Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Chantagem pura made in CGD

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Manequim » 19/3/2009 4:14

Depois de ler o título do tópico, tive curiosidade e não resisti a ler o conteúdo.

Pude confirmar a opinião que tenho em relação esta situação: as pessoas hoje em dia quando leem CGD pensam que estão a ler SCML.

Errado, amigos, errado. Ninguém dá nada a ninguém. Nós é que temos de andar com os ouvidos e os olhos atentos.
Recuperar

Registado: 11/1/2008 13:04

por mais_um » 19/3/2009 2:17

logout Escreveu: :arrow: Motoristas e auxiliares também são empregados
:arrow: Os empréstimos estão limitados a valores que representem no máximo uma prestação igual a um terço da remuneração total efectiva, o que para um vencimento mensal de 840 euros não deve deixar muita gente com vontade de comprar uma casa
:arrow: 3 anos é muito tempo para ter um aumento de 100 euros, a menos que seja uma forma de castigar os maus profissionais em vez de os despedir, como seria muito provavelmente o caso em outra empresa qualquer

Tenho lido os teus comentários com bastante satisfação, mas não podia deixar de te chamar à atenção por este, que classifico como menos feliz.

Cumprimentos

As criticas são sempre bem vindas :wink: , mas aproveito para esclarecer que o meu comntario tem por base a frase do limpaesgotos.

em relação ao motorista e respectivo auxiliar, não é normal ser licenciado, dai ter excluido esses.

Sobre os 100€ de aumento em 3 anos, não é aumento, é promoção, eu não sou promovido à 2 anos e tenho sido aumentado todos os anos, esses 100 € são + 13,6%, alem dos 3 aumentos, mas no banco em que trabalho, não conheço ninguém no escalão 4, alem disso as pessoas tem sido promovidas mais rapidamente, o caso que coloquei é o pior cenario e não conheço nenhum identico.

Sobre o emprestimo, no caso do BCP é 1/3 do rendimento do agregado familiar, se ambos trabalharem não será muito dificil ter um rendimento na casa de 1500 a 2000€, logo dá um valor maximo mensal entre os 500 e os 660, com um prazo maximo de 35 anos, com uma taxa de juro de 65% da taxa directora do BCE, que neste momento é 1,5%, dá 0,975%. Não dá para comprar um apartamento no centro de Lisboa, mas é uma poupança significtaiva, alem de ter todos os seguros mais baratos, etc, etc...saude não paga, e mais uma serie de abonos extra.

O que quis demonstrar foi que a afirmação do limpaesgostos não corresponde à realidade, não fiz um retrato tipico dos bancarios, que em termos de rendimento e condições de trabalho até é acima da media da população portuguesa.

Obrigado pelo comentário,

Um abraço,

Alexandre Santos

Registado: 14/11/2008 0:48

por logout » 19/3/2009 1:51

.
Editado pela última vez por logout em 24/11/2022 12:11, num total de 1 vez.

Registado: 22/10/2008 1:10

por mais_um » 18/3/2009 23:13

limpaesgotos Escreveu:
mais_um Escreveu:
limpaesgotos Escreveu:Escandaloso e vergonhoso, vejam ficheiro em anexo que recebi no mail ... :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Parece-me que há aqui "alguma" desinformação e demagogia, vejamos:

sobre os salários dos administradores da CGD serem principescos, parece-me que não são assim tanto, se foram ganhar o dobro para o BCP (já depois de terem sido diminuídos em relação à administração anterior) é porque a CGD não paga bem, tendo em conta pelo menos o BCP. Já agora para quem acha que 244 mil euros/base é muito para um administrador da CGD, há muita gente que não é administrador a ganhar mais.

(...)

Cumprimentos,

Alexandre Santos

E isto em bancos onde só por se ser mulher, não se tem acesso a progredir na carreira, isto em bancos onde se pagam salarios de 600eur a chefes de familia licenciados com anos de casa, isto em bancos que por muitas horas extras que um trabalhador faça não receve mais por isso, etc, etc

Há coisas fantásticas não há !

