Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Clube de Investidores

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 18/11/2008 22:14

Ainda por cima o advogado ignorou o facto de nalguns bancos se poder identificar o patrimonio como pertencendo em partes diferentes a vários titulares. Ou seja, tenho que concordar com o Vxpeculator.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Re: Clube de Investidores

por JB08XPECULATOR » 18/11/2008 17:35

Um curioso... Escreveu:
nicknolte Escreveu:Estou a pensar constituir com um grupo de amigos um “clube de investidores”.

Depois de uma busca na net já tenho um esboço de estatuto e modo de funcionamento, (baseado na legislação brasileira)
Falta ainda uma parte sensível que é a relação com o fisco.

Em contacto com a minha correctora (LJCarregosa ), não me responderam à questão como deduzir os impostos dos vários titulares do “clube”, mandaram-me falar com as “Finanças”.
Como em Portugal ainda não existe suporte legal para este tipo de “clubes”, tou mesmo a ver a resposta.

Algum dos caldeireiros tem experiência ou conhecimento da forma como poderei resolver esta questão de IRS?

Um abraço

Há tempos, numa situação semelhante pedi um parecer a um advogado, que me informou que num banco ou numa correctora, uma conta conjunta pode ser movimentada por qualquer um dos membros, mas os títulos pertencem ao primeiro titular da conta e deve ser este a declarar as eventuais mais-valias às Finanças (IRS).
Para poder pertencer a todos os titulares, tem que ser constituida uma sociedade e então a tributação passa a ser feita em sede de IRC.

Desculpa, mas o teu advogado pode ser bom jurista mas é claramente mau fiscalista. :mrgreen:

Pode ser deduzido (e deve) em sede de IRS (e nao IRC) pela quota parte correspondente a cada titular do fundo.

Registado: 18/11/2008 14:28

por JB08XPECULATOR » 18/11/2008 17:21

Branc0 Escreveu:
_asdrubal_ Escreveu:Simples: Dividem o IRS a pagar por todos.

Se é uma colectividade deve ser IRC...

Nao. Tudo depende do número de investidores.

Trata-se de uma entidade, sem personalidade juridica, equiparada a pessoa colectica.

É a coisa mais fácil de constitur e em termos de IRS é a coisa mais simples, ao abrigo do regime da transparência fiscal.

www.rightsideclub.com tens ai vários modelos dos estatutos, regulamentos, etc.

Tem em conta o último ponte que consta aqui para evitares problemas:
http://www.associacaodeinvestidores.com/index3_3.html

www.ini.org tens outros modelos, brasileiros, que te podem ser útil.

Procura também no NAIC mais informaçao ou na Proshare.

Tem nota também o número de membros e certas questoes perliminares.
http://www.associacaodeinvestidores.com/index3_2.html

Registado: 18/11/2008 14:28

por salvadorveiga » 18/11/2008 16:08

um curioso...

obrigado acho q era issso mesmo... ou seja e' um bocado desvantajoso relativamente a' tributaçao individual...

ou seja isto no fundo no fundo, acaba por ser um fundo... Sociedade acho que a tributaçao de valores mobiliarios e' de 15% mas n tenho certeza...

Registado: 12/3/2008 22:06

Re: Clube de Investidores

por Um curioso... » 18/11/2008 15:50

nicknolte Escreveu:Estou a pensar constituir com um grupo de amigos um “clube de investidores”.

Depois de uma busca na net já tenho um esboço de estatuto e modo de funcionamento, (baseado na legislação brasileira)

Em contacto com a minha correctora (LJCarregosa ), não me responderam à questão como deduzir os impostos dos vários titulares do “clube”, mandaram-me falar com as “Finanças”.
Como em Portugal ainda não existe suporte legal para este tipo de “clubes”, tou mesmo a ver a resposta.

Algum dos caldeireiros tem experiência ou conhecimento da forma como poderei resolver esta questão de IRS?

