Buy and Hold? … Hold Tú!
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O Marketing e os mídia, assim como algumas elaboradas obras de ficção como o Dow 100.000, Winning The Loser`s Game, Stocks for the Long Run, criaram um sentimento de que na Bolsa basta comprar e guardar uma carteira “ eficientemente “ diversificada de acções para se ganhar a prazo no mercado.
Também e de uma maneira geral a industria financeira, sobretudo a de fundos de investimento, ajudou a sedimentar este conceito com objectivos muito claros de natureza financeira.
Esta muito discutível suposição é também fundamentada por elaborados trabalhos de pesquisa académica e escolas fundamentalistas que sobretudo a partir da década de finais de 70, princípios de 1980, ganharam cada vês maior protagonismo junto de crédulos investidores, ávidos de retornos consistentes e fáceis de obter.
O aparecimento de fundos de pensões e de toda uma panóplia de instrumentos financeiros e das implicações que no mercado todas estas componentes passaram a ter, criaram uma áurea ,quanto a nós nebulada de falsas suposições que o mercado em períodos de crise se encarrega de demonstrar como estão profundamente erradas e de como são absolutamente perdedoras em determinados ciclos de média e mesmo muito longa duração (Ex. caso do Japão).
Do meu ponto de vista a superioridade das estratégias de “ Timing de Mercado “, são mais objectivas, reduzem significativamente o risco e podem quando correctamente aplicadas devolver elevados graus de retorno, tanto em conjunturas positivas como negativas, dando ao investidor um instrumento insubstituível de correcto posicionamento, independentemente da conjuntura corrente.
Dizem os detractores do “ Timing de Mercado “ de que esta estratégia perde os melhores momentos de subida e de que estes fazem toda a diferença ao longo dos anos.
Esquecem-se de contabilizar contudo os ciclos negativos em que de forma passiva o investidor está Out the Market (fora do mercado) ou de forma mais dinâmica Short the Market ( curto no mercado ).
Por estes e por muitos outros aspectos que esta limitada intervenção não permite referir, termino com as palavras exuberantes de um amigo de longa data …
“ Buy and Hold “ … Hold Tu.
O Marketing e os mídia, assim como algumas elaboradas obras de ficção como o Dow 100.000, Winning The Loser`s Game, Stocks for the Long Run, criaram um sentimento de que na Bolsa basta comprar e guardar uma carteira “ eficientemente “ diversificada de acções para se ganhar a prazo no mercado.
Também e de uma maneira geral a industria financeira, sobretudo a de fundos de investimento, ajudou a sedimentar este conceito com objectivos muito claros de natureza financeira.
Esta muito discutível suposição é também fundamentada por elaborados trabalhos de pesquisa académica e escolas fundamentalistas que sobretudo a partir da década de finais de 70, princípios de 1980, ganharam cada vês maior protagonismo junto de crédulos investidores, ávidos de retornos consistentes e fáceis de obter.
O aparecimento de fundos de pensões e de toda uma panóplia de instrumentos financeiros e das implicações que no mercado todas estas componentes passaram a ter, criaram uma áurea ,quanto a nós nebulada de falsas suposições que o mercado em períodos de crise se encarrega de demonstrar como estão profundamente erradas e de como são absolutamente perdedoras em determinados ciclos de média e mesmo muito longa duração (Ex. caso do Japão).
Do meu ponto de vista a superioridade das estratégias de “ Timing de Mercado “, são mais objectivas, reduzem significativamente o risco e podem quando correctamente aplicadas devolver elevados graus de retorno, tanto em conjunturas positivas como negativas, dando ao investidor um instrumento insubstituível de correcto posicionamento, independentemente da conjuntura corrente.
Dizem os detractores do “ Timing de Mercado “ de que esta estratégia perde os melhores momentos de subida e de que estes fazem toda a diferença ao longo dos anos.
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Cumprimentos
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