Primeiras dúvidas...
Pagamento de impostos mais valias
Boa tarde,
Talvez não seja este o topico mais adequado para retirar as minhas duvidas mas mesmo assim aqui vai.
Alguem me sabe dizer em caso de mais valias e/ou dividendos em titulos transacionados nos mercados europeus ,como por exemplo a Belgica,Alemanha,Holanda e Paris qualé a percentagem que fica retida no pais de origem e quanto é que tenho que pagar cá quando apresentar o IRS?
Obrigado e BN
Talvez não seja este o topico mais adequado para retirar as minhas duvidas mas mesmo assim aqui vai.
Alguem me sabe dizer em caso de mais valias e/ou dividendos em titulos transacionados nos mercados europeus ,como por exemplo a Belgica,Alemanha,Holanda e Paris qualé a percentagem que fica retida no pais de origem e quanto é que tenho que pagar cá quando apresentar o IRS?
Obrigado e BN
corvo47 Escreveu:1-Tens de declarar sempre a compra e venda das acções.
Fiquei com a dúvida:
A necessidade de declaração de acções não se aplica apenas à venda?
E se realmente tenho de declarar também na compra, terei de fazer novas declarações de IRS de anos anteriores, caso não as tenha declarado?
Agradecia que me esclarecessem p.f..
- Registado: 29/11/2007 3:31
maximo_ Escreveu: E sobre CFD's é necessário declarar mais valias, e se sim, funciona da mesma forma que nas acções, 10% para CFD's com menos de 1 ano e 0% para CFD's com mais de 1 ano?
Claro que é necessário;
Mas não há menos ou mais de um ano (isso é só para acções), pagas sempre 10% sobre mais valias.
(Eu nem conheço ninguém que fique com CFDs mais de um ano... raramente mais de um mês!

Mas isso é porque o pessoal alavanca, e vira-se mais para o curto prazo. )

corvo47 Escreveu:1-Tens de declarar sempre a compra e venda das acções.
2-Em caso de mais valias, nas acções detidas há menos de um ano, pagas 10% sobre as mais valias.Não podes descontar o valor gasto em comissões.
3-Em caso de mais valias, nas acções detidas há mais de um ano, pagas 0%.
Um abraço.
E sobre CFD's é necessário declarar mais valias, e se sim, funciona da mesma forma que nas acções, 10% para CFD's com menos de 1 ano e 0% para CFD's com mais de 1 ano?
- Registado: 24/11/2008 0:36
Bar Escreveu:mas no cod irs apenas diz que podem ser deduzidos todos os custos com a alienação das posições, nao fala nada de custos com aquisição de posições
Mas penso que algures (já não me lembro onde) define o valor de aquisição como o preço de compra e das despesas associadas à compra.
Há 1 ano ou 2, corria aqui um tópico sobre esse assunto, onde muito se discutiu sobre a inclusão ou não dos custos de aquisição;
Nesse tópico, finalmente alguém teve uma confirmação, penso que por mail de alguém das Finanças, que nas respectivas colunas, seria para fazer assim:
Valor de aquisição = valor de compra das acções + comissões de compra;
Valor de alienação = valor de venda;
Despesas de alienação = comissões de venda.
De facto, penso que será mais uma omissão "que lhes convém".
Desde então faço sempre assim.
Cumprimentos.
Eu tb pago os meus impostos. O que queria dize é que a mais valia é o produto final entr uma compra e uma vendas com todos os custos associados à venda e compra.
Nota: Se toda a gente pagasse os seus impostos, de certeza que portugal era um paraíso neste nosso mundo.
Nota: Se toda a gente pagasse os seus impostos, de certeza que portugal era um paraíso neste nosso mundo.
- Registado: 20/9/2008 18:02
Bar Escreveu:é omisso, mas fala nas comissões de venda e nao nas de compra... logo parece.me ser uma omissão propositada.
No entanto, é aceite pelo fisco estes custos.
será que o fisco consegue controlar as mais valias?
penso que não, com uma excepção, com alienações de valores levados. Aí sim.
- Registado: 20/9/2008 18:02
Boas escrevi uma coisa resumida acerca disso.
http://www.maisvalias.com/2008/11/21/mais-valias-sobre-accoes-categoria-g/
Alguma coisa deve faltar, caso tenham dúvidas ou até as dúvidas e as respostas, eu completo o texto com esses dúvidas/respostas
Obrigado
http://www.maisvalias.com/2008/11/21/mais-valias-sobre-accoes-categoria-g/
Alguma coisa deve faltar, caso tenham dúvidas ou até as dúvidas e as respostas, eu completo o texto com esses dúvidas/respostas
Obrigado
Se calhar a senhora queria dizer-te que só pagas imposto se tiveres mais valia.
Quanto ao comprar acções baratas, dou-te um exemplo. Tens um diamantezinho de 250 gramas que custa 1000 euros. E um pacotinho de fiambre da perna, com as mesmas 250 gramas que só custa 750 euros. Qual achas que é melhor negócio? vale a pena ter acções baratas? sim, só precisas saber é o que valem, ou ter uma noção aproximada, para saber se são ou não baratas e se estás a comprar fiambre ou diamantes.
Quanto ao comprar acções baratas, dou-te um exemplo. Tens um diamantezinho de 250 gramas que custa 1000 euros. E um pacotinho de fiambre da perna, com as mesmas 250 gramas que só custa 750 euros. Qual achas que é melhor negócio? vale a pena ter acções baratas? sim, só precisas saber é o que valem, ou ter uma noção aproximada, para saber se são ou não baratas e se estás a comprar fiambre ou diamantes.
Re: Primeiras dúvidas...
JohnnyWolf Escreveu:2 - Hoje, o volume de transacções da EDP-NOM. foi 15259583 e fechou com - 0,93%. Da ALTRI foi 546503 e fechou com 2,64%.
O Volume de transacções é um bom indicador de subida das cotações?
Nem todas as cotadas têm o mesmo número de acções, por isso 1.259.583 de acções da EDP pode significar menos volume do que 546.503 da Altri...
Não vejas o volume como um número, mas compara com os valores habituais...
Uma subida com volume é sempre melhor indicador do que uma subida sem volume... mas isso haverá quem te explique melhor do que eu...
JohnnyWolf Escreveu:3 - É sempre preferível comprar as acções mais baratas?
Por acções baratas referes-te a acções com pouco valor? se sim, foge dessas (pelo menos se não pertencerem ao psi20). Algumas acções "baratas" não têm volume, o que significa que se torna dificil vender. Por outro lado, baixar um cêntimo equivale a uma perda grande (Ex: Vista Alegre - compras a 0,08€, se quizeres vender terás que vender a 0,07€, o que equivale a uma perda de 12,5% (claro que pode subir/descer)).
Independentemente do preço, aconselho-te a evitar acções com pouco volume.
Um conselho increve-te numa plataforma (ex: gobulling - www.gobulling.com) e treina com uma conta de simulação. Na Gobulling a conta de simulação tem a duração de um mês, mas podes renovar ou abrir outra com outro mail.
Outro conselho: atenção aos conselhos para a compra de acções, sobretudo nos chats. O segredo é ouvir, ler, mas seguir sempre a nossa cabeça.
Finalmente, antes de entrar numa acção define uma estratégia, sobretudo quando deves sair. Isto é válido sobretudo se estiveres a perder.
Um abraço
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro
... de perder dinheiro
Obrigado pela ajuda prestada até agora.
Se calhar fiz mal a pergunta ...!
´
- É preferível ter sempre maior número de acções?
Se investir, por exemplo, 1000 euros em acções do BCP a 0,80 euros e as vender a 3 euros, ganho mais do que se investir os mesmo 1000 euros em acções da GALP que estejam a 8,75 e as venda a 16...!
Agora é óbvio que o problema é saber se as acções "mais baratas" subirão significativamente.
Uma coisa que ainda não consegui ver (apesar de ser normal), é se o facto dos índices fecharem em alta em dias consectutivos, indicam que eu deva começar a investir ou não...!
Ando há mais de 2 meses a tentar saber mais da Bolsa e antes de investir ainda vou procurar adquirir mais conhecimentos.
Confesso que tenho alguma tentação em investir uma pequena quantia, quase para ver como funciona (mesmo pequena - 100 euros no máximo), mas acho que vou esperar.
Obrigado.
Se calhar fiz mal a pergunta ...!

