Sad Benfica
8 mensagens
|Página 1 de 1
tugatuga111, nao percebo a piada, a nao ser que demonstres, com numeros que eu estou errado.
até 1994 o SLB dominou o futebol portugues...
se nao concordas , só tens que postar aqui os titulos que o teu clube ganhou até esse ano...
ou achas que eu ia postar aqui uma coisa que nao tivesse a certeza?
eu bem tento ser diplomatico, e este post , era dedicado a todos os benfiquistas do caldeirao que na minha opiniao sao muito ENVERGONHADOS, mas aparecem sempre estas provocaçoes, ainda por cima sem ser devidamente fundamentadas...
até 1994 o SLB dominou o futebol portugues...
se nao concordas , só tens que postar aqui os titulos que o teu clube ganhou até esse ano...
ou achas que eu ia postar aqui uma coisa que nao tivesse a certeza?
eu bem tento ser diplomatico, e este post , era dedicado a todos os benfiquistas do caldeirao que na minha opiniao sao muito ENVERGONHADOS, mas aparecem sempre estas provocaçoes, ainda por cima sem ser devidamente fundamentadas...
Sou do SL BENFICA com muito orgulho...
boas a todos os caldeireiros....
vou aproveitar este tópico para colocar, um trabalho que fiz sobre a história do meu clube, espero que os administradores, sejam pacientes , aqui com o Luis...
... basicamente , sou um fanático pelo SL BENFICA, amo o meu clube, obviamente, existem laços familiares que se sobrepoem a tudo, mas tirando isso, nao estou a ver nada que seja mais importante para mim , do que o SL BENFICA... estas coisas nao se explicam, sentem-se......... o SL BENFICA fez 105 anos no dia 28-2-2009 e eu fiz este post, sem recorrer a nenhuma fonte, fiz de cabeça... entao é assim...
parabéns SLB(upgrade) 105 anos Feb 28, '09 6:25 PM
Sport lisboa e benfica(upgrade) 105 anos de glória…
Parabéns slb.
O sport Lisboa faz hoje 105 anos. Num anexo da farmacia franco em Lisboa, na zona de Belém, 25 homens, fundaram o sport Lisboa.
Cosme Damião, foi o grande impulsionador da formação deste clube. Amantes deste desporto , que estava a, dar os primeiros passos em Lisboa. este clube após a sua fundação, começou desde logo a jogar, contra equipas da linha de cascais, com forte influencia da comunidade inglesa que sempre ali residiu.
O sport Lisboa, desde a sua fundação sempre teve muitos problemas financeiros e principalmente a falta de um campo próprio, só a tenacidade e a teimosia de Cosme Damião, impediu o encerramento deste clube.
A solução para a resolução de todos os problemas, foi a passagem para o outro lado de Monsanto, onde na zona de Benfica ,havia um clube (grupo sport Benfica), amantes do
ciclismo, não tinham equipa de futebol, mas tinham um campo, que tanta falta fazia ao sport Lisboa,
Da junção destes dois clubes nasceu em 1908 o SPORT LISBOA E BENFICA. O grupo de Belém deu os jogadores e a alma, o grupo de Benfica deu o campo e a roda da bicicleta que ainda hoje perdura no emblema do glorioso.
Alguns bairristas de Belém , não quiseram acompanhar Cosme Damião, e fundaram depois mais tarde outro clube na zona de Belém. O “clube futebol os belenenses”.
Por esta altura outro clube na zona de Lisboa se formou, mercê da vontade de alguns nobres e algumas pessoas de classe média alta da cidade. Nascia assim o Sporting clube de Portugal, com campo e instalações oferecidas pelo fundador do clube o visconde de Alvalade.
As dificuldades do sport Lisboa e Benfica continuavam , a falta de um campo próprio limitou sempre o crescimento deste clube, que ia a pouco e pouco conquistando os lisboetas, pela forma “raçuda e abnegada” com que os jogadores se entregavam ao jogo.
Não foi por isso de estranhar , quando o Sporting clube de Portugal, foi a Benfica , após a sua fundação, aliciar e contratar 7 jogadores ao sport Lisboa e Benfica. Com melhores condições esses “ sete traidores” não resistiram ao convite do Sporting. Cosme Damião, manteve-se firme e de forma destemida, manteve o clube que tanto amava a funcionar.
