Short Selling e Subprime
7 mensagens
|Página 1 de 1
MarcoAntonio Escreveu:Já agora, enumero aqui algumas das vantagens/utilidades do short-selling:
> Cobertura de risco;
> Arbitragem (reduz ineficiências de mercado);
> Prevenção de Bolhas (reduz ineficiências de mercado);
> Promove liquidez (reduz spreads bid/ask menores);
> Etc...
E claro, possibilita que os investidores ganhem mesmo em fases de queda de mercado o que evita a fuga do capital da Bolsa em Bear Markets e como tal, o desinvestimento.
De facto, também eu, que pouco percebo de mercados, acredito que o Short Selling é uma vantagem. Até porque segundo julgo saber, muitas vezes são os short sellers que descobrem "artimanhas" nas empresas, como aconteceu no caso da Enron.
Mas e desvantagens? Também as deve haver...
Se me pudessem ajudar agradecia.
Cumprimentos,
Nuno Afonso
- Registado: 1/12/2008 17:03
Já agora, enumero aqui algumas das vantagens/utilidades do short-selling:
> Cobertura de risco;
> Etc...
E claro, possibilita que os investidores ganhem mesmo em fases de queda de mercado o que evita a fuga do capital da Bolsa em Bear Markets e como tal, o desinvestimento.
> Cobertura de risco;
> Etc...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Estou com o Marco, o PM não sabe bem do que fala, pelo menos neste assunto.
Outra desvantagem de acabarem com os shorts é deixar de haver possibilidade de te protegeres contra quedas pontuais. Por exemplo tens uma posição que está a fazer um ano e não queres arriscar a perder mais valias. tens 1000 galp a 5 € elas estao a 10€ e queres ficar com os 5€ de mais valias até ela fazer um ano (Para optimização fiscal) . Vendes 1000 cfd's galp e manténs as duas posições até ao teu prazo. No final desse prazo desfazes-te das duas posições e ficas com o teu lucro de 5€ por acção. Sem short Selling isto não seria possivel.
Outra desvantagem de acabarem com os shorts é deixar de haver possibilidade de te protegeres contra quedas pontuais. Por exemplo tens uma posição que está a fazer um ano e não queres arriscar a perder mais valias. tens 1000 galp a 5 € elas estao a 10€ e queres ficar com os 5€ de mais valias até ela fazer um ano (Para optimização fiscal) . Vendes 1000 cfd's galp e manténs as duas posições até ao teu prazo. No final desse prazo desfazes-te das duas posições e ficas com o teu lucro de 5€ por acção. Sem short Selling isto não seria possivel.
nunobrg Escreveu:Muito obrigado, RiscoCalculado! O tópico que referenciaste foi muito útil.
No entanto pedia que mais colegas, se fosse possível, respondessem, sobretudo no que diz respeito aos efeitos mais específicos, tanto negativos como positivos, que uma eventual proibição do short selling teria sobre os mercados.
No imediato, haveria quase com certeza uma subida forte em função do fecho forçado de posições short. Mas a prazo teria efeitos nulos ou mesmo negativos, passado esse efeito inicial e temporário positivo...
O mercado não cai por causa dos shorts, isso pensa quem ainda não entendeu bem como funciona o mercado e tem uma ideia muito vaga destas ferramentas.
nunobrg Escreveu:A pesquisa que faço advém das palavras do nosso Primeiro-Ministro na Assembleia da República, onde se referiu ao Short Selling quase como magia, dizendo que não percebia como era possível tal negociação!
Com todo o respeito que um PM merece, não ligues ao que disse o nosso PM porque de mercados ele não percebe absolutamente nada.
Ele próprio admitiu nessa intervenção que nem sabia que "isso existia". Portanto, como é que queres que ele fale com conhecimento de causa de uma coisa que até dias antes dessa intervenção ele nem sabia que existia?
Ele não sabia mas não é por isso que o Short-Selling é novidade. O Short-Selling existe há centenas de anos e é praticamente tão antigo quanto os mercados modernos. Independentemente do José Sócrates saber como funciona ou não e para que serve...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Muito obrigado, RiscoCalculado! O tópico que referenciaste foi muito útil.
No entanto pedia que mais colegas, se fosse possível, respondessem, sobretudo no que diz respeito aos efeitos mais específicos, tanto negativos como positivos, que uma eventual proibição do short selling teria sobre os mercados. A pesquisa que faço advém das palavras do nosso Primeiro-Ministro na Assembleia da República, onde se referiu ao Short Selling quase como magia, dizendo que não percebia como era possível tal negociação!
Desde já muito obrigado.
Nuno Afonso
No entanto pedia que mais colegas, se fosse possível, respondessem, sobretudo no que diz respeito aos efeitos mais específicos, tanto negativos como positivos, que uma eventual proibição do short selling teria sobre os mercados. A pesquisa que faço advém das palavras do nosso Primeiro-Ministro na Assembleia da República, onde se referiu ao Short Selling quase como magia, dizendo que não percebia como era possível tal negociação!
Desde já muito obrigado.
Nuno Afonso
Queria que os colegas me elucidassem sobre de que forma o short selling ajudou a estabelecer a tão falada crise do subprime.
Há um tópico que tem alguma informação sobre o mito dos efeitos "maléficos" do shortselling:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=66104
Quanto muito o que se poderá argumentar é que se existisse short-selling no imobiliário talvez não tivesse existido a bolha do imobiliário.
Gostaria também de fazer uma pergunta mais concreta. Sabemos que a tendência recente tem sido para a proibição do short selling pelos diversos reguladores internacionais. No entanto gostava de obter alguma informação relativamente aos efeitos (positivos e negativos) da proibição do short-selling.
Penso que a proibição foi apenas durante os períodos de maior turbulência.
Penso que ninguem está a pensar proibir o short-selling de forma permanente.
Em termos académicos o short-selling é visto como uma força estabilizadora nos mercados, que ajuda a impedir a formação de bolhas especulativas.
Aspectos positivos da sua proibição penso que não existem nenhuns. A não ser talvez
em períodos de pânico geral, e mesmo nessas alturas como podes ver pela informação contida no tópico que referi, é muito discutível se o short-selling tem alguma "má" influência nesses períodos.
[/url]
Short Selling e Subprime
Caros foristas,
Já algum tempo que sigo este espaço e devo desde já parabenizar os responsáveis pelo excelente espaço que mantêm.
No entanto, actualmente encontro-me a efectuar um Mestrado em Finanças e por isso tenho algumas dúvidas que me assolam.
Queria que os colegas me elucidassem sobre de que forma o short selling ajudou a estabelecer a tão falada crise do subprime.
Gostaria também de fazer uma pergunta mais concreta. Sabemos que a tendência recente tem sido para a proibição do short selling pelos diversos reguladores internacionais. No entanto gostava de obter alguma informação relativamente aos efeitos (positivos e negativos) da proibição do short-selling.
Se me pudessem ajudar agradecia imenso!
Saudações,
Nuno Afonso
Já algum tempo que sigo este espaço e devo desde já parabenizar os responsáveis pelo excelente espaço que mantêm.
No entanto, actualmente encontro-me a efectuar um Mestrado em Finanças e por isso tenho algumas dúvidas que me assolam.
Se me pudessem ajudar agradecia imenso!
Saudações,
Nuno Afonso
7 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], navaldoc, OCTAMA, PAULOJOAO, record4995, Shimazaki_2 e 67 visitantes