Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Pagamentos pelo MBNET

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Flying Turtle » 19/2/2009 18:41

civfan Escreveu:então e porque não usar o "PAYPAL", quando possivel. não vos parece também practico e seguro?

O PAYPAL é interessante e também utilizo, mas apenas para situações em que sejam exigidos pagamentos periódicos e/ou automáticos. Mas não é tão seguro como o MBNEt, a partir do momento em que utilises o teu cartão físico para sustentares os pagamentos feitos pelo PAYPAL (o que será necessário para os tais pagamentos periódicos/automáticos). Também podes utilizar directamente a conta bancária, o que também tem riscos.

Mais sguro do que o MBNet não conheço, é para mim o método de pagamento de eleição em todas as compras online que não apresentem condicionantes muito específicas, como por exemplo a necessidade de apresentar o cartão com que se fez a compra (já aqui foram citados exemplos dessas situações) ou a realização de pagamentos periódicos/automáticos. Mesmo neste último caso, quando se trata de pagamentos anuais por exemplo, prefiro emitir um cartão no MBNet antes do vencimento da anuidade e colocar os dados no site do serviço em causa, alterando os dados do cartão preferido.

Como regra básica, quanto menos os números de cartões e/ou contas reais circularem pela Internet melhor.

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

Re: Pagamentos pelo MBNET

por Flying Turtle » 19/2/2009 18:34

buli Escreveu:Então não tenho problema em colocar os numeros que estão no cartão?

Os do cartão virtual claro que não... Não foi para isso que o criaste?

Ou estás a falar do cartão físico? O MBNET serve precisamente para NÃO utilizares o cartão físico nas tuas compras online!

A propósito, já viste bem as instruções e as FAQ no site do MBNet? É que às vezes parece bem que não...

Vê, por exemplo https://www.mbnet.pt/Online/MBNet-animacao_13.swf

FT

por José_P. » 19/2/2009 18:34

então e porque não usar o "PAYPAL", quando possivel. não vos parece também practico e seguro?

Registado: 25/5/2008 17:50

por buli » 19/2/2009 18:25

Flying Turtle Escreveu:
buli Escreveu:Quando vou a fazer o pagamento eles pedem-me os 16 números do cartão, ou só tenho de por os primeiros 4 e os últimos 4 ou tenho de por o que? Pois estive a fazer uma simulação de comprar e depois quando foi a realizar o pagamento verifiquei que tinha 4 retangulos para por os 16 números , será que tenho de por os números todos, só os 4 primeiros e os 4 últimos ou como é que faço?

Em cada um dos 4 espaços colocas 4 algarismos do número do cartão, na respectiva ordem: Os cartões físicos apresentam o número de 16 dígitos separado em 4 grupos de 4 algarismos. Basicamente, fazes o mesmo aos 16 números (todos seguidos) do cartão virtual e inseres assim 4 grupos de 4 algarismos. Para o vendedor / sistema de pagamento, não existe na grande maioria dos casos diferença entre cartões físicos e virtuais.

FT
.

Então não tenho problema em colocar os numeros que estão no cartão?.
Obrigado

Registado: 13/11/2004 11:43

por Flying Turtle » 19/2/2009 15:20

buli Escreveu:Quando vou a fazer o pagamento eles pedem-me os 16 números do cartão, ou só tenho de por os primeiros 4 e os últimos 4 ou tenho de por o que? Pois estive a fazer uma simulação de comprar e depois quando foi a realizar o pagamento verifiquei que tinha 4 retangulos para por os 16 números , será que tenho de por os números todos, só os 4 primeiros e os 4 últimos ou como é que faço?

Em cada um dos 4 espaços colocas 4 algarismos do número do cartão, na respectiva ordem: Os cartões físicos apresentam o número de 16 dígitos separado em 4 grupos de 4 algarismos. Basicamente, fazes o mesmo aos 16 números (todos seguidos) do cartão virtual e inseres assim 4 grupos de 4 algarismos. Para o vendedor / sistema de pagamento, não existe na grande maioria dos casos diferença entre cartões físicos e virtuais.