Nasceu assim , depois deste episódio, a maior rivalidade de sempre do futebol português, rivalidade que se mantém até aos nossos dias.
Os campeonatos de Lisboa e mais tarde os campeonatos de Portugal(já com a presença do fc porto), sempre se disputaram de forma muito entusiasta. Este desporto ia ganhando cada vez mais adeptos, e os jogos entre SLB-scp, eram presenciados por milhares de pessoas, que vibravam com este jogo, e a forma com que os jogadores se entregavam á luta, vendendo cara a derota.
O sport Lisboa e Benfica, andou durante 50 anos com o campo ás costas, este foi o principal problema deste clube. Só na década de 50 se instalou definitivamente na quinta luz na zona de Benfica, depois de ter passado por Pedrouços, salesias,Benfica,amoreiras,carnide e campo grande.
Entrando nos anos 50 o scp dominava o futebol português, na sua equipa de então jogavam os 5 violinos( Jesus correia,vasques,peyroteu,albano e o melhor de todos Travassos). Ganharam 4 campeonatos consecutivos. Em meados da década de 50 o SL BENFICA começou a inverter a história do futebol português. Com contratações de bons jogadores (coluna , José aguas) de um treinador com métodos inovadores para a época(otto gloria) o SL BENFICA iniciou a sua grande caminhada gloriosa. Em 1961 venceu a taça dos campeões europeus contra o todo poderoso fc Barcelona, 3-2 em Berna na suíça, com muita sorte á mistura o SL BENFICA dava-se á conhecer ao mundo do futebol. Com a chegada de Eusébio o SLB tornava-se numa equipa practicamente invencível, e em 1962 vencia a sua segunda taça dos campeoes europeus, contra o super REAL MADRID, em Amesterdão na Holanda o SLB venceu por 5-3. O SPORT LISBOA E BENFICA tornava-se BI campeao europeu. Nunca até hoje uma equipa portuguesa conseguiu um feito igual. Para estes triunfos além de uma grande equipa , onde jogavam, torres,Simões,José augusto,coluna,Eusébio,germano , o SLB tinha também um grande treinador, com muita experiencia europeia, e contratado ao rival fc porto. BELLA GUTMAN de seu nome(o feiticeiro).
Depois de sair bella gutaman disse para o seu adjunto Caiado, o Benfica nunca mais vai voltar a ganhar um campeonato na Europa, profecia que se mantém até hoje. Assim o SLB foi a mais 5 finais da taça dos campeões europeus e 1 vez á final da taça uefa e nunca ganhou.
SLB-inter Milão 0-1
SLB-ac Milão 1-2
SLB-manchester united 1-4 (após prolongamento)
SLB-psv 0-0 (perdemos nas grandes penalidades)
SLB- ac Milão 0-1
SLB-anderlecht 0-1(Bruxelas) 1-1 (luz)
No entanto o SLB, continuou a dominar o futebol português até 1994, sendo ainda hoje o clube com mais títulos, 61 ao todo.
31 campeonatos nacionais, 24 taças de Portugal, 4 supertaças ,1 taça latina, 2 taças dos campeões europeus. O SLB é o único clube português no restrito numero de 8 equipas europeias, com mais de 300 jogos nas competições europeias.é também um dos clubes europeus com mais presenças na final da taça dos campeões europeus(7 vezes).
O SLB, é o clube mais popular de Portugal, com milhões de adeptos, sendo a zona norte, onde estão concentrados mais adeptos do glorioso. Com a cidade de Lisboa dividida entre benfiquistas e sportinguistas, o SLB tem a sua força nas outras regiões de Portugal (Algarve, Alentejo,beira alta,beira baixa, trás-os montes, também nos subúrbios de Lisboa e nalgumas zonas do grande porto o SLB, tem uma grande comunidade de adeptos. O scp tem a maioria dos seus adeptos da beira litoral, e na cidade de Lisboa. O fc porto tem a maioria dos seus adeptos na cidade do porto e seus arredores.
EUSÉBIO
O seu destino , parecia traçado, o Sporting clube de Portugal. Jogava do Sporting de Lourenço marques, depois de se transferir do seu clube do coração o desportivo de Lourenço marques.
