Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OffTopic - Carro eléctrico norueguês a caminho de Portugal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por atomez » 16/12/2008 3:28

Jeremy Clarkson testa um Tesla.

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/HHYOBXw7CPw&color1=0xb1b1b1&color2=0xcfcfcf&hl=en&feature=player_embedded&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/HHYOBXw7CPw&color1=0xb1b1b1&color2=0xcfcfcf&hl=en&feature=player_embedded&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Dwer » 4/12/2008 2:05

Atomez Escreveu:
Panizzi Escreveu:Só espero é que depois do aluguer não façam como fizeram com os da GM....

Isto é uma experiência com 500 carros para verem como se comportam em utilização real por pessoas normais.

Ao fim de um ano têm de devolver os carros.

Detalhes do programa aqui: http://www.miniusa.com/minie-usa/

um exemplo de um site espectacular. limpinho, prático, tudo nos trinques.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por atomez » 4/12/2008 1:13

Panizzi Escreveu:Só espero é que depois do aluguer não façam como fizeram com os da GM....

Isto é uma experiência com 500 carros para verem como se comportam em utilização real por pessoas normais.

Ao fim de um ano têm de devolver os carros.

Detalhes do programa aqui: http://www.miniusa.com/minie-usa/
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli

por Panizzi » 2/12/2008 22:50

Só espero é que depois do aluguer não façam como fizeram com os da GM....

Registado: 26/2/2008 22:11

por limpaesgotos » 2/12/2008 22:34

Mini eléctrico, a estrela este ano

Mini eléctrico brilha no Salão Automóvel de Los Angeles !

Por enquanto apenas para clientes seleccionados e em regime de aluguer anual.

<embed src="http://rd3.videos.sapo.pt/play?file=http://rd3.videos.sapo.pt/hAUZI4ZsCR0MSzPnzH5R/mov/1" type="application/x-shockwave-flash" width="409" height="365"></embed>
Cumprimentos.

" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "

Registado: 16/2/2008 22:43

Problema eléctrico / mecânico

por Col » 24/11/2008 4:46

Vou aproveitar este tópico para ver se há por aqui alguém que me possa ajudar no seguinte:

Tenho 1 opel astra que por vezes em andamento começa aos soluços, embora ligeiros e por vezes também em andamento o motor desliga-se e logo a seguir dou à chave e liga-se, já o levei à oficina do concessionário, uma outra oficina mecânica e igualmente a uma eléctrica e não conseguem detectar qualquer tipo de avaria, oferecendo-me como solução ir andando até ele abafar de vez! Será que por ventura haverá por aqui alguém que tenha conhecimento de caso idêntico e sua solução?.
Desde já os meus agradecimentos pela vossa eventual ajuda.

Registado: 6/7/2005 3:58

por atomez » 24/11/2008 4:44

A BMW vai pôr 500 Mini E -- eléctricos -- a circular em LA e NY para teste em utilização real.

Em leasing por $850 / mês (quase o mesmo que um Série 7 nos States) é só para fanáticos endinheirados... mas mesmo assim já há mais de 10.000 inscritos!

- motor de 200 CV
- autonomia de 250 km
- recarga em 8 horas
- 2 lugares (os de trás são ocupados por baterias)

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/33Ag7OgbNa8&color1=0xb1b1b1&color2=0xcfcfcf&hl=en&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/33Ag7OgbNa8&color1=0xb1b1b1&color2=0xcfcfcf&hl=en&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
Editado pela última vez por atomez em 24/11/2008 5:06, num total de 4 vezes.
Niccolò Machiavelli

por superbem » 24/11/2008 2:19

Uma carripana destas já não me importava:
Anexos
comparação2.jpg
comparação2.jpg (107.88 KiB) Visualizado 2289 vezes
Compra e venda online grátis
http://www.bpd.uni.cc

Registado: 16/2/2007 15:01

por mais_um » 23/11/2008 21:55

Boas!

