Dividir Para Reinar - O mal dos Portugueses
20 mensagens
|Página 1 de 1
Elias Escreveu:mais_um Escreveu:O que descreves é verdade, mas acontece por falta de formação civica da população portuguesa. Por exemplo, tenho muitas duvidas que em qualquer pais do norte da Europa acontecesse o que aconteceu com a Fatima Felguerias, depois de fugir à justiça ainda ganhou as eleições, isto é falta de formação civica, em Portugal o chico esperto é um heroi,no norte da europa é posto de lado pela sociedade.
Sistematicamente vai-se buscar os exemplos ao norte da Europa.
Mas a Europa não se divide em Portugal de um lado e o norte da Europa para o outro.
Aqui fica um exemplo que mostra como não estamos sozinhos: a Itália e a reeleição do Silvio Berlusconi
É verdade, não estamos sós

No nosso caso, é que as pessoas em geral admiram os chicos espertos, a malta que engana as finanças, as baixas falsas, etc,etc... o português em geral olha para o estado como uma entidade onde tenta receber mais dinheiro do que paga e se não pagar nenhum, melhor ainda

Um abraço
Alexandre Santos
mais_um Escreveu:O que descreves é verdade, mas acontece por falta de formação civica da população portuguesa. Por exemplo, tenho muitas duvidas que em qualquer pais do norte da Europa acontecesse o que aconteceu com a Fatima Felguerias, depois de fugir à justiça ainda ganhou as eleições, isto é falta de formação civica, em Portugal o chico esperto é um heroi,no norte da europa é posto de lado pela sociedade.
Sistematicamente vai-se buscar os exemplos ao norte da Europa.
Mas a Europa não se divide em Portugal de um lado e o norte da Europa para o outro.
Aqui fica um exemplo que mostra como não estamos sozinhos: a Itália e a reeleição do Silvio Berlusconi
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:mais_um Escreveu:Enquanto as Fatimas Felgueiras, os Valentins e os Isaltinos forem ganhando eleições, temos o que merecemos.
Mas qual é o problema de eles ganharem?
Por acaso achas que seria melhor ganhar o "Candidato do Sistema"?
Esses desviam à descarada, os outros fazem-no às escondidas! Quem achas mais crédivel.
Até te vou contar uma. No dia em que presenciei esta conversa mudei a minha maneira de pensar pelos politicos.
Certo individuo ia-se candidatar a um cargo politico, quando outro já inserido no sistema lhe disse o seguinte:
-Dr, agora que vai ganhar o cargo, veja lá se faz as coisas bem feitas. Se não quiser fazer uso próprio do mesmo, então que o empregue na comunidade ou que o dê. Agora capacite-se e não o deixe de fazer.
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
pasil74 Escreveu:Boas
Aproveito tambem para chamar alguma pessoas para fazerem pequenas coisas que eu por acaso faço, que penso serem as mais correctas.
1º NUNCA USEI nem NUNCA irei usar as caixas self-service nos hipermercados, a mim não me pagam para fazer o trabalho de uma funcionaria de um hipermercado.
2º Evito ao máximo meter combustivel em bombas Sel-service, perfiro aquelas que tem funcionarios para me meter o combustivel, e olhem que não é por sujar as mãos, o meu trabalho, não me permite andar com elas muito brilhantes.
3º Já não uso Via Verde!
4º Evito os MB e pago tudo essencialmente nos Hipermercados com o Cartão.
5º Evito ir fazer compras em Shopings, perfiro os Lojistas de Comercio tradicional, principalmente no que respeita a Electrodomesticos e Electronica.
Por isso se cada um de nós pensar em mudar alguns habitos, talvez haja mais possibilidades de serem criados mais postos de trabalho, acho que a ideia de empregos não deve ser dada, porque empregos já nao existem existe sim é trabalho, coisa que poucos querem fazer.
