OffTopic - Novas Oport. , mulher com 6.º ano na Universidade
Olá logout.
Eu sei que estava a ser irónico. Às tantas demasiado.
Mas o que digo, com conhecimento de causa, é a minha reflexão apurada do assunto de um modo mais frio.
E tenho medo, muito medo, que a moda pegue.
Um abraço,
Eu sei que estava a ser irónico. Às tantas demasiado.
Mas o que digo, com conhecimento de causa, é a minha reflexão apurada do assunto de um modo mais frio.
E tenho medo, muito medo, que a moda pegue.
Um abraço,
Como Sócrates - Cicuta. Quando mais não restar, somente cicuta.
- Registado: 18/12/2007 23:16
Como ia lá tratar de assuntos do meu dinheiro, as pessoas não têm nada a ver como é que eu vou ou não vestido...
Ah pronto... assim já deixo!
Agora, boxers e camisola de cavas nunca experimentei, isso aí é out of limits mesmo...
Retrógrado...

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Re: Calma aii !!! Calma ai !!!
Crómio Escreveu:bboniek00 Escreveu:Bocciardi Escreveu:Redhot, estou a ver que aí no ZOO de lisboa as coisas são complicadas...![]()
![]()
![]()
Embora acho que estejas a radicalizar um pouco a situação, na base tens toda a razão... No caso dos enfermeiros, deixo algumas reticências, já que a licenciatura para um efermeiro é essencial, eles não limpam só o rabinho aos doentes...
Agora no resto, you are right!!! Somos um país de Drs. e Eng. e toda a gente gosta de o ser. Mas o pior de tudo é que as pessoas só respeitam os outros quando identificam isso. Sou licenciado em Gestão e já me acnteceu aparecer num banco vestido de forma muito desportiva (não estava de fato-de-treino, mas calções, t-shirt e havainas) e começaram a olhar-me de lado e a tratar-me por "tu", enquanto que quando levo o fatinho, já vem o Sr. Dr. na ponta da língua... Acho que acima de tudo é uma questão de educação e formação de base das pessoas.
Um Doutor que se preza... NAO anda de Havaianas !!! Usa sapatinho Vela (aa Arquitecto).
Isto ee BASICO !
![]()
![]()
![]()
Bocciardi,
Só faltou ires de boxers e manga cava cheia de nódoas de tinto!
Essa era mesmo para provocar, não?
Épa, eu já vi executivos de brinco e cabelo comprido (na altura fiquei chocado) mas com uma pasta Jean-nã-sei-quê e fatinho da Armani... numa da torres gémeas.
Havaianas?!![]()
Isso é para nadador-salvador pá!
LOL
Abraço
O pessoal, vocês são mesmo retrogados pá...

Antes de mais, sapatinho de Vela não uso, recuso-me, pois faço Vela há mais de 14 anos e nunca vi ninguém que saiba realmente velejar, com o "famoso sapatinho de vela" dentro de um barco... Os nabos são os primeiros a entrar com sapatinho de Vela, é verdade, depois chegam à conclusão que afinal não são nada práticos lá dentro...
Depois, eram calçoes normais, abaixo dos joelhos, não eram de praia... Não eram Armani, mas de uma marca conceitoada idem... A havaina é a coisinha mais confortável para usar no verão pá... Sim, era para provocar, gosto de analisar as reacções das pessoas... Claro que aproveitei logo dar na cabeça da senhora do banco (coitadinha...), "gosto de abrir a mente" ao pessoal mais velhote...