A industria automovel divirgiu substancialmente entre a Europa e o EUA após a 2ª guerra mundial, devido a vários factores, a Europa estava destruida, os EUA não, a Europa tinha falta de materias-primas (os jipes Land Rover começaram a ser construidos em aluminio por falta de ferro !), os EUA não, as cidades e vilas europeias tinham condicionalismos que favoreciam os automoveis mais pequenos, os americanos não tinham esses condicionalismos, os europeus não tinham dinheiro, os americanos tinham, como é obvio, os fabricantes europeus tiveram que se adaptar à nova realidade. Na Europa, a partir da decada de 60 já começaram a aparecer automoveis de maiores dimensões, quer de marcas europeias, quer de marcas americanas, lembram-se do Ford Taunus? O Opel Kadett? O Pegout 403 e 404? E muitos outros.

Outro factor importante para os consumos foi o facto dos governos europeus colocarem uma carga fiscal sobre os combustiveis muito superior ao governo americano, isso fez com que os construtores europeus começassem a ter essa preocupação adicional, não sei quando isso passou a acontecer, terá sido a partir do choque petrolifero de 1973?

Um abraço

Alexandre Santos

Registado: 14/11/2008 0:48

por MarcoAntonio » 23/11/2008 3:10

Por falar em Fiat, nem falei nos Fiat que tanta tradição tinham de carros pequenos (e tanto vendiam) nos anos 50, 60, 70!

Os Fiat 600 por exemplo (anos 50 e 60), depois os Fiat 850 e entretanto os 127 (já na entrada dos anos 70).

Vendiam mais que hoje (em termos de quota de mercado) e o forte deles era carros pequenos (na Europa, é claro), isto ainda não se tinha dado nenhum choque petrolífero...
Anexos
250px-Fiat-600-d.jpg
250px-Fiat-600-d.jpg (15.24 KiB) Visualizado 2390 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Crómio » 23/11/2008 3:01

Olá,

Para desanuviar um pouco aqui vai uma informação:

Lembram-se do TóZé do Fiat 126 alterado para eléctrico?

Pois bem, o seu veículo já está homologado!

Ainda teve uns precalços, um deles foi que ficou sem travões a caminho da inspecção especial. LOL

Agora está homologado e parece que há muito pessoal interessado em fazer conversões do género que o estão a contactar.

Talvez vá mesmo abrir uma empresa dedicada a este tipo de tansformações.

Ora aqui está um exemplo de como um carola pode abrir portas a um novo tipo de conceito.

Boa sorte TóZé!

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por MarcoAntonio » 23/11/2008 2:58

Já agora, os emblemáticos carros europeus que referi, que inundaram as estradas europeias durante décadas e que pura e simplesmente não se viam nos estados unidos são dos seguintes anos:

VW Beetle - 1938+
Citroen 2CV - 1949+
Austin Mini - 1959+

Os automóveis japoneses que tiveram grande penetração na europa como o Toyota Corolla e o Datsun 1200:

Toyota Corolla - 1966+
Datsun 1200 - 1966+

Bem, acho que nem vale a pena falar das cilindradas que os americanos usavam enquanto cá andavamos com automóveis de 1200 e 1300cc!...

Times of crisis

Everything changed at Dodge (and Chrysler as a whole) when the 1973 oil crisis hit the United States. Save for the Colt and certain models of the Dart, Dodge's lineup was quickly seen as extremely inefficient. In fairness, this was true of most American automakers at the time, but Chrysler was also not in the best financial shape to do anything about it. Consequently, while General Motors and Ford were quick to begin downsizing their largest cars, Chrysler (and Dodge) moved more slowly out of necessity.

At the very least, Chrysler was able to use some of its other resources. Borrowing the recently-introduced Chrysler Horizon from their European division, Dodge was able to get its new Omni subcompact on the market fairly quickly. At the same time, they increased the number of models imported from Mitsubishi: first came a smaller Colt (based on Mitsubishi's Mitsubishi Lancer line, then a revival of the Challenger (though with nothing more than a four-cylinder under the hood, rather than the booming V8s of yore).

Bigger Dodges, though, remained rooted in old habits. The Dart was replaced by a new Aspen for 1976, but really only the styling changed—everything underneath was about the same. The Coronet and Charger were effectively replaced by the Diplomat for 1977, which was actually an "upsized" Aspen. Meanwhile, the huge Monaco (Royal Monaco beginning in 1977 when the mid-sized Coronet was renamed "Monaco") models hung around through 1977, losing sales every year, until finally being replaced by the St. Regis for 1979 following a one-year absence from the big car market. In a reversal of what happened for 1965, the St. Regis was an upsized Coronet. Buyers, understandably, were confused and chose to shop the competition rather than figure out what was going on at Dodge.

