Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins ( JMT )

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mlra » 20/2/2009 13:59

Goldman Sachs doesn’t recommend selling zloty
2009-02-20

Goldman Sachs Group, a financial services firm providing investment banking, securities and investment management services, no longer recommends selling the zloty against the euro, ‘Rzeczpospolita’ reports.

Until now the bank traded the Czech koruna and Polish zloty on assumption these currencies will underperform those from other emerging markets. Now Goldman Sachs has ended a trade betting on CEE currencies.
We assumed that CEE currencies would underperform on the basis of unsustainable external imbalances, but after their rapid depreciation in recent months we now see several factors unfavorable to short positions in Eastern European currencies’ Goldman Sachs analysts Thomas Stolper and Themos Fiotakis wrote in a communiqué. Since the beginning of this year, the zloty lost 12.2% against the euro, ‘Puls Biznesu’ points out.

Registado: 24/12/2007 12:02

por mlra » 20/2/2009 13:47

Boas!

A boa noticia no meio disto tudo é que a GS fechou as suas posiçoes relativamente ao EUR/Zloty. Por outro lado todas estas previsões pessimistas influenciam a cotação da JM. No entanto nós por aqui já estamos em recessão a alguns meses e as vendas da JM continuaram a aumentar. Nada garante que por lá as vendas venham a diminuir como será de esperar com a crise a chegar á Polónia. Além do mais o PIB da Polonia cresceu no ultimo trimestre ao contrario de outros paises por lá.

Facto: a "psicologia das massas" diz que se varios paises do leste estão a entrar/entrarão em recessão logo os que ainda não estão, irão tambem entrar. Metem tudo no mesmo saco e aí mais vale seguir a tendencia.

Cumps

por TRSM » 20/2/2009 13:22

HEDGE FUNDS HAN APOSTADO EN CONTRA DE EUROPA ORIENTAL

Viernes, 20 de Febrero del 2009 - 7:48:05

En la última semana el miedo sobre la evolución de las monedas y acciones de Europa del Este, se ha extendido de forma importante entre los gestores profesionales de todo el mundo.

Algunos inversores, como un grupo de hedge funds y bancos de inversión, se posicionaron hace tiempo en contra de economías como la de Polonia, Hungría, Rumania, Rusia, Ucrania, Países Bálticos.

Estos inversores consideraban que dado el alto grado de endeudamiento de estas economías, las hacía muy vulnerables a un escenario de restricción crediticia. Otros análisis señalaban que existía un enorme riesgo de impago de la deuda de estos países en moneda extranjera, si su divisa se debilitaba.

En diciembre, los estrategas de Goldman Sachs señalaron que una de sus "top trades" para el 2009 era apostar porque el zloty polaco, la corona checa, y la lira turca se debilitarían contra el euro.

A principios de esta semana, la región entró en una nueva fase de esta crisis financiera, cuando los inversores vendieron acciones y divisas, ante la subida del coste de los seguros de su deuda gubernamental. La divisa húngara, la polaca y la checa, alcanzaron niveles mínimos contra el euro.

El miércoles, los estrategas de Goldman dijeron que cerraron su posición en contra de estas divisas con unas ganancias del 8%.

La crisis en Europa del Este ha sido probablemente una de las historias mejores telegrafiadas, decía Amer Bisat de Traxis Partners LP. Después de una serie de falsas alarmas en los últimos dos años, "ahora parece que está sucediendo la big one".

Este gestor afirma que ha hecho dinero apostando en contra de estas divisas y sobre subidas en los seguros crediticios de esta zona (el coste de compra de un seguro en contra de un default de Lituania era de 127.000€ a principios de año, y de 800.000€ a final de año).

Otra forma de beneficiarse de la crisis en Europa del Este es apostar en contra de los bancos europeos occidentales con exposición a la región.

Por último, y como previsión para lo que queda del actual ejercicio, señalaremos la opinión de Atlas Capital Management LLC, hedge fund de mercados emergentes, que remitía a sus accionistas la siguiente previsión, "esperamos severos desastres para las economías emergentes de Europa en 2009".

