Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ciclo na Cinemateca: Nos anos de todas as Bolsas: 1929-2009

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Ciclo na Cinemateca: Nos anos de todas as Bolsas: 1929-2009

por Porto_Moniz » 19/1/2009 0:23

http://www.cinemateca.pt/imgs/programacao/doc.pdf
Nos anos de todas as Bolsas: 1929-2009

Os tempos não estão para flores e o discurso mais ouvido hoje em dia contém constantes referências a “crise”, “depressão económica” e, aquela frase de que o espectador melhor entende por começar a sentir-lhe os efeitos, o “apertar o cinto”. E tão cedo parece que não saímos desta “trapalhada” em que nos meteram os apologistas de um mercado sem controlo, do dinheiro virtual (aquele que não existe e estamos convencidos de que sim, até sentirmos na pele os efeitos da ausência). Talvez não seja má ideia, por isso, evocarmos os tempos de outra grande Depressão e dos dramas a que deu origem, um pouco por todo o mundo, na década de 30 do século passado. Um tema grave, tratado de forma dramática, mas também com muito humor (rir é preciso!) através do contributo de Charles Chaplin com a sua obra-prima MODERN TIMES, de René Clair, com o seu irresistível LE DERNIER MILLIARDAIRE ou com uma equipa onde brilha Lubitsch e que nos vem dizer o que cada um faria IF I HAD A MILLION, e Frank Capra metendo ingenuamente banqueiros e depositantes no mesmo saco em AMERICAN MADNESS ou MR. DEEDS GOES TO TOWN. A estas cinco comédias junta-se o seu contraponto, dado por John Ford, King Vidor e Fritz Lang, que preferem falar das vítimas e das suas lutas para se libertarem (a bem ou a mal) da crise, respectivamente em THE GRAPES OF WRATH, OUR DAILY BREAD e YOU ONLY LIVE ONCE. BONNIE AND CLYDE, de Arthur Penn, dá-nos um olhar “distanciado” sobre dois “frutos” da crise e WALL STREET, de Oliver Stone, mostra-nos, de forma transparente, como um “ovo de serpente”, começou a nascer e desenvolver-se a crise em que hoje nos encontramos.
Um olhar sobre a História com história.

Filmes e respectivas datas:

As Vinhas da Ira de John Ford
com Henry Fonda, Jane Darwell, John Carradine, Charles Grapewin, Ward Bond.
Estados Unidos, 1940 - 129 min / legendado em português

O filme que deu o segundo Óscar de melhor realizador a John Ford é um dos retratos mais duros do cinema americano sobre a terrível situação de muitos agricultores americanos durante a Grande Depressão. THE GRAPES OF WRATH adapta o romance homónimo de John Steinbeck sobre o périplo dos agricultores do Oklahoma arruinados por uma desastrosa seca na década de 30 e expulsos das suas terras pelos bancos, rumo à “terra prometida” da Califórnia. No papel principal, Henry Fonda tem uma das maiores criações da sua carreira. Óscar de melhor actriz secundária para Jane Darwell.

Sala Dr. Félix Ribeiro Sex. [16] 21:30

Só Vivemos Uma Vez de Fritz Lang
com Henry Fonda, Sylvia Sidney, Barton MacLane
Estados Unidos, 1937 - 91 min / legendado em português

Henry Fonda noutra das suas mais fulgurantes interpretações, no segundo filme americano de Fritz Lang, interpreta o papel de um homem cercado e sempre em fuga. Uma fuga acompanhada por Sylvia Sidney, porque YOU ONLY LIVE ONCE conta também uma desesperada, mas incondicional, história de amor, com pano de fundo na Grande Depressão. Argumento inspirado na história de Bonnie e Clyde.

Sala Dr. Félix Ribeiro Seg. [19] 21:30


O Último Milionário de René Clair
com Max Dearly, Raymond Cordy, Marthe Mellot, Renée Saint-Cyr.
França, 1934 - 90 min / legendado electronicamente em português

Uma divertida sátira aos princípios da economia política. O homem mais rico do mundo torna-se ditador do reino de Casinario, em plena crise económica, mas perde a razão e comete as maiores extravagâncias. A realização é típica do cinema de René Clair neste período, com relativamente poucos diálogos, muitos “gags” visuais e uma inteligente utilização da música de Maurice Jaubert. Produção da Pathé.

Sala Luís de Pina Qua. [21] 22:00

Se Eu Tivesse Um Milhão de James Cruze, H. Bruce Humberstone, Ernst Lubitsch, Norman Z. McLeod, Stephen Roberts, William A. Seiter, Norman Taurog
com Charles Laughton, Gary Cooper, Donald Meek, George Raft, W. C. Fields, Charles Ruggles
Estados Unidos, 1932 - 90 min / legendado electronicamente em português

Célebre e divertido filme em episódios. Um milionário à beira da morte escolhe ao acaso, na lista telefónica, oito pessoas a quem deixa um cheque de um milhão de dólares. Cada um fará da inesperada fortuna um uso diferente. Os dois episódios mais célebres são o primeiro, no qual o desastrado empregado de uma loja de loiças parte alegremente toda a mercadoria; e o quarto, realizado por Lubitsch, com Charles Laughton, também no papel de um pequeno empregado, que quer libertar-se, embora de maneira diferente da personagem do primeiro episódio.

