Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Iniciação em novos instrumentos financeiros

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por yahh » 15/11/2008 19:24

Boa explicação para quem anda aqui, como eu, a ver se aprende alguma coisa (ie, aquilo a que se chamaria o básico) :wink:

Registado: 12/11/2008 22:06

por Thunder » 15/11/2008 18:28

Olá fbarrancos :P

Desculpa mas durante a semana não tive hipótese de responder-te como gostaria.... o tempo sempre foi um bocado "curto".

O jogo é sem dúvida uma excelente oportunidade para explorares a plataforma. A plataforma é bastante engraçada e tem um número enorme de activos que podes negociar.

A "manipulação" da plataforma é intuítiva e rapidamente vais saber trabalhar com as funções mais básicas.

O mais importante do meu ponto de vista, é perceberes a "mecânica" de funcionamento do activo que vais escolher. Cada um deles tem particularidades específicas e detalhes que deves conhecer.
Alguns pensamentos "avulsos" sobre alguns dos que referiste:

CFDS:

Na minha opinião um excelente instrumento. Bastante fácil de perceber a mecânica. Bastante mais fácil de perceber do que warrants por exemplo.
Foram os primeiros activos alvancados que negociei.
Tens CFDs sobre uma variedade enorme de activos como Stocks, índices (quase todos) e até alguns que replicam movimentos do crude e do dollar index.
Como as unidades transacionadas são geralmente de valor monetário relativamente pequeno, podes facilmente controlar a tua exposição ao mercado comprando (ou shortando) mais ou menos CFDs.
Um factor a ter em conta é que pagas juros nas posições longas.

Forex:

A sereia "venenosa" para os rookies. As alvancagens que podes usar são brutais. Podes "calcinar" uma conta jeitosa em dias se não tiveres juízo.
Exige uma conta razoável pois o tamanho dos lotes a negociar é grande (ou enorme).
O instrumento em si não é perigoso, os operadores é que o tornam perigoso, por ilusão de lucros fantásticos num piscar de olhos, mau money management e alavancagem brutalmente excessiva.
Sempre que tens a posição aberta mais do que um certo tempo estipulado será feito um rollover da posição (pesquisa no google » rollover Forex). Pagarás por esse rollover (ou vais receber) conforme o diferencial nas taxas de juro das moedas que compõem o cross cambial.

Outra pesquisa que podes fazer no google sobre forex é » Forex carry trade

Na minha humilde opinião deves focar-te em um ou dois pares. Os pares são tantos que há a tendência a atirmar em tudo o que mexe. Isto causa geralmente falta de concentração, overtrading e um seguimento bastante superficial da movimentação.
Mais vale pouco e bem....
Os pares mais importantes são: EURUSD e USDJPY

Pares menos líquidos tem spreads enormes. O que significa que mal entras no trade já estás a perder um bom bocado.
Logo o ideal será negociar os pares com o menor spread (normalmente os com mais liquidez).
Outro aspecto é a negociação 24 horas por dia, durante a semana de trabalho

Futuros:

Outro dos instrumentos que tem fama de ser um "bicho-papão"... e com alguma razão. Mais uma vez a causa é a alavancagem.
Os contratos como os do crude (CLxx) são enormes. Se a conta não for grande o mais provável é a coisa correr mal.
Tens contratos sobre mil e uma coisas.... Crude, gás natural, trigo, soja, prata, ouro, índices, moedas, bonds..... Atenção que alguns tem muito pouca liquidez, logo são armadilhas perigosas.
Nos contratos de futuro tens um limite temporal de negociação. Ao aproximar-se essa data o ideal será fechar esse contrato e abrir o contrato com o prazo temporal "seguinte". Normalmente vais perder algum valor nesse processo.
Outro factor importante..... Alguns tem entrega física.... ou seja, se o contrato não for fechado basicamente assume-se uma perda total. Na maioria das vezes a correctora fecha o contrato automaticamente. Mas nestas coisas muito sérias, convem não arriscar.

Acho que fico por aqui .... :mrgreen:

Qualquer outra situação avisa, ok? :P

Um abraço e boa sorte no jogo 2008 :wink:

Registado: 3/3/2007 16:57

por fbarrancos » 14/11/2008 12:10

O MEU MUITO OBRIGADO A TODOS!!!

:wink:
Cumprimentos,
<b>FB</b>arrancos

Registado: 29/11/2007 3:14

por Vencer na Bolsa » 13/11/2008 22:12

Eu chamo atenção para os produtos que permitem alavancagem (ex: forex), tal pode ser motivante em termos de prováveis lucros mas pode ser catastrófico no caso do trade correr no sentido inverso.
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.

Registado: 2/12/2007 20:01

por Ulisses Pereira » 13/11/2008 16:49

fbarrancos, deixo-te aqui um tópico com alguns esclarecimentos sobre CFD`s

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... light=cfds

Se experimentares negociar na plataforma do jogo, em regime de demo, os vários instrumentos financeiros depois é mais fácil perceberes o mecanismo de funcionamento e teres dúvidas mais concretas.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por fbarrancos » 13/11/2008 16:15

Thunder Escreveu:Coloca dúvidas concretas que dentro do possível terás ajuda de certeza :P :wink:

Tens bastante gente com experiência neste tipo de activos aqui no forum, por isso não terás problemas...

Um abraço 8-)

o funcionamento do FOREX é uma das principais duvidas!

shortar accoes com CFD'S... como? dá para todas? e como funciona :shock:

Como podes ver o nivel de "leigo" é tão grande... que até tenho dificuldades em saber o que perguntar :roll:

ja previamente "gogglei" sobre o assunto... mas o que encontro são definicoes ... e até ai ja entendi! trabalhar com os intrumentos... saber as "regras do jogo" ... isso é que tá mau!

:mrgreen:

OBRIGADO PELA RESPOSTA!
Cumprimentos,
<b>FB</b>arrancos

por Thunder » 13/11/2008 16:04

Coloca dúvidas concretas que dentro do possível terás ajuda de certeza :P :wink:

Tens bastante gente com experiência neste tipo de activos aqui no forum, por isso não terás problemas...

Um abraço 8-)

Registado: 3/3/2007 16:57

Iniciação em novos instrumentos financeiros

por fbarrancos » 13/11/2008 15:19

Boas caros caldeiros!!!

Apesar de estar completamente "fora de jogo" no que respeita a investimentos... (e conto estar por mais uns tempos) Com o novo jogo da bolsa que se aproxima... Sinto necessidade de aprender a trabalhar com o desconhecido... tipo shortar accoes, Forex, CFD's e por ai!!!

A verdade é que eu (e penso que muitos iniciados) somos leigos na matéria! Tambem sei que existem por ai topicos que nos iniciam na materia (mas procuro e não encntro nada) :shock: ....

Sendo assim o que pedia era uma explicação dos entendidos ou caso essa explicaçao ja tenha sido dada... uma ligação ao sitio onde existe a mesma! :roll:

Desde já o meu muito obrigado!!!
Cumprimentos,
<b>FB</b>arrancos

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Feedfetcher, PAULOJOAO e 195 visitantes