Registado: 5/11/2002 11:30

JMT

por JAS » 19/2/2009 19:10

cannot Escreveu:Em Outubro 08 o pessoal tomou consciência da crise e a JMT atinge mínimo de 2 anos antes. Reparem depois na rapidez com que o mercado actualiza os valores para perto dos 4eur.

Acho que raciocinaste muito bem...

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por cannot » 19/2/2009 16:50

V99:
Evidentemente que cumprir a estratégia delineada é uma questão essencial. Muito raramente se ganha alguma coisa alterando de forma emotiva a estratégia.

Se funciona gozam-se os ganhos e volta-se a usar a estratégia, se não aceitam-se as perdas e revê-se a estratégia para o futuro.

Só assim se criam bases sólidas para as decisões.

abraço,
pr

Registado: 15/1/2009 15:28

por Flying Turtle » 19/2/2009 16:34

V99 Escreveu:Mas vais mais cedo ou mais tarde vais perceber o porquê da minha estratégia.

Desejo-te a melhor sorte evidentemente. Mas não será o facto de eventualmente vires a sair a ganhar que me convencerá de que tinhas a tua estratégia bem delineada e a cumpriste, assim como não será o facto de eventualmente vires a sair a perder que me convencerá (mais) do contrário.

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por Ulisses Pereira » 19/2/2009 15:43

V99, é nestas discussões que, quem quer aprender, mais aprende. E acredita que responder ao FT ajuda-nos não só a perceber a tua estratégia como a ti mesmo a pensares mais profundamente a atua linha de acção e a aprenderes mais.

É para isto que os fóruns servem.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por V99 » 19/2/2009 15:38

Caro Flying Turtle,

O teu post, parece mais um interrogatório por parte da CMVM :mrgreen:

Mas vais mais cedo ou mais tarde vais perceber o porquê da minha estratégia.

abraço.

Registado: 29/11/2007 14:05

por cannot » 19/2/2009 15:25

Bons dias, eu sou novo nisto da bolsa mas pretendendo aprender vou partilhar a minha opinião.

Julgo que a JMT tem sido alvo fácil de especulação, tanto passiva pelas notícias como activa pelo "short selling". Isto faz com que estas descidas "aparentemente" exageradas sejam seguidas de subidas para um valor próximo do anterior.

Antes de olhar para a situação actual da JMT julgo interessante olhar um ano para trás.

Reparem que se retirarmos 1 ano, de Oct 07 a Oct 08 os gráficos "colam" na perfeição. O que podemos dizer quanto à estratégia da JMT nesse ano?
A mim parece-me que foi boa, julgo que já foi mencionado por outros mas façam a vossa análise fundamental e respondam a esta questão importante.

Em Outubro 08 o pessoal tomou consciência da crise e a JMT atinge mínimo de 2 anos antes. Reparem depois na rapidez com que o mercado actualiza os valores para perto dos 4eur.

O que quero focar com este gráfico é que estamos 2 anos atrás em termos de cotação, mas estaremos em termos de valor real da empresa? Acho que não, a empresa está com grande cota de mercado em dois países e sofre apenas pela crise generalizada e especificamente pela deterioração da economia da Polónia.

Julgo que em termos técnicos temos um barreira ligeiramente acima dos 4eur que temos que passar para ver a JMT de novo em "altos voos".

Abraço e boa sorte a todos
pr
Anexos
3anos.JPG
3anos.JPG (28.96 KiB) Visualizado 1922 vezes
6meses.JPG
6 meses para quem gosta de fazer trading e análise técnica.
Queria só acrescentar que o volume pode ser simples e eficaz. Sigam com a maré. Eu vejo o volume a baixar de novo portanto a JMT a voltar a subir.
6meses.JPG (44.75 KiB) Visualizado 1897 vezes

Registado: 15/1/2009 15:28

por Flying Turtle » 19/2/2009 15:13

V99 Escreveu:As minhas intenções mantêm-se para a JM,mantive as minhas acções a 3,970€, porque aacredito que venha testar os 4,00€, porque acho irracional esta queda violenta.
Aproveitei esta queda de 20% para fazer um reforço e baixar a minha media.

Mas como digo e reafirmo mantenho a minha posição mas se cair abaixo dos 3,00€ estou fora.