Alguns benfiquistas de Lourenço marques foram os grandes responsáveis , por Eusébio ter vindo para o SLB. Foram falar directamente com a mãe e um primo , que tinha grande influencia em Eusébio e convenceram assim o jogador a embarcar em segredo com o nome de Rute para Portugal. Jogou 13 anos no SLB, foi 11 vezes campeão nacional, ganhou 1 taça dos campeões europeus e foi finalista de mais 3. Bola de ouro(melhor jogador europeu) em 1965, único jogador a jogar em Portugal, com esta distinção. Melhor marcador de Portugal e da Europa, melhor jogador e melhor marcador do campeonato do mundo de futebol 1966 na Inglaterra. EUSÉBIO , é considerado pela FIFA, um dos 10 melhores jogadores da bola de todos os tempo… teve o seu melhor jogo contra o real Madrid em 1965 , 5-1 na luz numa eleminatória da taça dos campeões europeus. Melhor golo contra a juventus em Turim , também para a taça dos campeões europeus. Um livre quase do meio campo , com o estádio communale em Turim todo a rir , quando se aperceberam que Eusébio ia marcar directo, e com o guarda-redes a dizer que não queria barreira. Consta nas crónicas do jogo que o “portero” nem a viu entrar. Para mim. EUSÉBIO, di stefano, pélé, maradona, garrincha e cruiff, foram os melhores jogadores da bola que alguma vez pisaram os relvados.
ESTÁDIO DA LUZ
Este estádio da luz inaugurado em 2003, enche de orgulho todos os benfiquistas. É bonito, confortável, boa visibilidade, mas eu preferia o outro o velhinho estádio da luz. O maior da Europa , juntamente com o camp nou em Barcelona. Inaugurado em 1954, este estádio era o orgulho de todos os benfiquistas, exercia uma pressão enorme sobre adversários, árbitros e até sobre os próprios jogadores do SLB, que temiam a pressão do mítico 3 anel. Só quem esteve no relvado , pode entender o que estou a escrever, aquele monte de betão metia respeito, mesmo com o estádio vazio, era imponente, e cheio era mesmo o inferno da luz.
Foi aqui no estádio da luz , que frequento desde tenra idade, que vi jogar os 2 melhores jogadores com o “manto sagrado vestido” Fernando chalana e valdo.
Destaco na história do SLB, 3 pessoas, obviamente entre muitas outras que por exemplo, de forma gratuita ajudaram a construir o estádio da luz, mas para mim :
Cosme Damião- sem a teimosia , perseverança e tenacidade deste homem o SLB , não existia nos nossos dias.
Jorge de Brito- financiou o SLB durante 35 anos, de forma anónima, ajudava o clube que tanto amava, ficam para a história as reunoes com o presidente Ferreira Queimado no hotel albatroz em cascais onde no meio de uma sopa de peixe, se discutiam, contratações, salários e prémios de jogo.
Manuel da Luz Afonso- dirigente do SLB, nos anos 60, muito astuto, muito ambicioso, projectou o Benfica europeu…
Eu, sou sócio do SLB desde 1993, tenho 2 cativos no estádio da luz, 1 para mim , outro para o meu filho, sócio do SLB desde os 4 meses. Mas num fanático assumido pelo glorioso, Deus perpetuou a cor azul e verde. Azul nos olhos, e verde na mulher que ainda hoje depois de 14 anos de casamento amo loucamente.
vou aproveitar este tópico para colocar, um trabalho que fiz sobre a história do meu clube, espero que os administradores, sejam pacientes , aqui com o Luis...

parabéns SLB(upgrade) 105 anos Feb 28, '09 6:25 PM
Sport lisboa e benfica(upgrade) 105 anos de glória…
Parabéns slb.
O sport Lisboa faz hoje 105 anos. Num anexo da farmacia franco em Lisboa, na zona de Belém, 25 homens, fundaram o sport Lisboa.
Cosme Damião, foi o grande impulsionador da formação deste clube. Amantes deste desporto , que estava a, dar os primeiros passos em Lisboa. este clube após a sua fundação, começou desde logo a jogar, contra equipas da linha de cascais, com forte influencia da comunidade inglesa que sempre ali residiu.
O sport Lisboa, desde a sua fundação sempre teve muitos problemas financeiros e principalmente a falta de um campo próprio, só a tenacidade e a teimosia de Cosme Damião, impediu o encerramento deste clube.
