Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Discos Pedidos - Sonae SGPS

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 5/12/2008 20:59

Ok, venho que não consegues responder à pergunta.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por R_Martins » 5/12/2008 20:18

MarcoAntonio Escreveu:Eu nem sequer estou a discutir o Engenheiro Belmiro.

O que proponho é duas coisas simples:

- Que se façam comparações utilizando os valores correctos.

- Que se façam exercícios com nexo.

Vir alegar que o Belmiro de Azevedo não é um génio porque não consegue por um automóvel a andar só a água é um exercício sem nexo.

Sim...
Sonae .Ano -80.20
Sonae Ind. SGPS Ano -77.37
Sonae.Com Ano -69.24
Rmartins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

por MarcoAntonio » 5/12/2008 20:01

Eu nem sequer estou a discutir o Engenheiro Belmiro.

O que proponho é duas coisas simples:

- Que se façam comparações utilizando os valores correctos.

- Que se façam exercícios com nexo.

Vir alegar que o Belmiro de Azevedo não é um génio porque não consegue por um automóvel a andar só a água é um exercício sem nexo.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Pedro447 » 5/12/2008 20:00

Não acho que a JM e a Sonae sejam assim tão semelhantes que se possam comparar uma com a outra. Uma opera somente no sector de retalho alimentar, a outra é um conglomerado com empresas de telecomunicações, turismo, commercial real-estate, industria, transportes, construção, retalho não-alimentar e, finalmente, retalho alimentar.

Registado: 2/11/2008 16:17

por MarcoAntonio » 5/12/2008 19:58

R. Martins Escreveu:Sim...

Sim, o quê?

R. Martins Escreveu:JM
%Ano
-25,91%

SON
%Ano
-77,37%

Eu agradecia que me respondesses à pergunta que fiz e não que colocasses respostas em nada relacionadas.
Isto nada tem que ver com a questão que tu próprio colocaste:

- Pegaste num exemplo de um papel que opera apenas num dos sectores da Sonae SGPS (a JMT seria comparável à MOC e não à Sonae SGPS)!

- Deixaste de falar de acções a mais do triplo do preço do máximo de 2000!

- Deixaste de comparar o máximo de 2000 com o preço actual!

Portanto, continuo a aguardar por uma Holding que opere na distribuição, imobiliário e industria e que
esteja neste momento a mais do triplo da cotação do máximo de 2000.

Continuo à espera desse "automóvel que anda só a água"...
Imagem

Administrador Fórum

por R_Martins » 5/12/2008 19:49

MarcoAntonio Escreveu:
R. Martins Escreveu:Marco

O engenheiro não tem nada de genial, vai para onde vai o mercado e ponto final.

Eu não estou a falar do Engenheiro. Estou a dizer que a comparação que fizeste está errada...

Se pusesses aqui números inventados ia dar ao mesmo, porque os que estás a colocar não constituem uma comparação válida.

R. Martins Escreveu:Se comprasse por exemplo a 3.00 euros e vendesse a 7.0 euros nesta fase de queda dos mercados poderíamos dizer que o Belmiro era o maior. Foi aí que começou a discussão...
Rmartins

Também te coloquei uma questão sobre isso. Entretanto baixaste dos 10 para os 7...

Qual a acção no mesmo sector da Sonae SGPS que mais do que triplicou de valor face ao máximo de 2000?

Dá-me um exemplo...

Se tu me dizes que tens um vizinho que é um Génio e conseguiu montar um automóvel cujo único combustível que usa é água,
eu não admito que o teu vizinho é um Génio. Quero é ver o automóvel...

É isso mesmo que estou a fazer: diz-me qual a acção que opere nos mesmos sectores da Sonae SGPS que hoje vale mais do triplo
do seu máximo de 2000?

Sim...
JM
%Ano
-25,91%

SON
%Ano
-77,37%
Anexos
Jmartins 5-12-08.png
Jmartins 5-12-08.png (1.91 KiB) Visualizado 2038 vezes
Sonae 5-12-08.png
Sonae 5-12-08.png (1.58 KiB) Visualizado 2048 vezes

por R_Martins » 5/12/2008 19:48

MarcoAntonio Escreveu:

Eu não estou a falar do Engenheiro. Estou a dizer que a comparação que fizeste está errada...

Se pusesses aqui números inventados ia dar ao mesmo, porque os que estás a colocar não constituem uma comparação válida.