Como ia lá tratar de assuntos do meu dinheiro, as pessoas não têm nada a ver como é que eu vou ou não vestido..., Agora, boxers e camisola de cavas nunca experimentei, isso aí é out of limits mesmo...

um abraço
Re: Calma aii !!! Calma ai !!!
bboniek00 Escreveu:Bocciardi Escreveu:Redhot, estou a ver que aí no ZOO de lisboa as coisas são complicadas...![]()
![]()
![]()
Embora acho que estejas a radicalizar um pouco a situação, na base tens toda a razão... No caso dos enfermeiros, deixo algumas reticências, já que a licenciatura para um efermeiro é essencial, eles não limpam só o rabinho aos doentes...
Agora no resto, you are right!!! Somos um país de Drs. e Eng. e toda a gente gosta de o ser. Mas o pior de tudo é que as pessoas só respeitam os outros quando identificam isso. Sou licenciado em Gestão e já me acnteceu aparecer num banco vestido de forma muito desportiva (não estava de fato-de-treino, mas calções, t-shirt e havainas) e começaram a olhar-me de lado e a tratar-me por "tu", enquanto que quando levo o fatinho, já vem o Sr. Dr. na ponta da língua... Acho que acima de tudo é uma questão de educação e formação de base das pessoas.
Um Doutor que se preza... NAO anda de Havaianas !!! Usa sapatinho Vela (aa Arquitecto).
Isto ee BASICO !

Bocciardi,
Só faltou ires de boxers e manga cava cheia de nódoas de tinto!
Essa era mesmo para provocar, não?
Épa, eu já vi executivos de brinco e cabelo comprido (na altura fiquei chocado) mas com uma pasta Jean-nã-sei-quê e fatinho da Armani... numa da torres gémeas.
Havaianas?!

Isso é para nadador-salvador pá!
LOL
Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Calma aii !!! Calma ai !!!
Bocciardi Escreveu:Redhot, estou a ver que aí no ZOO de lisboa as coisas são complicadas...![]()
![]()
![]()
Isto ee BASICO !

- Registado: 22/4/2003 23:12
redhot Escreveu:Sim 7-8% do PIB. Se fossem 20% ainda era melhor. Quanto mais melhor.
Mas isso não significa que tenham de existir "Doutores" em turismo...
Obviamente comentaste a parte que não interessava e decidiste disparar em várias direcções:
redhot Escreveu:Assim como não têm de existir "Doutores" em enfermagem...
Profissão: Enfermeiro, qualificações: Mestrado em enfermagem...
Isto faz sentido??????!!!!!!
O que eu já referi foi que especificamente na área de Turismo (e falo desta porque tirei um curso durante 4 anos e meio e é a minha área profissional, portanto falo com conhecimento de causa) é relevante que haja cursos técnicos e cursos superiores. A escolha deve ser feita consoante a ambição de cada um e depois consoante a qualidade das instituições de ensino.
Quanto ao resto a que te referes, pode dar uma outra boa discussão mas para o caso concreto não passa de ruído.
Jiboia
Redhot, estou a ver que aí no ZOO de lisboa as coisas são complicadas...

