio da falência ordenada e sem pânico destes big players poderia significar para breve o restabelecimento da confiança no mercado e uma recuperação económica para breve.
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Re: Bankruptcy Best Option for GM, Chrysler->marco deste

por atomez » 1/4/2009 14:15

mnfv Escreveu:Poderá vir a ser o anuncio de falência de ambas as empresas ou esta afirmação de Obama uma especie de marco de fim do Bear?

Mas o que é que uma coisa tem que ver com a outra? Qual é a lógica?

O bear não acaba por decreto, nem mesmo do Obama.

Mas nem foi ele que disse isso, foi "gente familiarizada com o assunto" (seja lá o que isso for...)


Bloomberg Escreveu:Obama Said to Find Bankruptcy Likely for GM, Chrysler

April 1 (Bloomberg) -- President Barack Obama believes a quick, negotiated bankruptcy is the most likely way for General Motors Corp. to restructure and become a competitive automaker, people familiar with the matter said.

Obama also is prepared to let Chrysler LLC go bankrupt and be sold off piecemeal if the third-largest U.S. automaker can’t form an alliance with Fiat SpA, said members of Congress who were briefed on the GM and Chrysler situation before the president said two days ago that the automakers’ viability plans were insufficient.

The president gave GM 60 days to come up with deeper cost and debt reductions than the biggest U.S. automaker proposed in its plan submitted last month. The “quick and surgical” bankruptcy his administration said was also an option appears to be inevitable, said the members of Congress and two other people familiar with the matter. Obama personally signed off on asking GM Chief Executive Officer Rick Wagoner to step down, which he did on March 29, they said.

A GM bankruptcy would mark the fall of a corporate icon that as recently as 2004 posted a $2.8 billion profit and in 1962 controlled 51 percent of the domestic car market. A plunge in sales of sport-utility vehicles and pickups as gasoline prices soared, coupled with the seizing up of credit markets, caused GM to lose $82 billion in the last four years and seek government help to survive.

Stock Falls

GM shares in Germany were trading down 3 percent at the equivalent of $1.88 as of 9:24 a.m. local time. The stock has lost 39 percent this year, giving a value of $1.18 billion.

“The president’s position has not changed,” a White House official said. “He remains committed to a significant restructuring without a bankruptcy if at all possible.”

“Our focus is on accelerating the speed of our operational restructuring and reducing liabilities and debt on the balance sheet,” GM spokeswoman Renee Rashid-Merem said in an e-mail. “GM will take whatever steps are necessary to successfully restructure our company.”

Chrysler will work with Fiat and the Obama administration “to secure the support of necessary stakeholders,” Chrysler said in a statement.

GM and Chrysler received $17.4 billion in aid since December to avoid bankruptcy as auto sales reached a 27-year low. The carmakers have been trying to shed debt and workers and trim health-care costs to win $21.6 billion in added assistance.

Insufficient

Obama said their recovery plans were insufficient. He gave GM a deadline to “fundamentally restructure” and said he would consider more aid for Chrysler only if it completed a partnership with Italy’s Fiat within 30 days.

Obama still expects GM to try to avoid bankruptcy through negotiations with bondholders and the United Auto Workers and for Chrysler to continue talks with Fiat, though administration officials aren’t optimistic, the people said.

Detroit-based GM must shrink $27.5 billion in debt that bondholders have been reluctant to exchange for equity and $20.4 billion in obligations to a union-run health-care fund. A bankruptcy may make recoveries for bondholders and the UAW more difficult.

“We’ll get it done in court or we’ll get it done out of court,” Fritz Henderson, who became GM’s CEO after Obama forced out Wagoner, said yesterday.

Creditors doubt an equity exchange can be completed before the 60-day government deadline to slash GM debt sufficiently, a person familiar with the matter said.

Quick Sale

The government probably is considering putting GM and Auburn Hills, Michigan-based Chrysler into bankruptcy and then quickly selling their best assets to form new companies, Rod Lache, a Deutsche Bank analyst based in New York, said in a note to investors on March 30.

The process, a “363 sale” that refers to a section of bankruptcy code, would be a way to keep the automakers from sitting in a prolonged bankruptcy that might undermine sales of their vehicles, Lache said.

“The administration is a bit more focused on a structured, or prepackaged, bankruptcy than some might think,” Representative Candice Miller, a Michigan Republican, told reporters yesterday. “There would be an outcome that would almost be predetermined, that could happen very quickly, and it would be much about renewal rather than destruction.”