A solução para a resolução de todos os problemas, foi a passagem para o outro lado de Monsanto, onde na zona de Benfica ,havia um clube (grupo sport Benfica), amantes do
ciclismo, não tinham equipa de futebol, mas tinham um campo, que tanta falta fazia ao sport Lisboa,
Da junção destes dois clubes nasceu em 1908 o SPORT LISBOA E BENFICA. O grupo de Belém deu os jogadores e a alma, o grupo de Benfica deu o campo e a roda da bicicleta que ainda hoje perdura no emblema do glorioso.
Alguns bairristas de Belém , não quiseram acompanhar Cosme Damião, e fundaram depois mais tarde outro clube na zona de Belém. O “clube futebol os belenenses”.
Por esta altura outro clube na zona de Lisboa se formou, mercê da vontade de alguns nobres e algumas pessoas de classe média alta da cidade. Nascia assim o Sporting clube de Portugal, com campo e instalações oferecidas pelo fundador do clube o visconde de Alvalade.
As dificuldades do sport Lisboa e Benfica continuavam , a falta de um campo próprio limitou sempre o crescimento deste clube, que ia a pouco e pouco conquistando os lisboetas, pela forma “raçuda e abnegada” com que os jogadores se entregavam ao jogo.
Não foi por isso de estranhar , quando o Sporting clube de Portugal, foi a Benfica , após a sua fundação, aliciar e contratar 7 jogadores ao sport Lisboa e Benfica. Com melhores condições esses “ sete traidores” não resistiram ao convite do Sporting. Cosme Damião, manteve-se firme e de forma destemida, manteve o clube que tanto amava a funcionar.
Nasceu assim , depois deste episódio, a maior rivalidade de sempre do futebol português, rivalidade que se mantém até aos nossos dias.
Os campeonatos de Lisboa e mais tarde os campeonatos de Portugal(já com a presença do fc porto), sempre se disputaram de forma muito entusiasta. Este desporto ia ganhando cada vez mais adeptos, e os jogos entre SLB-scp, eram presenciados por milhares de pessoas, que vibravam com este jogo, e a forma com que os jogadores se entregavam á luta, vendendo cara a derota.
O sport Lisboa e Benfica, andou durante 50 anos com o campo ás costas, este foi o principal problema deste clube. Só na década de 50 se instalou definitivamente na quinta luz na zona de Benfica, depois de ter passado por Pedrouços, salesias,Benfica,amoreiras,carnide e campo grande.
Entrando nos anos 50 o scp dominava o futebol português, na sua equipa de então jogavam os 5 violinos( Jesus correia,vasques,peyroteu,albano e o melhor de todos Travassos). Ganharam 4 campeonatos consecutivos. Em meados da década de 50 o SL BENFICA começou a inverter a história do futebol português. Com contratações de bons jogadores (coluna , José aguas) de um treinador com métodos inovadores para a época(otto gloria) o SL BENFICA iniciou a sua grande caminhada gloriosa. Em 1961 venceu a taça dos campeões europeus contra o todo poderoso fc Barcelona, 3-2 em Berna na suíça, com muita sorte á mistura o SL BENFICA dava-se á conhecer ao mundo do futebol. Com a chegada de Eusébio o SLB tornava-se numa equipa practicamente invencível, e em 1962 vencia a sua segunda taça dos campeoes europeus, contra o super REAL MADRID, em Amesterdão na Holanda o SLB venceu por 5-3. O SPORT LISBOA E BENFICA tornava-se BI campeao europeu. Nunca até hoje uma equipa portuguesa conseguiu um feito igual. Para estes triunfos além de uma grande equipa , onde jogavam, torres,Simões,José augusto,coluna,Eusébio,germano , o SLB tinha também um grande treinador, com muita experiencia europeia, e contratado ao rival fc porto. BELLA GUTMAN de seu nome(o feiticeiro).
Depois de sair bella gutaman disse para o seu adjunto Caiado, o Benfica nunca mais vai voltar a ganhar um campeonato na Europa, profecia que se mantém até hoje. Assim o SLB foi a mais 5 finais da taça dos campeões europeus e 1 vez á final da taça uefa e nunca ganhou.
SLB-inter Milão 0-1
SLB-ac Milão 1-2
SLB-manchester united 1-4 (após prolongamento)
SLB-psv 0-0 (perdemos nas grandes penalidades)
SLB- ac Milão 0-1
SLB-anderlecht 0-1(Bruxelas) 1-1 (luz)
No entanto o SLB, continuou a dominar o futebol português até 1994, sendo ainda hoje o clube com mais títulos, 61 ao todo.
