Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

As 10 surpresas para 2009

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por charles » 26/12/2008 20:29

Eu acho que as noticias postadas pelo "colega" açor são no geral relevantes e acabam por entroncar nos mercados directa ou indirectamente, sejam assuntos de economia,sobre as empresas cotadas, ou mesmo assuntos sociais

sigo com mais interesse o desenvolvimento de cada tópico/noticia lançado pelo Açor, quando são assuntos que despertem mais debate e mais interesse, os que não assumem muita importância dou somente uma vista de olhos.

Eu noto que se um tópico se prolongar muito, para estarmos actualizados e seguir totalmente o tópico temos de ler tudo, e se as opiniões postadas forem muitas a dificuldade (devido ao tempo) aumenta, no caso de tópicos mais "corridos" é mais fácil ir acompanhando tudo o que é dito.

No geral considero um bom contributo.

Bom Natal Festas Felizes
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por Açor3 » 26/12/2008 10:51

Pata-Hari

Muito obrigado pelas palavras amáveis que proferiu acerca da minha pessoa.Apesar de algumas vozes discordantes(embora uma pequena minoria) àcerca do meu pequeno contributo para este enorme fórum em cerca de 5 anos apenas 600 e tal mensagens entre as quais mais de 2/3 nos últimos 2 anos não vou desistir de dar o meu contributo pois confesso que adoro este local de encontro de opiniões e às vezes são o meu único local de distracção.Por isso sempre que a minha saúde o permitir vou colaborando no mesmo.Bem haja a todos os que me têm compreendido e apoiado.Boas Festas para todos.
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.

Registado: 13/6/2004 20:52

por Pata-Hari » 26/12/2008 8:59

Eu acho que as contribuições do Açor são fantásticas e acho igualmente que ele tem imenso cuidado em não distribuir novos tópicos (coisa que, pessoalmente, não me chateia demasiado, acho chato um fórum com tudo concentrato em poucos tópicos).
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Crómio » 26/12/2008 3:44

E mais digo... estive a dar uma vista de olhos nestas últimas páginas e acho que até estamos bem servidos...
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por Crómio » 26/12/2008 3:34

acintra Escreveu:Até me posso rever nestas criticas em relação a noticias. Normalmente coloco as que acho importantes dentro do que leio em páginas internacionais.

Apesar de o forum ser livre, mas muito bem moderado, gostava de saber se acham que são a mais, se preferem de as ver concentradas num só tópico, ou inclusivé se não interessam, visto pouco falam de Portugal, mas dos USA e do mundo em geral.

Nada melhor que a franqueza e a ajuda, para melhorar o espaço por onde gostamos de nos informar e dialogar.

Mais uma vez a todos, um BOM NATAL:

Olá acintra,

Confesso que não vejo notícias, ou antes, não as procuro... às vezes oiço na rádio, e muito pouca vez na televisão.

Até posso dizer que a maior parte das notícias que leio são aqui mesmo no Caldeirão...

Nem tinha pensado nisso até hoje... normalmente abro quase todas...

Mas também confesso que quando aparecem notícias que roçam o offtopic ou que poderiam estar arrumadas num tópico dedicado fico aborrecido por um simples facto: é que estão a criar ruído no fórum.

Depois há a questão da quantidade de notícias ou... ruído.

Todos os que abrem tópicos o fazem para partilhar informação e cabe a cada um escolher o conteúdo e a quantidade das notícias que colocam.

Se fosse muito prejudicial ao fórum tenho a certeza que o team admin entrava em cena.

Cada um tem a sua visão do Caldeirão e com certeza que só quer um fórum melhor.

Os meus 2 tostões, que valem isso mesmo...

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Re: Há sempre um agouro.....

por Flying Turtle » 24/12/2008 16:30

rotivnick Escreveu:Flying, pelo que tenho apercebido é daqueles que gosta de criticar tudo que mexa, ressalte, ou respire, faça lá um intervalo quanto mais não seja pela quadra...

