2003, segundo César Borja (Parte 1)
Puxo mais este tópico para a primeira página pois merece o devido destaque. Aconselho que leiam pelo menos as partes relativas ao mercado imobiliário, ao endividamento das famílias e à guerra no Iraque. Recordo que este artigo foi escrito em 2002.
Já agora faço mais um convite, desta vez ao César Borja:
E que tal escrever o 2009 segundo César Borja?
Já agora faço mais um convite, desta vez ao César Borja:
E que tal escrever o 2009 segundo César Borja?

Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Uma visão!
Uma visão que não é qualquer um que consegue ter. Pode-se ter muitos estudos da historia economica, mas apenas poucos a conseguem enquadrar no presente.
Mais um trabalho delicioso de ler e até gostaria de ter mais tempo para o discutir mais aprofundadamente.
Parabens!!!
James29C
Mais um trabalho delicioso de ler e até gostaria de ter mais tempo para o discutir mais aprofundadamente.
Parabens!!!

James29C

O Dinheiro Nunca Dorme!
- Registado: 11/11/2002 22:34
Re: FT, a parte 2 está mais atrás no Fórum ...
Capablanca Escreveu:... é questão de pesquisar: «2003, segundo César Borja - Parte 2»
Abraço e obrigado pelo interesse !
LOL obrigado, é no que dá um tipo ir de férias...

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
FT, a parte 2 está mais atrás no Fórum ...
... é questão de pesquisar: «2003, segundo César Borja - Parte 2»
<b>Capablanca</b>
- Registado: 9/12/2002 16:59
Então e o resto?
Capablanca, muito obrigado, simplesmente excelente numa primeira leitura, o tempo ainda não me permitiu mergulhar no trabalho mas já deu para perceber que tem muito sumo!
Fica guardado no word para saborear e digerir com calma, como se faz com os melhores vinhos!
Bom, mas... "parte 1" significa que outra ou outras há... Vais guardá-la(s) por muito tempo?
Um abraço
FT
Fica guardado no word para saborear e digerir com calma, como se faz com os melhores vinhos!
Bom, mas... "parte 1" significa que outra ou outras há... Vais guardá-la(s) por muito tempo?
Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Resposta ao Asa Delta !
Epá, espero que haja muita gente que sabe mais do que eu, senão estamos mal :-) (e eu estaria mal, como poderia aprender mais?)
Um abraço e força também para ti !
Nota: depois venho responder mais, the market is moving :-)
Um abraço e força também para ti !
Nota: depois venho responder mais, the market is moving :-)
<b>Capablanca</b>
Resposta ao Ulisses
Ulisses, muito obrigado pelo teu post de elogio e incentivo. Já agora retribuo-o, parabéns pelo teu magnífico trabalho ao longo do tempo.
Em relação a não gostares de fazeres previsões de longo prazo, de isso desvirtuar os teus trades de curto prazo, compreendo-te perfeitamente, e eu próprio também vivo nessa contradição. Repara que onde eu ganhei mais na Bolsa e onde centro a maior parte da minha actividade é no day trading nos futuros, e no entanto não resisto a dar umas bicadas de longo prazo, deve ter a ver com a minha formação de economista, é uma outra paixão que tenho.
Grande abraço !
Em relação a não gostares de fazeres previsões de longo prazo, de isso desvirtuar os teus trades de curto prazo, compreendo-te perfeitamente, e eu próprio também vivo nessa contradição. Repara que onde eu ganhei mais na Bolsa e onde centro a maior parte da minha actividade é no day trading nos futuros, e no entanto não resisto a dar umas bicadas de longo prazo, deve ter a ver com a minha formação de economista, é uma outra paixão que tenho.
Grande abraço !
<b>Capablanca</b>
Resposta ao Jotabil
«Temos de pensar.....acho que a parte relativa à geopolitica está feita com alguma ligeireza.....e com todo o respeito o digo. Penso que é meritório o esforço que essas linhas significam....eu nada sei ...em termos seguros de análises tecnicas....mas agradeço o esforço que este estudo representa para a progressiva compreensão do significado dos seus termos... »
Obrigado pelo post jotabil. Concordo que a parte relativa à geopolítica está resumida, algo radical e ligeira, mas eu fiz a ressalva de que não estava muito preparado para discutir essas questões. No entanto, passou a ideia e aquilo que a eventual Guerra pode significar em termos de mercados ... só faltou uma previsão, que me esqueci de incluir:
A do preço do petróleo. Acho que vai cair a seguir ao blip inicial da Guerra, pois a procura está a diminuir, apenas o buy the rumor em relação à Guerra está a inflar o preço, na minha humilde opinião.
