Ren
20 mensagens
|Página 1 de 1
A ERSE determinou que, em 2009, a taxa de remuneração sobre os novos investimentos da REN irá aumentar para 9,05%. Para os activos já em exploração da Redes Energéticas Nacionais, o incentivo irá manter-se nos 7,55%, de acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. O regulador optou por não dar ainda um incentivo à disponibilidade da rede, como reclamava o presidente da REN.
“O custo de capital, antes de impostos, para os novos investimentos valorizados a preços de referência, a vigorar ao longo do período regulatório 2009-2011, é calculado pela adição 450 pontos base à OT [Obrigações do Tesouro] a 10 anos, determinada de acordo com o estabelecido para o custo de capital das actividades do transporte e da distribuição”, revela o regulador em comunicado.
“A REN está a analisar o impacto dos valores agora anunciados pela ERSE no seu plano de investimentos”, limitou-se a dizer ao Negócios fonte oficial da empresa. O Negócios tentou contactar, sem sucesso, o presidente de REN, José Penedos.
Ao Negócios, o presidente da ERSE argumentou que “o risco associado aos novos investimentos da REN, na expansão da rede de transporte em alta tensão, são cada vez maiores”, devido “ao aumento das preocupações ambientais e organização do território”.
A REN tem sido confrontada com fortes contestações públicas e até processos em tribunal contra as novas linhas de alta tensão.
Vítor Santos considera ainda que “a fixação de um prémio para os novos investimentos superior àquele que irá vigorar para os investimentos em exploração, reconhece o incentivo para uma gestão mais eficiente e uma economia de custos a favor do sector eléctrico, com repercussões directas na redução da factura dos consumidores”.
A decisão da ERSE de diferenciar os incentivos sobre o novo capex (gastos de capital) e a manutenção e exploração dos activos já amortizados segue as práticas internacionais.
“Em muitos países europeus os reguladores têm vindo a adoptar taxas de remuneração distintas para os novos investimentos, quer em função de alteração de modelos regulatórios, quer pela necessidade de estimular o investimento por razões que decorrem da promoção da concorrência, do reforço das interligações transfronteiriças, da segurança de abastecimento e das políticas de investimento em energias renováveis”, relata Vítor Santos.
Outra novidade é que a partir de Janeiro do próximo ano, a valorização dos novos equipamentos a integrar nas redes vai ser feita através de preços de referência e não de custos aceites pelo regulador, como acontece agora.
“A definição dos preços de referência está ainda dependente do estudo relativo aos custos de investimento praticados pela REN, que será promovido pela ERSE e realizado por uma entidade externa, o novo mecanismo de incentivo será aplicado ao longo de todo o período regulatório”, informa a ERSE.
“O custo de capital, antes de impostos, para os novos investimentos valorizados a preços de referência, a vigorar ao longo do período regulatório 2009-2011, é calculado pela adição 450 pontos base à OT [Obrigações do Tesouro] a 10 anos, determinada de acordo com o estabelecido para o custo de capital das actividades do transporte e da distribuição”, revela o regulador em comunicado.
“A REN está a analisar o impacto dos valores agora anunciados pela ERSE no seu plano de investimentos”, limitou-se a dizer ao Negócios fonte oficial da empresa. O Negócios tentou contactar, sem sucesso, o presidente de REN, José Penedos.
Ao Negócios, o presidente da ERSE argumentou que “o risco associado aos novos investimentos da REN, na expansão da rede de transporte em alta tensão, são cada vez maiores”, devido “ao aumento das preocupações ambientais e organização do território”.
A REN tem sido confrontada com fortes contestações públicas e até processos em tribunal contra as novas linhas de alta tensão.
Vítor Santos considera ainda que “a fixação de um prémio para os novos investimentos superior àquele que irá vigorar para os investimentos em exploração, reconhece o incentivo para uma gestão mais eficiente e uma economia de custos a favor do sector eléctrico, com repercussões directas na redução da factura dos consumidores”.
A decisão da ERSE de diferenciar os incentivos sobre o novo capex (gastos de capital) e a manutenção e exploração dos activos já amortizados segue as práticas internacionais.
“Em muitos países europeus os reguladores têm vindo a adoptar taxas de remuneração distintas para os novos investimentos, quer em função de alteração de modelos regulatórios, quer pela necessidade de estimular o investimento por razões que decorrem da promoção da concorrência, do reforço das interligações transfronteiriças, da segurança de abastecimento e das políticas de investimento em energias renováveis”, relata Vítor Santos.