31 campeonatos nacionais, 24 taças de Portugal, 4 supertaças ,1 taça latina, 2 taças dos campeões europeus. O SLB é o único clube português no restrito numero de 8 equipas europeias, com mais de 300 jogos nas competições europeias.é também um dos clubes europeus com mais presenças na final da taça dos campeões europeus(7 vezes).
O SLB, é o clube mais popular de Portugal, com milhões de adeptos, sendo a zona norte, onde estão concentrados mais adeptos do glorioso. Com a cidade de Lisboa dividida entre benfiquistas e sportinguistas, o SLB tem a sua força nas outras regiões de Portugal (Algarve, Alentejo,beira alta,beira baixa, trás-os montes, também nos subúrbios de Lisboa e nalgumas zonas do grande porto o SLB, tem uma grande comunidade de adeptos. O scp tem a maioria dos seus adeptos da beira litoral, e na cidade de Lisboa. O fc porto tem a maioria dos seus adeptos na cidade do porto e seus arredores.
EUSÉBIO
O seu destino , parecia traçado, o Sporting clube de Portugal. Jogava do Sporting de Lourenço marques, depois de se transferir do seu clube do coração o desportivo de Lourenço marques.
Alguns benfiquistas de Lourenço marques foram os grandes responsáveis , por Eusébio ter vindo para o SLB. Foram falar directamente com a mãe e um primo , que tinha grande influencia em Eusébio e convenceram assim o jogador a embarcar em segredo com o nome de Rute para Portugal. Jogou 13 anos no SLB, foi 11 vezes campeão nacional, ganhou 1 taça dos campeões europeus e foi finalista de mais 3. Bola de ouro(melhor jogador europeu) em 1965, único jogador a jogar em Portugal, com esta distinção. Melhor marcador de Portugal e da Europa, melhor jogador e melhor marcador do campeonato do mundo de futebol 1966 na Inglaterra. EUSÉBIO , é considerado pela FIFA, um dos 10 melhores jogadores da bola de todos os tempo… teve o seu melhor jogo contra o real Madrid em 1965 , 5-1 na luz numa eleminatória da taça dos campeões europeus. Melhor golo contra a juventus em Turim , também para a taça dos campeões europeus. Um livre quase do meio campo , com o estádio communale em Turim todo a rir , quando se aperceberam que Eusébio ia marcar directo, e com o guarda-redes a dizer que não queria barreira. Consta nas crónicas do jogo que o “portero” nem a viu entrar. Para mim. EUSÉBIO, di stefano, pélé, maradona, garrincha e cruiff, foram os melhores jogadores da bola que alguma vez pisaram os relvados.
ESTÁDIO DA LUZ
Este estádio da luz inaugurado em 2003, enche de orgulho todos os benfiquistas. É bonito, confortável, boa visibilidade, mas eu preferia o outro o velhinho estádio da luz. O maior da Europa , juntamente com o camp nou em Barcelona. Inaugurado em 1954, este estádio era o orgulho de todos os benfiquistas, exercia uma pressão enorme sobre adversários, árbitros e até sobre os próprios jogadores do SLB, que temiam a pressão do mítico 3 anel. Só quem esteve no relvado , pode entender o que estou a escrever, aquele monte de betão metia respeito, mesmo com o estádio vazio, era imponente, e cheio era mesmo o inferno da luz.
Foi aqui no estádio da luz , que frequento desde tenra idade, que vi jogar os 2 melhores jogadores com o “manto sagrado vestido” Fernando chalana e valdo.
Destaco na história do SLB, 3 pessoas, obviamente entre muitas outras que por exemplo, de forma gratuita ajudaram a construir o estádio da luz, mas para mim :
Cosme Damião- sem a teimosia , perseverança e tenacidade deste homem o SLB , não existia nos nossos dias.
Jorge de Brito- financiou o SLB durante 35 anos, de forma anónima, ajudava o clube que tanto amava, ficam para a história as reunoes com o presidente Ferreira Queimado no hotel albatroz em cascais onde no meio de uma sopa de peixe, se discutiam, contratações, salários e prémios de jogo.
