Um sinal que me faz pensar...
VendedordoFuturo Escreveu:Alguém me sabe dizer qual é a percentagem de touros e ursos após o fecho de 6ª feira?
O meu obrigado.
Encontras aqui no tópico do Arnie.
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... ht=#593414
Um abraço.
Nunca te é dado um desejo sem também te ser dado o poder de o realizares.Contudo,poderás ter de lutar por isso. Richard Bach "in" Ilusões.
Elias Escreveu:corvo47 Escreveu:Não faço a mínima ideia, mas parece-me que o SPX já deu hoje um pequeno sinal.
Por isso acho bem provável que sim.
referes-te ao martelo?
Só agora cheguei.
Sim.
Um abraço.
Nunca te é dado um desejo sem também te ser dado o poder de o realizares.Contudo,poderás ter de lutar por isso. Richard Bach "in" Ilusões.
civfan Escreveu:pessoal, haverá ou não um rally na proxima 2ºfeira?!
eu digo que há uma boa probabilidad de sim, sobretudo suportado nas financeiras americanas... na verdade tenho pena que hoje tenha chegado a casa depois das 21h, e por isso não tenha comprado acções do citi abaixo dos 2 dolares... penso que em uma boa oportunidade de chegar aos 2,5 dolares na boa na proxima semanha!
Eu espero que as financeiras americanas abram em alta na segunda, por isso entrei longo no BAC aos $3. Também penso que deve ser por pouco tempo infelizmente.
Agora parece-me que o mercado esta tudo menos forte, e digo isto especificamente pela reacção das financeiras esta semana, qualquer um que apareça com uma opinião negativa tem logo uma reacção desmedida por parte dos mercados.
Acho também que falta seriedade e competência nos políticos por este mundo fora. É difícil ter um mercado forte quando os investidores encontram informação contraditória em todo o lado.
Abraço
Se a partir de 2ª F inclusive assistirmos a um forte ressalto, confirma-se novamente o forte suporte do DAX ligeiramente acima dos 4000.
Posso estar enganado , mas isto só irá inverter , quando começarem a sair boas noticias, o que não tem acontecido.
Posso estar enganado , mas isto só irá inverter , quando começarem a sair boas noticias, o que não tem acontecido.
- Registado: 28/10/2007 7:43
2º feira vai ser mesmo um dia interessante. e tudo se vai passar à volta das financeiras americanas. Que vão começar em alta, já não há duvida, pois no after hours a city por exemplo, fechou a subir 12,82% !
o dolar entretanto desvalorizou tambem na 6ºfeira, face ao euro... e tenho assistido que esse movimento da moeda tem tido correlação com ressaltos na bolsa americana.
Por outro lado, resta-me uma grande duvida: será que o ressalto se efectiva mesmo na proxima 2ºfeira, ou se começa a subir, e depois todos aqueles que andam um bocado "queimados" aproveitam para limpar posições e tornam outra vez o mercado flat? :d
vamos ver, mas se na 2ºfeira o rally não acontecer, (apesar de haver boas hipoteses disso) eu entro no fim do dia da mesma, longo, nas principais financeiras americanas... porque estou confiante que durante essa semana, elas vão corrigir... mas provavelmente já não irei a tempo, e caso os mercados abram em alta e mantenham-se, fico a ver de fora.
A proposito, no dia de carnaval, há NYSE/NASDAQ?
este topico merece voltar para cima.
o dolar entretanto desvalorizou tambem na 6ºfeira, face ao euro... e tenho assistido que esse movimento da moeda tem tido correlação com ressaltos na bolsa americana.
Por outro lado, resta-me uma grande duvida: será que o ressalto se efectiva mesmo na proxima 2ºfeira, ou se começa a subir, e depois todos aqueles que andam um bocado "queimados" aproveitam para limpar posições e tornam outra vez o mercado flat? :d
vamos ver, mas se na 2ºfeira o rally não acontecer, (apesar de haver boas hipoteses disso) eu entro no fim do dia da mesma, longo, nas principais financeiras americanas... porque estou confiante que durante essa semana, elas vão corrigir... mas provavelmente já não irei a tempo, e caso os mercados abram em alta e mantenham-se, fico a ver de fora.
A proposito, no dia de carnaval, há NYSE/NASDAQ?
este topico merece voltar para cima.

civfan Escreveu:pessoal, haverá ou não um rally na proxima 2ºfeira?!
Não faço a mínima ideia, mas parece-me que o SPX já deu hoje um pequeno sinal.
Por isso acho bem provável que sim.
É este cenário que estou a conjecturar, para os próximos dias.
Com muito cuidado e com o máximo de liquidez fora.
Porque adivinhar estas coisas pode sair muito caro.

Bom fim de semana a todos.
Um abraço.
- Anexos
-
- spx 20-02.png (13.81 KiB) Visualizado 2526 vezes
pessoal, haverá ou não um rally na proxima 2ºfeira?!
eu digo que há uma boa probabilidad de sim, sobretudo suportado nas financeiras americanas... na verdade tenho pena que hoje tenha chegado a casa depois das 21h, e por isso não tenha comprado acções do citi abaixo dos 2 dolares... penso que em uma boa oportunidade de chegar aos 2,5 dolares na boa na proxima semanha!

Merceeiro
Podes tratar-me por tu, aqui todos nos conhecemos, apesar de nunca nos termos visto pessoalmente.
Quanto às noticias, pessoalmente, muitas das noticias que por aí passam, leio-as aqui no forum, porque muitas delas são precedidas de comentários, que numa grande parte das vezes são importantes para o desenvolvimento das mesmas, e dessa forma conseguimos absorver muito mais e por vezes melhor informação.
Bom fim de semana
Pinto D'oiro
Podes tratar-me por tu, aqui todos nos conhecemos, apesar de nunca nos termos visto pessoalmente.
Quanto às noticias, pessoalmente, muitas das noticias que por aí passam, leio-as aqui no forum, porque muitas delas são precedidas de comentários, que numa grande parte das vezes são importantes para o desenvolvimento das mesmas, e dessa forma conseguimos absorver muito mais e por vezes melhor informação.
Bom fim de semana
Pinto D'oiro
@merceeiro e pinto
Na minha opinião ambos têm razão.
Acho que o ideal para um melhor funcionamento do fórum seria haver 2 tópicos por cada título.
Um deles para debate e trocas de opiniões sobre o título em si e outro para as notícias e debate das mesmas.
Não deixa de ser interessante termos todas as notícias compiladas mas por outro lado, e para quem já as leu (o que me acontece muitas vezes) torna-se um bocado fastidioso a leitura do fórum.
Dito isto acho que se consegue perfeitamente conciliar ambas as partes se as separarmos.
Isto não é de modo algum uma crítica destrutiva aos moderadores e/ou aos que transpõem as notícias mas sim uma crítica construtiva no sentido de termos um fórum melhor e mais prático.
Acho que o ideal para um melhor funcionamento do fórum seria haver 2 tópicos por cada título.
Um deles para debate e trocas de opiniões sobre o título em si e outro para as notícias e debate das mesmas.
Não deixa de ser interessante termos todas as notícias compiladas mas por outro lado, e para quem já as leu (o que me acontece muitas vezes) torna-se um bocado fastidioso a leitura do fórum.
Dito isto acho que se consegue perfeitamente conciliar ambas as partes se as separarmos.
Isto não é de modo algum uma crítica destrutiva aos moderadores e/ou aos que transpõem as notícias mas sim uma crítica construtiva no sentido de termos um fórum melhor e mais prático.
pinto d'oiro Escreveu:Merceeiro
Provavelmente muitos dos que por aqui andam, nem sempre leem as noticias que vão aparecendo nos diversos sites.
Na minha opinião acho que se devem transcrever para o forum aquelas noticias que se julgam importantes e capazes de fornecer informação necessária à função deste forum.
Só lê quem quer.
Um abraço
Pinto D'oiro
Boas!
Em parte concordo consigo, há notícias que aparecem que nem sempre se dá por elas, agora postar artigos de opinião e notícias retirados do próprio site do jornal de negócios acho um pouco demais, só isso. Mas como diz, só lê quem quer.
BN
A mercearia de valores não faz fiado
- Registado: 29/11/2007 10:29
Merceeiro
Provavelmente muitos dos que por aqui andam, nem sempre leem as noticias que vão aparecendo nos diversos sites.