Humm..pareceu-me que os pontos em causa, seria:

pagamento obrigatorio da pensão na CGD
é falso, pode ser em qualquer banco, já verifiquei no site da Segurança Social. Basta ver o impresso para requerer a pensão.

As despesas de manutenção de conta
foram instituidas em vários bancos, tendo a CGD sido das ultimas instituições a faze-lo.

Por isso volto a afirmar, o documento que apresentou é baseado em factos falsos e tem apenas o objectivo de criar revolta nas pessoas, é apenas desinformação, como muito do que circula pela NET.

Esse documento tem várias versões, depende do blog onde vai parar, também muda o ano, o valor da pensão, é só escolher a que mais lhe agrada.

Uma curiosidade, lendo as varias versões, verificamos que a versão de 2009 é menos conseguida, já que diminui o valor da pensão de invalidez em relação a 2006, quando na realidade aumentou...detalhes! :twisted: :twisted:

http://kaskaedeskaska.blogs.sapo.pt/361284.html

http://gostoecontragosto.net/artigos-re ... d/2009/01/

http://nofeminino2006.blogspot.com/2006 ... s-cgd.html

isto em bancos onde se pagam salarios de 600eur a chefes de familia licenciados com anos de casa

Embora não tenha nada a ver com o tema inicial , já que fala no assunto não posso deixar de ..desculpe..rir, sabe porquê? é que sou bancário, :mrgreen:

Um bancário ganhar 600€, só se for motorista ou auxiliar, quem lhe disse isso mentiu-lhe, deixo lhe aqui o link da tabela salarial do BCP mais o respectivo ACT, já agora não se esqueça que só no desconto do credito à habitação, para o valor de 175 mil euros, representa um desconto de 300€ por mês em relação a uma taxa média de mercado, fora todos as outras benesses que temos, os bancários :mrgreen:

http://www.snqtb.pt/acordos_colectivos/ ... ab_bcp.cfm

http://www.snqtb.pt/acordos_colectivos/ ... P_2007.pdf

Mesmo que fosse muito mau profissional, começava no nivel 4 e ao fim de 3 anos era automaticamente promovido para o nivel 5. o que em 2007 representava 839,84€/mês

Um dos aspectos positivos da NET é o acesso à informação, assim só é enganado quem quer.

Cumprimentos,

Alexandre Santos

por mario.macedo » 18/3/2009 21:57

Permitam-me expor o que me aconteceu o mês passado:

Em Setembro de 2007 criei uma empresa acreditando na propaganda do empreendedorismo...
Em Fevereiro de 2009 dirigi-me ao balcão da agência da CGD para falar com o gestor de conta e saber como funcionava a ajuda do estado às PME's.
Após entregar toda a documentação que me foi exigida fui notificado duas semanas depois que não teria direito a qualquer apoio uma vez que não tinha contabilidade organizada há pelo menos dois anos. Escusado será dizer que quando todo o processo era desnecessário se tal informação me fosse previamente facultada.
Mas como a CGD é um banco que prima pela conduta ética e máxima satisfação do Cliente, recebi como bónus uma nota de débito de 78 Euros pela análise do respectivo processo.

Sem comnetários...