Um bom dia !
Obrigado pelo post jotabil. Concordo que a parte relativa à geopolítica está resumida, algo radical e ligeira, mas eu fiz a ressalva de que não estava muito preparado para discutir essas questões. No entanto, passou a ideia e aquilo que a eventual Guerra pode significar em termos de mercados ... só faltou uma previsão, que me esqueci de incluir:
A do preço do petróleo. Acho que vai cair a seguir ao blip inicial da Guerra, pois a procura está a diminuir, apenas o buy the rumor em relação à Guerra está a inflar o preço, na minha humilde opinião.
Um bom dia !
<b>Capablanca</b>
Resposta ao Sol Dado
«Gostei imenso da secção Geopolítica! Penso que tens razão quanto às verdadeiras causas do interesse de uma Guerra com o Iraque para mudar o regime político. Acho que o Caldeirão devia abrir um fórum específico para Geopolítica. Estava aqui a pensar escrever umas coisas para suscitar o debate e contrapor a algumas missivas deixadas por vários forenses relativas ao temor da guerra e a um certo antiamericanismo latente... »
Bom, isso é um pedido para a Administração. Eu não deveria ser muito participativo nesse Fórum, pois não tenho muitos conhecimentos e fundamentalmente tenho pouco tempo ... mas gosto de saber o que se passa na generalidade.
«É também curioso verificar que uma análise (técnica) pelo método de Ondas de Elliott permite inferir uma evolução dos mercados consentanea no tempo e nos targets com a tua análise histórica! Dizes que o "Zig-zag" indica que falta uma onda 5... e nas minhas eliópticas cheguei à conclusão que estamos a percorrer essa onda 5 que será desdobrada em 5 sub-ondas. Estamos actualmente nos primórdios da terceira! »
Quanto mais indicadores técnicos concordarem maior a fiablidade da previsão. É mais uma achega para que o cenário defendido se realize, vamos ver ...
Obrigado pelos sites, mas o 1º não consigo abrir, o 2º já coloquei em favoritos para ver mais tarde.
«Uma coisa interessante é que nos dois períodos anteriores em que os mercados caíram durante 3 anos consecutivos, seguiu-se um Bull Market de 4 anos. Haja esperança! »
Houve um período em que caiu 4 anos seguidos. E nunca o mercado subiu tanto como em 1982-2000. Mas, há bulls por aí a começar, espreita o Ouro e as commodities em geral ...
Abraço Sol Dado, obrigado pelo post !
Bom, isso é um pedido para a Administração. Eu não deveria ser muito participativo nesse Fórum, pois não tenho muitos conhecimentos e fundamentalmente tenho pouco tempo ... mas gosto de saber o que se passa na generalidade.
«É também curioso verificar que uma análise (técnica) pelo método de Ondas de Elliott permite inferir uma evolução dos mercados consentanea no tempo e nos targets com a tua análise histórica! Dizes que o "Zig-zag" indica que falta uma onda 5... e nas minhas eliópticas cheguei à conclusão que estamos a percorrer essa onda 5 que será desdobrada em 5 sub-ondas. Estamos actualmente nos primórdios da terceira! »
Quanto mais indicadores técnicos concordarem maior a fiablidade da previsão. É mais uma achega para que o cenário defendido se realize, vamos ver ...
Obrigado pelos sites, mas o 1º não consigo abrir, o 2º já coloquei em favoritos para ver mais tarde.
«Uma coisa interessante é que nos dois períodos anteriores em que os mercados caíram durante 3 anos consecutivos, seguiu-se um Bull Market de 4 anos. Haja esperança! »
Houve um período em que caiu 4 anos seguidos. E nunca o mercado subiu tanto como em 1982-2000. Mas, há bulls por aí a começar, espreita o Ouro e as commodities em geral ...
Abraço Sol Dado, obrigado pelo post !
<b>Capablanca</b>
Excelente, como sempre!
1 abraço,
Elias
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
Re: comentário
jotabil Escreveu:Espanta-me ...essa lógica ...Atomez com todo o respêcto!!..
cumps
É assim - nos tempos que correm o que dá vantagem competitiva estratégica é o desenvolvimento tecnológico e a sua utilização prática. Quer dizer, quem melhor domina e utiliza a micro-electrónica, software, telecomunicações e processamento de informação é que ganha. Não só nos negócios como tb na guerra.
Portanto repito, os States avançam, a Europa está a estagnar e ficar para trás, o Japão já era e o resto do mundo não conta.
Ver http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/articles/A19472-2003Jan6.html e percebe-se bem melhor.