Na minha opinião acho que se devem transcrever para o forum aquelas noticias que se julgam importantes e capazes de fornecer informação necessária à função deste forum.
Só lê quem quer.
Um abraço
Pinto D'oiro
Só lê quem quer.
Um abraço
Pinto D'oiro
Como todo o respeito, não sei porque há participantes do fórum que insistem em colar notícias e artigos que se podem ler no próprio site do negócios. Venho ao fórum ler as opiniões dos participantes, com o intuito de deixar de ser tão ignorante nestas questões dos mercados, e grande parte dos posts são colagens de notícias. Cada um está no seu direito, é só uma opinião, porém um fórum julgo eu que seja (na minha humilde opinião) um local de troca de opiniões e ideias, e não um quadro de colagem de recortes de jornais.
Acho que os moderadores deveriam estar mais atentos a esta prática, que a meu ver se tem afigurado excessiva.
BN
Acho que os moderadores deveriam estar mais atentos a esta prática, que a meu ver se tem afigurado excessiva.
BN
A mercearia de valores não faz fiado
- Registado: 29/11/2007 10:29
Sinal positivo???
O facto de a taxa de inflação aumentar pela primeira vez nos últimos seis meses, nos EUA, é positivo/negativo/ ou negligenciavel na perspectiva dos mercados financeiros.
Cumps.
Cumps.
Fernando Braga de Matos Sentimento e bolsa
Boas
Sentimento e bolsa
Descanse o leitor que, apesar do título, não vai cair num enredo emocional, com mensagens destinadas às lágrimas, devendo ser enviadas aos amigos, em cadeia, sob pena de ficarem impotentes se o não fizerem.
Não! Isto é antes uma coisa "hard-core", para espíritos fortes que jogam nos mercados, homens de barba rija e mulheres fumadoras.
A ciência económica clássica partia do princípio que os agentes económicos agem racionalmente e a teoria financeira académica persistentemente defendeu a Hipótese da Perfeita Eficiência dos Mercados, na qual essa ideia também subjaz.
Ora isso não é assim, e até acontece que cada vez mais se solidifica a ideia contrária, passando pelo estudo dos fenómenos psicológicos nos mercados, num ramo chamado Finanças Comportamentais, ainda recentemente laureado com um prémio Nobel em 2002, na pessoa de Daniel Kahneman, autor da chamada Teoria da Perspectiva (Prospect Theory).
Hoje poderemos dar como assente - e a mera observação empírica a todos acessível é indesmentível - que os investidores tanto se embrenham em frios cômputos como, noutros momentos, são presa de impulsos e emoções.
E quando estas forças estão à solta, mesmo os calculistas terão que mandar o princípio da racionalidade às urtigas, porque, nessas ocasiões, ser-se racional é pensar em termos de multidão - devendo-se, evidentemente, tirar o proveito possível, ao ter a perfeita noção dessa circunstância.
Agora, poderia ficar-se com a ideia de que, se as coisas se apresentam deste modo, então os mercados são aleatórios, dependendo dos humores dos intervenientes, estes com a carga de imprevisibilidade que sempre subjaz nessa situação.
Porém, também isso se não passa assim.
É que a componente emocional só ganha ascendente em momentos típicos que se podem isolar "cientificamente" e, além do mais, como "as coisas são sempre iguais", revelam-se mesmo razoavelmente previsíveis.
A outra força (maior e permanente) que faz mover os mercados, os fundamentais da economia e das empresas, é intuitivamente compreendida como tal, e pode ser analisada e quantificada por meios bastante conhecidos e em grande parte acessíveis ao investidor nacional. Nada como nos mercados a sério, mas dá para não se ficar à escuras, com antolhos.
Desde que se tenha interiorizada a noção essencial de que os mercados se movem por antecipação à provável ocorrência dos factos relevantes, podemos passar adiante, mas tendo-a em mente para o que se vai dizer a seguir.
O sentimento, que em momentos de aceleração da tendência, para cima ou para baixo, pode mesmo tomar a prioridade na influência no percurso das cotações, é coisa mais volúvel e difícil de quantificar, mas possível, por via de indicadores da chamada Análise Técnica.
Esses indicadores têm na sua maioria por base a análise de relações entre "calls" e "puts" (compras longas/ vendas a descoberto de Opções) ou "short selling" e volatilidade, medida também principalmente em Opções de acções.
