Iniciantes - Boas Práticas
25 mensagens
|Página 1 de 1
stops
Olá! Alguém sabe informar-me se é possível a colocação de ordens de stop através do site do Santander-Totta? Obrigado desde já...
- Registado: 7/1/2009 18:27
Re: Iniciantes - Boas Práticas
dancing Escreveu:Alguma fonte de informação que recomendes sobre "moneymanagment"
Não é muito mas também encontras aqui alguma informação.
Abraço,
Tiago
dancing Escreveu:Alguma fonte de informação que recomendes sobre "moneymanagment"
De borla:

Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Dacing, visto que estás no inicio, lembrei-me de outra dica.
Dá uma vista de olhos pelo tópico da minha apresentação ao Caldeirão (e já está quase a fazer 1 ano!).
Perde alguns minutos a ler os comentários do Fibonacci. Foram muito importantes para mim.
Um abraço,
Tiago
edit: link
Dá uma vista de olhos pelo tópico da minha apresentação ao Caldeirão (e já está quase a fazer 1 ano!).
Perde alguns minutos a ler os comentários do Fibonacci. Foram muito importantes para mim.
Um abraço,
Tiago
edit: link
dancing Escreveu:Resumindo -8% num dia!
Uiii... já passei por isso. A continuar assim a falência é apenas uma questão de tempo.
A minha perda máxima por operação é de 2% em termos médios. Mas tento que seja de apenas 1% na maior parte dos casos para poder dar mais folga caso alguma oportunidade o justifique.
A perda máxima mensal que estou disposto a tolerar é de 6%. Se um mês chegar aos -6% suspendo de imediato as operações até ao mês seguinte. Ou 12% num trimestre.
E, mesmo assim, se todos os meses do ano perder 6% chego ao final do ano com metade, ou seja, com uma perda de 50%!!! Pensa nisto.
Quanto a plataformas não sou a pessoa mais indicada para te responder. Sou cliente do BIG e do BEST. Ambas têm vantagens e desvantagens.
Um abraço,
Tiago
edit: erro gramatical
tiagopt Escreveu:Sabes qual foi uma das minhas resoluções para 2009?
Tentar não realizar nenhuma ordem com o mercado aberto.
Muito bem Tiago. Muito bem!
É magnifica a tranquilidade que nos dá definir, previamente, o valor a que vamos entrar e sair no mercado. Entrar é fácil... sair é que é dificil. É como na universidade!

Já há algum tempo que só entro com ordens limite e sempre com stop loss. Tranquilidade absoluta. No último trimestre do ano consegui suportar perfeitamente mais de 20 perdas consecutivas sem problema.
Sempre que um stop loss é activado há uma parte de mim que fica satisfeita, pois fico com a "mente limpa " para novas operações.
E não há dúvida nenhuma que estás no bom caminho. Continua.

Abraço,
Tiago
dancing Escreveu:Leio o livrinho antes e leio o calhamaço depois
Eu já li os dois, primeiro li o calhamaço (porque saíuprimeiro) e depois li o livrinho. A diferença, para mim, é que o livrinho é um resumo incompleto do calhamaço.