Caro V99, então algumas novas questões se colocam:

- Com que pressupostos tinhas então estabelecido o teu anteterior "stop loss" nos 3,80, e por que razão não o respeitaste? Porque descobriste que os pressupostos estavam errados (o que poria em causa o próprio trade), ou porque algo se sobrepôs aos mesmos, designadamente a aversão a sair perdendo?

- Qual o grau de confiança que agora colocas no cumprimento do teu novo "stop loss", depois de não teres cumprido o anterior e teres ainda para mais reforçado, na procura de baixar o preço médio?

Logo na altura, se te recordas, coloquei dúvidas quanto ao teu "setup" as quais, aliás, tu mesmo partilhaste em parte ao teres dito que tinhas feito uma entrada precipitada. Desde logo, ficaste com um trade enfraquecido o que, na minha modesta opinião, seria razão para ter saltado fora imediatamente (estando a perder) ou para subir o "stop loss" para uma posição de risco nulo (se estivesses a ganhar).

Mas mais importante do que as entradas nos trades, no entanto, são as saídas: Qualquer investidor de risco (e um trader é isso mesmo) centra toda a sua atenção e delineia a sua estratégia em função da saída (perda máxima admitida / lucro mínimo esperado), entrando completamente subordinado a ela. E aqui tu pareces ter colocado em causa a tua estratégia de saída, tendo-a acomodado (deixado deslizar) em função da evolução da cotação do título, num percurso de perda crescente.

Resta saber com que convicção encaras hoje o trade, qual a parte do mesmo que é racional e qual a parte que é "wishful thinking". Ou, colocando a questão de outra forma: Voltarias a fazer o trade como o fizeste? Voltarias a deixar quebrar o teu "stop loss"? E porquê?

FT

por Ulisses Pereira » 19/2/2009 14:47

Metendo a minha "colherada", na minha opinião, não há qualquer suporte relevante. Essa zona foi a do último mínimo relativo mas, para mim, não é suficiente para a considerarmos um suporte.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por V99 » 19/2/2009 14:32

Caro Nunovc

O porquê da minha saida a 3,00€???

Basta olhar para os gráficos e verificares que os 3,00€ é o suporte temporal no curto prazo, se for quebrado já não vejo suportes validos de referência.

Abraço

por nunovc » 19/2/2009 14:26

V99 Escreveu:Pois, mas cada um sabe do metodo de jogo de cada um.
E este foi o meu metodo utilizado, e também porque acredito nos bons resultados e o reforço de capital por parte dos elementos da administração da Jm também me faz crer que é um investimento seguro no longo prazo.

Se o teu limite temporal é o longo prazo, e tens confiança na empresa, porque pensas sair se chegar aos 3€? Na minha opinião faria mais sentido reforçar novamente. Podes explicar a tua estratégia?

Registado: 16/5/2008 12:01

por V99 » 19/2/2009 14:18

Pois, mas cada um sabe do metodo de jogo de cada um.
E este foi o meu metodo utilizado, e também porque acredito nos bons resultados e o reforço de capital por parte dos elementos da administração da Jm também me faz crer que é um investimento seguro no longo prazo.

Abraço

por Matzagrin » 19/2/2009 14:12

V99 Escreveu:Caro Flying Turtle,

As minhas intenções mantêm-se para a JM,mantive as minhas acções a 3,970€, porque aacredito que venha testar os 4,00€, porque acho irracional esta queda violenta.

Mas como digo e reafirmo mantenho a minha posição mas se cair abaixo dos 3,00€ estou fora.

Abraço

Um dos grandes erros do trading, reforçar posições perdedoras. Já o fiz e nunca correu bem...

Imagina que cai abaixo dos 3€... tens a perda das primeiras acções (3.97€) e depois tens das segundas (3.18€)...

Só se deve reforçar posições ganhadoras ;)

Registado: 27/4/2007 13:28

por V99 » 19/2/2009 14:08

Caro Flying Turtle,

As minhas intenções mantêm-se para a JM,mantive as minhas acções a 3,970€, porque aacredito que venha testar os 4,00€, porque acho irracional esta queda violenta.