Neste curto espaço é impossível uma análise, e não ficamos sem dizer que não conheço esses indicadores como disponíveis para o mercado nacional.
Mas como os Estados Unidos influenciam todas as bolsas, em particular europeias, com as quais a correlação é grande, sugiro consultar o VIX, o Índice de Volatilidade da Bolsa de Opções de Chicago (CBOE), que pode encontrar na Net, por exemplo, no "site" da Yahoo-Finance.
Repare na ascensão do medo em Setembro de 2008, assinalando a falência do Lehman Brothers, o tal banco que não se devia ter deixado entrar em bancarrota. "Paulson bad boy!"
Toda a gente se interroga para quando uma reentrada no mercado de acções e o VIX, com a sua medida acima de 40, desaconselha.
Mas o leitor pode tranquilizar-se que, com bom senso, informação e atenção qualitativa em mais dúzia de coisas, consegue boas pistas, pelo fantástico meio do "olhómetro".
Dou-lhe um valioso método: Se verificar que más notícias imprevisíveis, repito, imprevisíveis, ou não fazem baixar as cotações ou pouco as fazem cair, então poderemos estar no grande "fundo", onde toda a gente quer estar para comprar o que está temporariamente barato. O que não será para já, creio.
Palavra de Salvação.
Fernando Braga de Matos
BN
Pinto D'oiro
Sentimento e bolsa
Descanse o leitor que, apesar do título, não vai cair num enredo emocional, com mensagens destinadas às lágrimas, devendo ser enviadas aos amigos, em cadeia, sob pena de ficarem impotentes se o não fizerem.
Não! Isto é antes uma coisa "hard-core", para espíritos fortes que jogam nos mercados, homens de barba rija e mulheres fumadoras.
A ciência económica clássica partia do princípio que os agentes económicos agem racionalmente e a teoria financeira académica persistentemente defendeu a Hipótese da Perfeita Eficiência dos Mercados, na qual essa ideia também subjaz.
Ora isso não é assim, e até acontece que cada vez mais se solidifica a ideia contrária, passando pelo estudo dos fenómenos psicológicos nos mercados, num ramo chamado Finanças Comportamentais, ainda recentemente laureado com um prémio Nobel em 2002, na pessoa de Daniel Kahneman, autor da chamada Teoria da Perspectiva (Prospect Theory).
Hoje poderemos dar como assente - e a mera observação empírica a todos acessível é indesmentível - que os investidores tanto se embrenham em frios cômputos como, noutros momentos, são presa de impulsos e emoções.
E quando estas forças estão à solta, mesmo os calculistas terão que mandar o princípio da racionalidade às urtigas, porque, nessas ocasiões, ser-se racional é pensar em termos de multidão - devendo-se, evidentemente, tirar o proveito possível, ao ter a perfeita noção dessa circunstância.
Agora, poderia ficar-se com a ideia de que, se as coisas se apresentam deste modo, então os mercados são aleatórios, dependendo dos humores dos intervenientes, estes com a carga de imprevisibilidade que sempre subjaz nessa situação.
Porém, também isso se não passa assim.
É que a componente emocional só ganha ascendente em momentos típicos que se podem isolar "cientificamente" e, além do mais, como "as coisas são sempre iguais", revelam-se mesmo razoavelmente previsíveis.
A outra força (maior e permanente) que faz mover os mercados, os fundamentais da economia e das empresas, é intuitivamente compreendida como tal, e pode ser analisada e quantificada por meios bastante conhecidos e em grande parte acessíveis ao investidor nacional. Nada como nos mercados a sério, mas dá para não se ficar à escuras, com antolhos.
Desde que se tenha interiorizada a noção essencial de que os mercados se movem por antecipação à provável ocorrência dos factos relevantes, podemos passar adiante, mas tendo-a em mente para o que se vai dizer a seguir.
O sentimento, que em momentos de aceleração da tendência, para cima ou para baixo, pode mesmo tomar a prioridade na influência no percurso das cotações, é coisa mais volúvel e difícil de quantificar, mas possível, por via de indicadores da chamada Análise Técnica.
Esses indicadores têm na sua maioria por base a análise de relações entre "calls" e "puts" (compras longas/ vendas a descoberto de Opções) ou "short selling" e volatilidade, medida também principalmente em Opções de acções.