Sim 7-8% do PIB. Se fossem 20% ainda era melhor. Quanto mais melhor.
Assim como não têm de existir "Doutores" em enfermagem...
Isto acontece para dar emprego aos professores e aumentar o ego daqueles que não conseguiram entrar para os cursos que queriam.
"Há bom não tive notas para entrar para medicina vou para enfermagem...e também fico licenciado..."
As pessoas devem aprender a ser mais humildes, não tendo vergonha daquilo que são, nem complexos.
Eu trabalho diáriamente com alguns indivíduos complexados (alguns até já tiveram tratamento psiquiátrico) pois têm o 11º ano ou 12º ano e têm complexos em relação aos "Engs" e "Doutores" (de Informática no meu caso). E depois inventam inscrições em pós-graduações daquelas que falei acima e que não servem para nada.
Sentem-se inferiorizados pois a sua personalidade é mais forte do que aquilo que a sua inteligência os permitiu ir...E depois só arranjam problemas...a eles e aos outros...
Estou a ser duro mas é a minha opinião pessoal...
Assim como não têm de existir "Doutores" em enfermagem...
Isto acontece para dar emprego aos professores e aumentar o ego daqueles que não conseguiram entrar para os cursos que queriam.
"Há bom não tive notas para entrar para medicina vou para enfermagem...e também fico licenciado..."
As pessoas devem aprender a ser mais humildes, não tendo vergonha daquilo que são, nem complexos.
Eu trabalho diáriamente com alguns indivíduos complexados (alguns até já tiveram tratamento psiquiátrico) pois têm o 11º ano ou 12º ano e têm complexos em relação aos "Engs" e "Doutores" (de Informática no meu caso). E depois inventam inscrições em pós-graduações daquelas que falei acima e que não servem para nada.
Sentem-se inferiorizados pois a sua personalidade é mais forte do que aquilo que a sua inteligência os permitiu ir...E depois só arranjam problemas...a eles e aos outros...
Estou a ser duro mas é a minha opinião pessoal...
Monkey Trader
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
redhot Escreveu:Jiboia Cega Escreveu:Eu sou Licenciado numa vertente de turismo que demorou 4 anos e meio pela diversidade de disciplinas que teve e faz todo o sentido que o mesmo seja ministrado no ensino superior.
Pois para mim não faz.
Eu também posso inventar um curso, criar umas dezenas de cadeiras para o compor, etc.
O que eu estou a fazer? Estou a dar emprego aos professores desse curso...
Para ti não faz porque se calhar não estás dentro do assunto e generalizaste a questão.
Primeiro, o curso de Turismo não é propriamente inventado, existe há muitos anos. Desde há pouco mais de uma década começaram a surgir as primeiras Licenciaturas em Turismo porque se quis segmentar a qualidade dos cursos e se quis aprofundar mais a temática.
Concordo que há cursos (inclusive de Turismo) que possam ser adaptados a cursos técnicos. Acho até que eles devem existir. Mas tem que haver diferentes escalas de formação para responder às diferentes necessidades que existem.
Se calhar tens essa opinião por estares a falar sem conhecimento de causa.
Não tem nada a ver com esta temática mas título de curiosidade, sabias que a indústria do Turismo é responsável por cerca de 7-8% do PIB?
Abraço
Jiboia
Mais outra "história": As pós-graduações para pessoas com ensino secundário.
Mais uma falácia!!!!!
As universidades criaram pós-graduações para pessoas com o 10ºano, 11ºano e 12ºano.
Depois cobram valores exorbitantes aos alunos: Algumas chegam a custar 5.000 Eur. (e sim estamos a falar de pós-graduações para alunos com o secundário não para licenciados/mestrados, etc.).
Isto serve para quê? Para alimentar os excedentes de professores universitários.
Depois o aluno do secundário coloca no currículo: Tenho o 11ºano mas uma "pós-graduação" em informática.... Quem lê aquilo deve ficar cá com uma ideia...
Mais uma falácia!!!!!
As universidades criaram pós-graduações para pessoas com o 10ºano, 11ºano e 12ºano.
Depois cobram valores exorbitantes aos alunos: Algumas chegam a custar 5.000 Eur. (e sim estamos a falar de pós-graduações para alunos com o secundário não para licenciados/mestrados, etc.).
Isto serve para quê? Para alimentar os excedentes de professores universitários.