Interessante contributo rovotnick, muito bem concretizado e sustentado. Sem dúvida de elevado valor acrescentado.

Estás à vontade para me criticares sempre que assim o entenderes.

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por acintra » 24/12/2008 16:25

Até me posso rever nestas criticas em relação a noticias. Normalmente coloco as que acho importantes dentro do que leio em páginas internacionais.

Apesar de o forum ser livre, mas muito bem moderado, gostava de saber se acham que são a mais, se preferem de as ver concentradas num só tópico, ou inclusivé se não interessam, visto pouco falam de Portugal, mas dos USA e do mundo em geral.

Nada melhor que a franqueza e a ajuda, para melhorar o espaço por onde gostamos de nos informar e dialogar.

Mais uma vez a todos, um BOM NATAL:
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

Há sempre um agouro.....

por rotivnick » 24/12/2008 16:06

Flying, pelo que tenho apercebido é daqueles que gosta de criticar tudo que mexa, ressalte, ou respire, faça lá um intervalo quanto mais não seja pela quadra...

Registado: 30/11/2007 21:12

por Crómio » 24/12/2008 16:02

Já que se fala nisso...

Acho que há notícias que são interessantes, no entanto abrir meia dúzia de tópicos por dia, cada um com uma notícia...

Para isso temos o próprio JN que tem lá as notícias e permite comentários sobre as mesmas.

Acho que por exemplo o tópico do "siga escandaleira" está bem sacado, com todas as notícias e mais algumas por lá, encapsuladinhas no seu sítio, sem poluir o espaço geral.

Se cada um de nós colocasse 2 ou 3 notícias no fórum por dia, isto era um fórum de notícias.

Claro que existem notícias relevantes, mas que normalmente têem o seu lugar num tópico específico... olhem... por exemplo a notícia da Euribor a 3%... porque é que não foi colocada no tópico dos juros e taxas de juros? Não seria aí muito mais útil? Ligada a uma outra série de notícias, artigos e posts sobre o mesmo tema?

Sim, é Natal... Cristo nasceu, o Espírito Santo deve ser enaltecido e meditado, o Coração Sagrado deve ser aberto, Oremos todos por todos, Santifiquemos as nossas acções e pensamentos... oremos em humildade, ofereçamos a caridade a quem necessita, os pobres que precisam de PS3, PSP's, TurboRangers, Portáteis, i-Phone's, só mais um cartão de crédito, um fast-junk-consumer-addiction, um paranoid gadjet, um Pai-Natal da Coca-Cola, um charuto com wiskey velho...

Uma ode ao consumismo, ao imediato... sim... Jesus Nasceu...

Feliz Natal e perdoem-me a loucura...

William Bernstein

por LTCM » 24/12/2008 15:44

É sempre a "cascar" no Açor3, coisa bastante adequada à época. :?
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por Flying Turtle » 24/12/2008 14:56

Olá Açor3,

Feliz Natal antes de mais...

Sem desprimor para os teus contributos com cópias de tudo o que mexe na imprensa electrónica (ou quase), este é mais um tópico que escusava de ter sido aberto, já que o post teria tido todo o cabimento - e interesse, para mais tarde recordar - no tópico das bojardas futuristas.

Todos ganhamos com um pouco mais de disciplina e contenção na abertura injustificada de novos tópicos.

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por Açor3 » 24/12/2008 14:43

Segundo a UBS
Se há um ano lhe dissessem que o petróleo iria cair em 2008, acreditava? Ficaria, no mínimo, surpreendido, especialmente considerando que este foi o ano em que o preço do "ouro negro" bateu todos os recordes. Mas acabou por acontecer, e o UBS previu-o nas surpresas para este ano. Veja aqui quais são as 10 surpresas previstas pelo banco de investimento para 2009.

--------------------------------------------------------------------------------

Patrícia Silva Dias
patriciadias@mediafin.pt

Petróleo pode afundar até aos 20 dólares

Se há um ano lhe dissessem que o petróleo iria cair em 2008, acreditava? Ficaria, no mínimo, surpreendido, especialmente considerando que este foi o ano em que o preço do "ouro negro" bateu todos os recordes.