GM has a contingency plan ready for a new company that would split off its best assets into an entity that might later be sold, advisers to the company and Obama’s auto task force said.

Dissident Creditors

Stakes of any dissident creditors, including bondholders, would be “crammed down” or forcibly reduced in a bankruptcy, according to the advisers, who declined to be named because GM and the government’s plan remains private.

GM’s new-company plan, which the people said was ready to go, would split the automaker into “good” and “bad” entities, the advisers said. The new GM would be powered by brands such as Cadillac and Chevrolet and valuable foreign operations. Unprofitable brands, such as Hummer, contracts with surplus dealers and financial obligations would be hived off in bankruptcy court, said one of the advisers.

While the new company could be created in 30 days or less, allowing GM to operate without interruption, bankruptcy may go on much longer, focused on bad assets, said a GM adviser.

Senator Carl Levin, a Michigan Democrat, said the public focus on a bankruptcy risks bringing about that very scenario.

Impact on Sales

“The more you talk about it publicly as a possibility, the more people have doubts as to whether they want to buy the cars in that company,” Levin told reporters yesterday.

“I know what they’re trying to do is signal to the bondholders that folks, you’ve got to come to the table,” Levin said of the Obama administration. “I would have done it differently.”

An auto bankruptcy may push production low enough to wipe four percentage points from U.S. gross domestic product in a single quarter, Deutsche Bank analyst Jim Reid said in a note yesterday, city the bank’s economists. One-third of the three million people employed in the industry could also lose their jobs, Reid said. The bank’s price target for GM is zero.
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por vold » 1/4/2009 12:32

era ridículo e punha demasiado em causa a credibilidade de uma cadeia como a Bloomberg, isso ser invenção do dia das mentiras...
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por crg » 1/4/2009 12:28

Mentira ou verdade, já se propagou, embora poucos estejam a acreditar. Já ao início da manhã:
http://economico.sapo.pt/noticias/obama ... _7178.html
“A elevação dos pensamentos denuncia a nobreza dos sentimentos.”
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por vold » 1/4/2009 12:20

eu não acho que estejam descontadas. até aqui penso que o sentimento geral era de que o governo dos EUA nunca deixaria essas empresas falirem, daí elas também estarem longe dos seus mínimos, até ontem.

só a GM subiu de 1.245 para 3.941 durante este ressalto, são 316% !!
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por MNFV » 1/4/2009 12:10

Luis, não creio que Bloomberg vá nessa invenção do dia das mentiras :shock:
Olha a lata no dia 2.. "ah ah era mentira, não acharam piada? o quê?! perderam uns milhões à conta desta joke?"

Angelo, mas esses efeitos não estarão já descontados nas acções dessas empresas dependentes da GM? :?:

JoaoLC, eu sei que a resposta à ultima questão vale muito €€€ mas o que eu quero ouvir é sensibilidades, não respostas seguras... dessas é melhor desconfiar.

luis.live Escreveu:atençao que hoje é dia 1 de abril... :lol:
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por luis.live » 1/4/2009 12:04

atençao que hoje é dia 1 de abril... :lol:
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por angeloandrade » 1/4/2009 12:02

Vamos esperar pela abertura...
se o obama disse isso, nao serão só essas duas a falir... vão levar muitas empresas atras...
e atenção às instituições financeiras que estão metidas nessas empresas do ramo automovel...
 
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por jlncc » 1/4/2009 12:01

Se alguem soubesse a resposta à tua pergunta não precisava de perder tempo com isto, estava rico e a aproveitar a praia num sítio paradisíaco qualquer :)
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Bankruptcy Best Option for GM, Chrysler->marco deste bear

por MNFV » 1/4/2009 11:32

Bom dia,

Queria saber a opinião dos forenses sobre a seguinte ideia.

O Obama acaba de afirmar que a GM e a Chysler têm muitas hipóteses de falir, e o mercado apenas reagiu, ou seja, já terá descontado esta noticia?

Poderá vir a ser o anuncio de falência de ambas as empresas ou esta afirmação de Obama uma especie de marco de fim do Bear?

Já que entre o rumor e o facto podem passar uns meses gélidos, o ou que coloquei no anterior parágrado faz muita diferença.

Há opiniões?

Obrigado
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