Registado: 23/2/2009 19:25

por mquinaz » 18/3/2009 20:07

Os gajos, são uns artistas jeitosos, à uns tempos, para me reduzirem o spread, como o valor a que este já estava, devido a ter cartão de credito, cartão de débito, conta ordenado, seguros, etc e tal..., impingiram-me logo um seguro de saúde para a mulher... enfim... feitas as contas fiquei a pagar menos, mas o gajos não dão ponto sem nó :twisted: Sim senhor... um gestor dedicado, preocupado com a saúde da minha mulher :roll:.
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz

Registado: 11/2/2008 18:54

por limpaesgotos » 18/3/2009 19:39

mais_um Escreveu:
limpaesgotos Escreveu:Escandaloso e vergonhoso, vejam ficheiro em anexo que recebi no mail ... :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

sobre os salários dos administradores da CGD serem principescos, parece-me que não são assim tanto, se foram ganhar o dobro para o BCP (já depois de terem sido diminuídos em relação à administração anterior) é porque a CGD não paga bem, tendo em conta pelo menos o BCP. Já agora para quem acha que 244 mil euros/base é muito para um administrador da CGD, há muita gente que não é administrador a ganhar mais.

(...)

Cumprimentos,

Alexandre Santos

E isto em bancos onde só por se ser mulher, não se tem acesso a progredir na carreira, isto em bancos onde se pagam salarios de 600eur a chefes de familia licenciados com anos de casa, isto em bancos que por muitas horas extras que um trabalhador faça não recebe mais por isso, etc, etc

Há coisas fantásticas não há !
Editado pela última vez por limpaesgotos em 18/3/2009 22:19, num total de 1 vez.
Cumprimentos.

" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "

Registado: 16/2/2008 22:43

por Crómio » 18/3/2009 19:23

sobre os salários dos administradores da CGD serem principescos, parece-me que não são assim tanto, se foram ganhar o dobro para o BCP (já depois de terem sido diminuídos em relação à administração anterior) é porque a CGD não paga bem, tendo em conta pelo menos o BCP.

E um administrador estar lá 2 dias, passar para o escalão máximo, no dia seguinte estar a receber respectiva reforma e a ganhar o dobro noutro banco?
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por mais_um » 18/3/2009 19:10

Sobre o ser obrigatório receber a pensão de invalidez pela CGD , não sei porquê, recebo o abono de família noutro banco, sinceramente alguém pode dizer onde isso está escrito?

Sobre as despesas de manutenção de conta, infelizmente é pratica corrente na banca, acho eu, pelo menos nos bancos que conheço, a CGD só fez o que os outros bancos já fizeram.

Solução? Encontrar outras formas de pagamento e/ou fazer uma lei que obrigue todos os bancos a não cobrar despesas de manutenção de conta a pessoas que estivessem nesta situação.

Cumprimentos,

Alexandre Santos

prisão

por OhMyBod » 18/3/2009 19:06

Depois da ASAE deveria ser criada uma Polícia semelhante para as burlas bancárias!

Também já levantei essa questão aqui pois a CGD começou a cobrar 13/€ trimestrais. E as premissas para ficarmos isentos mudam como lhes apetece, ou seja, consoante os lucros que pretendem ter.

Hoje reclamamos, amanhã dizem para fazermos uma aplicação financeira (como me disseram a mim) para não pagarmos despesas.

Daqui a um ano teremos novas regras certamente para não pagarmos despesas.

Deviam ser todos investigados e os gestores de conta também responsabilizados(!) pois eles embora apenas um meio, são os que corroboram com toda esta vergonha.

Registado: 16/2/2009 11:22

por MarcoAntonio » 18/3/2009 19:00

A CGD transformou-se num antro de falta de ética. As despesas cobradas aos clientes dispararam de forma escandalosa nos últimos dois anos. Cobram a torto e a direito e cada vez mais. Aos pequenos (ou às pequenas contas) de preferência pois está claro. Para pagar a Manuel Finos e a administradores que saiem sempre no topo da carreira, mesmo que só lá estejam por uns meses, o $ tem de vir de algum lado...

:roll:

Ainda ontem me apareceu a mesma despesa duas vezes numa das contas, o que ainda não consegui descobrir porquê porque os números disponíveis e fornecidos estão incontactáveis...

Tenho lá contas que já ponderava encerrar mas agora estou mesmo decidido. Pelo menos uma delas vai desaparecer (nessa já não cobrarão mais nada!) e a outra provavelmente também!

