Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Reflexões (in)correctas?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por JohnnyWolf » 25/1/2009 23:05

Pata-Hari Escreveu:Johny, abordas duas questões diferentes: a do papel dos custos no outcome/resultado do trade e o da estratégia de investimento.

Sim, é importante ter em conta custos de transacção (porque muitos trades deixam de fazer sentido se incluirmos os custos e se os compararmos ao ganho potencial ou mesmo se fizermos contas ao quanto teremos que ganhar para ser compensador fazer o trade).

Quanto ao resto da estratégia, aparentemente há quem a consiga aplicar com sucesso (e ganho, portanto) mas não é garantia de sucesso...

Viva, Pata-Hari!

Sim, teria de ter em conta os dois aspectos, já que como disseste, os lucros do trade podem existir mas não serem compensatórios perante os custos.

Tenho feito as minhas simulações (só de investimento no índice PSI20) no GoBulling, onde já estive a ter um lucro considerável. Neste momento estou a perder um pouco. Mas confesso que se calhar não tive a melhor estratégia (aliás, na altura em que iniciei nem tinha qualquer que fosse...:?).

Como já referi, tenho vindo a reflectir muito sobre como investir na Bolsa. Ainda não o fiz. Neste cenário económico, não o farei a longo prazo. Terei duas opções: - ou invisto a curto prazo (com os riscos inerentes) ou fico quieto (que se calhar é o melhor... :lol: ).

Parece-me que não será altamente improvável ter algum lucro. Mas lá está, para tentar salvar o que lá investi numa situações de apuro, poderei ter de vender ficando com lucros nulos ou que não serão compensatórios (será o menos mau).

Bons negócios,

João

Registado: 28/11/2008 18:26

por Pata-Hari » 25/1/2009 10:01

Johny, abordas duas questões diferentes: a do papel dos custos no outcome/resultado do trade e o da estratégia de investimento.

Sim, é importante ter em conta custos de transacção (porque muitos trades deixam de fazer sentido se incluirmos os custos e se os compararmos ao ganho potencial ou mesmo se fizermos contas ao quanto teremos que ganhar para ser compensador fazer o trade).

Quanto ao resto da estratégia, aparentemente há quem a consiga aplicar com sucesso (e ganho, portanto) mas não é garantia de sucesso...
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Re: Reflexões (in)correctas?

por luis.live » 25/1/2009 1:36

JohnnyWolf Escreveu:Olá a todos!

Tenho andado a reflectir, não sei se bem ou mal, em diversos aspectos ligados à Bolsa. Ando a tentar organizar um pouco um turbilhão de ideias que tenho tido.

Sabendo que a Bolsa tem tudo menos de lógico ou certo, pensei no seguinte:

1) - investindo uma quantia minimamente volumosa (digamos, €3000), numa acção cotada a €1, SE (eu sei que é SE...) em 3 semanas a acção tiver uma variação de +7%, terei um lucro de 210 euros nesse período de tempo. Mesmo vendendo e dando 10% ao Estado, mais €14 (€7 de venda e €7 de compra) e mais €7,9 pelo trimestre da guarda de títulos, terei:

210-(21+14+7,9)= €167,1

Segundo o que alguns entendidos sugerem, investir na Bolsa a longo prazo é mais recomendável, mas nesta fase de Bear, não será melhor investir a curto prazo? Isto é, comprando na linha de suporte e vendendo na linha de resistência?

Em suma: a) -apesar de haver sempre o SE, investindo quantias avultadas, acaba por ser relativamente fácil ganhar na Bolsa, independentemente das despesas posteriores, certo?

b) - sabendo que poucos investem €5000 para ganhar €100, nesta altura não valerá mais investir várias vezes em pequenos períodos de tempo, pagar as taxas e tirar lucros embora pequenos?

2) - Para negociar a curto prazo através da linhas de suporte e resistência, se comprar nos valores da linha de suporte como é que se saberá que a acção subirá até à linha de resistência?

Por exemplo:

- se a linha de suporte estiver nos €0.8 e a de resistência nos €1.1, ao comprar por exemplo a €0.83 devo vender perto dos €1.1? E se não subir? Ou ainda diferente: - e se houver rompimento e ultrapassar os €1.1?

Em suma
: - devo negociar sempre perto dos valores das linhas, independentemente de haver rompimento?

Obrigado!

Bons negócios,

João

em vez de comprares no suporte e venderes na resistencia, como estamos em bear market , nao achas que seria mais confortavel vender na resistencia e comprar no suporte?
obviamente com stoploss acima da resistencia...

independentemente de tua decisao, boa sorte...
Sou do SL BENFICA com muito orgulho...

Registado: 29/11/2007 9:55

por artista_ » 24/1/2009 23:45

Ficas com uma relação Risco/potencial de 1/2 pouco interessante...

3000 euros na bolsa é muito para alguns, é pouco para outros, não é nada para muitos!

Parece que tens pouco experiência, começa por negociar em simulação e depois começa a investir com capital que para ti não seja muito, sejam 1000 ou 100.000 euros!

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por JohnnyWolf » 24/1/2009 23:36

Viva!

Desde já obrigado pela vossa resposta.

A verdade é que quanto mais se investe, mas se ganha ou...mais se perde...! Partindo da máxima importantíssima que é "Não perder na Bolsa", a minha estratégia (abreviada) consistiria no seguinte:

- Investimento a curto prazo
- Montante a investir: €3000
- Rentabilidade potencial: 7%
- Perda potencial: 3,2%

A minha estratégia está apenas em fase de hipótese, e o mais provável é que nem a ponha em prática, já que não se investem €3000 assim à toa...! Tenho tentado procurar conhecimento relativo à Bolsa e ainda não investi. Não me parece que o faça com carácter de longo prazo, devido ao cenário económico. Se o fizer, será apenas a curto prazo.

Bons negócios!

comentário

por jotabilo » 24/1/2009 23:00

Caro JohnnyWolf

E se descer 7%?
Shortas em CFD's?
E se shortares em CFD's....e a cotação do activo subjacente subir?.....

Ou seja, a incerteza e o risco é inerente ao investimento, seja qual for o prazo admitido para a sua duração.
Existem métodos de análise sobre a evolução dos valores dos títulos...uns baseados na aplicação de padrões gráficos definidos na linha da sua evolução gráfica,.. a designada análise técnica... e outros baseados em indicadores contabilisticos que a gestão micro e macro económica da empresa vai reportando...a chamada Análise Fundamental.

Em resumo....o que tu tomas como referência quase certa para os teus investimentos....são meros métodos que nos auxiliam nas opcções que tomamos. Não têm por isso essa cândida certeza que afirmas para o lucro esperado.

Também não acredites nessa de uma rentabilidade de 42% no ano de 2008....que foi citada. Quem o afirma deve ter um amor próprio maior do que a ponte dos sete arcos.... e de certeza que se está a perder aqui no caldeirão....sinceramente!!!!

cumps

Registado: 3/12/2007 20:31

por artista_ » 24/1/2009 22:37

Não percebi... partes do princípio que ganhas 7% em pouco tempo, isso é realmente bom, seja com que capital for! Mas pensas que é fácil?! Pensas que consegues ganhar mais vezes do que perdes? ou achas que nunca vais perder??

A questão não é o tempo nem as quantias, a questão é a estratégia ser ganhadora...

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

Re: Reflexões (in)correctas?

por EuroVerde » 24/1/2009 20:54

JohnnyWolf Escreveu:
b) - sabendo que poucos investem €5000 para ganhar €100, nesta altura não valerá mais investir várias vezes em pequenos períodos de tempo, pagar as taxas e tirar lucros embora pequenos?

João

Boas,

Foi assim que eu consegui os meus 42% positivos durante 2008.

Registado: 29/11/2007 11:19

por rsacramento » 24/1/2009 20:45

JohnnyWolf Escreveu:Em suma: a) -apesar de haver sempre o SE, investindo quantias avultadas, acaba por ser relativamente fácil ganhar na Bolsa, independentemente das despesas posteriores, certo?

por um lado quanto maior for a entrada, mais se dilui o peso das comissôes

por outro lado, há uma noção, que, para mim, é essencial na tomada de decisão - o ratio:
quanto arrisco para ganhar quanto?, estás a ver?

se o ratio for de 1/1, p. ex., é moeda ao ar...

mas voltando ao que disseste, não é por a entrada ser maior ou menor que se ganha, percentualmente, mais ou menos (excluindo comissões, as quais em entradas pequens pesam significativamente), e, muito menos, há garantias de êxito no negócio...

JohnnyWolf Escreveu:2) - Para negociar a curto prazo através da linhas de suporte e resistência, se comprar nos valores da linha de suporte como é que se saberá que a acção subirá até à linha de resistência?

não se sabe, mas a AT aqui é um poderoso auxiliar: juntamente com o estudo da cotada e o acompanhamento dos índices internacionais, podes perceber como está a tendência geral e a da tua cotada

PS o teu post aborda imensa coisa, de maneira que apenas abordei pouca coisa

buzina sempre que tiveres dúvidas :wink:

Registado: 29/11/2007 12:50

Reflexões (in)correctas?

por JohnnyWolf » 24/1/2009 19:45

Olá a todos!

Tenho andado a reflectir, não sei se bem ou mal, em diversos aspectos ligados à Bolsa. Ando a tentar organizar um pouco um turbilhão de ideias que tenho tido.

Sabendo que a Bolsa tem tudo menos de lógico ou certo, pensei no seguinte:

1) - investindo uma quantia minimamente volumosa (digamos, €3000), numa acção cotada a €1, SE (eu sei que é SE...) em 3 semanas a acção tiver uma variação de +7%, terei um lucro de 210 euros nesse período de tempo. Mesmo vendendo e dando 10% ao Estado, mais €14 (€7 de venda e €7 de compra) e mais €7,9 pelo trimestre da guarda de títulos, terei:

210-(21+14+7,9)= €167,1

Segundo o que alguns entendidos sugerem, investir na Bolsa a longo prazo é mais recomendável, mas nesta fase de Bear, não será melhor investir a curto prazo? Isto é, comprando na linha de suporte e vendendo na linha de resistência?

Em suma: a) -apesar de haver sempre o SE, investindo quantias avultadas, acaba por ser relativamente fácil ganhar na Bolsa, independentemente das despesas posteriores, certo?

2) - Para negociar a curto prazo através da linhas de suporte e resistência, se comprar nos valores da linha de suporte como é que se saberá que a acção subirá até à linha de resistência?

Por exemplo:

- se a linha de suporte estiver nos €0.8 e a de resistência nos €1.1, ao comprar por exemplo a €0.83 devo vender perto dos €1.1? E se não subir? Ou ainda diferente: - e se houver rompimento e ultrapassar os €1.1?

Em suma
: - devo negociar sempre perto dos valores das linhas, independentemente de haver rompimento?

Obrigado!

Bons negócios,

João

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 83 visitantes