Agora, o banco de investimento suíço está confiante numa manutenção dos actuais valores da matéria-prima no próximo ano, mas não descarta a possibilidade do petróleo afundar ainda mais.

A possibilidade de o petróleo cair abaixo da fasquia dos 20 dólares é das dez surpresas que, segundo o UBS, podem acontecer em 2009. As surpresas consistem em cenários plausíveis que contrariam a perspectiva dos investidores e mesmo os cenários base dos próprios analistas do banco de investimento suíço. No final de 2007, o UBS já tinha elaborado um conjunto de dez surpresas, sendo que seis acabaram por se confirmar.

Aconteceu com o petróleo. Na análise para 2008, o UBS questionava se "os 50 dólares seriam os novos 20 dólares?", apontando como cenário provável a descida dos preços da matéria-prima, numa altura em que todos os indicadores apontavam para uma subida das cotações. O petróleo até valorizou. Mas corrigiu, e está hoje substancialmente mais barato do que há um ano.

Depois dos recordes fixados em Julho, altura em que tanto o barril de Brent, transaccionado em Londres, como o West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, superaram a fasquia dos 147 dólares, as cotações iniciaram um movimento de descida acentuado. Face aos máximos históricos, desceram já mais de 100 dólares. O Brent custava, no final da sessão de ontem, 39,80 dólares, já o WTI negociava nos 38 dólares.

O UBS acredita na manutenção dos actuais níveis do preço da matéria-prima, antecipando uma Surpresas que se tornaram
realidade em 2008

Além da queda dos preços do petróleo, o UBS classificava de surpresas, para 2008, o abrandamento da economia global, a recuperação do dólar, um mau desempenho dos mercados emergentes e uma "performance" altista das acções japonesas. A que se juntam o aumento da inflação a nível global e o abrandamento na China. Eram todos cenários considerados improváveis para os analistas do banco de investimento. Mas a verdade é que, convictos ou não, as surpresas tornaram-se realidade. Das dez, o UBS falhou apenas quatro, o que aumenta a relevância desta análise elaborada pelas equipas de estratégia de acções e alocação de activos do banco suíço. Os "erros" mais flagrantes das surpresas de 2008 foram a diminuição da volatilidade nos mercados accionistas, e também o desempenho superior dos títulos do sector financeiro. Os bancos estiveram no centro das atenções, mas não pelos melhores motivos, e provocaram períodos de elevada tensão nas bolsas.

recuperação das cotações no final de 2009 para valores próximos dos 70 dólares, suportada pela inversão do cenário macroeconómico. A surpresa seria o petróleo cair e negociar abaixo da fasquia dos 20 dólares, ou seja, registar uma desvalorização de mais 49%. Como pode isso acontecer? É simples, segundo o UBS. Basta que os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), que têm estado muito activos na tentativa de impulsionar os preços da matéria-prima, não cumpram com as quotas de produção estabelecidas. Na última reunião anunciaram um corte de produção e preparam-se para efectuar um novo em Janeiro.

Segundo o banco de investimento, quando os preços do petróleo estão em queda, é mais difícil para a OPEP forçar o cumprimento das quotas de produção. A justificação é que muitos dos países membros da organização sofrem enormes constrangimentos nas suas economias se, num período de queda do petróleo, reduzirem a produção, o que implica menores receitas.

Assim, e caso o não cumprimento das quotas se verifique e coincida com a manutenção da quebra na procura por petróleo (em resultado do menor crescimento da economia global), os preços do petróleo têm margem para descer "até mesmo abaixo dos 20 dólares por barril", recuando para o nível mais baixo desde 2002.

Fed compra dívida das empresas

A compra de obrigações das empresas por parte da Reserva Federal dos EUA é outra das surpresas do UBS para 2009. O banco não acredita que tal aconteça, ainda que considere que teria efeitos positivos, nomeadamente na redução dos "spreads" pagos pelas empresas aos compradores da dívida emitida.