R. Martins Escreveu:Se comprasse por exemplo a 3.00 euros e vendesse a 7.0 euros nesta fase de queda dos mercados poderíamos dizer que o Belmiro era o maior. Foi aí que começou a discussão...
Rmartins

Também te coloquei uma questão sobre isso. Entretanto baixaste dos 10 para os 7...

Qual a acção no mesmo sector da Sonae SGPS que mais do que triplicou de valor face ao máximo de 2000?

Dá-me um exemplo...

Se tu me dizes que tens um vizinho que é um Génio e conseguiu montar um automóvel cujo único combustível que usa é água,

É isso mesmo que estou a fazer: diz-me qual a acção que opere nos mesmos sectores da Sonae SGPS que hoje vale mais do triplo
do seu máximo de 2000?

Sim...
JM
%Ano
-25,91%

SON
%Ano
-77,37%
Anexos
Jmartins 5-12-08.png
Jmartins 5-12-08.png (1.91 KiB) Visualizado 2042 vezes
Sonae 5-12-08.png
Sonae 5-12-08.png (1.58 KiB) Visualizado 2041 vezes

por MarcoAntonio » 5/12/2008 19:39

Rmartins

Dá-me um exemplo...

do seu máximo de 2000?
Imagem

Administrador Fórum

por R_Martins » 5/12/2008 19:34

MarcoAntonio Escreveu:
R. Martins Escreveu:«Foi os rituais naturais do mercado que definiram o andamento da Sonae e não o Engenheiro que definiu as cotações e mais não sei quanto. É o mercado que impõe não é o Azevedo que deseja...»
Rmartins

R. Martins, isto é uma boa forma de não dizer nada.

A comparação que fizeste está errada, os valores que comparaste não podem ser comparados directamente.
É mesmo que comparar batatas com cromos da bola...

A cotação levou ajustes que tens de considerar. Quem tinha uma acção a 3 euros não viu esse valor desvalorizar
para 0.4 euros pois recebeu também direitos (que vendeu ou exerceu). Portanto a comparação está errada, simplesmente!

E não é com conversa filosófica que alteras esse facto...

Marco

O engenheiro não tem nada de genial, vai para onde vai o mercado e ponto final. Se comprasse por exemplo a 3.00 euros e vendesse a 7.0 euros nesta fase de queda dos mercados poderíamos dizer que o Belmiro era o maior. Foi aí que começou a discussão...
Rmartins

Re: Hummm

por MarcoAntonio » 5/12/2008 19:22

Trocados Escreveu:à uns tempos atrás (meses) quando se colocava aqui um comentário sobre uma penny stock, as respostas eram , que não comentavam nem analisavem penny stocks , etc., agora até já o ulisses e outros ilustres forenses que costumavam dizer que nem anilasavam nem comentavam penny stock, opinam sobre penny , folgo em saber que mudaram de opinião, como as coisas mudam hein.. Bn..

Acho que estás a fazer confusão...

O Ulisses diz que não analisa small caps fora do PSI20, salvo erro. É uma coisa que ele diz desde
que o conheço e tem sido consistente com ela ao longo dos anos. Mas ele melhor poderá confirmar.

E eu da minha parte nem sequer falei em tal coisa (penny stocks e se as analiso ou não). Mas por
sinal também não analiso papéis fora do PSI20...

Agora, a SON não está nessa situação nem nunca esteve nos 10 anos que acompanho o mercado.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 5/12/2008 19:18

R. Martins Escreveu:«Foi os rituais naturais do mercado que definiram o andamento da Sonae e não o Engenheiro que definiu as cotações e mais não sei quanto. É o mercado que impõe não é o Azevedo que deseja...»
Rmartins

R. Martins, isto é uma boa forma de não dizer nada.

A comparação que fizeste está errada, os valores que comparaste não podem ser comparados directamente.
É mesmo que comparar batatas com cromos da bola...

A cotação levou ajustes que tens de considerar. Quem tinha uma acção a 3 euros não viu esse valor desvalorizar
para 0.4 euros pois recebeu também direitos (que vendeu ou exerceu). Portanto a comparação está errada, simplesmente!

E não é com conversa filosófica que alteras esse facto...
Imagem

Administrador Fórum

por TRSM » 5/12/2008 19:17

R. Martins Escreveu:TRSM

Como se tivesses na tua casa...meter a colher e o garfo!!!