Sala Dr. Félix Ribeiro Qui. [22] 21:30

Doido Com Juízo de Frank Capra
com Gary Cooper, Jean Arthur, George Bancroft, Lionel Stander, Douglass Dumbrille
Estados Unidos, 1936 - 115 min / legendado electronicamente em português

Um dos filmes mais populares de Frank Capra, onde Gary Cooper interpreta a figura de Longfellow Deeds, pacato e simpático membro da banda de música de uma pequena comunidade americana, que herda 20 milhões de dólares e resolve distribui-los pelos necessitados. Uma parábola sobre a crise económica dos anos 30 e a doutrina do New Deal.

Sala Luís de Pina Sex. [23] 19:30

Tempos Modernos de Charles Chaplin
com Charles Chaplin, Paulette Goddard
Estados Unidos, 1936 - 89 min / legendado em português

Charlot desafia os tempos modernos, fazendo da indústria mecânica e dos conflitos laborais o alvo da sua sátira. Charlot apanha uma bandeira vermelha e é preso como agitador, domina uma revolta na cadeia (depois de ter tomado cocaína sem o saber) e é louvado pelo poder. No fundo, uma irresistível crítica à desumanização e a luta, sempre actual, da busca do amor. O último filme mudo de Charlot (ou melhor, quase mudo) e da sua personagem de vagabundo.

Sala Luís de Pina Seg. [26] 19:30

Gabriel over the White House de Gregory La Cava
com Walter Huston, Karen Morley, Franchot Tone, Arthur Byron
Estados Unidos, 1933 - 86 min / legendado electronicamente em português

Uma parábola sobre a eleição de Franklin D. Roosevelt em 1932 como Presidente dos Estados Unidos, que hoje adquire uma singular actualidade. O novo escolhido pouco se interessa pelos destinos da nação, mas após sofrer um acidente sofre uma transformação e vai enfrentar a crise económica contra tudo e contra todos. Um dos mais singulares filmes jamais feitos sobre um Presidente dos Estados Unidos. Cúmulo de “incorrecção politica” ou cúmulo de “correcção”?

Sala Luís de Pina Seg. [26] 22:00

O Pão Nosso de Cada Dia de King Vidor
com Karen Morley, Tom Keene, Barbara Pepper, John Qualen
Estados Unidos, 1934 - 80 min / legendado em português

Um dos mais impressivos retratos dos tempos da Depressão nos Estados Unidos, conta a história de um casal de citadinos atingidos pela crise, que regressa ao campo, formando uma comunidade agrícola com outros na mesma situação. Um dos grandes momentos do cinema: a construção da conduta de água para a plantação.

Sala Luís de Pina Ter. [27] 19:30

Wall Street de Oliver Stone
com Michael Douglas, Charlie Sheen, Martin Sheen
Estados Unidos, 1987- 125 min / legendado em português

WALL STREET leva-nos aos meandros das actividades bolsistas no que é o coração do capitalismo, acompanhando o percurso de um jovem operador à sombra de um dos grandes especuladores (papel que deu a Michael Douglas um oscar) até ao momento em que este decide uma operação contra a companhia em que trabalha o pai do jovem.

Sala Dr. Félix Ribeiro Qui. [29] 21:30

Bonnie e Clyde de Arthur Penn
com Warren Beatty, Faye Dunaway, Gene Hackman, Estelle Parsons
Estados Unidos, 1967 - 111 min / legendado em francês

São jovens, amam-se e matam. Assim se referia a publicidade a este filme de Arthur Penn que relançou a carreira de Warren Beatty e revelou duas novas vedetas: Faye Dunaway e Gene Hackman. Um filme diferente e inovador em termos de narrativa, que se inspirou na vida de um par de gangsters dos anos 30: Clyde Barrow e Bonnie Parker, produto da Grande Depressão.

Sala Dr. Félix Ribeiro Sex. [30] 19:00

Loucura Americana de Frank Capra
com Walter Huston, Pat O’Brien, Kay Johnson, Constance Cummings
Estados Unidos, 1932 - 81 min / legendado electronicamente em português

O primeiro filme da frutuosa colaboração de Capra com o argumentista Robert Riskin, e o que vem expor as bases da “filosofia” capriana de MR. DEEDS GOES TO TOWN e IT’S A WONDERFUL LIFE. Em plena crise económica, esta obra surge para falar de confiança nas relações entre a banca e os depositantes durante a Grande Depressão.

Sala Luís de Pina Sex. [30] 22:00

"Mais vale passar por ignorante durante 5 minutos do que permanecer na ignorancia durante a vida inteira"

http://duzentaspalavras.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 24
Registado: 31/8/2005 12:38
Localização: Porto Moniz

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 80 visitantes