Neste curto espaço é impossível uma análise, e não ficamos sem dizer que não conheço esses indicadores como disponíveis para o mercado nacional.
Mas como os Estados Unidos influenciam todas as bolsas, em particular europeias, com as quais a correlação é grande, sugiro consultar o VIX, o Índice de Volatilidade da Bolsa de Opções de Chicago (CBOE), que pode encontrar na Net, por exemplo, no "site" da Yahoo-Finance.
Repare na ascensão do medo em Setembro de 2008, assinalando a falência do Lehman Brothers, o tal banco que não se devia ter deixado entrar em bancarrota. "Paulson bad boy!"
Toda a gente se interroga para quando uma reentrada no mercado de acções e o VIX, com a sua medida acima de 40, desaconselha.
Mas o leitor pode tranquilizar-se que, com bom senso, informação e atenção qualitativa em mais dúzia de coisas, consegue boas pistas, pelo fantástico meio do "olhómetro".
Dou-lhe um valioso método: Se verificar que más notícias imprevisíveis, repito, imprevisíveis, ou não fazem baixar as cotações ou pouco as fazem cair, então poderemos estar no grande "fundo", onde toda a gente quer estar para comprar o que está temporariamente barato. O que não será para já, creio.
Palavra de Salvação.
Fernando Braga de Matos
BN
Pinto D'oiro
Re: Prognósticos só no fim
Pedro73 Escreveu:O meu faro diz-me que seguimos simplesmente para mínimos.
Eu continuo a pensar que os mercados accionistas vão recuperar temporariamente.
Penso que essa recuperação será igual ao tempo necessário para esvaziar a bolha que se criou nos mercados obrigacionistas nos últimos 3/4 meses.
Depois, sim, acredito que o S&P vai visitar novamente os mínimos de Novembro sendo que a minha convicção é que esse suporte não vai aguentar e iremos a novos mínimos. Esta última opinião carece, naturalmente, de fundamento técnico por ainda ser cedo para tal.
Abraço,
Tiago
Prognósticos só no fim
O meu faro diz-me que seguimos simplesmente para mínimos. O mercado aguentou heroicamente semanas a fio de más noticias da economia real. Acho que chegou ao limite da sua resistência.
No entanto não deixa de ser verdade que o mercado parece oversold, o que em minha opinião explica a resistência a quedas maiores.
Caso se vislumbrem sinais de esperança/recuperação é natural que surja uma correcção de 3 ou 4 dias devido ao facto de do mercado estar muito oversold. No entanto não vejo condições no actual clima economico e social para rally violentos ou duradoiros.
No entanto não deixa de ser verdade que o mercado parece oversold, o que em minha opinião explica a resistência a quedas maiores.
Caso se vislumbrem sinais de esperança/recuperação é natural que surja uma correcção de 3 ou 4 dias devido ao facto de do mercado estar muito oversold. No entanto não vejo condições no actual clima economico e social para rally violentos ou duradoiros.
Re: comentário
jotabilo Escreveu:Caro JDU
A expressão rally ...tinha a noção de que se referia a uma subida ou descida feita de forma descontinuada configurando o que se depreende da percepção de um rally feito por uma viatura....com curvas e contracurvas acentuadas numa determinada direcção.
Neste sentido tb num bull market pode suceder um rally para cima, ou seja suceder uma subida média acentuada de um título.....a que chamas isso?
De um outro modo, tb se pode entender um rally para baixo quando sucede uma descida média acentuada do valor de um título.
Era esta a noção que tinha e que, salvo erro, era de uma forma geral comumemente usada pelos foreiros.
O Rally era uma expressão que entendia como caracterizadora de um movimento para cima ou para baixo dentro de um determinado prazo que considerássemos para a analise em causa.
Quer dizer atribuía-lhe um carácter mais generico e menos restritivo.
Enfim...vamos andando e vendo.
cumps
eheh rally em inglês significa um ajuntamento, um movimento de multidões, uma grande reunião.
Uma manifestaçãp política, em inglês, diz-se 'a political rally'.
As corridas de carros são um ajuntamento de carros e pilotos. E de multidões para assistir. Mas penso que o termo rally automóvel tem mais a ver com um grupo de pilotos se juntarem para disputarem uma prova.