Este país está, acho cada vez mais, uma bandalheira. E a CGD é o espelho da bandalheira e da falta de ética que está profundamente impregnada neste país canceroso...

:roll:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por limpaesgotos » 18/3/2009 18:27

Escandaloso e vergonhoso, vejam ficheiro em anexo que recebi no mail ... :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Anexos
Divulga.pdf
(26.62 KiB) Transferido 306 Vezes
Cumprimentos.

" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "

Registado: 16/2/2008 22:43

por MarcoAntonio » 7/2/2009 22:00

CerealKiler Escreveu::mrgreen: está na hora de mudar de banco.....isso sim.

para se ter as melhores condições é num banco novo e nunca no banco onde estamos...por mais paradigmático que isto possa parecer.
:idea:

Atenção que mudar de Banco pode não ser a solução, dado que só retiravas beneficio durante alguns meses (poucos) mas acabasses prejudicado no resto do tempo que acabaria por ser muito mais.

Basta para isso que tenhas um bom spread no Banco actual que já não consigas obter no novo Banco.

Neste caso, até à revisão da taxa pagarias mais na conta original e menos na nova mas a partir dessa altura passavas a ter taxas semelhantes em ambas as contas, mas com o spread mais alto na conta nova, acabarias a tender a pagar mais caro o resto do tempo (especialmente se os juros já não baixarem muito mais o que naturalmente é admissível dado os valores a que já estão).

E depois, como eventualmente as taxas de juro voltarão a aumentar, terias um spread mais alto e uma taxa actualizada em alta mais rapidamente (de 3 em 3 meses em vez de 6 em 6 meses). O que agora é "mau" quando a taxa cai, tenderá a ser bom quando a taxa subir...

E como penso que já ficou claro, a "cobiça" de conseguir melhores condições durante uns meros meses pode sair mais caro a longo-prazo.

Portanto atenção a isso e não se esqueçam de fazer as contas todas...
:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Dúvida

por poseidon635 » 7/2/2009 21:50

Boa noite.

O meu contracto CH foi revisto em Maio (2008), por minha iniciativa, tendo efectuado uma redução do prazo de 40 anos para 18 anos (spread de 0,5%). O novo contrato que assinei, indica que o indexante a utilizar é a 3 meses, mas a revisão apenas tem sido efectuada de 6 em 6 meses (Maio e Novembro). O antigo contrato referia o indexante a 6 meses.

Posso "obrigar" (!!) a que me alterem a taxa (de 6 meses para 3 meses)de acordo com o contrato assinado?

Obrigado.

Registado: 13/6/2008 10:22

por CerealKiler » 7/2/2009 20:52

:mrgreen: está na hora de mudar de banco.....isso sim.

para se ter as melhores condições é num banco novo e nunca no banco onde estamos...por mais paradigmático que isto possa parecer.
:idea:

Registado: 1/4/2008 17:29

por mandachuva » 7/2/2009 11:13

Eu estou nas mesmas condições. Crédito habitação na CGD à euribor 6 meses, com a taxa revista em Outubro. Estou neste momento a pagar 5 e tal % de taxa.

Solicitei em dezembro a passagem do indexante para Euribor a 3 meses. Foi aceite mas só entratá em vigor em Abri, altura da próxima revisão da taxa.

Registado: 2/5/2006 14:21

por Pata-Hari » 7/2/2009 10:30

Quanto ao critério de calculo da taxa a aplicar a 3M ou 6M pode variar de banco para banco, isto é, pode nem sempre ser a média do M~es anterior ao M~es de alteração, há mais critérios, mas isso vem claramente na escritura

António, agora isso está regulado pelo banco de Portugal.