Abraço

por mlra » 19/2/2009 14:03

mlra, eu não vejo ironia nenhuma. Isto que o FT fala é algo que já critiquei vezes sem conta nos fóruns e que é comum a muitos participantes: Quando as coisas correm bem, abrem-se tópicos a dar vivas e a falar-se do fecho de posição mas quando correm mal esse tópico é completamente abandonado.

Quanto à ajuda do FT, por um lado, semprwe que coloca as suas análises fá-lo argumentando e seguindo esse "trade". Por outro lado, que ajuda maior poderias querer que a de ter sid oele um dos criadores do Caldeirão?

Um abraço,
Ulisses

Boas!

Talvez tenha sido má interpretação minha. No entanto veho que o Luka apresentou o porquê das entradas que fez. E como na primeira correu mal interpretei como ironia a resposta. E não vi fundamentação de o porque que a estratégia do Luka estar errada e a ser apresentada uma alternativa...

Adiante...

Abraço

por Flying Turtle » 19/2/2009 14:02

mlra Escreveu:Vejo nas tuas palavras ironia. Estou certo?! È que se assim for não me parece uma atitude correcta. Que tal mostrar-nos a tua estratégia? Estou curioso. Ou é segredo? Pelo menos existem pessoas que estão dispostas a ajudar. Mas isso não são todos são só alguns. :wink:

1. Não há ironia nenhuma.

2. Não tenho estratégia para JMT, por isso mesmo não a exponho. Não publico actualmente análises à JMT porque, por um lado, não a sigo assiduamente e, por outro, nada acrescentaria ao que outros aqui têm publicado.

3. Eu aprecio, e agradeço, o esforço e o espírito de partilha dos demais, caso contrário não participaria neste Forum. E, com muita pena minha, deixarei de participar no dia em que não veja utilidade nessa participação, designadamente se e quando as intervenções da maioria dos participantes não me permitir partilhar e confrontar opiniões e aprender alguma coisa.

4. Aquilo que peço é que essa partilha seja feita da forma mais útil e inteligível para todos.

5. A tua última frase, isso sim, revela ironia associada, para mais, a desconhecimento: O facto de não publicar análises à JMT (por acaso até já publiquei, mas isso não interessa para nada) não significa que não as publique relativamente a outros activos. Além disso, não é esse facto que me confere mais direito, ou capacidade, de comentário relativamente às intervenções de outros participantes. Mal iríamos nós se fossemos exigir "credenciais" a quem nos comenta...

FT

EDITADO: Eliminação de duplo "quote"
Editado pela última vez por Flying Turtle em 19/2/2009 14:04, num total de 2 vezes.

por Ulisses Pereira » 19/2/2009 13:55

mlra, eu não vejo ironia nenhuma. Isto que o FT fala é algo que já critiquei vezes sem conta nos fóruns e que é comum a muitos participantes: Quando as coisas correm bem, abrem-se tópicos a dar vivas e a falar-se do fecho de posição mas quando correm mal esse tópico é completamente abandonado.

Quanto à ajuda do FT, por um lado, semprwe que coloca as suas análises fá-lo argumentando e seguindo esse "trade". Por outro lado, que ajuda maior poderias querer que a de ter sid oele um dos criadores do Caldeirão?

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por mlra » 19/2/2009 13:55

Já agora Flying Turtle. Tecnicamente qual é o sinal que precisas para acreditares na invesrão de tendência da JM?!

Cumps

por daniely » 19/2/2009 13:51

Os ursos vinham tendo o controlo desta acção e ontem mostraram indecisão e falta de confiança na continuidade do movimento. E deram bastante luta nos 3.20, importante foi o fecho superior á cotação do dia anterior. a abertura de hoje pode significar reversão que no entanto pede confirmação.

de notar que sempre o rsi toca na zona de sobrevenda a cotação sobe.

Registado: 24/3/2008 14:08

por mlra » 19/2/2009 13:51

Na altura, a JMT cotava na ordem dos 3,1x.

Ora bem: Que aconteceu aos trades do dia 3 de Fevereiro? Quais eram os vossos trading plans? Cumpriram-nos? (No caso do V99 parece evidente que não, a menos que tenha saído e voltado a entrar). Quais são os vossos trading plans agora?