FT

por buli » 19/2/2009 15:02

JCS Escreveu:
buli Escreveu:Queria ser esclarecido sobre este sistema de pagamento, se é viável ,seguro, e como se faz,eu sei que não é o sitio mais apropriado, mas de certeza que haverá alguém a utilizar este meio de pagamento, por isso queria umas dicas sobre o mesmo.
O meu obrigado

É o unico meio que utilizo para fazer compras na net. É emitido um nº de cartão de crédito virtual (o verdadeiro nunca entra nos sites) e apenas o banco consegue fazer a ligação entre o nº virtual colocado no site e depois o nº do cartão real para débito em conta.

Até agora 100% satisfeito.

Cumprimentos

JCS
.

Desculpem lá voltar ao mesmo mas tenho algumas duvidas que são.
Quando vou a fazer o pagamento eles pedem-me os 16 números do cartão, ou só tenho de por os primeiros 4 e os últimos 4 ou tenho de por o que? Pois estive a fazer uma simulação de comprar e depois quando foi a realizar o pagamento verifiquei que tinha 4 retangulos para por os 16 números , será que tenho de por os números todos, só os 4 primeiros e os 4 últimos ou como é que faço?
Agradeço mais esta informação.obrigada

por Flying Turtle » 9/2/2009 14:42

Pedro Miguel Escreveu:Relativo ao fee que não me cobraram, voltava a fazer porque 1º não ia ocupar o hotel todo e 2º aquilo que me queriam cobrar por uma noite era uma roubalheira. Por falta de concorrência na zona.

Se o que eles iam cobrar pela não comparência estava de acordo com o contrato que negociaste com eles quando fizeste a reserva (refiro-me às condições de cancelamento), a tua actuação foi fraudulenta. Se não estava, deverias apresentar reclamação. No limite, anulavas o cartão, emitias um novo pelo valor indicado no contrato para a penalização por não comparência e comunicavas-lhes os dados deste novo cartão, justificando a alteração com as condições contratuais estabelecidas e o seu incumprimento por parte do hotel.

Atitudes como a que tiveste apenas contribuem para describilizar os meios de pagamento electrónicos, e isso prejudica multidões.

FT

por Pedro Miguel » 9/2/2009 14:03

carf2007 Escreveu:
O único senão é que o MBnet é um produto inteiramente português.
No estrangeiro ninguém sabe o que isso é. Já tive alguns problemas com isso.

Podes explicar melhor ...

Já tive problemas para reservar hoteis com o cartão virtual.

Relativo ao fee que não me cobraram, voltava a fazer porque 1º não ia ocupar o hotel todo e 2º aquilo que me queriam cobrar por uma noite era uma roubalheira. Por falta de concorrência na zona.

Registado: 29/11/2007 11:45

por jlncc » 8/2/2009 21:00

Tem vantagens, há uns anos fiz uma reserva num hotel usando os dados do MBnet e depois abati o cartão virtual. Nunca cheguei a frquentar esse hotel o que impossibilitou o hotel de me debitar um fee por não comparência.

Gostavas de ser dono de um hotel e que os teus clientes fizessem isso? Imagina, tinhas todos os quartos reservados para dia 31 de Dezembro. Ninguem aparecia. Tudo bem... ias buscar o dinheiro da multa, que te pertencia por direito e.. surpresa! Nao podias...

Citação:

Em certos sites não identificam o numero como válido. Aceitam paypal, cartoes reais, mas o MBnet nao.. Acho que o programa VoipBuster é um desses casos.

Além disso não permite arrendar um carro, por exemplo, pois terás que apresentar o cartao no acto de entrega do carro.

Registado: 29/11/2007 4:27

por carf2007 » 8/2/2009 20:37

"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por Pedro Miguel » 8/2/2009 15:08

Por vezes alguma entidades necessitam de informação que o MBnet não pode dar.