Ouro vai para os 300 dólares

O preço do ouro tem sido suportado pela conjugação do aumento da procura, a queda do dólar, os fortes investimentos nas matérias-primas, bem como os receios de inflação e a aversão dos investidores ao risco. Estes factores levaram o metal precioso a negociar acima dos 800 dólares este ano. Mas, poderá o preço do ouro cair? Uma das surpresas para 2009, do UBS, seria a cotação baixar a fasquia dos 300 dólares. Como? Essencialmente em resultado da venda agressiva de reservas por parte dos bancos centrais e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Avaliações dos emergentes na paridade As acções dos mercados emergentes continuam a negociar a desconto face às dos países desenvolvidos. Em 2009, a surpresa seria que reconquistassem a paridade, algo que o UBS não considera provável, mas que poderá acontecer dada a esperada desalavancagem e desinflação, que levará os investidores em busca de rentabilidades mais elevadas.

Anjos caídos disparam em bolsa As empresas com maiores necessidades de financiamento foram das mais penalizadas este ano. Para o UBS, surpresa seria se em 2009 registassem fortes ganhos, cenário plausível caso coincida com uma recuperação no crédito existente e nos novos financiamentos.

Um "feriado fiscal" de Barack Obama O presidente eleito dos EUA, Barack Obama, prepara-se para apresentar o seu plano de estimulo à economia, que se espera que tenha impacto directo nos contribuintes. Surpresa seria se ocorresse um "feriado fiscal". O UBS não acredita que isso aconteça, por um simples motivo: política.

Taxa de falências não sobe muito Será difícil que as taxas de "default" da dívida das empresas não suba. O desafio é que o aumento não seja muito elevado. E poderá verificar-se essa situação, caso haja uma "onda" de renegociações das dívidas, o que poderia ser um importante suporte para a confiança e a liquidez nos mercados de crédito.

Crescimento económico negativo O UBS prevê que a economia global cresça apenas 1% em 2009, "o que já é classificado de recessão". Mas, e se o resultado for ainda pior? Um crescimento negativo já não é visto desde a Grande Depressão, mas é plausível, defende o banco suíço. O cenário central do UBS é o de que a economia global atinja o fundo em meados de 2009, voltando depois a recuperar, para apresentar um crescimento mínimo no acumulado do ano.

No entanto, "quanto mais tempo durar o mal-estar da economia dos EUA, menor probabilidade haverá de se assistir a um crescimento positivo", o que fará "vítimas". "Se o crescimento global for negativo e os receios de inflação se apoderarem dos investidores, poderemos assistir a um novo ano de queda dos índice bolsistas mundiais". Também os mercados de crédito deverão ser afectados.

Taxas de inflação próximas do zero O próximo ano poderá trazer um cenário de deflação, ainda que não de forma persistente e generalizada. Este é o cenário base do UBS. Para o banco de investimento, a surpresa seria que os preços se mantivessem praticamente inalterados, com uma taxa próxima de zero no próximo ano.

Dólar cai para novos mínimos históricos

A moeda norte-americana chegou a negociar no valor mais baixo de sempre face ao euro, em meados de 2008. Nas últimas semanas tem vindo a recuperar e apresenta já um "saldo" positivo, no acumulado do ano. Assim, novos mínimos históricos do dólar não parecem distantes, constituindo, no entanto, uma surpresa para o UBS que tal venha a acontecer. A queda da divisa dos EUA será, contudo, preocupante. O banco de investimento suíço alerta que a desvalorização do dólar, em especial contra o euro e o iene, "poderá aumentar os receios de que os investidores estão a perder confiança nas políticas dos EUA". Além disso, um fortalecimento do euro e do iene poderá exacerbar o abrandamento da economia do Japão e dos países da Europa Ocidental, além de penalizar os mercados de capitais destas duas regiões.
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.

Registado: 13/6/2004 20:52

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: iniciado1, Luzemburg, marketisnotefficient e 198 visitantes