Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Titulo a SEGUIR (outro)... >>>

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por cashisking » 19/2/2009 17:58

Que me perdoem se disser algo errado, mas acho um pouco precipitado definirmos uma tendência com base em 3/4 pontos de referência, quando o volume registado nesses momentos não é significativo.

Isto do ponto de vista de AT... de que não percebo muito... ou melhor, percebo muito pouco.

Agora, numa óptica de eventuais OPA's / movimentações de accionistas, até pelas notícias que têm saído, a conclusão já poderá ser adequada...

Registado: 23/1/2009 17:49

por Ulisses Pereira » 19/2/2009 17:52

O que está em causa não é - ao contrário do que o Luka diz - ter uma estratégia "contrarian". O que está em causa é, à medida que o mercado cai, ir-se alterando as linhas (muitas vezes com base na última cotação!) e continuar a dizer-se que aquele é que é um bom ponto de compra. Isto, para mim, não faz qualquer sentido.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Merceeiro » 19/2/2009 17:45

Como todo o respeito, se calhar o luka tem razão, como os mercados andam meio loucos, uma estratégia fora do geral e aconselhado poderá ser uma boa opção.

De qualquer maneira, é necessário barba rija para ter sucesso. É o que todos desejamos! :mrgreen:

Abraço e continuação de bons ganhos :lol:
A mercearia de valores não faz fiado

Registado: 29/11/2007 10:29

por Luka! » 19/2/2009 17:09

Ola Ulisses,
eu fio-me nos meus resultados o trading plans de curto prazo que me têm assegurado ganhos em periodos conturbados
(é certo vou um pouco contra o que os outros vêm ... tenho um estilo contrarian ...)

mas o que interessa é que tem resultado.

com todo o respeito
um abraço
Luka
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !

Registado: 21/10/2003 21:48

por Ulisses Pereira » 19/2/2009 17:06

Luka, mas achas normal que num dia aconselhes a compra de uma acção com base numa linha e, passado alguns dias, depois da acção cai, aconselhes a compra da acção com base noutra linha que contraria a linha anterior?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Luka! » 19/2/2009 17:04

Fenicio Escreveu:
luka Escreveu:Se reparares a linha de dia 26 é baseada em 3 pontos , enquanto que a de hoje é em 4 ...

Por outro a zona actual do 3.50€ (SUPORTE HORIZONTAL) é bem mais "forte" que a anterior (estamos numa zona pivot)..

Penso assim que o racio risco/beneficio aqui é ainda mais favoravel.

Por isso estou a comprar...

um abraço
Luka

[b]O desenho de linhas é tremendamente subjectivo.[/b] .

Isso é uma grande verdade (cada um vê à sua maneira .. eu normalmente vejo 'ao contrario dos outros'

mas é por isso que quase sempre:
:arrow: COMPRO (em baixo) quando todos se assustam
:arrow: VENDO (em cima) quando todos estao euforicos

( é a minha estratégia "contrarian" que me permitiu beneficios em 2008... continuo fiel a ela)

um abraço
Luka
Anexos
Contrarian.png
Contrarian.png (3.87 KiB) Visualizado 1387 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !

por Flying Turtle » 19/2/2009 17:03

Fenicio Escreveu:O desenho de linhas é tremendamente subjectivo. Eu gostei da tua primeira linha e a manutenção dela, em associação com os movimentos das 2 últimas sessões, poderia servir de alerta e não como um sinal de prontidão para uma entrada longa.

Além de que, como regra, a cotação actual nunca deve ser considerada para se traçar a linha...

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por Fenicio » 19/2/2009 16:55

luka Escreveu:Se reparares a linha de dia 26 é baseada em 3 pontos , enquanto que a de hoje é em 4 ...

Por outro a zona actual do 3.50€ (SUPORTE HORIZONTAL) é bem mais "forte" que a anterior (estamos numa zona pivot)..

Por isso estou a comprar...

um abraço
Luka

O desenho de linhas é tremendamente subjectivo. Eu gostei da tua primeira linha e a manutenção dela, em associação com os movimentos das 2 últimas sessões, poderia servir de alerta e não como um sinal de prontidão para uma entrada longa.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

por Luka! » 19/2/2009 16:53

Se reparares a linha de dia 26 é baseada em 3 pontos , enquanto que a de hoje é em 4 ...