Outra novidade é que a partir de Janeiro do próximo ano, a valorização dos novos equipamentos a integrar nas redes vai ser feita através de preços de referência e não de custos aceites pelo regulador, como acontece agora.
“A definição dos preços de referência está ainda dependente do estudo relativo aos custos de investimento praticados pela REN, que será promovido pela ERSE e realizado por uma entidade externa, o novo mecanismo de incentivo será aplicado ao longo de todo o período regulatório”, informa a ERSE.
- Registado: 29/11/2007 4:16
Sim Marijon, pagou em 28-05-08 um dividendo líquido de 0,13€ por acção.
Já agora posso acrescentar que, há relativamente pouco tempo o seu presidente Penedos, em reunião informal havida, afirmou que espera para o ano de 2009 poder aumentar aquele valor do dividendo relativo a 2008.
Já agora posso acrescentar que, há relativamente pouco tempo o seu presidente Penedos, em reunião informal havida, afirmou que espera para o ano de 2009 poder aumentar aquele valor do dividendo relativo a 2008.
- Registado: 15/12/2007 20:23
Dividendos Ren
Alguém me pode informar de a REN desde a sua entrada em Bolsa já pagou dividendos?
Obrigada pelo esclarecimento
Bjs
Maria João
Obrigada pelo esclarecimento
Bjs
Maria João
- Registado: 14/2/2007 22:16
qum sai?
Tenho estado de ferias.
não sabia que a REN ia entrar para o PSI20.
Penso que será pacifico o facto da entrada ser positivo para o titulo.
Agora surge a questão se a REN entra, alguém tem de sair.Certo?
Quem?
Um abraço!
não sabia que a REN ia entrar para o PSI20.
Penso que será pacifico o facto da entrada ser positivo para o titulo.
Agora surge a questão se a REN entra, alguém tem de sair.Certo?
Quem?
Um abraço!
- Registado: 23/11/2006 13:22
r
Quando á uns anos me dediquei a Altri diáriamente me interrogava porque raio colocavam vendas enormes quando
os mercados subiam e tudo se conjugava para que pudesse subir tambem.
Veio depois a confirmaçao que alguem acumulava em grande escala e que depois veio um rally impressionante.
O mesmo me parece que está a acontecer na REN..grandes ordens de venda a pressionar o titulo para que nao suba, alguem pretende acumular e nao que o preço suba...e quando se mete fundos
querem acumular o mais baixo possivel.
A meu ver em breve puderam sair da pressao e ai teremos um bom titulo, ainda por cima com a nuance de ser refugio.
Ah e continuam as ordens de 330 a pressionar, ja vi centenas delas.
.
os mercados subiam e tudo se conjugava para que pudesse subir tambem.
Veio depois a confirmaçao que alguem acumulava em grande escala e que depois veio um rally impressionante.
O mesmo me parece que está a acontecer na REN..grandes ordens de venda a pressionar o titulo para que nao suba, alguem pretende acumular e nao que o preço suba...e quando se mete fundos

A meu ver em breve puderam sair da pressao e ai teremos um bom titulo, ainda por cima com a nuance de ser refugio.
Ah e continuam as ordens de 330 a pressionar, ja vi centenas delas.
.
.
É preciso viver..nao apenas existir.
É preciso viver..nao apenas existir.
- Registado: 19/2/2007 10:01
Elisabete Escreveu:Fiquei um pouco indiganada, pensei que neste forum não existe-se este tipo de mensagens.
Olha que a mensagem não foi assim tão agressiva como isso... podia ter sido mais simpática, mas no fundo, o que o LTCM queria dizer é que se devem fazer as questões e a pesquisa ANTES de comprar e não DEPOIS.
O perceber e explicar o porque de se comprar uma acção é meio caminho andado para o sucesso na bolsa e para perceber o que corre mal nas nossas análises.
Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Elisabete, a forma como te responderam não é a mais agradável mas vamos aproveitar o que de melhor ela tem: a sua essência.
No fundo, é importante perceber porque comprou. Quais as razões que o levaram a fazer. Só a partir disso podemos tentar auxiliar-te na construção do teu raciocínio que permitirá tomares decisões quanto a essa posição.
Quanto à questão da entrada no PSI. O anúncio de uma entrada no PSI geralmente é positivo para a acção uma vez que lhe dá maior visibilidade e os fundos que replicam os índices têm que comprar a acção.
Normalmente, o impacto positivo é maior no anúncio do que propriamente na altura da admissão ao PSI. E, de facto, se formos olhar para as cotações da REN podemos ver que, apesar de Agosto ter sido um mês de correcção acentuada na Bolsa portuguesa, a REN está praticamente aos mesmos valores de início de Agosto e não tenho grandes dúvidas que isso se deveu ao anúncio da sua entrada no PSI.
ULisses
No fundo, é importante perceber porque comprou. Quais as razões que o levaram a fazer. Só a partir disso podemos tentar auxiliar-te na construção do teu raciocínio que permitirá tomares decisões quanto a essa posição.
Quanto à questão da entrada no PSI. O anúncio de uma entrada no PSI geralmente é positivo para a acção uma vez que lhe dá maior visibilidade e os fundos que replicam os índices têm que comprar a acção.
Normalmente, o impacto positivo é maior no anúncio do que propriamente na altura da admissão ao PSI. E, de facto, se formos olhar para as cotações da REN podemos ver que, apesar de Agosto ter sido um mês de correcção acentuada na Bolsa portuguesa, a REN está praticamente aos mesmos valores de início de Agosto e não tenho grandes dúvidas que isso se deveu ao anúncio da sua entrada no PSI.
ULisses
Elisabete
Se fizer o favor de ler de novo, verá que a questão não foi posta pelo Pedro Padinha, mas sim por outro colega, que oPedro citou. Verá até que o Pedro tentou justificar...
Na MHO ficou a dever um pedido de desculpas...
(olhe que a calma é um bom conselheiro..)
Se fizer o favor de ler de novo, verá que a questão não foi posta pelo Pedro Padinha, mas sim por outro colega, que oPedro citou. Verá até que o Pedro tentou justificar...
Na MHO ficou a dever um pedido de desculpas...
(olhe que a calma é um bom conselheiro..)
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Significa que vai passar para o indice principal da bolsa Portuguesa, ficará mais exposta a investidores e "criará apetite " aos fundos. Positivo para o activo.
Maior probabilidade é que suba no médio-prazo.
Maior probabilidade é que suba no médio-prazo.
Trend is your friend
tem PC? Eis uma espetacular ferramenta, click aqui
tem PC? Eis uma espetacular ferramenta, click aqui
Re: Ren
LTCM Escreveu:Elisabete Escreveu:Como não percebo nada disto, e tenho meia duzia destas acções não sei se vender ou não.
Beta
Para não sermos todos politicamente correctos:![]()
Se não percebe nada disto porque é que as comprou?
Muitos de nós também não percebemos nada disto..e andamos aqui a comprar e a vender

Muitas pessoas subscreveram-se porque foram convencidos por terceiros, desde os vizinhos a gestores de contas..
- Registado: 23/3/2007 11:50
A entrada no Psi20 é sempre positiva na medida em que é o principal indice e como tal a exposição da empresa aos pequenos investidores estrangeiros aumenta. Tal não tem de se traduzir obrigatóriamente em subidas uma vez que se os mercados estiverem globalmente com sentimento negativo normalmente vem quase tudo de arrasto (umas mais que outras).
Cumprimentos
JCS
Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Re: Ren
Elisabete Escreveu:Olá
Sou nova nestas andanças, e gostava que alguêm me explica-se o seguinte:
- Li ou ouvi, que as acções da Ren a partir do dia 03 de Setembro iriam passar a ser cotadas pelo PSI 20, alguem me sabe explicar o que isto quer dizer? se é bom ou se é mau, se o seu valor irá subir ou descer?....
Como não percebo nada disto, e tenho meia duzia destas acções não sei se vender ou não.
Cumprimentos
Beta
O facto de entrar para o psi20 é positivo, embora isso já esteja descontado na cotação actual.
Obstáculos é aquilo que aparece quando desviamos a atenção do problema principal.
- Registado: 24/8/2006 20:09
Ren
Olá
- Li ou ouvi, que as acções da Ren a partir do dia 03 de Setembro iriam passar a ser cotadas pelo PSI 20, alguem me sabe explicar o que isto quer dizer? se é bom ou se é mau, se o seu valor irá subir ou descer?....
Como não percebo nada disto, e tenho meia duzia destas acções não sei se vender ou não.
Cumprimentos
Beta
Cumprimentos
Beta
- Registado: 26/8/2007 21:12
20 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], navaldoc, OCTAMA, PAULOJOAO, record4995, Shimazaki_2 e 60 visitantes