Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ferreira Leite: seria bom haver seis meses sem democracia

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Woodhare » 24/11/2008 11:54

Entretanto para quem tinha dúvidas que o Alberto João Jardim é o Hugo Chávez da Madeira essas dúvidas foram esclarecidas quando ele se assumiu como um homem de esquerda.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

Registado: 16/6/2007 12:05

por mfsr1980 » 23/11/2008 19:31

Acho a MFL, a mulher necessária à Democracia Portuguesa e a Portugal!
Logo à partida destaca-se por não ser MENTIROSA, para mim um atributo importante e em segundo lugar porque não pactua com cenas pouco edificantes da politica portuguesa. Em terceiro lugar porque sabe escolher as pessoas competentes para os lugares importantes.
O pessoal aqui ainda não se apercebeu que a situação a que nós chegámos? Estes últimos anos do "pinóquio" não foi só o crescimento que foi fraco, o crescimento da dívida é altissímo e está imparável. Neste momento grande parte do nosso trabalho é para pagar as dívidas e é óbvio que o nosso futuro é negro.
As reformas do "mentiroso-mór" são mal executadas e insuficientes e o "barco" assim afunda-se.
Espero que venha uma "lufada de ar fresco" agora nestas eleições senão não me resta outra alternativa senão emigrar.

Registado: 3/5/2007 13:55

por Capitão Nemo » 23/11/2008 13:44

Não acho que Manuela Ferreira Leite tenha perfil para ser líder do PSD e muito menos para primeira ministra de Portugal.

Não tem carisma, não tem ideias próprias, não sabe ouvir os outros (importantíssimo num líder), acho até que não capacidade na sua área profissional para exercer ao mais alto nível ou seja num Governo.

Por outro lado tem uma imagem fraquíssima, um discurso inconsequente, ziguezagueante e pouco apelativo.

Ela fala de reformas e de como é impossível pô-las em prática na actual democracia portuguesa. Mas ela como líder já devia ter começado a falar das reformas que são necessárias fazer e ainda não o fez.

Mesmo como ministra das Finanças, não me recordo de reformas que tenha feito ou tentado fazer, a única coisa que conseguiu foi cobrar impostos, perdoar os juros de mora a quem pagasse os impostos em atraso e vender dívida fiscal ao CitiGroup.

A Sra. pode ter dito aquilo que provavelmente muitos portugueses não o dizem, mas pensam. A crise na justiça com processos que se resolvem sempre favoravelmente aos mais fortes e ricos mesmo havendo indícios fortes de corrupção e crime, a crise na educação em que os jovens saem cada vez mais mal preparados para enfrentarem a vida profissional, a crise moral que o caso BPN veio agravar, a crise económica em que vivemos já desde o pântano que Guterres falou deixa os portugueses apreensivos em relação ao futuro.

Mas o povo pode pensar, pode dizer em conversas informais e até pode votar como melhor Português o Dr. Salazar, mas um político inteligente e consequente sabe que não pode dizer tudo o que pensa.

Acima de tudo acho que foi uma afirmação pouco inteligente e de alguém que não tendo nada para dizer acaba por dizer aquilo que lhe vai na alma.

Mas numa coisa a MFL tem razão, um sistema político que é incapaz de produzir reformas políticas e de se regenerar a si próprio acaba por apodrecer aos poucos ao ponto de não sobreviver. Foi por isso que o regime anterior caiu e deu lugar ao 25 de Abril.
Cumprimentos,

Cap. Nemo

Registado: 4/12/2007 0:58

por MozHawk » 23/11/2008 13:02

Pata,

Penso que a Ferrreira Leite há muito que se suicidou politicamente. A começar por ter aceite candidatar-se à liderança do partido (presente envenenado!)...

Um abraço,
MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

por lutav » 23/11/2008 11:56

a senhora é estupida, mas o que disse é verdade....

bem, mais 3 paginas, e temos convertidos para as eleicoes de 2009 :wink:

beijos e abraços

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=65603 :)

Registado: 22/9/2006 22:36

por Woodhare » 23/11/2008 11:09

mfsr1980 Escreveu:A democracia não tem futuro se continuar-mos assim!
Confesso que me aflige ver o País num estado semelhante ao dos clubes de futebol (técnicamente falido).
Mas, o mais grave é que o Governo está a usar de todos os meios para se endividar mais. Será que pode? e as dívidas são para pagar?