Depois o aluno do secundário coloca no currículo: Tenho o 11ºano mas uma "pós-graduação" em informática.... Quem lê aquilo deve ficar cá com uma ideia...
Monkey Trader
Jiboia Cega Escreveu:Eu sou Licenciado numa vertente de turismo que demorou 4 anos e meio pela diversidade de disciplinas que teve e faz todo o sentido que o mesmo seja ministrado no ensino superior.
Pois para mim não faz.
Eu também posso inventar um curso, criar umas dezenas de cadeiras para o compor, etc.
O que eu estou a fazer? Estou a dar emprego aos professores desse curso...
Muitos cursos superiores foram criados para "alimentar" os professores universitários que de outro modo não tinham emprego.
Muitos cursos superiores poderiam ser cursos técnico profissionais e dar emprego ao pessoal do 9º ano ao 12ºano que não quer ou não pode estudar mais.
Mas é vendida a ideia que esses cursos superiores são necessários ao país, para atrair os alunos, etc.etc.
É um pouco como a história das licenciaturas pré-bolonha de 5 anos e as novas (bacharelatos) de 3 anos.
Dizia-se que as de 5 eram muito melhores, preparavam mais, etc. Quando isso é falso. O verdadeiro motivo é alimentar o emprego dos professores universitários: um aluno que leve 5 anos a formar gera mais emprego para os professores que um aluno que leva 3 anos a formar.
Por causa do emprego universitário agora "vende-se" a ideia em Portugal que os mestrados é que são bons. Porquê? Porque senão o sistema entrava em colapso imediato. 40% dos professores universitários estariam a mais. Mais os cursos a mais que já existem era o colapso do sistema de ensino superior. Esta é a verdade!!!
Monkey Trader
Charles,
Mais uma vez tenho uma boa noticia para ti. O sistema prevê a tal consolidação de que falas. Imagina um electricista que domina 95% dos temas e lhe faltam 5% para atingir o patamar necessário para a certificação. Ele não vai ficar pelo caminho. Pelo contrário, ser-lhe-à disponibilizada formação para adquirir as competências em falta e poder ser reconhecido.
Quanto ao horário, precisamente pelo problema dos empregados de que falas, tanto quanto sei, a generalidade dos CNO's, trabalha mais em horário pós-laboral, que em laboral.
Agora, quanto a isto há outra questão que se pode colocar? Não deveria este tempo ser disponibilizado pelos empregadores, em horário laboral? DEixo apenas a questão, pois sei que é um assunto algo polémico :-)
Mais uma vez tenho uma boa noticia para ti. O sistema prevê a tal consolidação de que falas. Imagina um electricista que domina 95% dos temas e lhe faltam 5% para atingir o patamar necessário para a certificação. Ele não vai ficar pelo caminho. Pelo contrário, ser-lhe-à disponibilizada formação para adquirir as competências em falta e poder ser reconhecido.
Quanto ao horário, precisamente pelo problema dos empregados de que falas, tanto quanto sei, a generalidade dos CNO's, trabalha mais em horário pós-laboral, que em laboral.
Agora, quanto a isto há outra questão que se pode colocar? Não deveria este tempo ser disponibilizado pelos empregadores, em horário laboral? DEixo apenas a questão, pois sei que é um assunto algo polémico :-)
- Registado: 9/12/2007 12:36
marianonunes Escreveu:Também acaba por ser o agrupamento que tem mais empregabilidade futura e que mais alunos junta no secundário.
Um pouco em jeito de off-topic (e talvez não... não sei da empregabilidade dum curso de turismo). Ás vezes questiono-me porque se abrem tantos cursos com destino incerto.
Por exemplo:
Para quê tanto curso de ensino? Se não existem vagas no mercado de trabalho? Ainda por cima quando é o governo a empregar as pessoas que optam por essa via. O governo não devia ter uma comissão a estudar o mercado e abrir e fechar vagas consoante as necessidades do governo? Mesmo que mantivesse uma oferta superior ao mercado.
É que sai caro ao contribuinte estar a pagar cursos a pessoas que depois não vão exercer e sai caro à pessoa que investiu tanto de si num curso e que depois encontra-se na frustração do desemprego ou de ocupações que não reflectem o seu esforço.
concordo com tudo o que referiste e subscrevo.