Já agora, deixa-me dar-te esta opinião. Supondo que te estás a iniciar nos mercados, porque não fazes primeiro simulações em contas de demonstação? Entrando no mercado sem uma estratégia nessas demos não corres riscos e poderás ver que comprar por feeling não dá bons resultados, principalmente num bear market.
Depois de te aperceberes que é necessário uma estratégia, constrói uma com a qual te sintas à vontade, extraindo informação e dicas dos livros e dos posts do Caldeirão.
Finalmente vai tentando perceber momentos de entrada nos mercados que te possam render dinheiro mas respeitando sempre a estratégia que definiste.
A partir daqui a evolução pode ser natural mas implica aprendizagem contínua.
Um abraço
Jiboia
os livros do elder (em particular o Come Into My Trading Room) foram a minha grande sorte: quando cheguei aos mercados li umas coisas (em pdf's que se apanham na net) de livros dele, e isso atraíu-me particularmente
muito resumidamente ele defende a teoria dos 3 Ms (creio que o tiago corroborará) :
Mind - ter controle sobre as emoções
Method - ter um método testado e segui-lo disciplinadamente
Money management - nunca arriscar mais de 2% do capital TOTAL em cada trade e também nunca pôr em risco, simultaneamente, mais de 6% do capital TOTAL
estas ideias levaram-me a conseguir preservar o meu capital!
já agora, não leias o livrinho por o outro ser calhamaço, já que terás de ler e ler e ler muitíssimo (penso eu de que
)
muito resumidamente ele defende a teoria dos 3 Ms (creio que o tiago corroborará) :
Mind - ter controle sobre as emoções
Method - ter um método testado e segui-lo disciplinadamente
Money management - nunca arriscar mais de 2% do capital TOTAL em cada trade e também nunca pôr em risco, simultaneamente, mais de 6% do capital TOTAL
estas ideias levaram-me a conseguir preservar o meu capital!
já agora, não leias o livrinho por o outro ser calhamaço, já que terás de ler e ler e ler muitíssimo (penso eu de que

rsacramento Escreveu:dancing Escreveu:Pois...
Não vos conto a minha história para não começarem todos a chorar. Parece que eu independentemente de me mentalizar e focar no sucesso, tenho um incrivel "faro" para o colapso financeiro.
Além de estar a percorrer alguma literatura para ver se na próxima reencarnação ganho alguma coisa nisto, vejo-me em perdas sucessivas (e em grande escala)sem conseguir tirar conclusões axiomáticas para as operações seguintes.
Fico aqui a aguardar indicações de boas práticas, daquelas que constituem suporte básico para sermos competentemente seguros em qualquer actividade.
Fico a aguardar...
não cabe num tópico destes falar convenientemente acerca dos assuntos que no fundo referes
contudo, e isto é apenas a ponta do iceberg, podes debruçar-te sobre o tema do money management
por exemplo, há quem apenas admita perder 2% de todo o seu capital em cada negócio - isto implica dimensionares a tua entrada em função do teu alvo de perda; estou portanto a falar do (para muitos) uso obrigatório de stops
acho que para começar já tens muito por onde investigar
em caso de dúvidas, buzina
Alguma fonte de informação que recomendes sobre "moneymanagment"
Agradecido antecipadamente.
- Registado: 13/1/2009 17:42
Estuda e simula até teres uma estratégia que te dê confiança e segurança. Sem isso não vale a pena te teres nos mercados. Feelings só funcionam para os jogos de futebol ou nem isso
.
Um link que te pode ajudar
http://www.elliott-wave-theory.com/elli ... ml#general
Boa sorte para o futuro.
P.S. Tenta seguir todos os conselhos como oportunidades de melhoria e não como criticas. Todos nós ainda estamos aprender por mais que a gente perceba disto.

Um link que te pode ajudar

http://www.elliott-wave-theory.com/elli ... ml#general
Boa sorte para o futuro.
P.S. Tenta seguir todos os conselhos como oportunidades de melhoria e não como criticas. Todos nós ainda estamos aprender por mais que a gente perceba disto.
Surf's up and down in the markets
http://elliottmarketwaves.blogspot.com/
http://elliottmarketwaves.blogspot.com/
Caro dancing:
Não leves a mal, mas parece que não percebeste... (e por favor, não me tomes por um pomposo arrogante; estou mesmo a querer ajudar
).
Quando dizes que procuras não perder 3% por negócio estás a interpretar mal o que disse. Podes fechar uma posição (a tal da GALP, p. ex.) a perder 3% e com isso estourares uma boa parte da tua carteira.
Esquece a valorização/desvalorização do título em causa (percentualmente). O que interessa é definires o ponto de saída e ele até pode estar 10 ou 20% abaixo. Tens é que dimensionar a tua posição (a quantidade de acções que compras) para que ela não cause uma perda superior a 3% NA TUA CARTEIRA.
Abraço.
Não leves a mal, mas parece que não percebeste... (e por favor, não me tomes por um pomposo arrogante; estou mesmo a querer ajudar

