O canto do Silvino
EuroVerde Escreveu:Olá Silvino,
Deixo um gráfico do SP500, uma possivel trajectoria que penso que terá fortes probabilidades de vir a acontecer. Isto porque penso que já terminamos a onde 3 da 5 e também a 4 da 5, e agora vamos já 2ªfeira entrar na 5 da 5.
Na 6ªfeira 13 falamos.
A confirmar-se vamos ter muita tinta sobre a banca, as seugradoras e afins...

Tenho andado a ler uns tópicos e uns artigos que muito tenho apreciado.
O artigo do Ulisses de hoje sobre ressaltos é muito bem visto.
Tamém tenho acompanhado um pouco a carteira do JAS e aqui... não prevejo grande futuro aos TW que ele tem da JM...
A não ser que a resitência dos 3 euros resita mesmo.
O artigo do Ulisses de hoje sobre ressaltos é muito bem visto.
Tamém tenho acompanhado um pouco a carteira do JAS e aqui... não prevejo grande futuro aos TW que ele tem da JM...
A não ser que a resitência dos 3 euros resita mesmo.
Ooopss...
Se calhar deveria ter sido mais explícito...
Aquilo que pretendia transmitir era: o que não fez ainda vender as poucas EDP's que tenho é o facto de ter estabelecido um stop mental de 2,44, que não foi ainda quebrado de forma clara, sim já fechou nesse valor, mas estabeleci que só quebra clara corresponde a sinal de venda. Por outro lado, estou a observar uma divergência entre cotações e histograma do MACD.
Será isto suficiente...
É a eterna dúvida.
Se todos soubessemos o comportamento de uma acção em particular no futuro... não havia fórum, não havia analistas, não haveria sequer mercados financeiros.
Se calhar deveria ter sido mais explícito...
Aquilo que pretendia transmitir era: o que não fez ainda vender as poucas EDP's que tenho é o facto de ter estabelecido um stop mental de 2,44, que não foi ainda quebrado de forma clara, sim já fechou nesse valor, mas estabeleci que só quebra clara corresponde a sinal de venda. Por outro lado, estou a observar uma divergência entre cotações e histograma do MACD.
Será isto suficiente...
É a eterna dúvida.
Se todos soubessemos o comportamento de uma acção em particular no futuro... não havia fórum, não havia analistas, não haveria sequer mercados financeiros.

S.Alves Escreveu:Tem havido uma saudável discussão entre o Ulisses e alguns caldeireiros mas novatos no tópico da EDP que acabei de ler.
Parabens Ulisses pela tua frieza!
Como comprei algumas EDP's e estabeleci um stop mental de 2,44, ao contrário daquilo que fiz com a JM e ó como estou arrependido de ter ido passar uns dias fora sem internet, tenho andado um bocado naquela de ver onde é que isto vai parar.
Ou seja ando armado em bronco e ainda não vendi...![]()
O que me dizem?
Olá Silvino,
É esse o perigo dos stops mentais, se tens um valor exacto bem definido porque não colocas um stop mecânico? Porque é que achas que 2 gaps consecutivos representam um sinal de entrada?
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Olá Silvino,
Deixo um gráfico do SP500, uma possivel trajectoria que penso que terá fortes probabilidades de vir a acontecer. Isto porque penso que já terminamos a onde 3 da 5 e também a 4 da 5, e agora vamos já 2ªfeira entrar na 5 da 5.
Na 6ªfeira 13 falamos.
Na 6ªfeira 13 falamos.
- Anexos
-
- S&P 500.png (16.55 KiB) Visualizado 1142 vezes
Boa noite Silvino. Epa tive a olhar para o gráfico e sinceramente não te sei dizer se vai subir ou descer, nem com pelo menos 1% de certeza. Não vejo nenhum indicador que me fizesse estar dentro, e os que tu apontas, na actual tendência descendente acho que valem de pouco. Abraço
- Registado: 29/11/2007 2:33
Tem havido uma saudável discussão entre o Ulisses e alguns caldeireiros mas novatos no tópico da EDP que acabei de ler.
Como comprei algumas EDP's e estabeleci um stop mental de 2,44, ao contrário daquilo que fiz com a JM e ó como estou arrependido de ter ido passar uns dias fora sem internet, tenho andado um bocado naquela de ver onde é que isto vai parar.
Ou seja ando armado em bronco e ainda não vendi...
Espero não me vir a arrepender porque estou mais ou menos esperançado neste gráfico:
O que me dizem?
Ou seja ando armado em bronco e ainda não vendi...

Espero não me vir a arrepender porque estou mais ou menos esperançado neste gráfico:
O que me dizem?
Bem, agora que acabou o Carnaval, voltamos à carga.
A JM disparou o stop que deixei enquanto fui laurear a pevide e agora parece querer ir por aí acima...
A EDP deve ir embora amanhã se continuar a ir por aí abaixo, tinha estabelecido 2,44 como stop e hoje fechou nesse valor... O que é que se passa com este "peso pesado" como diz a malta da TSF?
Vou ter que reanalizar a minha estratégia.
A JM disparou o stop que deixei enquanto fui laurear a pevide e agora parece querer ir por aí acima...
A EDP deve ir embora amanhã se continuar a ir por aí abaixo, tinha estabelecido 2,44 como stop e hoje fechou nesse valor... O que é que se passa com este "peso pesado" como diz a malta da TSF?
Vou ter que reanalizar a minha estratégia.

Bem pessoal, como já investi o papel que tenho disponível para andanças em bolsa, agora é só deixar rolar.
Tenho portanto JM e EDP em carteira.
Para a JM o meu objectivo óptimo será 3,90, não sei se será pedir muito nesta altura, dáva-me uns 20%...
Ná! O Natal costuma ser em Dezembro... Por isso acho que como objectivo mais moderado vou apontar para 3,37-3,40 e depois logo se vê. Para a perda um stop aos 3,10.
Quanto à EDP, o mini-gap de 0,001 já lá vai (aliás ninguém me disse ainda se poderia considerar essa diferença tão minorca como um gap). Objectivo de ganho 2,75-2,80, o daria quase 10% de lucro, e para perda 2,44.
Tenho portanto JM e EDP em carteira.
Para a JM o meu objectivo óptimo será 3,90, não sei se será pedir muito nesta altura, dáva-me uns 20%...
Ná! O Natal costuma ser em Dezembro... Por isso acho que como objectivo mais moderado vou apontar para 3,37-3,40 e depois logo se vê. Para a perda um stop aos 3,10.
Quanto à EDP, o mini-gap de 0,001 já lá vai (aliás ninguém me disse ainda se poderia considerar essa diferença tão minorca como um gap). Objectivo de ganho 2,75-2,80, o daria quase 10% de lucro, e para perda 2,44.
Caro Frodovic,
Estive mesmo agora a olhar par o gráfico da JM e para o texto que citei que diz where the current small white body, ora não me parece que a vela de dia 13 seja é assim tão small.
Por isso mantenho a minha aposta.
Aproveito também para informar a comunidade que, para o melhor e para o pior, entrei na EDP a 2,52, vamos ver no que dá. Nesta cotada aponto como preço de saída o mínimo de ontem e como objectivo de lucro 2,79-2,80.
(Lamento mesmo não ter tido grande tempo para divulgar os gráficos em que me estou a basear para as minhas decisões de investimento...
)
Estive mesmo agora a olhar par o gráfico da JM e para o texto que citei que diz where the current small white body, ora não me parece que a vela de dia 13 seja é assim tão small.
Por isso mantenho a minha aposta.
Aproveito também para informar a comunidade que, para o melhor e para o pior, entrei na EDP a 2,52, vamos ver no que dá. Nesta cotada aponto como preço de saída o mínimo de ontem e como objectivo de lucro 2,79-2,80.
(Lamento mesmo não ter tido grande tempo para divulgar os gráficos em que me estou a basear para as minhas decisões de investimento...

