Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Dois novos artigos meus no Negocios.pt

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por majomo » 17/12/2008 15:31

Olá Ulisses,

explica-me a tua função no JN...

És comentador de primeira ou de senda? :roll: :mrgreen:

É que enquanto os outros dão a cara pelos artigos, tu dás gráficos... :shock:
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... te=opiniao

:)
Abraço.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Ulisses Pereira » 17/12/2008 13:03

Mr. X, quer na análise do PSI quer na análise da Sonae está pressuposto um horizonte temporal de longo prazo.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por MarcoAntonio » 17/12/2008 12:16

Não sou o Ulisses, mas permite-me que te responda: a AT não pressupõe que "tens" de investir no curto-prazo.

Entre quem segue ou utiliza a AT total ou parcialmente para investir, encontrarás desde quem investe no mais curtíssimo-prazo imaginável (vulgo scalping) até quem investe no médio/longo-prazo (normalmente descrito por position trading).

Pelo meio ainda há quem faça momentum trading e swing trading que fica algures entre as duas que disse antes, em termos de plano temporal.

AT não implica curto-prazo.

Este é o primeiro aspecto...

O segundo aspecto relacionado com as questões que colocaste é que AT, de forma indirecta, pode significar investir nas empresas com bons resultados. Não por análise directa dos resultados mas pela forma como esses resultados se reflectem na prestação da cotação em Bolsa (embora esse não vá ser o único factor a influenciar a cotação).

Por fim, os dividendos (em si) são irrelevantes enquanto lucro uma vez que são sistematicamente descontados à cotação. Contudo, uma empresa com bons dividendos pode ter bons resultados e pode a longo-prazo reflectir-se num bom investimento. Mas não por causa dos dividendos mas por aquilo que eles podem representar (sublinho contudo que a relação não é linear).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Mr X » 17/12/2008 12:06

Há muito tempo que acompanho as ideias do Ulisses e elogio a forma como transmite o seu saber aos outros. Tenho a certeza de que muitos têm beneficiado das suas análises e dos seus avisos.

Gostaria, no entanto, de lhe fazer uma pergunta.

Embora compreenda que os pressupostos da AT são muito diferentes dos pressupostos da AF, não considera pedagogicamente errado transmitir-se a ideia de que o investimento deve ser feito a curto prazo? Pelo contrário, não seria correcto dizer-se às pessoas que, não obstante deverem escolher um bom momento de compra ( e daí a AT), o importante é perspectivar o investimento ao longo do tempo, acreditando na valorização das empresas e no consequente lucro, que se traduzirá, por exemplo, em bons dividendos?

Obrigado pela atenção.

Registado: 21/4/2008 18:06

Artigos de opiniao

por C.N. » 17/12/2008 11:29

Parabens pelo teu artigo Respeitando o poder dos ursos.

Gostei muito da frase "Os Bull Markets são bem longos e podemos perder os primeiros meses de inversão sem perder a oportunidade de ganhar muito dinheiro". Sendo teu leitor ja ha bastante tempo, aqui fica o meu ultimo artigo, tambem na onda de apelo a calma, para tua/outros critica.

Abraco

CN - aprendiz de Druida
Anexos
The Word January 09 Page 48 - Great Fear.pdf
(822.89 KiB) Transferido 355 Vezes

Registado: 28/9/2004 8:29

por Ulisses Pereira » 16/12/2008 13:34

Não me parece que a foto do cabelinho curtinho mude. :)

Grande abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Bocciardi » 16/12/2008 13:30

E será com uma nova foto?!?!?!? Ou vais continuar camuflado?

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abraços

Registado: 17/1/2008 17:15

por Ulisses Pereira » 16/12/2008 13:26

Obrigado a todos pelas simpáticas palavras. De facto, estes dois artigos foram quase o resumo do que tenho andado a escrever no Caldeirão nos últimos meses. Não trazem grande nividade a quem costuma ler o Caldeirão, mas era essencial um "ponto da situação" para quem não me costuma ler. Veremos se, para a semana, sai melhor. :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Re: Dois novos artigos meus no Negocios.pt

por MAV8 » 16/12/2008 1:13

Ulisses Pereira Escreveu:Acabaram de ser publicados, dois novos artigos meus no Negocios.pt . A partir de agora, semanalmente, publicarei sempre 2 ou 3 artigos. Estes dois não serão grande novidade para quem segue o Caldeirão já que são análises ao PSI e à Sonae que tenho feito recorrentemente aqui no Caldeirão.

Os links para os artigos são:

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=345054

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=345056

Um abraço,
Ulisses

Parabéns Ulisses pela qualidade dos artigos. Para quem te "conhece" há já muito tempo aqui no caldeirão não é novidade a excelencia das tuas análises.

Já agora, muito obrigado pelos ensinamentos que ao longo de anos vais transmitindo por aqui sem olhar a quem e especialmente sem segundas intenções.

Que a vida te continue a sorrir e que continues por cá muito tempo pois diria que és o meu principal professor relativamente aos mercados e especialmente à analise técnica. A clareza das tuas palavras e a simplicidade das tuas análises permitem a qualquer um aprender sem grande esforço ou perca de tempo.

OBRIGADO

ps: pelos comentários que por lá li 2 ou 3 ainda muita gente anda enganada relativamente aos mercados, certamente não conhecem os artigos do Ulisses ou as publicações do Dr. Fernando Braga de Matos. Ninguém sabe onde ficam os fundos e os topos, mas quem anda atento não deita dinheiro fora.

Sigam a tendencia meus amigos. O aviso do perigo estava nos gráficos, (1 ano atrás), só não viu quem não quis ver.