- É preferível ter sempre maior número de acções?
Se investir, por exemplo, 1000 euros em acções do BCP a 0,80 euros e as vender a 3 euros, ganho mais do que se investir os mesmo 1000 euros em acções da GALP que estejam a 8,75 e as venda a 16...!
Agora é óbvio que o problema é saber se as acções "mais baratas" subirão significativamente.
Uma coisa que ainda não consegui ver (apesar de ser normal), é se o facto dos índices fecharem em alta em dias consectutivos, indicam que eu deva começar a investir ou não...!
Ando há mais de 2 meses a tentar saber mais da Bolsa e antes de investir ainda vou procurar adquirir mais conhecimentos.

Obrigado.
- Registado: 28/11/2008 18:26
JohnnyWolf Escreveu:3 - É sempre preferível comprar as acções mais baratas?
É sempre bom comprar uma acção barata

Não sou a pessoa mais indicada para te responder, mas por favor compreende que o preço de 0,40 por uma acção PODE ser caro pois ela pode descer mais.
Tanto ganhas 10% ou perdes 10% independentemente da acção custar 0,40 ou 8.80.
Minha sugestão: Entra na bolsa devagar, passa neste fórum com frequência e vai lendo uns posts.
Até breve,
excentrico
BYPASS Escreveu:corvo47 Escreveu:2-Não podes descontar o valor gasto em comissões.
Não pode?
Não. Nem na compra nem na venda.
Bem...é a informação que tenho, mas penso que está correcta.
Um abraço.
Nunca te é dado um desejo sem também te ser dado o poder de o realizares.Contudo,poderás ter de lutar por isso. Richard Bach "in" Ilusões.
3 - É sempre preferível comprar as acções mais baratas?
Obrigado.[/quote]
E o que entendes por acções baratas?
Obrigado.[/quote]
E o que entendes por acções baratas?
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 947105jpsn, Bing [Bot], Google [Bot], hugob0ss, IX Hispana, latbal, m-m, mjcsreis, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Shimazaki_2, trilhos2006 e 205 visitantes