Tem vantagens, há uns anos fiz uma reserva num hotel usando os dados do MBnet e depois abati o cartão virtual. Nunca cheguei a frquentar esse hotel o que impossibilitou o hotel de me debitar um fee por não comparência.

Mas atenção que dando o nr do cartão virtual sem o CV/CV2 é suficiente para poderem efectuar o débito.

Registado: 29/11/2007 11:45

por Flying Turtle » 8/2/2009 0:24

cibmic Escreveu:Se houver um espertinho que queira tirar-te dinheiro do cartão de crédito, o máximo que consegurá é o remanescente € 2 (porque deixaste uma margem à cautela) e só por mais um mês.

cibmic, permito-me discordar: Uma vez o cartão virtual utilizado, mesmo que por valor inferior ao pelo qual o criámos, deixa de ser possível voltar a utilizá-lo. Pottanto, esse risco residual dos 2€ não existe.

FT

por jlncc » 7/2/2009 9:35

Só mais um à parte: as companhias de aluguer de carros também exigem a apresentação do cartao de credito real. Essa foi a unica razao que me fez arranjar um cartao de credito, noutra situação utilizaria apenas o MBnet

Registado: 29/11/2007 4:27

por cibmic » 7/2/2009 0:42

Pata-Hari Escreveu:Não percebi uma coisa, o cartão é um cartão "fictício". Mas está "indexado" ao meu cartão real. Se houver fraude e alguém me copiar o mbnet, a conta irá parar ao meu outro cartão e terei que me queixar na mesma. Qual é a vantagem?

Eu confesso que já uso há anos , mas como tenho memória de caracol tenho sempre de me recordar como se fosse a primeira vez.

A coisa funcciona assim:
Associei o MBnet a um cartão de débito (de débito... também podia ser de crédito).
«- Ó pai ou pai tu és tão lindo, beijinhos, etc.. e o jogo é tão giro...»
Não resistes e optas por aquela educação desaconselhada de dar o que a criança pede.
Vais ao site e é um site na Austrália.
- Hum... será que é seguro o cartão de crédito?

Nã.. jogos infantis são das coisas mais perigosas que existem não vou arriscar (estou a ironizar).

Vais ao teu banco ou ao MBnet e defines um plafond de € 10 (dez euros). O jogo custa € 8. E o prazo de emissão do cartão até Março 2009.

No MBnet ele gera um número igualzinho ao n. de um cartão de crédito, com os 3 dígitos de segurança no verso.

Vais ao site e espetas o número e logo na hora eles dizem Ok e tens a compra feita.

Se houver um espertinho que queira tirar-te dinheiro do cartão de crédito, o máximo que consegurá é o remanescente € 2 (porque deixaste uma margem à cautela) e só por mais um mês.

Só entrando no meu banco (homebanking) é que me poderiam alterar os plafonds e prazos do MBnet.
Mas se o conseguissem o melhor era levar logo o dinheiro em vez de criar um cartão.

Queres fazer outra compra, por exemplo, um rolo da massa todo estiloso para teres lá em casa, à cautela, vais ao Mbnet e geras um novo cartão, com um novo número.

Bjs

Registado: 29/11/2007 2:38

por buli » 6/2/2009 19:30

tonirai Escreveu:
buli Escreveu:Bem não pensei que havia tanta gente metida nestes pagamentos, mas ainda não estou dentro disto.
Eu já abri a conta no MBnet e tenho dois códigos (...)

Buli, o mbnet já existe há imenso tempo, deve haver perto de 10 anos que o uso quando necessito :wink:

Agora... nós aqui a explicar que é seguro, e que só se alguém soubesse o login mbnet é que poderia fazer alguma trafulhisse... e tu postas o teu login no forum?!?!

Vê lá se cancelas isso rapidinho :twisted:
.

Não amigo os números que escrevi nada tem a ver com o real, mas de qualquer maneira obrigado pela dica.

por tonirai » 6/2/2009 15:48

buli Escreveu:Bem não pensei que havia tanta gente metida nestes pagamentos, mas ainda não estou dentro disto.
Eu já abri a conta no MBnet e tenho dois códigos (...)