A Democracia implica também o crescimento e a evolução da sociedade. O totalitarismo é só um passo atrás, é como reconheceres que não consegues ser um adulto independente e os teus pais devem voltar a tomar decisões por ti.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

por mfsr1980 » 23/11/2008 0:41

A democracia não tem futuro se continuar-mos assim!
Confesso que me aflige ver o País num estado semelhante ao dos clubes de futebol (técnicamente falido).
Mas, o mais grave é que o Governo está a usar de todos os meios para se endividar mais. Será que pode? e as dívidas são para pagar?

Registado: 3/5/2007 13:55

por Woodhare » 22/11/2008 22:46

Concordo Adrox.

Isto não é tópico de música mas aqui fica:

<div><object width="480" height="381"><param name="movie" value="http://www.dailymotion.com/swf/kbnRkXvUECZ1rYvIRu&related=1&canvas=medium"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowScriptAccess" value="always"></param><embed src="http://www.dailymotion.com/swf/kbnRkXvUECZ1rYvIRu&related=1&canvas=medium" type="application/x-shockwave-flash" width="480" height="381" allowFullScreen="true" allowScriptAccess="always"></embed></object>
<b><a href="http://www.dailymotion.com/video/x4i1t8_beatles-back-in-the-ussr_music">Beatles Back In The U.S.S.R.</a></b>
<i>Enviado por <a href="http://www.dailymotion.com/espritdejack">espritdejack</a></i></div>

por Adrox » 22/11/2008 15:34

Quem tem dúvidas quanto à Democracia Portuguesa, pode ir para paises onde se sente melhor com a ditadura temporário permanente como a Venezuela, a China, a Córeia do Norte, Cuba.

Já estou como o outro:
- Desamparem-me a loja.

Os americanos são mesmo muita burros, até agora enfrentaram as crises sempre com a Democracia.

Haviam de ter feito como a Alemanha e meter lá um bigodaças que evoluiu a Alemanha a sério...

E depois vêm com as conversas do Tabu...

Esse senhor que escreveu esse artigo é que devia estar preso não era o Mário Machado.

Cumprimentos.

Registado: 29/11/2007 1:43

por Woodhare » 22/11/2008 13:43

Manuela Ferreira Leite tem razão no essencial.

Sim mas o problema é que ela não tem razão no essencial.

Essa ilusão que existe enraízada na nossa cultura de que era preciso uma ditadura para pôr isto na ordem é falsa. É uma ilusão. O que é preciso é coragem política e entender no nosso país aquilo que o Nixon entendeu nos EUA, que existe uma maioria silenciosa que está farta das chantagens das forças de bloqueio neste país.

E já agora se era a isso que a MFL se referia, não se entende como é que ela anda a apoiar os sindicatos e a atacar as reformas e ao mesmo tempo a dizer que era preciso acabar com a liberdade para fazer as reformas.

Seja como fôr o PSD já está fora de questão para mim nas próximas eleições PS? CDS? Abstenção? logo se vê.

por trial » 22/11/2008 12:42

Sim e era tudo melhor no tempo do Salazar...

A ideia de que é possível mudar as coisas de forma democrática e a ideia de que só é possivel mudar as coisas sem democracia é o que distingue os países que nunca cedem à tendencia do totalitarismo e os caiem constantemente nela, curiosamente são os primeiros que têm desfrutado maior prosperidade. Eu gostava de acreditar que Portugal está no primeiro pelotão.[/quote]

Salazar "não havia necessidade"

Ninguém pensa ou esta a pensar em ditadores , mais ela é infeliz ao ter esta frase não pelo seu conteúdo pela sua oportunidade , ela esta num combate para ganhar !? as próximas eleições , todo o seu discurso deve ser centrado nas falhas deste governo e quais são as suas alternativas .
Desviar as atenções daquilo que é o seu objectivo é um erro crasso.

Registado: 18/1/2008 16:20

por trial » 22/11/2008 12:33

Salazar "não havia necessidade"

por dvck » 22/11/2008 12:27

Para mim a gravidade não está nas declarações em si. O que nos devia preocupar a todos é que as declarações de MFL, mesmo em tom irónico, são a mais pura das verdades, infelizmente.
"I'm not normally a religious man, but if you're up there, save me, Superman!" (Homer Simpson)

Registado: 16/11/2007 18:38

por Woodhare » 22/11/2008 12:17

Mas de onde é que esse senhor terá saido..."...back in the USSR...you don't know how lucky you are boy..."

Manuela Ferreira Leite tem razão no essencial. A prática política dos últimos 30 anos demonstra-o. A história da democracia portuguesa é a história da conquista do Estado por interesses particulares, desde os grandes grupos económicos às corporações profissionais.

Sim e era tudo melhor no tempo do Salazar...
A ideia de que é possível mudar as coisas de forma democrática e a ideia de que só é possivel mudar as coisas sem democracia é o que distingue os países que nunca cedem à tendencia do totalitarismo e os caiem constantemente nela, curiosamente são os primeiros que têm desfrutado maior prosperidade. Eu gostava de acreditar que Portugal está no primeiro pelotão.

por trial » 22/11/2008 11:47

O REGIME IMPERFEITO

João Miranda
Investigador em biotecnologia - jmirandadn@gmail.com

Nas ditaduras não são permitidas críticas ao ditador nem ao seu regime. As democracias não são muito diferentes. Também têm os seus tabus.

Os democratas admitem, citando Churchill, que a democracia é o pior de todos os regimes com excepção de todos os outros. No entanto, esta frase tem uma função censória.

Serve para travar críticas à democracia e comparações com regimes alternativos. Os povos democráticos acabam por ser os que menos conhecem os defeitos da democracia.

Esta semana, Manuela Ferreira Leite quebrou um tabu. Disse que, em democracia, não é possível fazer reformas contra os grupos profissionais instalados. Meio a sério, meio a brincar, chegou mesmo a sugerir uma interrupção por seis meses do regime democrático.

A opinião pública reagiu, indignada, contra um suposto apelo à ditadura. A polémica serviu para esconder, mais uma vez, as vulnerabilidades da democracia.

Manuela Ferreira Leite tem razão no essencial. A prática política dos últimos 30 anos demonstra-o. A história da democracia portuguesa é a história da conquista do Estado por interesses particulares, desde os grandes grupos económicos às corporações profissionais.

As reformas, quando se fizeram, fizeram-se para corrigir os erros do PREC ou por imposição da União Europeia. José Sócrates, que apesar de tudo é o primeiro-ministro mais reformista dos últimos 15 anos, não conseguiu mexer na justiça, recuou na saúde, criou novos privilégios para os camionistas e está agora a ceder às corporações da educação.

A captura das instituições públicas por interesses privados é um fenómeno intrínseco da democracia. Como o poder vai a leilão de quatro em quatro anos, os políticos que o desejem conquistar têm de oferecer privilégios em troca de votos.

Os políticos sabem que o interesse geral, por ter benefícios que se dispersam por toda a população, é muito menos mobilizador que os interesses particulares.

Por isso optam por ignorar o interesse geral e por conceder privilégios aos grupos que se mobilizam por interesses particulares.|

por Merceeiro » 20/11/2008 17:58

A Manuela deve ter querido dizer alguma coisa, mas como não vale nada como politica, não sabe explicar o que pensa e só diz asneiras. A criatura não tem jeito para a coisa e pronto, não há nada a fazer.

Para a Ucrânia ou Cabo Verde ia ela, bem mais que seis meses que não fazia cá falta. E já agora leve o Portas, o Flopes e o Menezes.

Ou então aguente no PSD muito tempo, para não terem hipotese de ir para o Governo voltar a fazer a porcaria que fizeram.
A mercearia de valores não faz fiado

Registado: 29/11/2007 10:29

por alexandre.lobo » 20/11/2008 16:35

Androx,

Revelas algum desconhecimento em algumas questões que comentaste, entretanto vou ver se te ajudo a esclarecer algumas delas:

1º Como sócio-gerente de uma empresa que és funcionário, mesmo com todos os descontos obrigatórios por lei, nunca vais ter direito ao subsídio desemprego. Pode parecer estranho, mas podes esclarecer esta questão em qualquer balcão da segurança social.

2º A questão do "bom ordenado" é muito subjectiva, na verdade não há ordenados bons ou maus. O que há são bons ou maus funcionários. O salário é apenas um número que a empresa está disposta a pagar para a execução de uma determinada função.

3º Quanto a questão de "quase só conheço patrões que declaram o ordenado mínimo", neste caso é um problema de relacionamento pessoal, não necessariamente reflecte a realidade do país.

Abraço e Bons Negócios!

Registado: 29/11/2007 12:10

por Adrox » 20/11/2008 16:18

americob Escreveu:
Nahoot Escreveu:
Adrox Escreveu:
marsalgado Escreveu:MFL QUER ESTIMULAR EMPREENDEDORISMO AJUDANDO EMPRESAS QUE ENCERRAM

«A presidente do PSD propôs hoje a eliminação dos custos de encerramento de empresas e a atribuição de apoios sociais aos respectivos empresários, como forma de incentivar o empreendedorismo, sem estigmatizar as empresas falhadas.» [Diário Económico]

Esta é boa ah,ah,ah

Eu pensava que era a gozar, fui googlar, e não é que ela disse mesmo isso:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=359548

Epá, o que é que andam a por na bebida da senhora?
Se calhar já está a ser em dose um bocado demais, não?

Cumprimentos.

Não me parece completamente descabido... :roll:
Tanto quanto me parece o empreendedorismo é bom para a sociedade, a criação de novas empresas é uma coisa positiva...

Mas qual é a motivação para abrir uma empresa?
Tens de gastar dinheiro a criar a coisa, trabalhas que nem um cão, no inicio (com sorte) não ganhas nada porque tens contas para pagar.... e se a coisa correr mal ainda tens de ter mais despesas com o encerramento (para não falar das dividas que têm de ser pagas) e ainda ficas conotado como o "falhado que levou a empresa à falência"...

Eliminando os custos e dando incentivos fiscais sempre minimizas algumas das razões do des-incentivo...
A questão da conotação social talvez vá lá com o tempo...

Falta ainda acrescentar que alem de ficares no desemprego, não tens direito a qualquer subsídio de desemprego, pois como eras "patrão" deves ser rico (deves ter desviado muito, se não desviaste foi porque não quiseste).

Cumptos,

Se fores o patrão, e te nomeares como Gestor, com salário constante, e descontares para a segurança social, depois não recebes subsidio de desemprego?

Isto é, se fores patrão e te nomeares como empregado da empresa e fizeres os respectivos descontos depois não tens direito a subsidio?
Parece-me muito estranho.

É que eu em Portugal quase só conheço patrões que declaram o ordenado minimo...

Aposto que se declararem um bom ordenado e pagarem os respectivos impostos depois têm direito a subsidio, ou não?

Já agora, as medidas têm timings, numa altura que a economia está-se a desmoronar esta não é a melhor altura para incentivar ao fecho de empresas...
Porque é que não propõe estas leis na altura do inicio dos Bull Markets? Ai é que se tem que se incentivar o empreendedorismo.

Cumprimentos.

Registado: 29/11/2007 1:43

por pedrom » 20/11/2008 11:33

Não li o que está para trás mas o que penso que se passa é que o que ela disse, está a ser aproveitado para a mudança de lider do PSD, cargo este que tem demonstrado que não tem perfil para exercer!!!

Com ela à frente do PSD, o PS não tem de preocupar muito pois ela passa a maior parte do tempo calada!!!
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por Woodhare » 20/11/2008 10:03

E relação aos seis meses sem Democracia não percebi se ela se era sarcasmo ao governo, como mais tarde esclareceram, se era sarcasmo aplicado à resistência da função pública às reformas ou se era constatação de que seria mais fácil pôr o país em ordem sem Democracia.

Em todo o caso esta última hipótese é uma tentação que muitas vezes persiste no entato a história prova que países em situações complicadas conseguem resolver os problemas quando há coragem política, veja-se o caso do Reino Unido com a Thatcher ou a Irlanda.

por Woodhare » 20/11/2008 9:57

redhot Escreveu:
Woodhare Escreveu:Redhot não há xenofobia nisso nem a MFL está a dizer que se está nas tintas para os problemas dos outros, apenas que o impacto em econmias como Cabo Verde ou Ucrânia seria mais relevante do que em Portugal.

A frase é um erro político grave.

Não interessa o que ela quis dizer. Interessa a interpretação da maioria de quem a ouve.

A frase dos ucranianos dita por qualquer político, seja a ferreira leite, seja o socrates, o cavaco ou o barroso ou sejam quem for...É um erro político.

Estou-me a lembrar de outro erro político:

- Cavaco Silva quando proferio: "Hoje é o dia da raça".

Todos nós percebemos o que ele quiz dizer. Que não era com intenção xenófoba. Mas...não se diz...é um erro político grave...

Redhot isso são sensibilidades que são empoladas pela comunicação social mas que sinceramente nem sequer chegam a ser afirmaçõe polémicas porque não hostilizam ninguém.

Se eu te dissesse que se vive desafogadamente com 500 euros mensais em Portugal e me respondesses que com 500 euros mensais, desafogadamente só na Ucrania ou Cabo Verde não havia qualquer xenofobia, só uma constatação da realidade. Mas cada um tem a sua opinião.

Santana, Menezes, Marques Mendes !

por bboniek33 » 20/11/2008 8:59

Voltem... Estao perdoados. :cry:
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por americo » 20/11/2008 0:59

Nahoot Escreveu:
Adrox Escreveu:
marsalgado Escreveu:MFL QUER ESTIMULAR EMPREENDEDORISMO AJUDANDO EMPRESAS QUE ENCERRAM

«A presidente do PSD propôs hoje a eliminação dos custos de encerramento de empresas e a atribuição de apoios sociais aos respectivos empresários, como forma de incentivar o empreendedorismo, sem estigmatizar as empresas falhadas.» [Diário Económico]

Esta é boa ah,ah,ah

Cumprimentos.

Tanto quanto me parece o empreendedorismo é bom para a sociedade, a criação de novas empresas é uma coisa positiva...

Tens de gastar dinheiro a criar a coisa, trabalhas que nem um cão, no inicio (com sorte) não ganhas nada porque tens contas para pagar.... e se a coisa correr mal ainda tens de ter mais despesas com o encerramento (para não falar das dividas que têm de ser pagas) e ainda ficas conotado como o "falhado que levou a empresa à falência"...

Eliminando os custos e dando incentivos fiscais sempre minimizas algumas das razões do des-incentivo...

Falta ainda acrescentar que alem de ficares no desemprego, não tens direito a qualquer subsídio de desemprego, pois como eras "patrão" deves ser rico (deves ter desviado muito, se não desviaste foi porque não quiseste).

Cumptos,

Registado: 1/5/2007 20:38

por nahoot » 20/11/2008 0:52

Adrox Escreveu:

Esta é boa ah,ah,ah

Cumprimentos.

Registado: 1/10/2008 16:20

por mais_um » 20/11/2008 0:50

mfsr1980 Escreveu:Perdão...a Manelinha teve «in extremis» que corrigir o défice, de forma a não incorrer em penalizações. Os erros vinham detrás, o Guterres não lhe diz nada?

"in-extremis"???? para já foi 3,4% e se eu vendesse a minha casa também pagava a divida da mesma, ela nem isso conseguiu... :lol: :lol: :lol:

Claro que me diz, o 2º governo dele, a seguir ao governo do Durão Barroso e do Santana Lopoes, foi o pior dos ultimos 25 anos

Registado: 14/11/2008 0:48

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 947105jpsn, Google [Bot], hugob0ss, IX Hispana, latbal, m-m, mjcsreis, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Shimazaki_2, trilhos2006 e 207 visitantes