Vê o tópico dos bancos e juros.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por antsantos » 7/2/2009 4:19

Ja sei pq n nos entendiamos, onde coloquei spred queria dizer indexante, por isso toda a confusão, afinal a culpa foi integralmente minha, mas a lógica mantem-se no que queria dizer

Continuo a afirmar, não podes alterar o indexante qd bem entendes, mas sim qd atinges o periodo de revisao.

Quanto ao critério de calculo da taxa a aplicar a 3M ou 6M pode variar de banco para banco, isto é, pode nem sempre ser a média do M~es anterior ao M~es de alteração, há mais critérios, mas isso vem claramente na escritura

Registado: 23/10/2008 1:02

por acbaiao » 7/2/2009 1:12

antsantos Escreveu:abc71 não nos estamos a entender, quando pedes a revisão do spred, ela não é feita imediatamente, mas só qd houver nova revisão do indexante, por este motivo eu fiz a observação, pelo k tb percebi só em Maio terás a próxima revisão, portanto atè as proximidades dessa data o teu banco (CGD) poderá pensar, lol

Se calhar percebeste mal, eu pedi alteração do indexante, de 6M para 3M, e não do spread. Além disso qualquer renegociação de contrato implica que a alteração efectuada tenha efeitos imediatos a partir do momento em que é aprovada, assim no caso de alteração do indexante implica que o novo indexante passe a ser considerado a partir da prestação seguinte iniciando a contagem do período nessa altura e com cálculo tendo por base a média aritmética do mẽs anterior.

No caso de ser uma alteração de spread, a partir da data de aprovação entra em vigor, ou no limite na data valor da próxima prestação, e força o inicio de contagem de novo período associado ao indexante com inicio nessa mesma data e com cálculo efectuado sobre a média aritmetica da taxa para esse indexante no mẽs anterior.

Registado: 8/10/2008 12:19

por antsantos » 7/2/2009 0:51

abc71 não nos estamos a entender, quando pedes a revisão do spred, ela não é feita imediatamente, mas só qd houver nova revisão do indexante, por este motivo eu fiz a observação, pelo k tb percebi só em Maio terás a próxima revisão, portanto atè as proximidades dessa data o teu banco (CGD) poderá pensar, lol

por acbaiao » 7/2/2009 0:39

antsantos Escreveu:Há 2 anos pedi uma revisão de spred, na altura não me apercebi, nem fui avisado, só descobri que uma das consequências, foi o indexante ter passado de 3M para 6M, porquê? não sei, mas lá o fizeram, já pensei em pedir nova alteração do mesmo, já agora em relação ao abc71 disse acho que uma resposta em 1 dia ou 3 semanas não tem peso, pois só quando for altura da revisão do spred é que o mesmo poderá ser alterado

Por acaso até faz diferença, porque pode ser a diferença entre estares mais um mẽs a pagar uma prestação mais alta do que se te tivessem feito a mudança rápidamente.

Re: Chantagem pura made in CGD

por acbaiao » 7/2/2009 0:36

Dwer Escreveu:
acb71 Escreveu:Boas,

sou novo por aqui mas já há bastante tempo que acompanho este forum com muito interesse. Tenho aprendido bastante aqui, o que não me tem impedido de cometer alguns erros desde que me estreei na Bolsa em 2008. Obviamente que esses erros se devem basicamente a não escutar com a atenção devida as opiniões dos mais experientes.

No entanto não é a bolsa que me leva a 'postar' aqui pela primeira vez, mas sim a necessidade de denunciar uma situação bastante desagradavel e para a qual vinham a calhar alguns conselhos.