Tchauz.
o meu obrigado mais uma vez pela generosidade
Obrigado!
um abraço
Scuba
um abraço
Scuba
scuba
Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!
Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!
- Registado: 10/11/2002 1:03
Em forma ...
Porreirissimo este teu artigo (mais um..)
Estive há pouco a ler um artigo que refere o crash (em curso) do imobiliário em determinadas zonas da Califórnia. Em Silicon Valley, a área de escritórios desocupada decuplicou em 12 meses !! e os preços das rendas já caíram 70% . (isto só em 12 meses...)
O que esticou mais nos últimos anos deve ser o que cai mais.
Cá em Portugal, já deve haver zonas que ...piupiu...
Um abraço
Estive há pouco a ler um artigo que refere o crash (em curso) do imobiliário em determinadas zonas da Califórnia. Em Silicon Valley, a área de escritórios desocupada decuplicou em 12 meses !! e os preços das rendas já caíram 70% . (isto só em 12 meses...)
O que esticou mais nos últimos anos deve ser o que cai mais.
Cá em Portugal, já deve haver zonas que ...piupiu...
Um abraço
- Registado: 11/12/2002 2:48
comentário
Espanta-me ...essa lógica ...Atomez com todo o respêcto!!..
cumps
cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
Sun Tzu
- Registado: 7/11/2002 0:00
o Capitalismo precisa de alguma espécie de monopólio ou oligopólio para sobreviver. Em concorrência perfeita os lucros no longo prazo são zero em todas as industrias e o capitalismo morre.
Essa é uma visão realmente Marxista!
O Marx é que achava que inexorável e inelutavelmente o capitalismo iria sucumbir devido à queda tendencial da taxa de lucro. Mas já passaram bem mais de 100 anos e isso não aconteceu. Bem antes pelo contrário.
Sobre isto recomendo vivamente http://www.policyreview.org/dec02/harris.html
O que as análises económicas em geral, sejam elas marxistas, keynesianas, schumpeterianas, etc., nunca conseguiram fazer foi entrar em linha de conta nas equações com o desenvolvimento científico e a inovação tecnológica, que de facto permitem que o sistema capitalista não seja um sistema de soma zero. Isso é bem mais evidente nos tempos que correm porque o seu impacto é já dominante e continua a crescer.
Por isso mesmo é que os States continuam a crescer a ritmos de economias em desenvolvimento, a Europa está a estagnar e a ficar para trás, o Japão já era, e o resto do mundo não conta.
Mesmo na geopolítica isto tem impacto. A 2ª Guerra do Golfo (que se iniciará com o 2º Festival Aéreo de Bagdad) vai ser ainda mais rápida e intensa que a 1ª. A própria tecnologia militar acompanha o desenvolvimento geral e para terem ideia de como as coisas mudam comparem um PC de hoje com os de há 10 anos, ou melhor ainda, comparem um telemóvel com os de há 10 anos, e sintam a diferença ...
copy paste para o Word
É apenas a minha humilde opinião, para qq outro esclarecimento é favor consultar: http://www.miniclip.com/askjoe.htm
Imprimir este artigo ?
Agradecia que alguem me elucidasse dos passos que devo dar para imprimir este artigo e respectivos comentários. Tentei, mas não apanha as linhas na totalidade.
Desde já peço desculpa por pôr uma questão que talvez seja ridícula, mas a realidade é que não sei imprimir (as linhas são muito extensas... também tenho dificulddade em ler...).
Desde já obrigado pela eventual boa vontade que tenham em elucidar esta criatura nascida na 1ª metade do século passado...
Desde já peço desculpa por pôr uma questão que talvez seja ridícula, mas a realidade é que não sei imprimir (as linhas são muito extensas... também tenho dificulddade em ler...).
Desde já obrigado pela eventual boa vontade que tenham em elucidar esta criatura nascida na 1ª metade do século passado...
-
Ignorante
Parabens Borja pelo teu estudo!
Deve ter dado uma trabalheira... mas tb um prazer pq a escrever organizam-se ideias!
O problema é q estes artigos muitas vezes prendem uma pessoa à sua opiniao e a meu ver deve ser o contrário, a opinião é q se deve prender à pessoa.
De qq das formas gostei muito dos dois artigos, fizeram-me pensar e aprender muito! Obrigado!
Um abraço e Feliz 2003!
Deve ter dado uma trabalheira... mas tb um prazer pq a escrever organizam-se ideias!
O problema é q estes artigos muitas vezes prendem uma pessoa à sua opiniao e a meu ver deve ser o contrário, a opinião é q se deve prender à pessoa.
De qq das formas gostei muito dos dois artigos, fizeram-me pensar e aprender muito! Obrigado!
Um abraço e Feliz 2003!
Meu Caro César
Folgo muito em voltar a ler os teus interessantes artigos e este entreteve-me durante bastante tempo.
Como sabes gostava muito de "implicar contigo" e ainda continuo com a mesma mania... Mas continuo, como sempre, a fazê-lo no bom sentido, é claro.
Referes no artigo a questão do Money In e do Money Out e, como lá colocaste o link, fui recordar como te tinha "estragado" esse artigo e os bons tempos que passei no BI.
Convém corrigires essa tua opinião pois o Money Out mantêm-se fixo e o Money In apenas varia com as cotações... Para alguém sair do mercado continua a ser necessário que outro tome o seu lugar e essa regra é impossível de alterar.
Este teu novo artigo está, na sua generalidade, muito bem fundamentado e muito bem documentado. Foi-me difícil descobrir contradições mas existem algumas...
Taxas de Juro:
Não podes dizer num capítulo que não têm importância nenhuma e no capítulo seguinte torná-las bode expiatório.
Isto que disseste está absolutamente correcto na minha opinião. Uma descida de 4,50 para 4,00%, em termos europeus, pouca influência tem no custo do endividamento e portanto não podes dizer o contrário quando falas no Imobiliário.
Em primeiro lugar parece-me impensável uma queda "no mínimo de 50%"... Estás a exagerar.
Em segundo lugar também não acredito que isso aconteça durante os próximos 2 a 5 anos... Seria demasiado tempo e se o sector da construção se mantiver em queda durante esse período será impensável termos uma recuperação no 2º semestre de 2003, não é verdade?
E tu dizes algures "Prevejo então duas partes distintas em 2003, uma queda violenta do PIB no 1º semestre, e uma recuperação no 2º semestre."
Em 3º lugar uma alteração de 0,5% nas taxas de juro tem uma influência tão reduzida no valor das prestações mensais que não pode justificar por si só uma queda de vendas.
Relativamente a que "a História se repete", assunto que já temos discutido muitas vezes e no qual continuamos a divergir, parece-me que já estás melhor...
Com métodos novos é provavel que a História não se repita exactamente da mesma maneira...
Finalmente, no capítulo da Geopolítica, parece-me que não referiste um ponto que pode condiccionar muito o ano de 2003: A questão da Venezuela onde uma greve geral, que já dura há mais de 30 dias, está a reduzir drasticamente a produção e a exportação de petróleo. Exportação que é destinada em 90% aos EUA.
Os preços de petróleo estão a subir essencialmente por esse motivo e não pela eventual guerra com o Iraque.
O problema na Venezuela está longe de se resolver e, pior ainda, pode acabar muito mal.
Um abraço,
JAS
Como sabes gostava muito de "implicar contigo" e ainda continuo com a mesma mania... Mas continuo, como sempre, a fazê-lo no bom sentido, é claro.
Referes no artigo a questão do Money In e do Money Out e, como lá colocaste o link, fui recordar como te tinha "estragado" esse artigo e os bons tempos que passei no BI.
Convém corrigires essa tua opinião pois o Money Out mantêm-se fixo e o Money In apenas varia com as cotações... Para alguém sair do mercado continua a ser necessário que outro tome o seu lugar e essa regra é impossível de alterar.
Este teu novo artigo está, na sua generalidade, muito bem fundamentado e muito bem documentado. Foi-me difícil descobrir contradições mas existem algumas...
Taxas de Juro:
Não podes dizer num capítulo que não têm importância nenhuma e no capítulo seguinte torná-las bode expiatório.
César Borja Escreveu:Quando a economia começou a resvalar, o FED começou a cortar, a cortar, e neste momento as taxas de juro estão num mínimo de mais de 40 anos, aparentemente sem efeito na actividade económica.
(...)
E, convenhamos, o estímulo dado por uma descida de taxas dos 15% para os 3-4% é diferente do estímulo dado por uma descida dos 6,5% para os 1,25%. O que se passa é que nunca neste ciclo existiu um problema de altas taxas de juro, (...)
Isto que disseste está absolutamente correcto na minha opinião. Uma descida de 4,50 para 4,00%, em termos europeus, pouca influência tem no custo do endividamento e portanto não podes dizer o contrário quando falas no Imobiliário.
César Borja Escreveu:No Mundo Ocidental actual não se foi tão longe como no Japão, mas mesmo observando o que se passa em Portugal, em que se vê perfeitamente que a oferta excede a potencial procura neste momento, os preços vão cair no mínimo 50% nos próximos 2 a 5 anos.
A provável subida de taxas de juro no início de 2004 fará cair o mercado imobiliário como um castelo de cartas, até cá no nosso país basta fazer umas contas para reconhecer que os preços actuais são meramente especulativos.
Em primeiro lugar parece-me impensável uma queda "no mínimo de 50%"... Estás a exagerar.
Em segundo lugar também não acredito que isso aconteça durante os próximos 2 a 5 anos... Seria demasiado tempo e se o sector da construção se mantiver em queda durante esse período será impensável termos uma recuperação no 2º semestre de 2003, não é verdade?
E tu dizes algures "Prevejo então duas partes distintas em 2003, uma queda violenta do PIB no 1º semestre, e uma recuperação no 2º semestre."
Em 3º lugar uma alteração de 0,5% nas taxas de juro tem uma influência tão reduzida no valor das prestações mensais que não pode justificar por si só uma queda de vendas.
Relativamente a que "a História se repete", assunto que já temos discutido muitas vezes e no qual continuamos a divergir, parece-me que já estás melhor...
César Borja Escreveu:Mas existem outras ferramentas para prever o futuro. A História, por exemplo.
César Borja Escreveu:Ou seja, espero uma inflexão, patrocinada pelo FED (que é o Criador de moeda), no 1º semestre de 2003, para uma política monetária de excepção extremamente expansionista, utilizando meios pouco ortodoxos e alguns nunca experimentados na História.
Com métodos novos é provavel que a História não se repita exactamente da mesma maneira...
Finalmente, no capítulo da Geopolítica, parece-me que não referiste um ponto que pode condiccionar muito o ano de 2003: A questão da Venezuela onde uma greve geral, que já dura há mais de 30 dias, está a reduzir drasticamente a produção e a exportação de petróleo. Exportação que é destinada em 90% aos EUA.
Os preços de petróleo estão a subir essencialmente por esse motivo e não pela eventual guerra com o Iraque.
O problema na Venezuela está longe de se resolver e, pior ainda, pode acabar muito mal.
Um abraço,
JAS
Estes teus artigos são obras de arte........
Magnificos....
um grande abraço
Magnificos....
um grande abraço
- Anexos
-
- dali.jpg (15.19 KiB) Visualizado 3138 vezes
É apenas a minha humilde opinião, para qq outro esclarecimento é favor consultar: http://www.miniclip.com/askjoe.htm
Extraordinário
Imprimi para ler com calma no fim-de-semana.
O que mais me surpreende não é a qualidade e a profundidade da análise.
É o facto do César partilhar este trabalho connosco.
Uma análise deste tipo, noutro país e noutro contexto valeria uma pipa de $ para o analista.
E de facto vale muito, só que o autor não retira o proveito do trabalho feito (para além do aplauso dos seus pares (e aprendizes, como eu)).
Espero o dia em que estes trabalho sejam justamente remunerados.
Clap, Clap,Clap.
Abraços,
O que mais me surpreende não é a qualidade e a profundidade da análise.
É o facto do César partilhar este trabalho connosco.
Uma análise deste tipo, noutro país e noutro contexto valeria uma pipa de $ para o analista.
E de facto vale muito, só que o autor não retira o proveito do trabalho feito (para além do aplauso dos seus pares (e aprendizes, como eu)).
Espero o dia em que estes trabalho sejam justamente remunerados.
Clap, Clap,Clap.
Abraços,
Abraço,
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Estive a ler deliciado
esta reflexão verdadeiramente profunda.
Demorei mais de meia-hora a beber cada parágrafo deste belo trabalho.
Sabes que a Análise Fundamental me passa ao lado quando se trata de tomar decisões nos mercados mas tudo o que aqui foi dito dá que pensar, e muito.
Vou agora ler com grande curiosidade a 2ª parte, onde espero ver igualmente os motivos Técnicos das previsões para 2003!
Um grande abraço e parabéns por mais este excelente documento!
Cem
Demorei mais de meia-hora a beber cada parágrafo deste belo trabalho.
Sabes que a Análise Fundamental me passa ao lado quando se trata de tomar decisões nos mercados mas tudo o que aqui foi dito dá que pensar, e muito.
Vou agora ler com grande curiosidade a 2ª parte, onde espero ver igualmente os motivos Técnicos das previsões para 2003!
Um grande abraço e parabéns por mais este excelente documento!
Cem
-
Cem
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], navaldoc, OCTAMA, PAULOJOAO, record4995, Shimazaki_2 e 66 visitantes