Manuel da Luz Afonso- dirigente do SLB, nos anos 60, muito astuto, muito ambicioso, projectou o Benfica europeu…
Eu, sou sócio do SLB desde 1993, tenho 2 cativos no estádio da luz, 1 para mim , outro para o meu filho, sócio do SLB desde os 4 meses. Mas num fanático assumido pelo glorioso, Deus perpetuou a cor azul e verde. Azul nos olhos, e verde na mulher que ainda hoje depois de 14 anos de casamento amo loucamente.
Sou do SL BENFICA com muito orgulho...
INFORMAÇÃO PRIVILEGIADA
RESULTADOS CONSOLIDADOS – 1º SEMESTRE 2008/2009 – IFRS
A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD vêm cumprir os seus deveres de prestação de informação sobre os
aspectos mais relevantes ocorridos no primeiro semestre do exercício 2008/2009, período compreendido
entre 1 de Julho e 31 de Dezembro de 2008.
Na análise às demonstrações financeiras, salientamos que a sua comparabilidade com o semestre do
exercício anterior se encontra afectada, pelo facto do mesmo compreender o período de 1 de Agosto de
2007 a 31 de Janeiro de 2008. Esta situação está relacionada com a alteração do exercício social no ano
anterior, que passou de 1 de Agosto a 31 de Julho do ano seguinte para 1 de Julho a 30 de Junho do ano
seguinte. Desta forma, o exercício de 2007/2008 compreendeu apenas 11 meses de actividade, de forma a
ajustar os exercícios económicos à época desportiva, tendo início a 1 de Agosto de 2007 e termo a 30 de
Junho de 2008.
O 1º semestre do exercício de 2008/2009 apresentou um resultado consolidado negativo de 9,35 milhões de
euros e um resultado operacional consolidado negativo próximo dos 7 milhões de euros, os quais
representam em ambos os casos um decréscimo face ao período homólogo anterior.
Esta evolução está significativamente influenciada pela diminuição dos proveitos gerados com a alienação
de direitos desportivos de atletas, pela não participação na edição da Liga dos Campeões da presente época
e pelo investimento realizado no reforço do plantel principal.
De referir que as receitas televisivas atingiram neste semestre um montante de 6,1 milhões de euros, o que
representa um aumento superior a 2 milhões de euros face ao período homólogo anterior. Esta variação
devesse ao facto da rubrica ter sido positivamente influenciada pela não participação na Liga dos
Campeões, dado que a Benfica SAD teve oportunidade de comercializar directamente os seus direitos de
transmissão. A este facto acresceu ainda a criação da Benfica TV, que reforçou o poder negocial do Benfica
no sector audiovisual e tem permitido um crescimento efectivo nas receitas obtidas pela Benfica SAD.
Os resultados financeiros no corrente período corresponderam a um valor negativo de 2,2 milhões de euros,
o que representa uma melhoria superior a 1 milhão de euros face ao semestre homólogo anterior, como
consequência de um menor nível de passivos financeiros durante o período em análise.
Os resultados relativos a investimentos apresentam um valor negativo de 186 mil euros, o qual corresponde
à incorporação do resultado da Benfica TV atribuível à Benfica SAD através do método de equivalência
patrimonial. De referir que este impacto negativo era perfeitamente expectável, uma vez que a Benfica TV foi
constituída a 4 de Agosto de 2008 e iniciou a sua actividade a 13 de Agosto de 2008, tendo as suas
emissões regulares arrancado a 10 de Dezembro de 2008. Assim, numa fase embrionária da sua actividade,
a Benfica TV encontra-se num período de realização de investimento, com natural reflexo nos resultados.
O aumento do passivo face ao último exercício findo a 30 de Junho de 2008, atingindo 147 milhões de
euros, é essencialmente justificado pelo reforço efectuado no plantel principal através da aquisição de
direitos desportivos de atletas e pelo aumento da respectiva massa salarial, aliado ao facto das receitas
operacionais terem decrescido pela ausência da Liga dos Campeões. Este aumento reflectiu-se
essencialmente nas rubricas de empréstimos obtidos e fornecedores correntes, que passaram a
corresponder a 32,7 e 21,8 milhões de euros, respectivamente.
Por contrapartida do aumento do passivo, observa-se nos valores do activo um crescimento de 13 milhões
de euros, concretizado principalmente através do reforço do montante dos direitos desportivos de atletas
registado na rubrica de activos intangíveis, que aumentaram 8 milhões de euros.
Os capitais próprios diminuíram para um montante de 13,7 milhões de euros a 31 de Dezembro de 2008
condicionados pelo resultado líquido negativo alcançado no presente semestre.
BPI
RESULTADOS CONSOLIDADOS – 1º SEMESTRE 2008/2009 – IFRS
A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD vêm cumprir os seus deveres de prestação de informação sobre os
aspectos mais relevantes ocorridos no primeiro semestre do exercício 2008/2009, período compreendido
entre 1 de Julho e 31 de Dezembro de 2008.
Na análise às demonstrações financeiras, salientamos que a sua comparabilidade com o semestre do
exercício anterior se encontra afectada, pelo facto do mesmo compreender o período de 1 de Agosto de
2007 a 31 de Janeiro de 2008. Esta situação está relacionada com a alteração do exercício social no ano
anterior, que passou de 1 de Agosto a 31 de Julho do ano seguinte para 1 de Julho a 30 de Junho do ano
seguinte. Desta forma, o exercício de 2007/2008 compreendeu apenas 11 meses de actividade, de forma a
ajustar os exercícios económicos à época desportiva, tendo início a 1 de Agosto de 2007 e termo a 30 de
Junho de 2008.
O 1º semestre do exercício de 2008/2009 apresentou um resultado consolidado negativo de 9,35 milhões de
euros e um resultado operacional consolidado negativo próximo dos 7 milhões de euros, os quais
representam em ambos os casos um decréscimo face ao período homólogo anterior.
Esta evolução está significativamente influenciada pela diminuição dos proveitos gerados com a alienação
de direitos desportivos de atletas, pela não participação na edição da Liga dos Campeões da presente época
e pelo investimento realizado no reforço do plantel principal.
De referir que as receitas televisivas atingiram neste semestre um montante de 6,1 milhões de euros, o que
representa um aumento superior a 2 milhões de euros face ao período homólogo anterior. Esta variação
devesse ao facto da rubrica ter sido positivamente influenciada pela não participação na Liga dos
Campeões, dado que a Benfica SAD teve oportunidade de comercializar directamente os seus direitos de
transmissão. A este facto acresceu ainda a criação da Benfica TV, que reforçou o poder negocial do Benfica
no sector audiovisual e tem permitido um crescimento efectivo nas receitas obtidas pela Benfica SAD.
Os resultados financeiros no corrente período corresponderam a um valor negativo de 2,2 milhões de euros,
o que representa uma melhoria superior a 1 milhão de euros face ao semestre homólogo anterior, como
consequência de um menor nível de passivos financeiros durante o período em análise.
Os resultados relativos a investimentos apresentam um valor negativo de 186 mil euros, o qual corresponde
à incorporação do resultado da Benfica TV atribuível à Benfica SAD através do método de equivalência
patrimonial. De referir que este impacto negativo era perfeitamente expectável, uma vez que a Benfica TV foi
constituída a 4 de Agosto de 2008 e iniciou a sua actividade a 13 de Agosto de 2008, tendo as suas
emissões regulares arrancado a 10 de Dezembro de 2008. Assim, numa fase embrionária da sua actividade,
a Benfica TV encontra-se num período de realização de investimento, com natural reflexo nos resultados.
O aumento do passivo face ao último exercício findo a 30 de Junho de 2008, atingindo 147 milhões de
euros, é essencialmente justificado pelo reforço efectuado no plantel principal através da aquisição de
direitos desportivos de atletas e pelo aumento da respectiva massa salarial, aliado ao facto das receitas
operacionais terem decrescido pela ausência da Liga dos Campeões. Este aumento reflectiu-se
essencialmente nas rubricas de empréstimos obtidos e fornecedores correntes, que passaram a
corresponder a 32,7 e 21,8 milhões de euros, respectivamente.
Por contrapartida do aumento do passivo, observa-se nos valores do activo um crescimento de 13 milhões
de euros, concretizado principalmente através do reforço do montante dos direitos desportivos de atletas
registado na rubrica de activos intangíveis, que aumentaram 8 milhões de euros.
Os capitais próprios diminuíram para um montante de 13,7 milhões de euros a 31 de Dezembro de 2008
condicionados pelo resultado líquido negativo alcançado no presente semestre.
BPI
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.
Sad Benfica
Benfica fecha primeiro semestre com prejuízos de 9,35 milhões
O Sport Lisboa e Benfica SAD terminou o primeiro semestre com prejuízos de 9,35 milhões de euros, um resultado que reflecte a não participação na edição da Liga dos Campeões, e o investimento no reforço do plantel.
--------------------------------------------------------------------------------
Paulo Moutinho
paulomoutinho@negocios.pt
O Sport Lisboa e Benfica SAD terminou o primeiro semestre com prejuízos de 9,35 milhões de euros, um resultado que reflecte a não participação na edição da Liga dos Campeões, e o investimento no reforço do plantel.
“O primeiro semestre do exercício de 2008/2009 apresentou um resultado consolidado negativo de 9,35 milhões de euros e um resultado operacional consolidado negativo próximo dos 7 milhões de euros, os quais representam em ambos os casos um decréscimo face ao período homólogo anterior”, refere o comunicado.
Esta evolução está “significativamente influenciada pela diminuição dos proveitos gerados com a alienação de direitos desportivos de atletas, pela não participação na edição da Liga dos Campeões da presente época e pelo investimento realizado no reforço do plantel principal”.
A SAD do Benfica salienta, no entanto, que “as receitas televisivas atingiram neste semestre um montante de 6,1 milhões de euros, o que representa um aumento superior a 2 milhões de euros face ao período homólogo anterior”.
“Esta variação devesse ao facto da rubrica ter sido positivamente influenciada pela não participação na Liga dos Campeões, dado que a Benfica SAD teve oportunidade de comercializar directamente os seus direitos de transmissão”, facto ao qual “acresce a criação da Benfica TV, que reforçou o poder negocial do Benfica no sector audiovisual”.
O passivo da Benfica SAD atingiu os 147 milhões de euros, aumento “justificado pelo reforço efectuado no plantel principal através da aquisição de direitos desportivos de atletas e pelo aumento da respectiva massa salarial, aliado ao facto das receitas operacionais terem decrescido pela ausência da Liga dos Campeões”.
“Por contrapartida do aumento do passivo, observa-se nos valores do activo um crescimento de 13 milhões de euros”, tendo os capitais próprios diminuído “para um montante de 13,7 milhões de euros, condicionados pelo resultado líquido negativo alcançado no presente semestre”.
JN
O Sport Lisboa e Benfica SAD terminou o primeiro semestre com prejuízos de 9,35 milhões de euros, um resultado que reflecte a não participação na edição da Liga dos Campeões, e o investimento no reforço do plantel.
--------------------------------------------------------------------------------
Paulo Moutinho
paulomoutinho@negocios.pt
O Sport Lisboa e Benfica SAD terminou o primeiro semestre com prejuízos de 9,35 milhões de euros, um resultado que reflecte a não participação na edição da Liga dos Campeões, e o investimento no reforço do plantel.
“O primeiro semestre do exercício de 2008/2009 apresentou um resultado consolidado negativo de 9,35 milhões de euros e um resultado operacional consolidado negativo próximo dos 7 milhões de euros, os quais representam em ambos os casos um decréscimo face ao período homólogo anterior”, refere o comunicado.
Esta evolução está “significativamente influenciada pela diminuição dos proveitos gerados com a alienação de direitos desportivos de atletas, pela não participação na edição da Liga dos Campeões da presente época e pelo investimento realizado no reforço do plantel principal”.
A SAD do Benfica salienta, no entanto, que “as receitas televisivas atingiram neste semestre um montante de 6,1 milhões de euros, o que representa um aumento superior a 2 milhões de euros face ao período homólogo anterior”.
“Esta variação devesse ao facto da rubrica ter sido positivamente influenciada pela não participação na Liga dos Campeões, dado que a Benfica SAD teve oportunidade de comercializar directamente os seus direitos de transmissão”, facto ao qual “acresce a criação da Benfica TV, que reforçou o poder negocial do Benfica no sector audiovisual”.
O passivo da Benfica SAD atingiu os 147 milhões de euros, aumento “justificado pelo reforço efectuado no plantel principal através da aquisição de direitos desportivos de atletas e pelo aumento da respectiva massa salarial, aliado ao facto das receitas operacionais terem decrescido pela ausência da Liga dos Campeões”.
“Por contrapartida do aumento do passivo, observa-se nos valores do activo um crescimento de 13 milhões de euros”, tendo os capitais próprios diminuído “para um montante de 13,7 milhões de euros, condicionados pelo resultado líquido negativo alcançado no presente semestre”.
JN
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.
8 mensagens
|Página 1 de 1