Buli, o mbnet já existe há imenso tempo, deve haver perto de 10 anos que o uso quando necessito :wink:

Agora... nós aqui a explicar que é seguro, e que só se alguém soubesse o login mbnet é que poderia fazer alguma trafulhisse... e tu postas o teu login no forum?!?!

Vê lá se cancelas isso rapidinho :twisted:

Registado: 19/4/2007 18:26

por Flying Turtle » 6/2/2009 11:00

Eu já abri a conta no MBnet e tenho dois códigos um é so com "FOPS0080" e o outro é só números,"123456" que quando se mete só aparece pontinhos.Agora para fazer o pagamento no destino como é que eu faço?vou ao site do vendedor e coloco estes códigos, ou como é que é?
Obrigado pela atenção

buli,

Esses códigos são, respectivamente, o username e a password de acesso à tua conta no MBNet. Já agora, a password é inserida clicaldo em teclas virtuais no monitor.

Em vez de estar aqui com explicações muito prolongadas e que, provavelmente, pecariam por defeito e mesmo por pequenas inexactidões, sugiro-te que vás ao site do MBNet ( http://www.mbnet.pt ) e o explores, designadamente quanto à forma como deves proceder sempre que queres fazer uma compra.

Muito basicamente, tu fazes a compra num site qualquer de comércio electrónico, nacional ou estrangeiro, e, quando chegas ao pagamento e te pedem os dados do cartão, abres o site do MBNET (ou utilizas o add-in disponível para alguns browsers), fazes o login (com os códigos que referes) e crias um cartão com o valor igual ao da compra a efectuar. Tem atenção a três factores:

- Tens de estar certo de que o valor a pagar é mesmo aquele: Há sites onde o valor final vai sendo escondido e só aparece mesmo no final da operação de pagamento (escondem portes, taxas, impostos, etc.). Na dúvida, emite o cartão com um pouco de margem (o valor que indicas na émissão é o máximo, portanto qualquer compra abaixo desse valor passa sem problemas);

- Em compras em moeda estrangeira, tem em atenção tembém a incerteza quanto ao câmbio real e à comissão que é adicionada pelo emissor do cartão para compras efectuadas no estrangeiro (sobre a qual, por sua vez, incide imposto). De novo, deixar um pouco de margem é a melhor solução;

- Nalguns casos (acontece designadamente em algumas reservas de voos e/ou de hotéis), o valor da compra é debitado em duas partes: Por exemplo, primeiro a comissão da agênmcia e só depois o valor pago ao operador. Não te admires se isso te acontecer. Mas nestes casos normalmente tal é avisado no acto da compra.

Depois de criado o cartão, só tens de inserir os dados respectivos nos campos correspondentes do site onde estás a efectuar a compra. Em alguns sites, felizmente poucos, pedem dados sobre o emissor do cartão, tais como nome, número de telefone ou mesmo morada. Sugiro portanto que tenhas à mão esses dados, correspondentes à Unicre, por via das dúvidas.

Feita a compra, arquiva os dados da mesma e pronto.

Última recomendação: Faz uma gestão adequada e apertada dos cartões que emitiste: Em particular, verifica sempre no site do MBNet, uns dias depois, se os cartões utilizados o foram de facto pelas entidades e valores esperados, e cancela sempre os cartões que, por alguma razão (por exemplo, por os teres emitdo com um valor insuficiente, ou por teres desistido da compra), não chegaste a utilizar. Mesmo que eles caduquem no final do mês seguinte ao da emissão (isto é, um cartão emitido hoje será válido até ao final de Março de 2009), há sempre um risco, por marginal que seja, em deixar cartões por aí "à solta" na Internet.

Vais ver que é muito mais fácil do que parece. Não vais querer outra coisa para pagamentos à distância!