Se alguem tiver ooutras ideias que as exponha que eu se concordar tambem as posso adaptar.
cumprimentos
Até te digo mais, facturas electrónicas não... E sabes porque? Não é pelo ambiente, mas sim pelas empresas. Reduzem-se os custos das empresas e aumentam os lucros, mas nós Consumidores acabamos por pagar o mesmo. Se a Edp, Pt, Netcabo, etc me fizerem um desconto por usar factura electrónica aceito sem qualquer tipo de duvidas, agora se é para continuar igual e aumentar o lucro a "elas" e ficar com o mesmo serviço, então que paguem e tenham custos com esses serviços, os ctt continuam com o trabalho e as funcionarios continuam empregados.
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Elias Escreveu:mais_um Escreveu:Se o "candidato do sistema" como tu chamas, não desviar dinheiro e não tomar decisões que apenas o favorecem a ele e aos amigos em detrimento da população em geral, sim acho que é melhor ser ele a ganhar.
Conheces algum candidato assim?
Podes dizer que sou ingénuo mas ainda acredito que haja pessoas honestas na politica e que tentam fazer o melhor quando desempenham cargo publicos. Não me posso pronuciar sobre quem não conheço, mas por exemplo, estou à vontade já que nunca votei nele, considero o Cavaco Silva dentro desses critérios.
2 - Na hora do voto, a decisão dos eleitores é principalmente de ordem emocional e não tanto de ordem racional; a empatia conta mais que as qualidades. O aspecto (imagem, linguagem gestual) do candidato conta muito. As verdadeiras ideias para o país contam muito pouco. As qualidades que referes (honestidade, seriedade, etc.) não contam para nada. No caso das autarquias, a percepção de que o candidato defende os interesse locais em detrimento dos interesses partidários também desempenha o seu papel (daí os independentes terem ganho terreno nos últimos anos em relação aos candidatos do "sistema"). Não estou a dizer que eles fazem mais ou menos que os outros, mas apenas que são percepcionados como tal.
O que descreves é verdade, mas acontece por falta de formação civica da população portuguesa. Por exemplo, tenho muitas duvidas que em qualquer pais do norte da Europa acontecesse o que aconteceu com a Fatima Felguerias, depois de fugir à justiça ainda ganhou as eleições, isto é falta de formação civica, em Portugal o chico esperto é um heroi,no norte da europa é posto de lado pela sociedade.
Um abraço
Alexandre Santos
mais_um Escreveu:Se o "candidato do sistema" como tu chamas, não desviar dinheiro e não tomar decisões que apenas o favorecem a ele e aos amigos em detrimento da população em geral, sim acho que é melhor ser ele a ganhar.
Conheces algum candidato assim?
mais_um Escreveu:Eu ainda ensino aos meus filhos que se deve ser honesto, não mentir e assumir sempre as consequências dos seus actos. Quando eles fazem alguma asneira, são eles que definem o seu castigo e muitas vezes dão castigos a eles proprios mais "dolorosos", que se fosse eu a dar.
Acredito que eduques os teus filhos da forma que consideras mais apropriada e sobre isso não vou obviamente tecer comentários pois seria incorrecto da minha parte.
Mas sabes certamente que na política as coisas não funcionam assim. E por duas ordens de razões:
1 - O "castigo" é dado nas urnas; até lá os políticos têm rédea solta para fazerem o que entendem (exemplos há-os às centenas) sem serem castigados.
2 - Na hora do voto, a decisão dos eleitores é principalmente de ordem emocional e não tanto de ordem racional; a empatia conta mais que as qualidades. O aspecto (imagem, linguagem gestual) do candidato conta muito. As verdadeiras ideias para o país contam muito pouco. As qualidades que referes (honestidade, seriedade, etc.) não contam para nada. No caso das autarquias, a percepção de que o candidato defende os interesse locais em detrimento dos interesses partidários também desempenha o seu papel (daí os independentes terem ganho terreno nos últimos anos em relação aos candidatos do "sistema"). Não estou a dizer que eles fazem mais ou menos que os outros, mas apenas que são percepcionados como tal.
1 abraço,
Elias
Eu vou dar ainda mais um exemplo sobre o nosso povo, para quem nao sabe ontem existiu um referendo em Viana Do Castelo sobre se Viana deveria aderir ou nao a comunidade intermunicipal Minho-Lima.
"Os eleitores de Viana do Castelo rejeitaram hoje, num referendo local com uma abstenção de 69,24 por cento, a integração do concelho na Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM).
O 'não registou com 16.347 votos, contra 9.934 votos no 'sim'.
Este resultado garante a continuidade de Defensor Moura (PS) na presidência da Câmara de Viana do Castelo, já que o autarca tinha garantido que se demitiria se houvesse mais votos no 'sim' do que no 'não', independentemente dos níveis de afluência às urnas.
Dos 88.105 eleitores inscritos, apenas votaram 27.101, o que significa que o referendo não é vinculativo, o que só acontece quando a afluência é superior a 50 por cento.
O 'não' ganhou em 39 das 40 freguesias do concelho, sendo Lanheses a única excepção."
Fonte: LUSA
O cómico é que vi na tv a perguntarem a umas pessoas que tinham ido votar se estavam esclarecidas elas diziam que nem por isso mas tinham votado e quando lhe perguntaram se estavam a favor ou contra a comunidade Intermunicipal nem sabiam o que era.
"Os eleitores de Viana do Castelo rejeitaram hoje, num referendo local com uma abstenção de 69,24 por cento, a integração do concelho na Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM).
O 'não registou com 16.347 votos, contra 9.934 votos no 'sim'.
Este resultado garante a continuidade de Defensor Moura (PS) na presidência da Câmara de Viana do Castelo, já que o autarca tinha garantido que se demitiria se houvesse mais votos no 'sim' do que no 'não', independentemente dos níveis de afluência às urnas.
Dos 88.105 eleitores inscritos, apenas votaram 27.101, o que significa que o referendo não é vinculativo, o que só acontece quando a afluência é superior a 50 por cento.
O 'não' ganhou em 39 das 40 freguesias do concelho, sendo Lanheses a única excepção."
Fonte: LUSA
O cómico é que vi na tv a perguntarem a umas pessoas que tinham ido votar se estavam esclarecidas elas diziam que nem por isso mas tinham votado e quando lhe perguntaram se estavam a favor ou contra a comunidade Intermunicipal nem sabiam o que era.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Elias Escreveu:mais_um Escreveu:Enquanto as Fatimas Felgueiras, os Valentins e os Isaltinos forem ganhando eleições, temos o que merecemos.
Mas qual é o problema de eles ganharem?
Por acaso achas que seria melhor ganhar o "Candidato do Sistema"?
Se o "candidato do sistema" como tu chamas, não desviar dinheiro e não tomar decisões que apenas o favorecem a ele e aos amigos em detrimento da população em geral, sim acho que é melhor ser ele a ganhar.
Eu ainda ensino aos meus filhos que se deve ser honesto, não mentir e assumir sempre as consequências dos seus actos. Quando eles fazem alguma asneira, são eles que definem o seu castigo e muitas vezes dão castigos a eles proprios mais "dolorosos", que se fosse eu a dar.
Um abraço
Alexandre Santos
mais_um Escreveu:
Se verificares, os paises onde há menos corrupção é onde o Indice Desenvolvimento Humano é maior.
Nos outros países chama-se lobbying e não corrupção. A diferença é que uma é feita às claras e sujeito a escrutínio público... a outra não!
Elias Escreveu:Por outras palavras, nós não acreditamos nas leis que temos e estamos sempre à procura de "esquemas" para não as cumprir.
Não diria a coisa melhor!
Sr. Primeiro Ministro... com o mal dos outros posso eu bem!
- Registado: 13/7/2007 13:18
Elias Escreveu:Alexandre,
Só não é assim em países que têm ditaduras.
Nos países democráticos essa é a regra (poderá haver uma ou outra excepção)
Não tem a ver com o tipo de regime, mas sim com a formação civica de cada povo. Como ja defendi aqui no forum, o problema não é o regime de governo, tens democracia em muitos paises, com resultados dispares, quando se governa para o bem estar comum e não para beneficiar este ou aquele, a sociedade evolui, se todos os partidos tiverem como meta não o poder pelo poder mas o bem estar do povo a longo prazo, a sociedade evolui.
Se verificares, os paises onde há menos corrupção é onde o Indice Desenvolvimento Humano é maior.
Um dos maiores obstaculos ao nosso desenvolvimento economico é a falta de formação civica dos portugueses e este problema não se resolve por decreto. Enquanto as Fatimas Felgueiras, os Valentins e os Isaltinos forem ganhando eleições, temos o que merecemos.
Um abraço
Alexandre Santos
Re: Dividir Para Reinar - O mal dos Portugueses
Elias Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Um dos males do nosso povo é a inveja e a mania de superiorudade em relção aos seus vizinhos.
Exemplos bases :
Não sabem distinguir se um politico faz uma coisa bem ou mal, só sabem defender se esse politico for do seu partido ou dizer mal se for do partido oposto.
Mas nunca pensaram realmente se o que foi dito ou feito os beneficia ou prejudica.
Os politicos sabem disto e portanto andam sempre neste jogo , mas ao contrario das pessoas eles ganham sempre , quanto mais não seja manter os lugares de poder.
Isto é assim em todos os países do mundo. Sempre foi e sempre será.
Temos ca um que nao e bem assim, o Alberto Joao Jardim. Esse vejo-o atacar quem ele acha que esta mal, seja de que partido for, mesmo sendo do seu.
Mas depois temos os media constantemente a descredita-lo e a por a opiniao publica contra ele. E todos os cordeirinhos ca do continente vao na conversa e so falam mal do trabalho dele na Madeira.
Depois temos a verdade, e o que TODOS os Madeirenses me dizem e que a Madeira esta muito mas muito melhor que ca, e que desenvolveu muito mais em relacao ao que era comparando a mesma evolucao ca no continente.
- Registado: 10/10/2003 10:04
fosgass Escreveu:Discordo totalmente deste post e concordo totalmentA diferença é que quando são eleitos, por exemplo, preocupam-se com a execução da função inerente ao cargo, coisa que em Portugal não acontece. É só essa a diferença, mas é a brutal diferença que faz com que sejamos difentes.
fosgass isso não é assim tão linear.
Ainda há uns meses passou uma reportagem sobre os deputados do parlamento europeu em estrasburgo e as baldas descaradas que eles davam à sexta-feira...
fosgass Escreveu:O principal problema de Portugal é a mania que temos de sermos uns espertinhos e de gostarmos do desenrascanço... essa é a única característica que as pessoas dos outros países não têm!
Por outras palavras, nós não acreditamos nas leis que temos e estamos sempre à procura de "esquemas" para não as cumprir.
Discordo totalmente deste post e concordo totalmente com o Elias. Só quem trabalha ou trabalhou com estrangeiros é que conhece a realidade e os "outros" são iguaizinhos a nós!
A diferença é que quando são eleitos, por exemplo, preocupam-se com a execução da função inerente ao cargo, coisa que em Portugal não acontece. É só essa a diferença, mas é a brutal diferença que faz com que sejamos difentes.
O principal problema de Portugal é a mania que temos de sermos uns espertinhos e de gostarmos do desenrascanço... essa é a única característica que as pessoas dos outros países não têm!
A diferença é que quando são eleitos, por exemplo, preocupam-se com a execução da função inerente ao cargo, coisa que em Portugal não acontece. É só essa a diferença, mas é a brutal diferença que faz com que sejamos difentes.
O principal problema de Portugal é a mania que temos de sermos uns espertinhos e de gostarmos do desenrascanço... essa é a única característica que as pessoas dos outros países não têm!
Sr. Primeiro Ministro... com o mal dos outros posso eu bem!
- Registado: 13/7/2007 13:18
Elias Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Um dos males do nosso povo é a inveja e a mania de superiorudade em relção aos seus vizinhos.
Exemplos bases :
Não sabem distinguir se um politico faz uma coisa bem ou mal, só sabem defender se esse politico for do seu partido ou dizer mal se for do partido oposto.
Mas nunca pensaram realmente se o que foi dito ou feito os beneficia ou prejudica.
Os politicos sabem disto e portanto andam sempre neste jogo , mas ao contrario das pessoas eles ganham sempre , quanto mais não seja manter os lugares de poder.
Concordo com o Lion Heart e discordo do Elias, não é assim em todos os paises do mundo, felizmente.
Um abraço
Alexandre Santos
Boas
Aproveito tambem para chamar alguma pessoas para fazerem pequenas coisas que eu por acaso faço, que penso serem as mais correctas.
1º NUNCA USEI nem NUNCA irei usar as caixas self-service nos hipermercados, a mim não me pagam para fazer o trabalho de uma funcionaria de um hipermercado.
2º Evito ao máximo meter combustivel em bombas Sel-service, perfiro aquelas que tem funcionarios para me meter o combustivel, e olhem que não é por sujar as mãos, o meu trabalho, não me permite andar com elas muito brilhantes.
3º Já não uso Via Verde!
5º Evito ir fazer compras em Shopings, perfiro os Lojistas de Comercio tradicional, principalmente no que respeita a Electrodomesticos e Electronica.
Por isso se cada um de nós pensar em mudar alguns habitos, talvez haja mais possibilidades de serem criados mais postos de trabalho, acho que a ideia de empregos não deve ser dada, porque empregos já nao existem existe sim é trabalho, coisa que poucos querem fazer.
Se alguem tiver ooutras ideias que as exponha que eu se concordar tambem as posso adaptar.
cumprimentos
3º Já não uso Via Verde!
cumprimentos
- Registado: 7/12/2007 0:29
Lion_Heart Escreveu:Um dos males do nosso povo é a inveja e a mania de superiorudade em relção aos seus vizinhos.
Exemplos bases :
Dividir Para Reinar - O mal dos Portugueses
Ja em post anteriores falei deste assunto mas devido a importancia e seriedade da situação economica actual vou aprofundar mais este meu pensamento.
Um dos males do nosso povo é a inveja e a mania de superiorudade em relção aos seus vizinhos.
Exemplos bases :
Outro exemplo crasso é no futebol , todo o tuga torce por um dos três grandes na sua maioria e portanto tem um ódio visceral pelos outros dois, logo qualquer desculpa serve para dizer mal, mas será que o nosso futebol é bom? os treinadores são competitivos? os jogadores fazem por merecer os ordenados ou mais ainda por agradar a quem vai ver os jogos? Eu creio que não, mas o povo parece demasiado cego para ver isto. Basta comparar um jogo de uma liga inglesa ou espanhola para ver que os nossos jogadores andam a brincar em campo, nao se esforçam e nao querem saber do publico. Enfim.
Estes exemplos são do mais básico mas que se reflectem em muito mais coisas, até nos nossos empregos e etc.
Agora quem nos comanda sabe disto e aproveita-se.
E por isso não saimos da sepa torta e vamos empobrecendo na nossa maioria.
Para quem como eu se preocupa com o Estado a que este País chegou deixo um frase célebre de um grande Presidente dos EUA , JFK que disse: "Let us begin. ... And so, my fellow Americans: ask not what your country can do for you -- ask what you can do for your country."
Está na hora de mudar o nosso rumo mais uma vez.
Um dos males do nosso povo é a inveja e a mania de superiorudade em relção aos seus vizinhos.
Exemplos bases :
Outro exemplo crasso é no futebol , todo o tuga torce por um dos três grandes na sua maioria e portanto tem um ódio visceral pelos outros dois, logo qualquer desculpa serve para dizer mal, mas será que o nosso futebol é bom? os treinadores são competitivos? os jogadores fazem por merecer os ordenados ou mais ainda por agradar a quem vai ver os jogos? Eu creio que não, mas o povo parece demasiado cego para ver isto. Basta comparar um jogo de uma liga inglesa ou espanhola para ver que os nossos jogadores andam a brincar em campo, nao se esforçam e nao querem saber do publico. Enfim.
Estes exemplos são do mais básico mas que se reflectem em muito mais coisas, até nos nossos empregos e etc.
Agora quem nos comanda sabe disto e aproveita-se.
E por isso não saimos da sepa torta e vamos empobrecendo na nossa maioria.
Para quem como eu se preocupa com o Estado a que este País chegou deixo um frase célebre de um grande Presidente dos EUA , JFK que disse: "Let us begin. ... And so, my fellow Americans: ask not what your country can do for you -- ask what you can do for your country."
Está na hora de mudar o nosso rumo mais uma vez.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
20 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 78 visitantes