Everything came to a head in 1979 when Chrysler's new chairman, Lee Iacocca, requested and received federal loan guarantees from the United States Congress in an effort to save the company from having to file bankruptcy. With bailout money in hand, Chrysler quickly set to work on new models that would leave the past behind.

http://en.wikipedia.org/wiki/Dodge#Times_of_crisis

Se quiseres coloco-te mais exemplos, mas penso que não é necessário...

Esta coisa dos automóveis é uma paixão antiga minha (anterior aos mercados). Felizmente estou bem dentro do que se passou no mundo automóvel naquela época.

Não dei calinada nenhuma!
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 23/11/2008 2:47

Dwer Escreveu:Ó Marco, olha hoje deves estar cansado. Não estou a gostar do tom e estás a dar umas calinadas valentes.

Se tu o dizes, é porque estou...

Mas dá-me exemplo de banheiras no Japão e na Europa pré-70 que inundassem as estradas...

E eu que julgava que nos anos 70 cá em Portugal e no resto da Europa estava tudo farto de conduzir Datsuns 1200 e Toyotas Corolla, Renaults 12, etc, etc, etc. E eu que pensava que a tradição de carros pequenos já vinha de antes dos anos 70 na Europa desde os VW (os chamados carocha), Austin Minis, Citroens 2CV e automóveis médios como os que referi atrás!

Mas realmente eu devo estar confundido, por cá até meados dos anos 70 não se viam estes automóveis na estrada na europa e andava tudo de "banheira"...

Desculpa contrariar-te mas na Europa as alterações de hábitos foram praticamente imperceptíveis. O Cx foi uma preocupação "tech" que surgiu nos anos 80 (lá para o final!) e principio dos anos 90 com influencia no design mas pouco relevante em consumos.

Agora, nos States, isso sim. Houve uma franca influencia nos motores e houve até modelos que terminaram. Um pouco como aconteceu agora com os Hummer...
Imagem

Administrador Fórum

por Dwer » 23/11/2008 2:06

MarcoAntonio Escreveu:
Dwer Escreveu:Os choques petrolíferos dos anos 70 tiveram um impacto bastante grande. Inclusivamente nas dimensões, peso e design (cx por exemplo) dos automóveis.

Tiveram um impacto nos Estados Unidos, praticamente imperceptível no resto do Mundo.

Ó Marco, olha hoje deves estar cansado. Não estou a gostar do tom e estás a dar umas calinadas valentes.
O impacto nas dimensões dos foi precisamente na Europa.
Foi aqui que apareceram os carros com o CX mais baixo, onde se começaram a fazer carros mais pequenos e principalmente onde houve uma grande preocupação com o consumo dos mesmos.

Nos estados unidos a tradição de carros grandes, de altas cilindrada e de consumo astronómico manteve-se.

Bom, mas fica para outro dia. Hoje não deve ser um dos teus dias concerteza.
Abraço,
Dwer

por MarcoAntonio » 23/11/2008 1:50

Dwer Escreveu:Os choques petrolíferos dos anos 70 tiveram um impacto bastante grande. Inclusivamente nas dimensões, peso e design (cx por exemplo) dos automóveis.

Tiveram um impacto nos Estados Unidos, praticamente imperceptível no resto do Mundo.

É preciso perceber que nos Estados Unidos sempre houve uma tendência gastadora devido a diferentes politicas relativamente aos combustíveis (nomeadamente na tributação). Os combustíveis por lá sempre foram particularmente baratos e na altura em que se deu o choque pretolífero dos anos 70 as preocupações com o consumo eram mínimas por aquelas bandas...

Desta vez já aconteceu algo semelhante, por exemplo com a retirada de produção dos Hummer.

Entre deixar de andar de "camião" (Hummer) e "banheiras super-gastadoras" (como nos anos 70) a por toda a gente a andar de "trotinete" (os micro-carros) ainda vai uma grande distância...
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 23/11/2008 1:46

Dwer Escreveu:Ó Marco,
não se trata de alguns carolas. Trata-se de factos.

O que ainda hoje não é realidade, não pode ser considerado um facto...

Quanto muito é um cenário com um alto grau de probabilidade de se vir a verificar.

Agora, que vem aí uma crise tamanha que nos vai por "a todos" a andar de "carripana" está longe de ser um facto.

Dwer Escreveu:Ou pelo menos de números. O SPX em metade do tempo que durou o bear de 00/02 ultrapassou a dimensão da queda do mesmo.

Passas da economia para os índices. Ora, os índices têm variações anuais (para cima e para baixo) que estão muito, muito para além do que é o crescimento económico anual das diversas economias...

Estás a misturar alhos com bugalhos.

Se for preciso, o S&P daqui a um ano está ao dobro do valor a que está hoje (ou seja, praticamente ao valor de há um ano atrás). Sabemos lá...
Imagem

Administrador Fórum

por Dwer » 23/11/2008 1:40

Ó Marco,
não se trata de alguns carolas. Trata-se de factos.
Ou pelo menos de números. O SPX em metade do tempo que durou o bear de 00/02 ultrapassou a dimensão da queda do mesmo. Este crash só tem comparação com os grandes crashs históricos. E pelo andar da carruagem ainda vai a meio.
Abraço,
Dwer

por Dwer » 23/11/2008 1:15

MarcoAntonio Escreveu:O meu pressuposto são as crise num passado recente (últimos 30/40 anos) que não levaram a alterações de hábitos dessa ordem de grandeza (incluindo graves choques petrolíferos).

Os choques petrolíferos dos anos 70 tiveram um impacto bastante grande. Inclusivamente nas dimensões, peso e design (cx por exemplo) dos automóveis.

MarcoAntonio Escreveu:Agora se o mundo vai desabar, é outra história...

Eu não vou partir do pressuposto que o mundo vai desabar só porque alguns carolas acham que vai desabar.

ok. Numa recessão similar à de 29. Pode ser?
Abraço,
Dwer

por MarcoAntonio » 23/11/2008 0:58

O meu pressuposto são as crise num passado recente (últimos 30/40 anos) que não levaram a alterações de hábitos dessa ordem de grandeza (incluindo graves choques petrolíferos).

Agora se o mundo vai desabar, é outra história...

Eu não vou partir do pressuposto que o mundo vai desabar só porque alguns carolas acham que vai desabar.
Imagem

Administrador Fórum

por Dwer » 23/11/2008 0:47

MarcoAntonio Escreveu:Eu não sei como a crise vai ser. Nem ninguém sabe. Há opiniões e nem todas coincidem...

Ora abóbora. E é preciso saber? Pode-se imaginar, mesmo que não se venha a concretizar.
O meu pressuposto é uma crise económica muito grave.
Abraço,
Dwer

por MarcoAntonio » 23/11/2008 0:25

Eu não sei como a crise vai ser. Nem ninguém sabe. Há opiniões e nem todas coincidem...
Imagem

Administrador Fórum

por Dwer » 23/11/2008 0:21

MarcoAntonio Escreveu:
Pemides Escreveu:Era precisamente a este tipo de brinquedos que o Marco se estava a referir como "carripanas".

Também eu concordo que isto não é um carro a sério... não tem nem de perto nem de longe as características para ser competitivo com os carros a gasolina. Só assim se pode atingir estes preços...

Nem mais. E só alguém com uma visão enviezada em virtude de uma relação amor/ódio com determinadas fontes de energia vai ver ali um carro a sério. Nem em dimensões, nem autonomia nem em prestações!

Pemides Escreveu:Com a crise que se perfila no horizonte, será que vamos continuar a usar carros à séria?

A maior parte dos 'carros à séria' circulam só com o condutor.

Os percursos percorridos são pequenos.

Uma carripana para duas pessoas com autonomia para 200 km não chegaria?

Hmm, já tivemos outras crises (e os hábitos nesta matéria não se alteraram assim de forma tão dramática.

Em relação ao ser ou não suficiente, parece-me que esta é uma discussão algo retórica e pouco prática/realista.

Em primeiro lugar: já existem micro-carros com preços comparáveis, dimensões comparáveis, prestações comparáveis e em termos de consumo também mais económicos em termos de consumo. Praticamente não se vendem (normalmente só os adquire quem não tem possibilidade de possuir carta de ligeiros).

Em segundo lugar e esta é uma questão que já coloquei aqui noutro tópico sobre o assunto: uma coisa é o que fazemos na maior parte dos dias, outra é querermos que um investimento desta natureza esteja limitado ao que fazemos na maior parte dos dias.

Tentando exemplificar, eu posso em 300 ou 340 dias do ano só utilizar 1 ou 2 lugares, só me deslocar umas dezenas de kilometros, etc. Mas algumas vezes por ano vou precisar de transportar mais pessoas, vou precisar de me deslocar mais longe, etc.

A verdade é que na prática as pessoas acabam por optar por veículos que na maior parte do tempo são excedentários mas que lhes satisfazem as necessidades das vezes em que precisam de mais...

Esqueceste a crise grave no horizonte...
Abraço,
Dwer

por MarcoAntonio » 22/11/2008 23:52

Pemides Escreveu:Era precisamente a este tipo de brinquedos que o Marco se estava a referir como "carripanas".

Também eu concordo que isto não é um carro a sério... não tem nem de perto nem de longe as características para ser competitivo com os carros a gasolina. Só assim se pode atingir estes preços...

Nem mais. E só alguém com uma visão enviezada em virtude de uma relação amor/ódio com determinadas fontes de energia vai ver ali um carro a sério. Nem em dimensões, nem autonomia nem em prestações!

Pemides Escreveu:Com a crise que se perfila no horizonte, será que vamos continuar a usar carros à séria?

A maior parte dos 'carros à séria' circulam só com o condutor.

Os percursos percorridos são pequenos.

Uma carripana para duas pessoas com autonomia para 200 km não chegaria?

Hmm, já tivemos outras crises (e os hábitos nesta matéria não se alteraram assim de forma tão dramática.

Em relação ao ser ou não suficiente, parece-me que esta é uma discussão algo retórica e pouco prática/realista.

Em primeiro lugar: já existem micro-carros com preços comparáveis, dimensões comparáveis, prestações comparáveis e em termos de consumo também mais económicos em termos de consumo. Praticamente não se vendem (normalmente só os adquire quem não tem possibilidade de possuir carta de ligeiros).

Em segundo lugar e esta é uma questão que já coloquei aqui noutro tópico sobre o assunto: uma coisa é o que fazemos na maior parte dos dias, outra é querermos que um investimento desta natureza esteja limitado ao que fazemos na maior parte dos dias.

Tentando exemplificar, eu posso em 300 ou 340 dias do ano só utilizar 1 ou 2 lugares, só me deslocar umas dezenas de kilometros, etc. Mas algumas vezes por ano vou precisar de transportar mais pessoas, vou precisar de me deslocar mais longe, etc.

A verdade é que na prática as pessoas acabam por optar por veículos que na maior parte do tempo são excedentários mas que lhes satisfazem as necessidades das vezes em que precisam de mais...
Imagem

Administrador Fórum

por Pemides » 22/11/2008 22:07

40 milhas não é grande coisa... mas já que tem um motor a gasolina para o resto, não e muito grave. E tem um design "normal", algo que infelizmente não parece ser moda nos carros eléctricos :lol:
Á força de nos levantarmos cedo tornamo-nos completamente estúpidos. O ser humano necessita de dormir... - Franz Kafka em "A metamorfose"

Registado: 27/3/2005 22:16

por marianonunes » 22/11/2008 21:50

A Chevrolet tem o volt... mesmo em design parece engraçado. Se não fosse muito caro. Até me aventurava numa brincadeira dessas. Tem 40 milhas de autonomia (com um motor de combustão para quando seja preciso mais)... dá bem para fazer a ronda do dia a dia.
Anexos
large_Volt 006.jpg
large_Volt 006.jpg (33.63 KiB) Visualizado 1565 vezes

Registado: 29/8/2008 15:04

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], navaldoc, OCTAMA, PAULOJOAO, record4995, Shimazaki_2 e 67 visitantes