Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Telecoms resistiram à crise em 2008

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Telecoms resistiram à crise em 2008

por Açor3 » 9/3/2009 21:31

Empresas
Telecoms resistiram à crise em 2008
Pedro Duarte
09/03/09 18:10


--------------------------------------------------------------------------------

Os resultados da operadora liderada por Zeinal Bava foram os que menos entusiasmaram os analistas, apesar de terem superado as estimativas.
Collapse Comunidade
Partilhe: Os lucros das empresas de telecomunicações nacionais superaram as estimativas dos analistas no ano passado, embora tenham sido inferiores aos registados em 2007.

As melhores contas anuais pertenceram à Sonaecom, que surpreendeu o mercado ao apresentar um lucro de cinco milhões de euros em 2008, enquanto todas as previsões apontavam para que a dona da Optimus registasse um prejuízo.

A ajudar às contas da empresa esteve o contrato de titularização de créditos futuros no valor de 100 milhões de euros efectuado no fim de 2008, que colocou a operadora "numa posição relativamente confortável", segundo o CEO da empresa, Ângelo Paupério.

Os especialistas reagiram positivamente a este resultado, estando particularmente atentos às perspectivas de investimento da Sonaecom na fibra óptica, uma vez que este poderia ser excessivo, tendo em conta as condições actuais do mercado.
"Os comentários sobre os investimentos na fibra são mistos, mas parece sugerir que podem ser reduzidos para conservar dinheiro", notaram os peritos do JPMorgan.

Também com uma boa prestação esteve a Zon Multimédia, que viu o seu lucro recuar ligeiramente em 2,8% para os 47,9 milhões de euros em 2008, o que saiu dentro do esperado pelos analistas, que sublinharam que o facto da empresa liderada por Rodrigo Costa só ter perdido 22 mil clientes em 2008 mostra que o crescimento do ‘Meo' da Portugal Telecom não ocorreu às custas da Zon.

Rodrigo Costa adiantou mesmo, em conferência de imprensa, que "2008 foi um grande ano", tendo-se mostrado confiante no futuro, prevendo mesmo que a Zon encerre 2009 com um crescimento de 9%.

Os especialistas do BBVA notaram, contudo, que o corte do dividendo da Zon para os 0,16 euros indica que poderão "surgir dívidas sobre o investimento e a dívida" da empresa no futuro.

O resultado menos animador, embora também superando as previsões dos analistas, pertenceu à Portugal Telecom, que registou em 2008 uma quebra de 21,6% para os 581,5 milhões de euros.

Embora estas contas tenham sido melhores do que o esperado, os peritos notaram que esta boa prestação por parte da Portugal Telecom deveu-se acima de tudo ao crescimento do serviço de televisão paga ‘Meo', bem como ao bom desempenho da sua subsidiária brasileira Vivo.

Para manter os seus custos sob controlo, a operadora liderada por Zeinal Bava decidiu numa primeira fase congelar em 2009 os vencimentos aos executivos que ganham mais de 2.900 euros por mês, tendo posteriormente decidido alargar o congelamento de salários a todos os trabalhadores da empresa.

DE
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3639
Registado: 13/6/2004 20:52
Localização: Lisboa

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Luzemburg e 68 visitantes