As coisas só fazem sentido quando tu as defines...
Rmartins

Tive o cuidado de pedir desculpa por estar a meter a colherada.
Se faz sentido ou não tudo depende da nossa posição no título em questão,.... para bom entendedor meia palavra basta, mas eu já entendi

Registado: 5/11/2002 11:30

Hummm

por Trocados » 5/12/2008 19:15

à uns tempos atrás (meses) quando se colocava aqui um comentário sobre uma penny stock, as respostas eram , que não comentavam nem analisavem penny stocks , etc., agora até já o ulisses e outros ilustres forenses que costumavam dizer que nem anilasavam nem comentavam penny stock, opinam sobre penny , folgo em saber que mudaram de opinião, como as coisas mudam hein.. Bn..

Registado: 29/11/2007 14:01

por R_Martins » 5/12/2008 19:14

MarcoAntonio Escreveu:
R. Martins Escreveu:Ulisses

«R.Martins, nos meus artigos falo do que me apetece.» Com certeza e depois?...

Estava mesmo a pensar que não me ias responder…

Argumentos arranjamos tu e eu até á eternidade.

Foi os rituais naturais do mercado que definiram o andamento da Sonae e não o Engenheiro que definiu as cotações e mais não sei quanto. É o mercado que impõe não é o Azevedo que deseja...

Quando dizes 800% ficamos com a ideia que ouve muitos a enriquecer com a genialidade do Azevedo.

As Sonaes cotavam em 2000 acima dos 3.0 euros. Hoje estão a 0.40 euros…
Genial seria hoje estarem apor exemplo a 10.00 euros.

Não existe nada de mal no bom sentido do teu «fraquinho« pelo engenheir e podes encontrar mil uma «genialidade» do Engenheiro que a mim não me convences.
Rmartins

R Martins, essa comparação está mal feita.

Os 3 euros de 2000 não têm correspondência directa com os 0.40 euros actuais dado que a cotação sofreu ajustes técnicos em virtude de aumentos de capital.

O pico de 2000 corresponde a uns 1.8 euros actuais (muito embora praticamente todo o tempo tenha estado a valores bem inferiores): o preço médio em 2000 situa-se pelos 1.15 euros e a média de 1999 situa-se nos 0.90 euros.

Isto serve para mostrar como a tua comparação, além de errada (comparação entre valores que não têm correspondência directa entre si), é extremamente enganadora porque foste pegar em valores que não são representativos da evolução da cotação.

Não querendo entrar de novo na discussão sobre o Eng. Belmiro, pergunto:

- Quais as acções que operam no(s) mesmo(s) sector(es) da Sonae SGPS e que se encontram hoje cotadas a mais de 3 vezes que o respectivo valor máximo de 2000?

«Foi os rituais naturais do mercado que definiram o andamento da Sonae e não o Engenheiro que definiu as cotações e mais não sei quanto. É o mercado que impõe não é o Azevedo que deseja...»
Rmartins

por R_Martins » 5/12/2008 18:59

TRSM

Como se tivesses na tua casa...meter a colher e o garfo!!!

As coisas só fazem sentido quando tu as defines...
Rmartins

Não Estraguem o fimde semana

por mcarvalho » 5/12/2008 18:44

Bom fim de semana a todos
e como é prolongado não se esqueçam de ir abastecer ao Continente :wink: .. para ajudar os Popokas e as clotildes .. ou lá como se chamam :)

abraço
mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por TRSM » 5/12/2008 18:42

Foi os rituais naturais do mercado que definiram o andamento da Sonae e não o Engenheiro que definiu as cotações e mais não sei quanto. É o mercado que impõe não é o Azevedo que deseja...

Quando dizes 800% ficamos com a ideia que ouve muitos a enriquecer com a genialidade do Azevedo.

Não existe nada de mal no bom sentido do teu «fraquinho« pelo engenheir e podes encontrar mil uma «genialidade» do Engenheiro que a mim não me convences.
Rmartins

Martinzinho, desculpa meter a colherada mas dizes coisas que não fazem muito sentido.

1) se o Belmiro não criasse valor para as suas empresas, de certeza que não as vias a ter a performance que costumam ter em bolsa. Encontras imensos exemplos no nosso mercado em que o último BULL passou ao lado e só subiram na última fase, ou seja quando sobe o lixo

2) sobre a cotação de 3,00 para 0,40 não bem assim, tens que fazer contas às SON 2003, salvo erro
Anexos
son.png
son.png (30.14 KiB) Visualizado 2322 vezes
Editado pela última vez por TRSM em 5/12/2008 18:55, num total de 1 vez.

Registado: 5/11/2002 11:30

por Bar » 5/12/2008 18:36

R Martins, acho que não vale a pena discutir contigo.