Pois bem, pessoalmente não tenho o menor interesse em saber se vocês estão fora ou dentro e/ou se e quanto vocês estão a ganhar ou perder (espero que ganhem e muito). Mas perceber as vossas análises e estratégias, entender como vocês seguem os vossos trading plans, compreender como gerem o rácio exposição/risco, etc., isso sim, a mim interessar-me-ia e muito.

Agradecendo sempre a vossa partilha, gostaria de vos pedir mais consistência nas vossas intervenções, por forma a que todos possamos beneficiar dos vossos esforços, como espero que beneficiem dos meus - concordando ou não com elas - nas (poucas) análises que aqui apresento.

Abraços e bons negócios,
FT

Boas Flying Turtle.

Vejo nas tuas palavras ironia. Estou certo?! È que se assim for não me parece uma atitude correcta. Que tal mostrar-nos a tua estratégia? Estou curioso. Ou é segredo? Pelo menos existem pessoas que estão dispostas a ajudar. Mas isso não são todos são só alguns. :wink:

Cumps

por S.Alves » 19/2/2009 13:24

:clap:

(Comentários para quê...)

Registado: 6/2/2009 0:17

por Flying Turtle » 19/2/2009 13:16

Caros luka e V99,

Acompanhar as vossas estratégias de entrada, e as respectivas concretizações, tem interesse para todos nós desde que possamos compreender os vossos raciocínios, e consequentes movimentos, na sua integralidade.

Agora contar apenas parte da história como, aparentemente, acontece com pelo menos algumas das vossas intervenções, retira todo o interesse às mesmas.

Exemplifico:

Caso do luka

luka (3.Fev.2009) Escreveu:Pequeno reforço a aproveitar a queda >>>
sabendo que a Jeronimo Martins é (no nosso PSI) talvez uma das melhores apostas ...

(...)

Retracement que vou tentar aproveitar ... para umas compras

(cf. http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... highlight=)

Na altura, a JMT cotava na ordem dos 3,8x.

luka (18.Fev.2009) Escreveu:Por estas razões vou COMPRAR ...

(cf. este mesmo tópico)

Caso do V99

V99 (3.Fev.2009) Escreveu:Bem visto Sr. Luka é sem duvida um bom Buy point, entrei na Sexta-feira passada,3.970€, um bocadinho cedo de mais!!!! :(
Mas a ver vamos com calma penso que estará para breve o assalto aos 4,00€

(...)

Tem vindo a lateralizar e também fez uma boa recuperação nos ultimos dias e depois foi tocar novamente na resistência dos 4,00€, o que me levou em querer que talvez fosse altura de entrar nesta menina, visto ter vindo ganhar força uns pontos abaixo.

Mas também se for ao meu Stop loss (3,80€), estou fora

(cf. http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... highlight=)

Na altura, a JMT cotava na ordem dos 3,8x.

V99 (18.Fev.2009) Escreveu:Estou muito exposto a esta menina, de tal forma que ontem reforcei a 3,185€, vamos ver se a subida de hoje apesar de timida, parece-me já um sinal importante.

(cf. este mesmo tópico)

Ora bem: Que aconteceu aos trades do dia 3 de Fevereiro? Quais eram os vossos trading plans? Cumpriram-nos? (No caso do V99 parece evidente que não, a menos que tenha saído e voltado a entrar). Quais são os vossos trading plans agora?

Pois bem, pessoalmente não tenho o menor interesse em saber se vocês estão fora ou dentro e/ou se e quanto vocês estão a ganhar ou perder (espero que ganhem e muito). Mas perceber as vossas análises e estratégias, entender como vocês seguem os vossos trading plans, compreender como gerem o rácio exposição/risco, etc., isso sim, a mim interessar-me-ia e muito.

Agradecendo sempre a vossa partilha, gostaria de vos pedir mais consistência nas vossas intervenções, por forma a que todos possamos beneficiar dos vossos esforços, como espero que beneficiem dos meus - concordando ou não com elas - nas (poucas) análises que aqui apresento.

Abraços e bons negócios,
FT

por Resina » 19/2/2009 2:48

Enquanto ela não cair o suficiente e não descançar destas quedas não volto a entrar. Dias como o de hoje só servem para se suceder a mais quedas!
Para isto inverter a sério, necessita de um dia bem feio com uma recuperação bem forte.
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 90 visitantes