Digamos que tive o tremendo azar de que a revisão da taxa de juro do meu crédito habitação fosse calculada exactamente sobre a média do mês de Outubro passado com aplicação em Novembro, e uma vez que o indexante associado ao contrato é a Euribor a 6 meses, vi-me na contingẽncia de ter de levar com uma prestação brutal até maio inclusivé. Como as despesas apertam cada vez mais andei a estudar alternativas e verifiquei que nos ultimos anos, mesmo quando as taxas sobem, muito raramente a Euribor 3M é superior à sua irmã de 6M. Assim em janeiro solicitei a alteração do indexante associado para a euribor a 3M, fazendo contas é claro com as sucessivas descidas que certamente irão continuar ano fora. Na altura informaram-me que sim senhor que não havia problema e que em uma semana estaría despachado. Só por acaso um colega pediu a mesma coisa no mesmo dia no Barclays e no dia seguinte estava tudo tratado e despachado... enfim.
Passadas quase 3 semanas, e claro após vários telefonemas para gestora de conta a inquirir sobre a propalada semana, eis que me informam por telefone que sim senhor a administração disse que sim mas na condição de me aumentarem o spread em 0,2%.

Que acham disto? Na minha terra isto chama-se extorsão pura, e na vossa?

Está no contrato que a mudança do indexante tem penalização?

Por acaso fiu verificar o contrato e apenas diz que efectivamente podem aumentar o spread se eu deixar de ter alguns dos produtos contratados na altura, o que não se verifica.

De qualquer modo pelo decreto Lei 171/2008 passa a ser vedado às instituições financeiras fazer depender a renegociação de crédito de exigencias adicionais.

por antsantos » 7/2/2009 0:20

Há 2 anos pedi uma revisão de spred, na altura não me apercebi, nem fui avisado, só descobri que uma das consequências, foi o indexante ter passado de 3M para 6M, porquê? não sei, mas lá o fizeram, já pensei em pedir nova alteração do mesmo, já agora em relação ao abc71 disse acho que uma resposta em 1 dia ou 3 semanas não tem peso, pois só quando for altura da revisão do spred é que o mesmo poderá ser alterado

Re: Chantagem pura made in CGD

por Dwer » 7/2/2009 0:13

acb71 Escreveu:Boas,

sou novo por aqui mas já há bastante tempo que acompanho este forum com muito interesse. Tenho aprendido bastante aqui, o que não me tem impedido de cometer alguns erros desde que me estreei na Bolsa em 2008. Obviamente que esses erros se devem basicamente a não escutar com a atenção devida as opiniões dos mais experientes.

No entanto não é a bolsa que me leva a 'postar' aqui pela primeira vez, mas sim a necessidade de denunciar uma situação bastante desagradavel e para a qual vinham a calhar alguns conselhos.

Digamos que tive o tremendo azar de que a revisão da taxa de juro do meu crédito habitação fosse calculada exactamente sobre a média do mês de Outubro passado com aplicação em Novembro, e uma vez que o indexante associado ao contrato é a Euribor a 6 meses, vi-me na contingẽncia de ter de levar com uma prestação brutal até maio inclusivé. Como as despesas apertam cada vez mais andei a estudar alternativas e verifiquei que nos ultimos anos, mesmo quando as taxas sobem, muito raramente a Euribor 3M é superior à sua irmã de 6M. Assim em janeiro solicitei a alteração do indexante associado para a euribor a 3M, fazendo contas é claro com as sucessivas descidas que certamente irão continuar ano fora. Na altura informaram-me que sim senhor que não havia problema e que em uma semana estaría despachado. Só por acaso um colega pediu a mesma coisa no mesmo dia no Barclays e no dia seguinte estava tudo tratado e despachado... enfim.
Passadas quase 3 semanas, e claro após vários telefonemas para gestora de conta a inquirir sobre a propalada semana, eis que me informam por telefone que sim senhor a administração disse que sim mas na condição de me aumentarem o spread em 0,2%.

Está no contrato que a mudança do indexante tem penalização?
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

Chantagem pura made in CGD

por acbaiao » 6/2/2009 23:55

Boas,

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AlfaTrader, Bing [Bot], darkreflection, Esquinas3, Ferreiratrade, junas, Karra, m-m, malakas, Shimazaki_2 e 110 visitantes