Eu tenho uma máxima, na bolsa uma coisa não pode faltar para o sucesso é ter opinião. E a minha opinião é inicio do próximo ano e é isso que vou manter.

Porém respeito a tua opinião. Se achas isso deves então seguir o que a tua opinião te recomenda.

Respeito também as do Ulisses podendo ou não concordar com elas, acho que as intervenções são de valor venham de quem vierem. Ajudam todos os que têm opinião a ajustar a sua opinião.

Registado: 12/3/2005 13:06

por MarcoAntonio » 5/12/2008 18:36

Rmartins

R Martins, essa comparação está mal feita.

Os 3 euros de 2000 não têm correspondência directa com os 0.40 euros actuais dado que a cotação sofreu ajustes técnicos em virtude de aumentos de capital.

O pico de 2000 corresponde a uns 1.8 euros actuais (muito embora praticamente todo o tempo tenha estado a valores bem inferiores): o preço médio em 2000 situa-se pelos 1.15 euros e a média de 1999 situa-se nos 0.90 euros.

Isto serve para mostrar como a tua comparação, além de errada (comparação entre valores que não têm correspondência directa entre si), é extremamente enganadora porque foste pegar em valores que não são representativos da evolução da cotação.

Não querendo entrar de novo na discussão sobre o Eng. Belmiro, pergunto:

- Quais as acções que operam no(s) mesmo(s) sector(es) da Sonae SGPS e que se encontram hoje cotadas a mais de 3 vezes que o respectivo valor máximo de 2000?
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 5/12/2008 18:37, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 5/12/2008 18:32

Quando dizes 800% ficamos com a ideia que ouve muitos a enriquecer com a genialidade do Azevedo

Se não entendes que coloquei esses númerospara as pessoas melhor perceberem que a violência das quedas é semelhante às das subidas é contigo. Se tu ficas com a ideia que isso se deve à genialidade de alguém é contigo.

Eu não continuo este género de discussão porque discutir egos não é comigo. Prefiro que fiques toda a razão do mundo.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por R_Martins » 5/12/2008 18:29

Bar Escreveu:O que é certo é que quem entrar a estes valores e esperar 3/5 anos terá a sua espera bem recompensada :) é uma entrada bem mais segura do que as entradas a 1,5+ e que agora estão bem entalados.

Eu estou comprador a 0,4 espero apenas pelo inicio do próximo ano para as minhas entradas.

Abraços

PS: esqueci-me de mencionar, excelente análise Ulisses :)

Bar

Não precisas de esperar para o ano. Vais ganhar dinheiro ainda este ano. O Belmiro não dorme, leva a vida a meter a mão no bolso á procura de moedas para comprar as suas Sonaes a 0.40, não vá chegar algum primeiro e ele tenha que as comprar a 0.42 cêntimos.
Rmartins

por R_Martins » 5/12/2008 18:24

Ulisses

Rmartins

por Bar » 5/12/2008 17:53

Eu cá continuo a achar que o Belmiro de Azevedo, foi vitorioso na OPA à PT.

Digo isto porque neste momento a PT está separada e está as duas divisões estão a concorrer uma com a outra. Coisa que antigamente não acontecia. Isto obrigou a própria organização a reduzir alguma da gordura para se tornar mais competitiva.

Separou as redes de cobre e cabo. Agora consegue por um preço mais barato adquirir o que lhe apetece. A ver vamos se não aparece uma OPA nos tempos mais próximos a uma das divisões separadas depois da OPA do Belmiro..

Abraço

por Nico » 5/12/2008 17:47

Ainda que pouco/nada perceba disto, gostaria de ter lido algo sobre a OPA da SONAE à PT... Será que o tio Belmiro estaria tão na "graça dos Deuses" caso tivesse tido sucesso?
Se bem me recordo, a OPA estava nos 10 (ou 12€?) e hoje a PT anda nos 6€...
O que seria hoje a SONAE com o sucesso da daquela OPA? Não estará melhor assim?

Registado: 23/4/2007 13:05

por Bar » 5/12/2008 16:43

O que é certo é que quem entrar a estes valores e esperar 3/5 anos terá a sua espera bem recompensada :) é uma entrada bem mais segura do que as entradas a 1,5+ e que agora estão bem entalados.

Eu estou comprador a 0,4 espero apenas pelo inicio do próximo ano para as minhas entradas.

Abraços

PS: esqueci-me de mencionar, excelente análise Ulisses :)

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 947105jpsn, Google [Bot], hugob0ss, IX Hispana, latbal, m-m, mjcsreis, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Shimazaki_2, trilhos2006 e 201 visitantes