Quando dizes que procuras não perder 3% por negócio estás a interpretar mal o que disse. Podes fechar uma posição (a tal da GALP, p. ex.) a perder 3% e com isso estourares uma boa parte da tua carteira.
Esquece a valorização/desvalorização do título em causa (percentualmente). O que interessa é definires o ponto de saída e ele até pode estar 10 ou 20% abaixo. Tens é que dimensionar a tua posição (a quantidade de acções que compras) para que ela não cause uma perda superior a 3% NA TUA CARTEIRA.
Abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Crómio Escreveu:dancing Escreveu:Xii... não tinha visto o tópico com questões de iniciação. Deve ser por estas e por outras que...
E nunca é demais aconselhar o Ganhar em Bolsa do Braga de Matos...
Abraço
Estou a ler O Bolsa para Iniciantes do mesmo autor. Achei mais adequado ver perceber o cenario na sua globalidade antes de passar para o calhamaço.

dancing Escreveu:Tenho passado os dias a olhar para o ecrã armado em trader profissional.
Olá Dancing,
Esta tua frase chamou-me a atenção. Porque será que todos começamos da mesma forma, agarrados ao ecrã como se isso fosse fazer toda a diferença?
Sabes qual foi uma das minhas resoluções para 2009?
Tentar não realizar nenhuma ordem com o mercado aberto. Espero que isso te diga alguma coisa

Abraço
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Quico Escreveu:Boa prática PRINCIPAL:
Nada de pressas nem euforias e pensar antes de abrir um posição!Embora aches que vai subir, se compras a 10€, pergunta a ti próprio: "Abaixo de que preço fico convencido que a coisa não vai lá das pernas?" Se esse preço for 9€, então fixa aí o teu stop-loss.
Depois pergunta-te: "Quanto estou disposto a perder se isto correr mal?" Normalmente esse valor não deve ser superior a 5% da carteira. Imagina que estás disposto a perder 2% e que esse valor é 200€. Então tens que comprar 200=200€/(10€-9€) unidades (acções ou CFD's).
Capice?![]()
Abraço
Percebi Quico.
Como tenho passado os dias frente ao ecrã desprezei a inexixtencia de "stop loss" automatico na ferramenta de negociação. Logo hoje ausentei-m umas horas e a casa "incendiou-se". Normalmente estabeleço 3% como máximo de perda por negocio, mas à pouco tempo comprei GALP e logo a seguir caiu 3% pelo q eu vendi sem piscar. A seguir foi o que se viu.
Pareço o Benfica a gerir o departamento de futebol; não há estratégia q resulte