FT

por Manequim » 6/2/2009 10:40

buli Escreveu:
Flying Turtle Escreveu:Uma vez que as dúvidas técnicas e operacionais estão mais ou menos esclarecidas, resta-me acrescentar:

- Testemunhando que é o meu meio de pagamento quase exclusivo para compras electrónicas - e faço muitas, mas muitas mesmo, incluindo passagens aéreas, reservas de hotel, compra de equipamentos, livros, software e sei lá o que mais;

- Também dá para dar como garantia para um pagamento (por exemplo situações de garantia para chegadas tardias a hotéis, em que a primeira noite é debitada em caso de não comparência), podendo eventualmente mandar-se os dados do cartão virtual criado por e-mail - o risco de roubo dos dados fica restringido ao valor do cartão virtual criado e a uma única operação, uma vez quie o cartão é extinto após a realização da operação;

- Também tenho utilizado por vezes quando tenho de dar dados do cartão por telefone - NUNCA transmito os dados de um cartão real, criando um cartão virtual específico para a operação pretendida e restringindo assim largamente o risco;

- Em alguns casos, na compra de passagens aéreas é necessário apresentar o cartão com o qual se fez a reserva. Estou assim de repente a lembrar-me da Egyptair, mas há outras. Atenção, nestes casos o cartão virtual não deve ser utilizado. Ao que posso lembrar-me, é a única restrição que existe à utilização do MBNet em todas as transacções não físicas;

- O débito à conta-cartão à qual o MBNet está associado é feito normalmente 2 a 4 dias após a transacção. A partir daí, funcionam os prazos de pagamento do cartão físico (de débito ou crédito).

Não posso, portanto, deixar de o recomendar vivamente.

FT
.

Bem não pensei que havia tanta gente metida nestes pagamentos, mas ainda não estou dentro disto.
Eu já abri a conta no MBnet e tenho dois códigos um é so com "FOPS0080" e o outro é só números,"123456" que quando se mete só aparece pontinhos.Agora para fazer o pagamento no destino como é que eu faço?vou ao site do vendedor e coloco estes códigos, ou como é que é?
Obrigado pela atenção

Para já, cancela a adesão porque acabaste de dar os códigos para que alguém use a tua conta.

Depois vê as faq's do site do mbnet
Recuperar

Registado: 11/1/2008 13:04

mbnet

por zigzag1000 » 6/2/2009 10:40

boas, vais ao site mbnet, no canto inferior direito clicas em pagamentos, digitas esse codigo ( um é com teclado outro com o rato) depois aparece o montante que queres gastar (ex: custa 100 € , pões 101€) depois então aparece os dados do cartão virtual para digitares no site onde queres fazer a compra.

Registado: 22/3/2008 9:45

por buli » 6/2/2009 10:31

Flying Turtle Escreveu:Uma vez que as dúvidas técnicas e operacionais estão mais ou menos esclarecidas, resta-me acrescentar:

- Testemunhando que é o meu meio de pagamento quase exclusivo para compras electrónicas - e faço muitas, mas muitas mesmo, incluindo passagens aéreas, reservas de hotel, compra de equipamentos, livros, software e sei lá o que mais;

- Também dá para dar como garantia para um pagamento (por exemplo situações de garantia para chegadas tardias a hotéis, em que a primeira noite é debitada em caso de não comparência), podendo eventualmente mandar-se os dados do cartão virtual criado por e-mail - o risco de roubo dos dados fica restringido ao valor do cartão virtual criado e a uma única operação, uma vez quie o cartão é extinto após a realização da operação;

- Também tenho utilizado por vezes quando tenho de dar dados do cartão por telefone - NUNCA transmito os dados de um cartão real, criando um cartão virtual específico para a operação pretendida e restringindo assim largamente o risco;

- Em alguns casos, na compra de passagens aéreas é necessário apresentar o cartão com o qual se fez a reserva. Estou assim de repente a lembrar-me da Egyptair, mas há outras. Atenção, nestes casos o cartão virtual não deve ser utilizado. Ao que posso lembrar-me, é a única restrição que existe à utilização do MBNet em todas as transacções não físicas;

- O débito à conta-cartão à qual o MBNet está associado é feito normalmente 2 a 4 dias após a transacção. A partir daí, funcionam os prazos de pagamento do cartão físico (de débito ou crédito).