Bullish Harami
Realmente assim parece em relação à Bullish Harami na JM. Mas aquilo que ela fez no dia 13 não foi tb uma ?? Depois seguiu para Sul ... Que vos parece ?
Cumps,
Frodovic
Cumps,
Frodovic
- Registado: 12/2/2009 4:46
Semapa
não sei se faz muito sentido ir buscar suportes a outubro de 2005, mas se fizer, pode haver a probabilidade de um suporte a 5,64-5,65, o histograma do MACD não dá por agora mostras de inversão, ver como se comporta nos próximos dias.
Zon
tem apresentado um comportamento demasiado flat, muito lateral para o meu gosto, acho que vou trocá-la muito brevemente por outra cotada.
Mota
o meu sentimento de ontem, se fosse outra a altura do campeonato, seria dizer sim à Mota. Gostei bastante da vela de hoje e parece-me extremamanete apetecível, até porque parece haver um suporte nos 2,20, onde ressaltou hoje e já tinha ressaltado há cerca de 2 meses atrás. Ponderar entrar amanhã...
EDP
foi um pouco mais abaixo daquilo que estava a prever e recuperou de uma forma fabulosa, a vela é extremamente atraente, e deu-se numa zona que considero ser uma linha de tendência ascendente (pode ser de curto prazo, mas ascendente na mesma...). Relativamente à Mota apresenta um potencial de progreessão maior, como motivo adicional para entrar: os 2 gaps... Quanto mais olho para o gráfico mais me convenço que amanhã meto lá uns trocos...
JM
indelizmente não subiu por aí acima... Tenho fé apesar do histograma não ter invertido hoje, ou seja, continuou a descer. Mas quant a velas tenho esta que me anima: "A bullish harami occurred (where the current small white body is contained within an unusually large black body). During a downtrend (which appears to be the case with JMARTINS) this pattern implies an end to the decline as the bears appear to have exhausted themselves." Portanto acho que me vou manter dentro, a não ser que...

Zon

Mota

EDP

JM

Semapa
sem novidades e sem destino final traçado...
Zon
continua a não me convencer, muito flat...
Mota
outra vez volume significativo, noutra altura do campeonato e diria que seria um bom partido...
EDP
foi quase parar para onde estou a aapontar e deixou outro gap (será que posso considerar 0,001 cêntimo um gap?)...
JM
bom, acho que para tolo, tolo e meio. Qual zloty qual quê? Entrei a 3,149 porque me parece que amanhã vão aparecer umas alimárias quaisquer a dizer que afinal, e coisa e tal, não era bem assim, e então fiuuu, subida de 5%. Mas mais a sério estou a apostar num cenário semelhante ao anterior (ver gráfico).

Zon

Mota

EDP

JM

Previsões para amanhã - tipo meteorologia...
Semapa
parece que continua a sua alegre cavalgada a caminho do abismo...
Zon
não me convence está ali vai não vai...
Mota
hoje (e na sexta) teve muito volume o que pode indiciar uma mexida substancial, está num mínimo relativo, tem um senão nesta altura do campeonato e dados os meus conhecimentos, não obrigado, principalmente porque acho que os valores do histograma do MACD são fracotes...
EDP
acatei o conselho do Ulisses e deixei-me de canais na EDP, estou a apontar para que ela chegue aos 2,46-2,47... Eh pá! Um gap...
JM
estou numa de apontar para queda até os 3,24-3,25...

Zon

Mota

EDP

JM

Houve um split em 2006. Mas em 2000 aquele "tombo" foi mesmo na acção...