Por outro a zona actual do 3.50€ (SUPORTE HORIZONTAL) é bem mais "forte" que a anterior (estamos numa zona pivot).. >> VER O MEU GRAFICO DE HOJE

Por isso estou a comprar... a aproveitar agora algum disparo de STOPS

um abraço
Luka
Editado pela última vez por Luka! em 19/2/2009 16:56, num total de 1 vez.

por Fenicio » 19/2/2009 16:52

Fenicio Escreveu:Boas, luka.

Uma dúvida:

No dia 26/01 fizeste um gráfico no qual traçavas uma Linha de Tendência Ascendente com 3 "toques" em destaque.

Entretanto, acabaste de publicar um novo gráfico com uma nova Linha de Tendência Ascendente no qual ignoras um dos toques assinalados no primeiro gráfico.

Neste novo gráfico fico com a sensação de que "adaptaste" a Linha de Tendência Ascendente para não evidenciar a quebra da mesma pois, se reparares bem, ao manter a linha traçada no dia 26/01, os movimentos das últimas 2 ou 3 sessões acusariam a sua quebra.

Eu considerei a tua primeira linha bastante válida, mas a segunda pareceu-me um bocado "forçada", como que feita de propósito para apanhar a última sessão.

Para exemplificar aquilo que quero dizer, este seria o aspecto que a tua primeira linha teria hoje, caso não tivesse sido adaptada para apanhar a última sessão:

Imagem
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

por Fenicio » 19/2/2009 16:41

Boas, luka.

Uma dúvida:

No dia 26/01 fizeste um gráfico no qual traçavas uma Linha de Tendência Ascendente com 3 "toques" em destaque.

Entretanto, acabaste de publicar um novo gráfico com uma nova Linha de Tendência Ascendente no qual ignoras um dos toques assinalados no primeiro gráfico.

Neste novo gráfico fico com a sensação de que "adaptaste" a Linha de Tendência Ascendente para não evidenciar a quebra da mesma pois, se reparares bem, ao manter a linha traçada no dia 26/01, os movimentos das últimas 2 ou 3 sessões acusariam a sua quebra.

Eu considerei a tua primeira linha bastante válida, mas a segunda pareceu-me um bocado "forçada", como que feita de propósito para apanhar a última sessão.

CIMPOR >>> zona de ENTRADA >>>

por Luka! » 19/2/2009 16:27

Manobras da Lafarge:
Os acionistas da LAFARGE desejam uma estratégia internacional:
e A LAFARGE cede actividades internacionais à CIMPOR (isto não lhes dà que pensar ..? para mim dà...!!)

Lafarge : le départ de Turquie se dessine
FPS

Lafarge a ouvert à d'éventuels acquéreurs les livres de comptes de ses activités turques, dont Lafarge Aslan AS, a indiqué le cimentier dans un avis à la Bourse d'Istanbul cité par Bloomberg. En décembre dernier, des rumeurs avaient déjà circulé. JP Morgan est chargée d'examiner les offres. Lafarge ne réalise plus que 150 Millions d'Euros de chiffre d'affaires en Turquie depuis la cession d'Ybitas à Cimpor.

E é a CIMPOR que faz alianças no estrangeiro (neste Caso no EQUADOR) :
AFP le 15/02/2009 à 14:42
L'Equateur négocie une alliance avec le cimentier portugais Cimpor :

L'Equateur est en train de négocier une alliance stratégique avec le cimentier portugais Cimpor pour gérer une usine publique et créer une autre avec des partenaires locaux, a indiqué le président équatorien Rafael Correa.

Ecuador negocia una alianza estratégica con cementera Cimpor de ...
El Comercio (Ecuador) - 14 fév 2009
Correa ha denunciado actitudes oligopólicas de las empresas Holcim (Suiza) y Lafarge (Francia), que dominan la industria del cemento en el país

Da para questionar-se se a Lafarge que aumentou para 17% commprando titulos "discretamente" no mercado nao visa a CIMPOR...

Uma busca detalhada permite encontrar isto:
:arrow: logica industrial da operaçao sobre a CIMPOR pela LAFARGE
:arrow: Compra de titulos da CIMPOR pela LAFARGE NO MERCADO bolsista
:arrow: Credibivel o cénàrio de uma OPA a médio prazo
a estes preços a CIMPOR digamos que é bem mais apetitosa >>> sobretudo uma concessao da internacionalisaçao à CIMPOR ... (internacionalisaçao desejada para a Lafarge)

Lafarge a par ailleurs confirmé qu'il avait porté sa participation dans Cimpor de 12,6 % à 17 % en achetant des titres sur le marché. Pour certains observateurs, cette montée dans le capital du cimentier portugais crédibilise le scénario du lancement d'une offre d'achat par Lafarge à moyen terme.
D'un point de vue industriel, une telle opération aurait du sens.

TECNICAMENTE >>
:arrow: Cada vez que se encontra a estes niveis de sobrevenda temos uma boa reacçao em ALTA
:arrow: Na zona de OVERSOLD
:arrow: Sobre 2 supportes (horizontal e obliquo LTA)
ZONA de COMPRA para MIM(e la vou eu de novo)

:wink:
Anexos
CPR cp.png
Cimpor : zona de ENTRADA
CPR cp.png (809.96 KiB) Visualizado 1602 vezes

por Luka! » 13/2/2009 13:23

[b]BUY POINT na CIMPOR

um abraço
Luka
Editado pela última vez por Luka! em 19/2/2009 16:44, num total de 1 vez.

por Luka! » 13/2/2009 13:13

Estou a aproveitar para umas compritas na Cimpor a queda que a levou até estes niveis ... (ontem um disparo de stops fê-la cair bastante)

por paubo » 26/1/2009 12:06

atenção que a escala que estás a utilizar não é logarítmica. Bem sei que o espaço de tempo é curto, mas se utilizares a escala que citei vais observar que o 3 ponto da Lt bate uns dias antes (20 janeiro). Hoje a cotação para quebrar essa Lt precisa de subir os +- 3,63.

Registado: 29/11/2007 11:31

por cagc » 26/1/2009 11:24

...dada a diversificação do seu portfólio, os accionistas e pesos das respectivas participações... e tendo em conta igualmente os indicadores se fosse investir hoje seria seguramente uma das acções a ter em conta...

...a questão que coloco é:

Será este o timing certo para entrar no mercado?

Registado: 29/11/2007 2:23

por Luka! » 26/1/2009 9:45

MAS O MAIS IMPORTANTE A MEU VER E ISTO AQUI:
(A Lafarge reforçou na CIMPOR e esta a abandonar a Turquia ... ... podemos assim especular sobre uma reorientação ... para os nossos lados depois de libertar o Cash com a venda na Turquia)

> L'analyse. Lafarge envisage de céder ses activités turques. Le cimentier français a en effet mandaté la banque JP Morgan pour étudier toutes les options stratégiques et le conseiller dans cette opération.

Les activités turques sont regroupées au sein de Lafarge Aslan. Depuis la cession, il y a deux ans, de sa participation de 50% dans la coentreprise Yibitas Lafarge au portugais Cimpor, les activités du cimentier français en Turquie sont désormais peu significatives.

por Luka! » 26/1/2009 9:32

Crómio Escreveu:Bem aparecido sejas Luka, e desta feita com uma LT bem definida e um indicador a condizer.

Tens as odds do teu lado, boa sorte.

Abraço

THANKS ,
esta a reagir bem
ando tb nas compras,

(esta com um target a 5€ do BPI recente)

por Alcagoitas » 26/1/2009 1:31

Sinais desses são raros de apanhar...mas quando aparecem... é de aproveitar. ;)

Registado: 6/12/2007 19:36

por Crómio » 26/1/2009 1:29

Bem aparecido sejas Luka, e desta feita com uma LT bem definida e um indicador a condizer.

Tens as odds do teu lado, boa sorte.

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

Titulo a SEGUIR (outro)... >>>

por Luka! » 26/1/2009 1:21

A minha proxima entrada...: CIMPOR
(amanha comentarie porquê...)

Sobre a linha de tendencia ascendente MP ,
depois de uns disparos de STOPS na 6a feira :

Talvez seja de aproveitar ...

Anexos
CPR.png
BUY POINT >>>
CPR.png (997.61 KiB) Visualizado 2562 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], JUKIMSUNG e 91 visitantes