Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI-20: maioria tem acções dadas como garantia de empréstimo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por limpaesgotos » 8/3/2009 19:14

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economi ... id=1162430


Há 12 cotadas com acções como penhor


Ontem

LUCÍLIA TIAGO

Desde que assumiu a presidência da CGD, Faria de Oliveira não aceitou mais operações de financiamento com acções dadas como garantia, mas admitiu que haverá cerca de 12 cotadas no índice bolsista PSI-20 nessa situação.

"Uma dúzia de empresa do PSI-20 está contemplada por este tipo de operações", referiu o presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Faria de Oliveira, durante a audição parlamentar, anteontem à noite, para explicar os contornos do negócio que permitiu a reestruturação da dívida de Manuel Fino para com a CGD, e que implicou a compra, pelo banco estatal, de 9,98% da Cimpor com um "prémio" de 62 milhões de euros.

Aquele tipo de operações - em que as acções compradas com crédito servem de garantia para esse mesmo empréstimo, isto é, as acções são dadas como garantia nos empréstimos concedidos para a sua compra - terão começado a ser feitas em 2003, tendo--se intensificado em 2005. Actualmente, precisou, e devido à quebra e volatilidade dos mercados, não estão a ser feitas. Ressalvou, no entanto, que em nenhuma se verifica incumprimento dos contratos.

Numa audição em que esteve sempre presente a crítica do PCP, PP e BE, pelo facto de a CGD apoiar este tipo de financiamentos - que classificaram de especultativos -, Faria de Oliveira acrescentou alguns pormenores ao negócio com a Investifino, salientando que, não tendo este sido vantajoso, foi, pelo menos, o melhor que a CGD poderia ter feito.

Salientou que até à sua concretização - a 16 de Fevereiro - se registou um longo e difícil período de negociações, que começou em Setembro, e esclareceu que, se a Caixa tivesse optado por executar a garantia, isso teria implicado uma perda mais elevada, pois o penhor obriga à venda imediata das acções.

Ao mesmo tempo, revelou que a Investifino só poderá exercer a opção de compra (no final dos três anos acordados) se antes tiver pago a totalidade do empréstimo, e que ascenderá a cerca de 200 milhões de euros - número calculado pelo deputado Francisco Louçã, do BE, e não contrariado por Faria de Oliveira.

No final da audição parlamentar, o presidente da CGD adiantou que o banco estatal tem três anos para recuperar desta operação e desmistificou a ideia de que o preço (de 4,75 euros por acção) tenha sido uma imposição de Manuel Fino.

"Para uma negociação ninguém parte com imposições", referiu, acrescentando que espera que os mercados comecem a recuperar a partir de meados deste ano, pois acredita que, neste momento, já "baterem" no fundo.
Cumprimentos.


" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1262
Registado: 16/2/2008 22:43
Localização: Portugal

por Açor3 » 6/3/2009 17:56

Empresas emitem mais de 10 mil milhões em papel comercial na Euronext Lisbon


06/03/2009


A Euronext Lisbon anunciou hoje que, desde que teve inicio a admissão de papel comercial em mercado regulamentado da bolsa, foram já emitidos mais de 10 mil milhões de euros com recurso a este instrumento de financiamento.

“A Euronext Lisbon, pioneira na Europa na admissão de papel comercial em mercado regulamentado, congratula-se pelo sucesso que esta iniciativa tem tido”, refere um comunicado da bolsa portuguesa.

Nos primeiros meses do ano foram admitidas 30 emissões de papel comercial sobre cinco empresas (Brisa, EDP, Parpública, Portugal Telecom e REFER), correspondente a um total de mais de 7 mil milhões de euros.


Segundo a mesma fonte, desde meados de Novembro, altura em que passou a ser possível cotar este instrumento no mercado regulamentado da Euronext Lisbon, foram já admitidas 39 emissões no valor de 10,5 mil milhões de Euros.


A bolsa adianta que “a possibilidade de admitir papel comercial surgiu em resposta à procura da comunidade financeira, uma vez que, entre outras vantagens, as emissões de Papel Comercial admitidas em mercado regulamentado, passam a cumprir uma das condições necessárias para que possam ser elegíveis para operações de crédito do Eurosistema”.





--------------------------------------------------------------------------------

Banco BPI
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3639
Registado: 13/6/2004 20:52
Localização: Lisboa

por tiopatinhas » 6/3/2009 15:54

Assim também eu investia à brava :lol: :lol: Qual o problema destes tipos de investimentos :?: Existe algum risco :?: Não o prescruto :roll:
Este tipo de investimentos com suporte de almofada sólida do estado (ou em seu nome da CGD)deveria simplesmente acabar :!: É o nosso dinheiro que está em jogo e quem quer estar na bolsa dev estar e saber os riscos que corre :!:
Lamento esta situação.... etrata-se de um acto de traição aos restantes investidores da BVL :!:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2013
Registado: 17/3/2005 14:58
Localização: 24

por artista_ » 6/3/2009 15:44

Pois, isto quando sobe vale tudo e depois as crises trazem quedas violentas como poucos imaginariam...

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

PSI-20: maioria tem acções dadas como garantia de empréstimo

por Açor3 » 6/3/2009 15:29

sexta-feira, 6 de Março de 2009 | 05:15 Imprimir Enviar por Email

PSI-20: maioria tem acções dadas como garantia de empréstimo


O presidente da CGD, Faria de Oliveira, disse quinta-feira que haverá uma dúzia de empresas das que integram o principal índice da Bolsa portuguesa com acções suas dadas como garantia de empréstimos concedidos por bancos.


Aceitar acções como colateral ou garantia na concessão de empréstimo era prática corrente dos bancos em geral, disse Faria de Oliveira no Parlamento, referindo que «uma dúzia de empresas do PSI 20 estará contemplada neste tipo de operações».


«Penso que não errarei se disser que foi em 2003 que se iniciou este princípio [de prestação de garantias com penhor de acções], mas foi em 2005 que se acentuou», disse o presidente da CGD.


Os bancos abandonaram essa prática quando se começou a verificar queda das bolsas e o agravar da crise financeira, referiu o presidente da CGD, garantind que desde que assumiu o cargo, no início de 2008, «não foi realizada nenhuma operação com este tipo de garantias».

«Se esta situação era ou não do conhecimento dos governos de então, não sei, e não é a mim que deve ser feita esta pergunta», disse, mas reafirmando que era um tipo de prática «corrente» e acredita que «não haverá nenhum banco em Portugal que não o tenha feito».


Existem «bastantes» situações, que não identificou em concreto, e «não deixarão de ser preocupantes se a situação nos mercados de capitais continuar a agravar-se», disse o presidente da CGD, mas manifestando expectativas de que isso não acontecerá.


Todos os governos e instituições estão a trabalhar para que assim não seja e que a situação não se prolongue por muito tempo.


Faria de Oliveira sublinhou uma vez mais que as garantias para empréstimos concedidos eram adequadas e com margens de segurança e que os problemas que podem surgir «é em resultado da crise financeira» que levou à queda abrupta do valor das acções.

O presidente da CGD falava na Comissão Parlamentar de Orçamento e Finanças, onde foi chamado para explicar os fundamentos da compra a quase 10 por cento da Cimpor a Manuel Fino, por um preço acima do mercado, numa operação de renegociação da divida do empresário ao banco do Estado.

Diário Digital / Lusa
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3639
Registado: 13/6/2004 20:52
Localização: Lisboa


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], JUKIMSUNG, Luzemburg e 72 visitantes