Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Tiram alguma conclusão destas divergências?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por assunoadr » 21/2/2009 23:45

cannot Escreveu:De novo.

Para ser mais claro o que quis dizer no post anterior, para além das construção técnica do gráfico, era que acho que essa "divergência" (nome que eu não gosto, devem ter reparado...) acabou em 2009!

Agora estamos em plena convergência, para baixo :wink:

abraço

É mesmo isso!

É bem possível que venham a ocorrer pullbacks nos diversos índices mundiais a algumas LTDs (no Dax, seria ligeiramente acima dos 4400) mas não mais do que isso.

A antecipação de resultados extremamente negativos para o 1º trimestre, a persistência de péssimos indicadores económicos e o anúncio de novas falências e de outros eventos negativos, deverão continuar a pressionar os mercados accionistas.

O bear trap rally já ocorreu, foi a recuperação que aconteceu após Novembro e que tecnicamente até se assemelha uma consolidação para posterior regresso à tendência primária.

AA

Registado: 29/11/2007 2:08

eu entendo assim

por ASLPINZIO » 21/2/2009 13:11

as divergencias demonstram a situação exaustiva de vendas(neste caso) ficando claro que a quebra de alguma resistencia levará a uma subida mais longa e acentuada dos indices. Contudo vemos q embora existam essa divergencia por vezes os indices são empurados ainda mais e com muita força para valores "inimaginaveis" podendo perder-se muito em pouco tempo. Não se deve antecipar esta situação pois pode sair muito cara deve-se sim colocar stop´s quer de saida de posições curtas quer de entrada(costumo dizer fechar sem ver)

Registado: 20/5/2008 10:14

por rsacramento » 21/2/2009 13:07

Flying Turtle Escreveu:Essas divergências são mais um dos vários indícios de que podemos vir a assistir em breve (dias? semanas?) a um bear market rally, como o Ulisses já referiu.

(...)
FT

era nisso que estava a pensar...

Registado: 29/11/2007 12:50

por cannot » 21/2/2009 12:54

De novo.

Para ser mais claro o que quis dizer no post anterior, para além das construção técnica do gráfico, era que acho que essa "divergência" (nome que eu não gosto, devem ter reparado...) acabou em 2009!

Agora estamos em plena convergência, para baixo :wink:

abraço

Registado: 15/1/2009 15:28

por Flying Turtle » 21/2/2009 12:45

Essas divergências são mais um dos vários indícios de que podemos vir a assistir em breve (dias? semanas?) a um bear market rally, como o Ulisses já referiu.

Relativamente ao S&P500 em concreto, que acompanho mais de perto, e como disse no tópico sobre os índices mundiais, podemos mesmo ver o índice passar pelo mínimo de Novembro como faca em manteiga mole, mas acredito que esse rally poderá vir a surgir mais cedo ou mais tarde.

Um outro dado interessante foi o ouro ontem, que fez um típico "bear trap" acima dos máximos de Março do ano pasado, tendo corrigido em seguida. Se o ouro acentuar essa correcção - mesmo sem pôr em causa a tendência de fundo, que é de alta - teremos mais um dado a sustentar o tal "bear market rally" nos índices.

A vir a ocorrer, este rally será uma boa ocasião para sair de posições longas que ainda subsistam, altamente perdedoras (é o meu caso nalguns fundos cujo blábláblá sobre tomarem posições curtas me enganou em toda a linha), ou para assumir novas posições curtas. Com a prudência necessária naturalmente, porque nunca sabemos quando um "bear market rally" se vai afinal transformar no início de um novo bull market...

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por cannot » 21/2/2009 12:41

Boas!

Porque usas valores semanais?

14 semanas é uma janela temporal até meados de Novembro!

Qual é a divergência que vês nisto?

Isto é um índice que é calculado usando médias (de ganhos e perdas relativas e usando o "close value") de forma recursiva, portanto quanto mais valores melhor. Devias usar o valor diário e se queres 14 semanas usas 14*5=70. [RSI(70)]

No entanto acho que 70 dias é muito... são dois meses portanto eu não vejo divergência o que prevejo é esse teu índice a deixar de subir nas próximas semanas (como já se vê pelo gráfico nas duas últimaas) e, se tivermos novos mínimos dos índices, esse valor a descer...

Para perceberes isto pensa um bocado como calculas uma média de ganhos relativos.

Abraço,
pr

Registado: 15/1/2009 15:28

por assunoadr » 21/2/2009 12:34

As divergências podem-se ir mantendo com os índices em queda por tempo indeterminado...Negociar divergências contra a tendência, normalmente é uma má estratégia.

AA

Registado: 29/11/2007 2:08

Tiram alguma conclusão destas divergências?

por rsacramento » 21/2/2009 12:00

usei gráficos semanais com o RSI(14)
Anexos
sp210209.png
sp210209.png (8.37 KiB) Visualizado 830 vezes
djstoxx600210209.png
djstoxx600210209.png (8.75 KiB) Visualizado 828 vezes
cac210209.png
cac210209.png (7.99 KiB) Visualizado 827 vezes

Registado: 29/11/2007 12:50

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, LionHeart e 757 visitantes