Fed revê em forte baixa estimativas de crescimento económico
1 Mensagem
|Página 1 de 1
Fed revê em forte baixa estimativas de crescimento económico
Fed revê em forte baixa estimativas de crescimento económico dos EUA
19/11/2008
A Reserva Federal (Fed) dos EUA reviu em forte baixa as estimativas para o crescimento económico do país. Para 2009, as estimativas variam entre uma contracção de 0,2% e uma expansão de 1,1%. A autoridade considera que as perspectivas económicas “pioraram significativamente” desde Junho devido à crise financeira.
As novas projecções da Fed, publicadas hoje através das minutas da reunião de 29 de Outubro, apontam para que o produto interno bruto (PIB) dos EUA varie entre uma contracção de 0,2% e um crescimento de 1,1%, em 2009. As projecções anteriores, publicadas em Junho, apontavam para um crescimento económico entre 2% e 2,8%.
As perspectivas para a taxa de desemprego também foram revistas, com a Fed a prever que a taxa cresça para um nível entre os 7,1% e os 7,6%, o que compara com o intervalo de 5,3%-5,8%, estimado em Junho.
As minutas da última reunião da autoridade monetária, onde se anunciou um corte de juros de 0,50 pontos para 1%, revelam que “os riscos para o crescimento económico permanece” e que as perspectivas “pioraram significativamente” face às projecções de Junho.
As estimativas relativas à inflação também foram revistas mas em alta, no dia em que o Departamento do Trabalho revelou que a inflação dos EUA registou a maior queda mensal de sempre, com a taxa a fixar-se nos 3,7%.
As projecções da Fed apontam agora para que a inflação, excluindo a alimentação e a energia, se situe entre 2,3% e 2,5%, quando em Junho as estimativas apontavam para valores entre 2,2% e 2,4%.
“Alguns vêem um risco que, com o tempo, a inflação possa cair para níveis abaixo do considerado consistente pelo mandato da Fed”, revelam as minutas, citadas pela Bloomberg.
1 Mensagem
|Página 1 de 1
Quem está ligado: