Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fortis está a cair 17%

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por sherek_JNEG » 27/11/2008 15:20

Alguem sabe de alguma noticia sobre o fortis ,é que esta a subir quase 20%.
Obrigado

Registado: 29/11/2007 13:19

por AS_terix » 19/11/2008 14:51

:| Fortis, penso num BCP a nosso nivel !
Estou entalado, assustado, mas com liquidez , para aguenta-las ! MAS , CUSTA ! lool
:roll:

Registado: 29/11/2007 2:07
Localização: ALBUFEIRA /Av. Montechoro ou Lisboa, P. Nações e....

por Elias » 19/11/2008 12:23

É mais ou menos isso.

No fundo a minha questão era: "desde quando é que a cotação reflecte a realidade patrimonial e do negócio, seja no Fortis ou noutro qualquer?". Admito que possa não ter sido claro.

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por Flying Turtle » 19/11/2008 11:25

Elias Escreveu:FT,

Eu concordo inteiramente que o valor fixado pelo mercado corresponde à percepção entre compradores e vendedores.

Só não vejo em que é que o caso do Fortis é diferente.

1 abraço,
Elias

Bom, então a questão que colocaste não correspondia aquilo que pretendias perguntar :wink:

Reiterando que conheço muito pouco da realidade concreta do Fortis antes e depois das intervenções estatais (de vários Estados) havidas: Questiono-me se essas intervenções não têm efeitos comparáveis aos que levam, por exemplo, a corrigir as cotações aquando de aumentos ou reduções de capital.

Assim como me questiono quanto aos efeitos da significativa (mesmo que parcial) estatização de partes da instituição na sua forma de governo.

No limite, quando uma empresa é nacionalizada (ou seja, o seu capital passa inteiramente para a posse do Estado), as suas acções deixam de estar cotadas em bolsa. Desde logo, porque deixam de poder ser transaccionadas. Os accionistas à data da nacionalização serão, num Estado de direito, compensados pelo valor actual (calculado de forma independente e por reputado(s) avaliador(es)) da empresa à data da nacionalização. Ora quando uma instituição é nacionalizada em 49,99%, ou em 50,01% por exemplo (eu sei que não é a mesma coisa, por isso coloquei os dois valores), pergunto-me se isso não provoca uma descontinuidade no valor da empresa, a qual poderá ter um reflexo na cotação da mesma. Há questões como o "free float", a liquidez, e muitas outras, que influenciam as percepções de valor dos actores no mercado, e isso pode ir muito para além das variações - mesmo que abruptas - das cotações induzidas pelo simples funcionamento do mercado.

Mas admito que no caso concreto possa não se justificar tal consideração o que é, pelo que percebo, a tua opinião :wink:

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por Elias » 19/11/2008 11:09

FT,

Eu concordo inteiramente que o valor fixado pelo mercado corresponde à percepção entre compradores e vendedores.

Só não vejo em que é que o caso do Fortis é diferente.

1 abraço,
Elias

por Flying Turtle » 19/11/2008 10:08

Elias Escreveu:
Flying Turtle Escreveu:As cotações do Fortis não devem ser comparadas e/ou avaliadas de uma forma simplista, uma vez que não representam a mesma realidade patrimonial e de negócio.

Amigo Tartaruga Voadora,

Não percebi muito bem as tuas palavras.

Há algum título em que as cotações representem a realidade patrimonial e de negócio?

1 abraço,
Elias

Olá Elias,

Relativamente ao Fortis em concreto: Comparar cotações antes e depois das intervenções estatais e das cisões (se não formais, pelo menos práticas) que se verificaram parece-me difícil. A menos, claro, que eu tenha percebido mal qual foi a natureza das intervenções que se realizaram na instituição, o que é perfeitamente possível até porque nunca acompanhei de perto nem a instituição nem o título.

Relativamente à questão em abstracto: A cotação de um título resulta do funcionamento do mercado, isto é, de um encontro momentâneo entre oferta e procura. Isto significa que, no preciso momento da formação da cotação, comprador e vendedor estão satisfeitos com a transacção realizada, isto é, com o preço acordado. A formação do preço resulta assim da percepção que tanto comprador como vendedor têm das realidades patrimonial e de negócio da empresa cotada, tanto em termos presentes como de expectativas quanto ao futuro. Dito de outro modo, tanto vendedor como comprador concordaram, naquele preciso momento, numa mesma estimativa do valor actual da empresa.

Imagina duas situações completamente opostas (e por força da simplificação um tanto afastadas da realidade):

- Uma "empresa" que não exerce qualquer actividade e a única coisa que tem é um monte de barras de ouro;

- Outra empresa que não tem qualquer património (nem mesmo um "clip") e portanto a única coisa que faz é vender serviços (imaginemos que não paga salários e como tal não tem encargos fixos, sendo os serviços integralmente realizados por profissionais livres, cujos custos podem ser, para facilitar, considerados proporcionais ao negócio realizado).

Ambas as empresas cotaram, no mesmo momento, a 10 euros.

O que reflecte a cotação de cada uma delas?

FT

por paulogemas » 19/11/2008 0:52

Eu sei euroverde mas com a sessão suspensa não pude fazer nada. Reparei que por volta das 14:00h houve venda e consequente compra de cerca de 1.000.000 de acções a 1.06 euros. E mesmo com a acção supensa apareciam ordens a 0.80 no final da sessão. O que é que isto quer dizer? Será que quando reabrir abre netes valores? desculpem se estou a dizer uma barbaridade mas sou novo na bolsa e não li esta situação em nenhum dos livros que me sugeriram.

Registado: 8/9/2008 15:39

por EuroVerde » 19/11/2008 0:38

paulogemas Escreveu:Realmente a cotação foi congelada nesse valor. Eu entrei no fortis a 0.67, alguem me sabe dizer o que poderá acontecer agora?

Cuidado paulo, esta provávelmente não é a melhor altura para estar no Fortis. O risco é muito grande.

Registado: 29/11/2007 11:19

por paulogemas » 19/11/2008 0:32

Realmente a cotação foi congelada nesse valor. Eu entrei no fortis a 0.67, alguem me sabe dizer o que poderá acontecer agora?

Registado: 8/9/2008 15:39

O título foi suspenso

por jesg » 19/11/2008 0:15

Tanto qto sei o Fortis era um grupo bancário e segurador até os governos holandês, belga e luxamburguês terem injectado dinheiro e nacionalizado a parte bancária à cerca de 1 mês. As acções estavam na altura a 5 e picos qdo foram suspensas e voltaram alguns dias depois a 2 € depois de ter sido expurgado o negócio bancário. Entretanto o governo belga quer vender os activos bancários ao BNP e os accionistas interpuseram recurso nos tribunais. A decisão do tribunal saiu hoje e foi no sentido de aprovar a venda. As acções cairam bastante e foram suspensas quando estavam a 0.707 .
Não sei qdo voltarão a estar cotadas. Cmprts

Registado: 29/11/2007 4:10

por Elias » 18/11/2008 15:46

Flying Turtle Escreveu:As cotações do Fortis não devem ser comparadas e/ou avaliadas de uma forma simplista, uma vez que não representam a mesma realidade patrimonial e de negócio.

Amigo Tartaruga Voadora,

Não percebi muito bem as tuas palavras.

Há algum título em que as cotações representem a realidade patrimonial e de negócio?

1 abraço,
Elias

por Flying Turtle » 18/11/2008 15:41

As cotações do Fortis não devem ser comparadas e/ou avaliadas de uma forma simplista, uma vez que não representam a mesma realidade patrimonial e de negócio. Na prática, não existe quase historial para analisar as cotações actuais do banco.

FT

Re: Fortis está a cair 17%

por pedrom » 18/11/2008 15:35

jesg Escreveu:Alguém tem seguido este título e sabe opinar sobre a bondade de entrar?

Entar porque está a descer? Se fores por essa lógica tens n titulos todos os dias onde entrar!!!! Atenção que não te estou a dizer para não entrar, mas o risco é muito elevado porque as dificuldades do banco são conhecidas e pelos vistos estão a agravar-se!!!
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por pvg80713 » 18/11/2008 15:23

a ultima vez que li alguma coisa sobre Fortis, tinha sido nacionalizado por dois paises, Belgica e Holanda... portanto deve haver grande confusão na gestão etc...

Registado: 19/4/2005 11:11

por Adrox » 18/11/2008 14:40

Aqui vai, acho que não há nada a dizer...
Tendencia descendente clara.
Anexos
fortis.jpg
fortis.jpg (87.47 KiB) Visualizado 1845 vezes

Registado: 29/11/2007 1:43

era só um gráfico....

por rasteiro » 18/11/2008 11:57

que era preciso neste momento para analizar esta acção.
Gostaria a quem acompanha esta acção, ou que tenha um gráfico se o poderia colocar.

Obrigados

abraços

Registado: 29/11/2007 12:24

Fortis o BCP lá do Burgo........?????

por rufa » 18/11/2008 11:29

O BCP e o Fortis não são sócios neste grande Bear que ambos atrevesam :mrgreen:

Cumps.

Registado: 29/11/2007 12:52

por Elias » 18/11/2008 11:24

Deixa-me antes perguntar-te porque é que considerarias entrar neste título

Fortis está a cair 17%

por jesg » 18/11/2008 11:21

Alguém tem seguido este título e sabe opinar sobre a bondade de entrar?

Registado: 29/11/2007 4:10

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 947105jpsn, Google [Bot], hugob0ss, iniciado1, IX Hispana, latbal, m-m, mjcsreis, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, PMP69, sempreamesma, Shimazaki_2, trilhos2006, Yahoo [Bot] e 181 visitantes