Um abraço

Há tempos, numa situação semelhante pedi um parecer a um advogado, que me informou que num banco ou numa correctora, uma conta conjunta pode ser movimentada por qualquer um dos membros, mas os títulos pertencem ao primeiro titular da conta e deve ser este a declarar as eventuais mais-valias às Finanças (IRS).
Para poder pertencer a todos os titulares, tem que ser constituida uma sociedade e então a tributação passa a ser feita em sede de IRC.

Registado: 29/11/2007 14:04

por salvadorveiga » 18/11/2008 15:47

nao sei... deve haver limite de titulares ou nao ? nao vejo comodo haver uma conta de tipo 8 titulares numa corretora... acho que tem q ser mesmo atraves de colectividade, tipo empresa ou isso... mas posso tentar perguntr mais logo a minha mae q deve saber isso...

por nicknolte » 18/11/2008 15:42

mas incorres em ilegalidade... nao podes ter capital sem ser teu... se alguem te deu dinheiro tens q pagar imposto supostamente... se disseres as finanças posteriormente ah nao estou so' a gerir mas ta' em meu nome a conta... eles n tem nada a ver com isso...

A grande questão será esta da legalidade ou não perante o fisco.

Criar uma conta na corretora com todos os titulares poderá resolver o problema?

Registado: 23/11/2006 13:22

por salvadorveiga » 18/11/2008 15:24

_asdrubal_ Escreveu:
salvadorveiga Escreveu:nao e' tao simples assim...

Não é tão simples assim, que eu o próprio o faço :roll:

mas incorres em ilegalidade... nao podes ter capital sem ser teu... se alguem te deu dinheiro tens q pagar imposto supostamente... se disseres as finanças posteriormente ah nao estou so' a gerir mas ta' em meu nome a conta... eles n tem nada a ver com isso...

ou fazes a gestao no nome individual de cada pessoa, ou nao podes...

Por alguma coisa a minha mae nao meteu o $$ na minha conta a gerir, senao como e' q explicava por exemplo 100 mil euros na conta de um miudo de 20 anos ?

Legalmente o $$ seria meu logo teria q pagar imposto de doaçao no minimo....

por zurc2008 » 18/11/2008 15:18

Boas
Deve ser +- assim:
constituir uma sociedade tipo sociedades irregulares (com todos os membros do clube).
Depois os lucros ou os prejuízos são transferidos pela quota parte que cada um possuir na sociedade e tributados como se tratasse de rendimentos.

Mas o melhor é pedires um parcer numa repartição de finanças ou nos serviços de informação ao contribuinte.

Cumprimentos

Registado: 5/9/2008 12:07

por _asdrubal_ » 18/11/2008 15:06

salvadorveiga Escreveu:nao e' tao simples assim...

Não é tão simples assim, que eu o próprio o faço :roll:

Registado: 4/9/2008 15:20

por salvadorveiga » 18/11/2008 14:49

_asdrubal_ Escreveu:
Branc0 Escreveu:

Depende.
Podem entregar o capital todo a uma pessoa, sendo que o IRS resultante dos investimentos ser depois dividido por todos.

nao e' tao simples assim...

por arocha » 18/11/2008 14:40

Vai à "concorrência" e "pede" que te expliquem. Não falta lá pessoal que já se meteu nisso, pelo menos tratou de tudo e sabem como dar as voltas.

Registado: 12/12/2002 13:10

por _asdrubal_ » 18/11/2008 14:40

Branc0 Escreveu:

Depende.
Podem entregar o capital todo a uma pessoa, sendo que o IRS resultante dos investimentos ser depois dividido por todos.

por Branc0 » 18/11/2008 13:27

Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por _asdrubal_ » 18/11/2008 13:22

Simples: Dividem o IRS a pagar por todos.

Clube de Investidores

por nicknolte » 18/11/2008 13:13

Estou a pensar constituir com um grupo de amigos um “clube de investidores”.

Um abraço

Registado: 23/11/2006 13:22

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Feedfetcher, PAULOJOAO e 194 visitantes