Nos mercados financeiros um rally é uma ajuntamento de bulls. Um movimento de multidões a comprar.
O contrário é prái uma 'stampede'. Os bulls a fugirem todos para o mesmo lado. Para as saídas.
Rally - bulls a investirem
Crash - bulls a fugirem em pânico
Abraço,
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Re: Um sinal que me faz pensar...
Ulisses Pereira Escreveu:Foram agora divulgados os dados de sentimento da American Association of Individual Investors e foram revelados apenas 21,64% de touros contra 56,75% de ursos. Apenas uma vez nos últimos anos tivemos um número de touros mais baixo que este e foi... uma semana antes do mínimo relativo do S&P de Julho do ano passado. E a outra vez em que os valores de touros se aproximaram destes foi em Março desse ano, altura em que o S&P fez outro dado relativo.
Isto faz-me ter muito cuidado na abertura de posições curtas nesta altura. Não me espantaria que uma falsa ruptura dos mínimos do ano nos principais índices antecedesse um "Bear Market rally" que mudaria a tendência de curto prazo durante algumas semanas.
O excesso de pessimismo pode gerar oportunidades de subida. Vamos ver...
Um abraço,
Ulisses
Ontem, a dada altura da sessão, o rácio put/call atingiu valores altíssimos. Mais um dado a confirmar este sentimento negativo
Boas,
Sabe sempre bem ler um post como o teu nesta altura.
Mesmo assim continua a defender que existe mais pessimismo no ar do que no mercado, isto é, tenho dificuldade em acreditar que existam muito traders na realidade do lado curto do mercado. Nada que me tire o sono.

O teu post demonstra ainda, que não é obrigatoriamente o preço que deve merecer uma análise cuidada.
Eu diria que quando começamos a chegar a esses níveis de algum pessimismo existem algumas coisas a fazer:
- Apertar stops;
- Nunca fechar posições curtas sem sinais de inversão da trend ( e até poderá ser gráfico horário ou diário);
- Não abrir longos apenas e só pela componente sentimento.
Logo neste momento nunca recomendaria entradas longas mesmo que as mesmas fossem para curto prazo ( bear market rally/ movimento counter-trend).
Não o recomendaria mesmo que houvesse uma reacção satisfatória perto dos mínimos ou num possível falso breakout, esperando sempre pela confirmação (quebra da resistência).
Nos últimos 3 dias temos visto várias tentativas por parte dos bulls para tentar descolar dos actuais níveis.
Infelizmente para alguns as resistência mesmo as de curtíssimo prazo continuam intactas. SPX range [794-797] ndx 1204.
Logo recomendaria apertar stops, shortar nos rallys (mesmo os de curto prazo) e esperar que determinadas projecções que estão em cursos possam ser atingidas.
Contínuo a ter 3 projecções para o spx - 754 - 614 - 575.
Abraço
Rounders
Abraço
Rounders
http://rounderstrader.blogspot.com/
Analises ao principais indices diariamente. +-50 updates por mês.
"O mercado não é uma prova de 100 metro é uma maratona".Carlos Júlio
Rounders
http://rounderstrader.blogspot.com/
Analises ao principais indices diariamente. +-50 updates por mês.
"O mercado não é uma prova de 100 metro é uma maratona".Carlos Júlio
corvo47 Escreveu:Ulisses Pereira!
Mais uma vez obrigado ,por partilhares as tuas ideias com todo o forum.
Nas duas últimas secções,O SPX tem tido alguma dificuldade para se colocar acima dos 800 pontos.Por isso penso que tem de "tomar mais balanço",para subir durante algum tempo e com alguma consistência.
A maioria terá a sua mente nos mínimos de Novembro.
Entretanto o DJ Indu já fez e fechou abaixo dos mínimos de Novembro.
Esperar para ver![]()
Um abraço.
Eu não tenho em mente nenhum valor para o SP500, mas acredito que passe dos minimos de Novembro bem passados...
Ulisses Pereira!
Nas duas últimas secções,O SPX tem tido alguma dificuldade para se colocar acima dos 800 pontos.Por isso penso que tem de "tomar mais balanço",para subir durante algum tempo e com alguma consistência.
Esperar para ver
Um abraço.
Esperar para ver

Um abraço.