Não posso, portanto, deixar de o recomendar vivamente.

FT
.

Bem não pensei que havia tanta gente metida nestes pagamentos, mas ainda não estou dentro disto.
Obrigado pela atenção

por Manequim » 5/2/2009 22:42

carf2007 Escreveu:
Quando faço compras num site em que não tem opção de pagamento MBNET, posso utilizar a opção de pagamento VISA e colocar os dados do cartão virtual gerado pelo MBNET associado ao meu cartão de crédito, na opção de pagamento VISA ?

Exactamente, a ideia é mesmo essa.

Só uma ressalva: escolhes Visa se o cartão base for Visa Electron ou Visa, se o cartão base for Rede Maestro ou Mastercard, então no site tens que fazer o pagamento pela rede Mastercard.
Recuperar

Registado: 11/1/2008 13:04

por tonirai » 5/2/2009 22:33

carf2007 Escreveu:
Sim, se alguém por exemplo souber o teu login mbnet, pode emitir um (ou vários) cartões, e gastar, indo a factura parar à tua conta;

O login do MBnet é semelhante ao login dos HomeBankings ... Se fores pensar assim então tambem nao tens HomeBanking, porque se te roubarem o login sacam-te o dinheiro da conta ...

P.S. Utilizo o Millennium e gosto da solução deles, porque mesmo que nos "roubem" o login e password, para conseguir "sacar" dinheiro tambem tinham que nos roubar o telemovel.

Mas eu não penso assim :lol:
O que eu quis focar foi exactamente que "não é fácil" alguém ter o teu login mbnet.

Registado: 19/4/2007 18:26

por carf2007 » 5/2/2009 22:28

Sim, se alguém por exemplo souber o teu login mbnet, pode emitir um (ou vários) cartões, e gastar, indo a factura parar à tua conta;

O login do MBnet é semelhante ao login dos HomeBankings ... Se fores pensar assim então tambem nao tens HomeBanking, porque se te roubarem o login sacam-te o dinheiro da conta ...

P.S. Utilizo o Millennium e gosto da solução deles, porque mesmo que nos "roubem" o login e password, para conseguir "sacar" dinheiro tambem tinham que nos roubar o telemovel.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

por Panizzi » 5/2/2009 22:27

carf2007 Escreveu:O cartão virtual é criado na altura da compra com o valor da compra e logo de seguida é extinto. Portanto não me parece possivel haver fraude. Mas se houvesse o único prejuizo seria o daquela compra especifica, uma vez que depois de ser utilizado ele é extinto.

Cada vez que usas o MBNet é gerado um cartao virtual com numero e datas de validade diferentes.

Exacto , mas tens que alterar o teu limite na conta do banco....

Porque se te descobrem os dados do MBNet ai torna-se fácil depois fazer um cartão e ficar com o dinheiro.

Imagina , fizeste uma compra de 200 euros , com esse limite no cartão, mas o limite que tinhas por dia na conta do banco era 250...

Ai podem fazer mais um cartão com a tua conta MBNet e ficar com os 50 euros.

Depois de efectuar a compra é muito importante voltar á conta do banco e meter de novo o limite no 0.

Registado: 26/2/2008 22:11

por carf2007 » 5/2/2009 22:23

O cartão virtual é criado na altura da compra com o valor da compra e logo de seguida é extinto. Portanto não me parece possivel haver fraude. Mas se houvesse o único prejuizo seria o daquela compra especifica, uma vez que depois de ser utilizado ele é extinto.

Cada vez que usas o MBNet é gerado um cartao virtual com numero e datas de validade diferentes.

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], JUKIMSUNG e 91 visitantes