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Bem vou ter que agradecer a todos os que participaram neste tópico: podem ter a certeza que aprendi umas coisas com os vossos comentários, por isso obrigado!
Já agora, e assim como quem não quer a coisa, reparei que o gráfico que o Ulisses usou no artigo sobre a JM (http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS_OPINION&id=354474) não é bem igual ao que tenho.
Parece que perdi 2 splits, ou aumentos de capital, ou coisa que o valha, o primeiro de 5/09 para 6/09 de 2000, o outro de 27/07 para 28/07 de 2006.
Alguém me pode ajudar?

Já agora, e assim como quem não quer a coisa, reparei que o gráfico que o Ulisses usou no artigo sobre a JM (http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS_OPINION&id=354474) não é bem igual ao que tenho.
Parece que perdi 2 splits, ou aumentos de capital, ou coisa que o valha, o primeiro de 5/09 para 6/09 de 2000, o outro de 27/07 para 28/07 de 2006.
Alguém me pode ajudar?
Olá S.Alves!
Pelo que vi, parece-me que quando o S.Alves traça linhas se preocupa com a última cotação.
Aconselho que quando traçar linhas, NÃO OLHE para a última "vela", tal fará com que seja mais "imparcial graficamente" e com que não se "forçe inconscientemente" o gráfico.
Abraço,
AMR
Pelo que vi, parece-me que quando o S.Alves traça linhas se preocupa com a última cotação.
Aconselho que quando traçar linhas, NÃO OLHE para a última "vela", tal fará com que seja mais "imparcial graficamente" e com que não se "forçe inconscientemente" o gráfico.
Abraço,
AMR
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.
Excelente iniciativa, Silvino
Cá estaremos, para partilhar opiniões sempre que isso for conveniente
Aqui http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=67358&start=25
O H&S é em semanal

Cá estaremos, para partilhar opiniões sempre que isso for conveniente

bp1511 Escreveu:salvadorveiga Escreveu:se o volume esta' a subir quando leva nas orelhas, indica que uma forte correcçao pode estar por vi... alias penso que foi num outro topico que o tiagopt encontrou um HS perfeito na semapa...
Onde?
Gostava de ver...
Obrigado.
Aqui http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=67358&start=25
O H&S é em semanal
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Pois é, Ulisses. E este é um claro exemplo do que referiste.
Na minha opinião, o melhor padrão para descrever o gráfico seria este:
É apenas uma aproximação!! Estou no escritório e não tenho à disposição as ferramentas que costumo usar mas, em linhas gerais, acho que um triangulo descendente é que pode representar melhor o perfil técnico da Semapa.
Se partirmos deste princípio, a Semapa acabou de disparar um forte sinal de venda ao quebrar em baixa o triangulo descendente, uma quebra que foi seguida por um aumento muito forte no volume, o que serve para reforçar o sinal de perigo.
Na minha opinião, o melhor padrão para descrever o gráfico seria este:

É apenas uma aproximação!! Estou no escritório e não tenho à disposição as ferramentas que costumo usar mas, em linhas gerais, acho que um triangulo descendente é que pode representar melhor o perfil técnico da Semapa.
Se partirmos deste princípio, a Semapa acabou de disparar um forte sinal de venda ao quebrar em baixa o triangulo descendente, uma quebra que foi seguida por um aumento muito forte no volume, o que serve para reforçar o sinal de perigo.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
- Registado: 20/1/2008 20:32
Fenicio, não ser possível traçar o canal foi exactamente o que referi no primeiro comentário que fiz neste tópico. E reitero a opinião de que a obsessão pelos canais não faz qualquer sentido em "Bear Market".
Quanto à minha opinião téncica sobre a Semapa ela foi publicada há uma semana no artigo "Semsem sinais de força", publicado em http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=353304
Um abraço,
Ulisses
Quanto à minha opinião téncica sobre a Semapa ela foi publicada há uma semana no artigo "Semsem sinais de força", publicado em http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=353304
Um abraço,
Ulisses