mas no paìs em que vivemos, nao conta o que é melhor para Portugal mas sim o que é melhor para os partidos.Para eles é preferivel trabalhar para a estatistica que neste caso esta relacionada com o desemprego e educação. por exemplo se eles abrirem mais cursos quer dizer que ha mais diversidade de escolha (apesar de muitos cursos ser so o nome que muda e noutras para nada servem), se mantem mais pessoas no ensino superior é porque estão a aumentar o numero de licenciados e se estao a manter as pessoas no ensino superior, estão a evitar que elas vão para o desemprego durante os anos que tal partido está no poder.
ou seja é tudo campanha eleitoral.
redhot Escreveu:Não é necessário o curso de turismo ser superior. Pois não há matéria complexa que o justifique...
Essa mania de que tudo têm de ter um curso superior é uma ideia gasta. O padeiro não necessita de ter curso superior. Necessita é de ter um curso técnico.
Há cursos e cursos.
Depende do tipo de curso de Turismo de que estejamos a falar. É verdade que algumas vertentes podem ser adaptadas a cursos técnicos e há-os assim, mas...
Eu sou Licenciado numa vertente de turismo que demorou 4 anos e meio pela diversidade de disciplinas que teve e faz todo o sentido que o mesmo seja ministrado no ensino superior.
Também acaba por ser o agrupamento que tem mais empregabilidade futura e que mais alunos junta no secundário.
Um pouco em jeito de off-topic (e talvez não... não sei da empregabilidade dum curso de turismo). Ás vezes questiono-me porque se abrem tantos cursos com destino incerto.
Por exemplo:
Para quê tanto curso de ensino? Se não existem vagas no mercado de trabalho? Ainda por cima quando é o governo a empregar as pessoas que optam por essa via. O governo não devia ter uma comissão a estudar o mercado e abrir e fechar vagas consoante as necessidades do governo? Mesmo que mantivesse uma oferta superior ao mercado.
É que sai caro ao contribuinte estar a pagar cursos a pessoas que depois não vão exercer e sai caro à pessoa que investiu tanto de si num curso e que depois encontra-se na frustração do desemprego ou de ocupações que não reflectem o seu esforço.
Por exemplo:
J.Smith Escreveu:marianonunes Escreveu:redhot Escreveu:Lendo só o início do tópico concluo:
Não é necessário o curso de turismo ser superior. Pois não há matéria complexa que o justifique...
Essa mania de que tudo têm de ter um curso superior é uma ideia gasta. O padeiro não necessita de ter curso superior. Necessita é de ter um curso técnico.
Ora aí está. Gostava de ver uma média de 14 num curso de engenharia de certas universidades. Isso sim ficava impressionado.
Caro marianonunes,
ja reparei que o senhor deve supor que na Universidade de Coimbra são so facilitismos...
e porque nao estar em engenharia na FCTUC? eu conheço pessoas que entraram com medias de 18 e tal pelo regime normal e que neste momento estao com media 13 no curso que frequentam!
outro aspecto, se é por causa do rigor e exigencia fique sabendo que esta faculdade tem a maior taxa de reprovações do pais, portanto facilitismo é coisa que nao existe por la.
com tudo isto digo, nao fale do que nao sabe.
J.Smith
Que grande gargalhada!

Quem falou da universidade de Coimbra? Eu não. Mas aparentemente existem complexos da sua parte.
Retiro então essa do Professor, de resto mais uma vez concordo com o que dizes, o tal electricista vai mostrar e transmitir conhecimentos, só tenho pena que não se avançe mais num sentido de consolidação de conhecimentos, a questão aqui é dificil de resolver porque os recursos são escassos, quer a nivel do pessoal quer a nivel logistico, existe tambem a necessidade de adaptação horária visto a maior parte dos formandos estarem empregados e sujeitos ao habitual horário, a adesão a este processo excedeu as espectivas o que torna dificil ir mais além, o que é pena, eu para mim tenho que, quanto mais formação melhor.
Cumpt
Cumpt
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 947105jpsn, Bing [Bot], Google [Bot], hugob0ss, latbal, m-m, mjcsreis, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, sempreamesma, Shimazaki_2, trilhos2006 e 174 visitantes