Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portugal perde 49 milhões/dia

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Portugal perde 49 milhões/dia

por Açor3 » 12/3/2009 9:50

12 Março 2009 - 00h30

INE: Contas com o estrangeiro mostraram-se desfavoráveis
Portugal perde 49 milhões/dia
A tendência para os portugueses viverem acima das possibilidades agravou-se no ano passado. Nas relações com o exterior, o desequilíbrio foi da ordem dos cinco euros por dia por português, durante todo o ano de 2008, o que soma cerca de 49 milhões de euros diários.


É esta a realidade que as contas nacionais, feitas pelo Instituto Nacional de Estatística, demonstram ao revelar, ontem, que o défice externo português aumentou em 2008 para 10,6 por cento da riqueza gerada no País, ou seja, do Produto Interno Bruto (PIB).

A riqueza nacional estagnou nos 166 mil milhões de euros num ano fortemente marcado pela crise financeira e económica mundial. A necessidade de financiamento da economia portuguesa cifrou-se em 17,8 mil milhões, o valor mais elevado de sempre.

De acordo com o Instituto de Estatística, 'este resultado é explicado pelo agravamento da balança de bens e serviços'. Nos últimos 13 anos, as necessidades de financiamento portuguesas agravaram-se em nove anos, tendo subido de menos 0,4 por cento em 1995 para menos 10,6 por cento em 2008 (ver gráfico ao lado).

Em termos globais, as contas mostram que as exportações diminuíram e as importações desaceleraram. As exportações de bens e serviços diminuíram 0,5% em volume, contra os 7,5% de crescimento registado em 2007. A desaceleração das importações, de 2,1%, 'foi insuficiente', diz INE.

DADOS MUITO PREOCUPANTES

Os dados divulgados pelo INE são 'muito preocupantes 'não só porque 2008 teve este comportamento mas porque este ano vai ser ainda pior, sublinhou ao CM Vítor Gonçalves, professor catedrático do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG). As empresas vão gerar menos receitas fiscais, as exportações vão diminuir e algumas das soluções clássicas que vão ser tomadas (contra a crise) vão ter impacto nas contas públicas, ou seja, o défice público vai disparar, conclui o especialista. Em suma, o país vai ficar ainda mais endividado e a factura vai ter de ser paga, mais tarde ou mais cedo.

Raquel Oliveira/Correio Manhã
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3639
Registado: 13/6/2004 20:52
Localização: Lisboa

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AlfaTrader, darkreflection, Esquinas3, Ferreiratrade, junas, Karra, m-m, malakas, Shimazaki_2 e 111 visitantes