Abraço

Registado: 10/11/2006 10:43

por jeso » 16/12/2008 1:02

Sábias palavras.
Pois é Ulisses, se te tivesse dado ouvidos em devido tempo, não teria o meu capital a parecer um iceberg, mais de metade está mergulhado em águas geladas.
Um abraço. :wink:

Registado: 24/6/2006 12:52

por Jorge158 » 16/12/2008 0:23

Bom trabalho Ulisses, numa linguagem acessível e não excessivamente técnica referes o essencial dos conturbados momentos dos mercados financeiros.
Ps: não batas mais na ceguinha (son) :wink:

Abraço e continuação de um bom trabalho.

Registado: 29/11/2007 4:36

por SuperPikas » 15/12/2008 23:59

Muitos parabéns Ulisses,

Sem duvida um dos melhores comentadores de Portugal.
Sempre apreciei os seus comentários concisos, independentes, técnicamente correctos, e principalmente da sua excelente visão dos mercados.

Desejo-lhe as maiores felicidades na sua carreira e vida pessoal, e agradeço-lhe desde já pelas suas excelente contribuições.
A vida é Bela.

Registado: 27/4/2005 12:12

artigos

por Clinico » 15/12/2008 22:42

Parabens Ulisses pelos sempre didácticos artigos.

No entanto devo dizer que quem frequenta o Caldeirão, deveria saber estes artigos de cor e salteado, pois estão dentro da filosofia que tem sido ensinada por aqui.

Ou então não têm vindo ás aulas... :mrgreen:

Abração e parabens
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

Essa de "o Mundo nao vai acabar"...

por bboniek33 » 15/12/2008 22:30

vai levantar polemica nos maiores centros Teologicos do planeta. Ha quem garanta que ele vai acabar com um Diluvio, outros com um Fogo Destruidor. Ainda ha os que acreditam que vai acabar aa chapada.

Va-se laa saber...
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por marijon2 » 15/12/2008 21:37

Ulisses

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Desejo que continues com excelentes conselhos :)

E que a Sonae recupere rapidamente.... :)

Beijinhos

Maria João

Registado: 14/2/2007 22:16

por miltonduarte » 15/12/2008 21:00

Caro amigo Ulisses:
Parabens pelos artigos publicados no jornal de negoçios.
Quem sabe,sabe!!! :wink:

Registado: 29/11/2007 10:38

O mestre merece a TV.........

por rufa » 15/12/2008 18:56

Parabéns Ulisses pelo merecido destaque! Mas estas análises mereciam era ir à TVI/SIC/RTP e porque não ao canal da AR para a malta do semi círculo aprender umas coisas. :wink:

Cumps.

Registado: 29/11/2007 12:52

por vhe » 15/12/2008 18:09

parabens e mais sucesso... é o que é importante para ti e para nós....

lol

;)
"só os burros, é que não mudam de opinião"
Cumprimentos
Good Look

Registado: 14/2/2008 18:35

por djovarius » 15/12/2008 17:53

Boas,

Desta feita, o mais importante nestes comentários é verdadeiramente o apelo à calma, dando bons exemplos.

Não faltam pelo mundo "traders" de todos os estilos e prazos que só se têm queimado neste ambiente volátil e muito imprevisível.

Os mercados "ursos" tendem a ser muito perigosos devido ao exagero dos movimentos.

Lembro-me bem daquele mini-debate na Radio, em que o Ulisses dizia para não se apanhar "facas em queda". E ainda houve quem defendesse que o fundo estaria para breve... pois, bem se viu !!

Abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por R_Martins » 15/12/2008 17:51

O Jornal de Negócios é de borla na universidade de Faro, Gambelas. Hoje fui lá e em conversa com a minha contabilista decidimos apanhar um para ler ao almoço e efectivamente na primeira página lá estava o Ulisses com anuncio de leitura noutra página.
Já conhecia do Caldeirão...
Rmartins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

por artista_ » 15/12/2008 17:33

majomo Escreveu:É desta que o Ulisses vai patrocinar o próximo jantar... :mrgreen:

O Ulisses não digo, mas o Jornal de Negócios!!!

Parabéns Ulisses

Abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por crg » 15/12/2008 17:27

CerealKiler Escreveu:já vi, com foto e tudo, para seres perseguido na via pública...LOL :P

A foto desactualizada suponho que será para não ser perseguido na via pública...

Muito claro Ulisses, sá não percebe quem não quer ver.

Congratulations!

Um abraço.
“A elevação dos pensamentos denuncia a nobreza dos sentimentos.”

Registado: 29/11/2007 2:45

por majomo » 15/12/2008 17:20

É desta que o Ulisses vai patrocinar o próximo jantar... :mrgreen:

Parabéns.

Cumps.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por scpnuno » 15/12/2008 17:17

A foto não é dele, pá! Nem a camisola e nem muito especialmente o cabelo... o "gajo" da foto tem uma vaga parença com o Ulisses, depois de uma noitada e de ter passado pela recruta com a respectiva "carecada"... mas mais nada.

Beijocas, barbudo

P.S. Vossa Eminencia quer parar de dizer mal da Sonae?? eu sou perseguida pela Administração... é o Marco com a PAD, a Pata com a SCO e até tu, meu querido Brutus, com a SON. Que faltinha de sorte...
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Ulisses Pereira » 15/12/2008 17:05

E o cabelinho curtinho também. :)

Obrigado pelas palavras de apoio, Bocciardi. ;)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], navaldoc, OCTAMA, PAULOJOAO, record4995, Shimazaki_2 e 66 visitantes