tmms Escreveu:Olá dacing,
Dá uma vista de olhos nos erros que eu cometi no meu primeiro ano de trading. Talvez ajude, não sei... http://os-mercados-financeiros.blogspot ... erros.html
Abraço,
Tiago
Olá Tiago!
Acredita q passei bastante tempo ontem a ler o teu .pdf cujo conteúdo achei de extremo valor.
Tenho consciência que ainda não vi a "Big Picture" e portanto há inúmeras variáveis que parece que não considero.
Tenho passado os dias a olhar para o ecrã armado em trader profissional.
Ontem face a perdas consideráveis do BPI e da Brisa abri posição em ambas dum modo que considerei "seguro" mas com quantias significativas para as minhas finanças.
Infelizmente hoje tive q me ausentar após as 8h30. A abertura não foi favoravel mas não quis precipitar-m a realizar uma venda por impulso por estar convicto que era muito pouco provavel baixarem mais. Para agravar o BPINetBolsa não tem qq opção para "Stop Loss".
Quando cheguei frente ao computador às 14h nem queria acreditar. Depois dei uma vista de olhos nas noticias e percebi o q se passou.
Fiquei das 14 às 16h40 a ver o mercado descer mas expectante sobre a atitude a tomar.
Acabei o dia a tentar reforçar a a minha posição na Brisa face à queda anormalmente abruta que quebrou qq suporte anterior. Dei a ordem a preço de fecho mas não foi concretizada.
Resumindo -8% num dia!
Acabei a beber 1 whisky fora d'horas a rir-me de mim próprio por ter conseguido novamente escolher os titulos (acho q começa a ser crónico) com pior performance numa sessão de bolsa.
Estou nesta altura a desenhar cenários para o dia de amanhã e a estabelecer a minha reacção a cada um deles.
Já agora, qual é a melhor plataforma para negociação?
(interface, preço, velocidade)
Abraço e obrigado por partilhares a tua experiencia.[/b]
Olá dacing,
Dá uma vista de olhos nos erros que eu cometi no meu primeiro ano de trading. Talvez ajude, não sei... http://os-mercados-financeiros.blogspot ... erros.html
Abraço,
Tiago
Abraço,
Tiago
Ten rules for position sizing:
1. Bet high enough to make meaningful profits when you win.
2. Bet low enough so you are ok financially and psychologically when you lose.
3. If (1) and (2) don't overlap, don't trade.
4. Don't go adding a bunch of rules that don't work, just so you have ten rules.
By Ed Seykota
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
100 regras Basicas:
Regra 1: Proteger o Capital
Regra 2: Proteger o Capital
...
Regra 99: Proteger o Capital
Regra 100: Proteger o Capital.
Quem nao conhecer os mecanismos (instrumentais e psicologicos) da Proteccao do Capital, nao deve investir com risco.
Regra 2: Proteger o Capital
...
Regra 99: Proteger o Capital
Regra 100: Proteger o Capital.
Quem nao conhecer os mecanismos (instrumentais e psicologicos) da Proteccao do Capital, nao deve investir com risco.
Editado pela última vez por bboniek33 em 14/1/2009 22:39, num total de 1 vez.

- Registado: 22/4/2003 23:12
Boa prática PRINCIPAL:
Nada de pressas nem euforias e pensar antes de abrir um posição!
Embora aches que vai subir, se compras a 10€, pergunta a ti próprio: "Abaixo de que preço fico convencido que a coisa não vai lá das pernas?" Se esse preço for 9€, então fixa aí o teu stop-loss.
Depois pergunta-te: "Quanto estou disposto a perder se isto correr mal?" Normalmente esse valor não deve ser superior a 5% da carteira. Imagina que estás disposto a perder 2% e que esse valor é 200€. Então tens que comprar 200=200€/(10€-9€) unidades (acções ou CFD's).
Capice?
Abraço
Nada de pressas nem euforias e pensar antes de abrir um posição!

Capice?

Abraço
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
dancing Escreveu:Pois...
Não vos conto a minha história para não começarem todos a chorar. Parece que eu independentemente de me mentalizar e focar no sucesso, tenho um incrivel "faro" para o colapso financeiro.
Além de estar a percorrer alguma literatura para ver se na próxima reencarnação ganho alguma coisa nisto, vejo-me em perdas sucessivas (e em grande escala)sem conseguir tirar conclusões axiomáticas para as operações seguintes.
Fico aqui a aguardar indicações de boas práticas, daquelas que constituem suporte básico para sermos competentemente seguros em qualquer actividade.
Fico a aguardar...
não cabe num tópico destes falar convenientemente acerca dos assuntos que no fundo referes
contudo, e isto é apenas a ponta do iceberg, podes debruçar-te sobre o tema do money management
por exemplo, há quem apenas admita perder 2% de todo o seu capital em cada negócio - isto implica dimensionares a tua entrada em função do teu alvo de perda; estou portanto a falar do (para muitos) uso obrigatório de stops
acho que para começar já tens muito por onde investigar
em caso de dúvidas, buzina

dancing Escreveu:Xii... não tinha visto o tópico com questões de iniciação. Deve ser por estas e por outras que...
E nunca é demais aconselhar o Ganhar em Bolsa do Braga de Matos...
Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Iniciantes - Boas Práticas
Pois...
Fico a aguardar...
Fico a aguardar...
25 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado: