Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Obama sobe imposto mais-valias de 15% para 28%

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Migvar » 11/11/2008 3:20

Sendo a primeira vez que intervenho no fórum (apesar de ser um leitor atento das diversas opiniões) permitam-me transmitir a minha ideia relativamente a este assunto.
Quanto à questão de não se tributar ou se tributar a uma taxa inferior as mais-valias mobiliárias, na minha opinião isso em nada afectaria o investimento nas empresas.
As empresas não se financiam através das negociações em bolsa (excepto na eventualidade de deterem acções próprias e que procedam à sua venda), elas obtêm financiamento quando dispersam o capital através de ops's ou opv’s (sucedido com a Martifer, que obteve um encaixe financeiro que de outra forma nunca teria conseguido obter). Contudo, após a sua colocação no mercado bolsista quem ganha com as valorizações não são as empresas cotadas, mas sim os investidores.
A questão do risco como justificativo para uma baixa tributação não colhe dado que existem outras actividades sujeitas a riscos superiores e que são tributadas normalmente.
Agora, já concordo com uma tributação inferior dos dividendos distribuídos, porque aí sim era estimulado o investimento e a aposta nas empresas na perspectiva de que estas, mais cedo ou mais tarde, iriam crescer e gerar lucros para os seus donos, isto é para os accionistas.
Um pequeno exemplo daquilo que referi anteriormente.
A VW subiu há cerca de uma semana cerca de 300% na bolsa, o que é que a VW propriamente dita ganhou com isso? A empresa era exactamente a mesma quer no dia anterior à subida quer no dia posterior.
A Martifer entrou em bolsa a 8 euros, está actualmente a 3,60€ (se não me falha a memória), será que ela perdeu alguma coisa com isso? O encaixe financeiro que tinha de fazer já o fez quando vendeu as acções relativas ao aumento de capital a 8 euros cada uma.
Podem-me dizer e ai tenho de concordar, que caso aumentem a tributação sobre as mais-valias mobiliárias, será mais difícil às empresas procederem a aumentos de capital através de OPS's ou OPV's em virtude dos grandes especuladores deixarem de ter interesse, mas também não deixaria de ser verdade que sendo dada como contrapartida uma diminuição da tributação sobre os dividendos, permitiria que outro "publico alvo" começasse a encarar a bolsa como um investimento mais seguro e não tão sujeito à pura especulação que muitas vezes está completamente desligada da realidade das empresas propriamente ditas.

Registado: 29/11/2007 10:37

por R_Martins » 10/11/2008 19:29

«Obama sobe imposto mais-valias de 15% para 28%»

Se me perguntarem se eu quero pagar impostos sobre investimento em acções claro que tendo em conta o risco eu não quero pagar.

No entanto que diz ser um desastre aumentar de 15% para 28% eu não acredito que o desastre seja maior que o que sucedeu no mercado de acções no ultimo ano, onde o Obama não teve interferência.

Pagam i não piam e se piarem pagam mais…

Em Portugal todos se recordam que se previa o fim da bolsa quando foram taxadas as mais valias em 10% e ele a Bolsa ainda está viva.

Rmartins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

por goncalonr » 10/11/2008 11:23

salvadorveiga Escreveu:imobiliario nao pagas impostos se reinvestires no prazo de dois anos se nao me engano...

e concordo com a pata... o mercado portugues ja e' o que e' nao tem uma tradiçao muito grande de bolsa...

logo os impostos e' uma maneira de incentivar ao investimento tambem--- concordo...

Isenção só se aplica a reinvestimento para habitação própria e permanente.

A revisão da fiscalidade sobre os mercados de capitais deveria ser revista. Impor maior justiça e equidade ao sistema é um must nos tempos que correm.

Fuga de capitais? Fuga de investimentos? O que nós queremos é investimento real nas empresas e criar condições para que elas invistam cá. Benefícios fiscais ao investimento, isenções temporárias de IMI, segurança social (para trabalhadores portugueses), etc.

Isenções e benefícios fiscais para investimentos em mercados de acções?! Quantos de todos os que estão aqui compram acções como forma de investimento na empresa? Ou seja, para ir às AG's, receber dividendos, acompanhar o dia-a-dia da empresa, etc. E quantos compram para vender no cp e fazer mais-valias? Quantos olham para as empresas cotadas para estabelecer uma estratégia de ganhos num determinado prazo? Somos accionistas estratégicos, nós?

Nota: com excepção da Pata-Hari que de certeza que tem posições estratégicas elevadíssimas na nossa praça, uma investidora desta envergadura, não engana! :)
Invista na família! Ela é o melhor que a vida lhe pode dar.

www.outofthebox.com.pt

Registado: 29/11/2007 3:39

por superbem » 9/11/2008 3:29

Aumento do imposto vai fazer com que exista menos investimento, de grandes e pequenos.

Existem escalões de percentagens?
Compra e venda online grátis
http://www.bpd.uni.cc

Registado: 16/2/2007 15:01

por Panizzi » 9/11/2008 1:36

Eu penso que será uma tentativa de separar o "trigo do joio".

Admitiram ai que o impacto dos investidores é sempre >0 , mas como sabemos , isso não é verdade.

Diria ... depende do investidor.

Em último caso veja-se o que tem ocorrido nos últimos tempos e o impacto que isso está a ter e terá na economia real.

Registado: 26/2/2008 22:11

por Barra » 9/11/2008 1:19

goncalonr Escreveu:
Barra Escreveu:Devo referir que li isso aqui no Caldeirão ontem á noite no tópico do SPX.

Se alguém puder confirmar, agradeço.

Se fosse cá, chamavam todos os nomes e mais algumas coisas ao governo, e com toda a razão.

Com toda a razão... e porquê?!

De cor (confirmo depois no Código):

- As mais-valias prediais são taxas em 25% sobre 50% das mesmas com obrigação de englobamento!

- As mais-valias obtidas sobre valores mobiliários que não acções (por exemplo, UP's de fundos) são taxadas, julgo que a 25%.

- Os juros de depósitos a prazo são taxados a 20%, retidos na fonte.

- As mais-valias sobre venda de acções detidas há menos de 12 meses, são também taxadas mas com opção de não-englobamento (10%).

- Porque é que temos de excluir as mais-valias obtidas com acções há mais de 12 meses?! E porque não havemos de subir a fiscalidade sobre mais-valias sobre acções?

Com esta receita fiscal seria porventura possível ajustar desequilíbrios fiscais noutras áreas. O imobiliário é uma delas. Tem-se imposto na compra (IMT), na propriedade (IMI e txs) e na venda (mais-valia), sempre em todo o ciclo. Tem-se imposto não recuperável no desenvolvimento (IVA é custo na promoção imobiliária)!!!

Se em tempos esta medida se justificaria, para apoiar e dinamizar os mercados bolsistas, hoje isso já não faz sentido.

porquê?

parece-me obvio que tal medida só afastará os investidores dos mercados e trará consequências nefastas à economia, para não falar na mais que provável fuga de capitais para outras paragens...etc..
“Eu não sei onde o mercado vai estar amanhã ou dentro de uma semana, um mês ou um ano. Sei, no entanto, que se tivesse à escolha manter dinheiro em caixa ou em obrigações a 30 anos ou em ações, não hesitaria um segundo em escolher ações"

Warren Buffett

Bons negócios !!!

Registado: 19/10/2004 19:26

por Zenith » 8/11/2008 23:23

Camisa Roxa Escreveu:uma medida bonita para promover a fuga maciça de capitais para o exterior...

bonito...

Mas se vierem para Portugal, não é bom? :lol:

Registado: 29/11/2007 14:36

por Camisa Roxa » 8/11/2008 23:16

uma medida bonita para promover a fuga maciça de capitais para o exterior...

bonito...
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

Re: Obama sobe imposto mais-valias de 15% para 28%

por tiagopt2 » 8/11/2008 20:12

rk0r794 Escreveu:
Barra Escreveu:Segundo li ontem, após a reunião com o seu staff económico, Obama decidiu subir o imposto sobre mais-valias quase para o dobro.

Isto não augura nada de bom para o mercado accionista.
Enfim, eles lá sabem onde querem chegar...ou talvez não.

Prefiro pagar 15% de imposto do que ter menos valias.

Isso é que era bom, pagar 15% e não ter menos valias. Eu até pagava 30%, se me garantissem que o meu risco estava minimizado a zero. Mas acordos desses, acho que ainda não se fazem :wink:
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por salvadorveiga » 8/11/2008 20:01

imobiliario nao pagas impostos se reinvestires no prazo de dois anos se nao me engano...

e concordo com a pata... o mercado portugues ja e' o que e' nao tem uma tradiçao muito grande de bolsa...

logo os impostos e' uma maneira de incentivar ao investimento tambem--- concordo...

Registado: 12/3/2008 22:06

por goncalonr » 8/11/2008 19:35

Pata-Hari Escreveu:Gonçalo, uma das razões pelas quais se pode argumentar que o imposto sobre as mais valias se deve manter reduzido é porque simplesmente o investimento em acções é algo que deve ser motivado dado que gera um efeito altamente positivo em termos dos efeitos na economia real.

O investimento em acções é simplesmente um investimento dos privados em empresas. Essas empresas são basilares na geração de riqueza nacional e na geração de emprego. Logo, facilmente argumentas que tudo o que estimule o encaminhamento das poupanças para os mercados accionistas é positivo.

Concordo, em parte. Então, nesse caso, a compra e venda com carácter mais "especulativo", por exemplo de curto prazo (defina-se um prazo, 6 meses, 1 ano, o que seja) deve ser taxado. O investimento mais longo, de quem efectivamente investe em empresas, que seja taxado a um valor mais baixo.

E o mercado imobiliário? Não gera emprego? Riqueza? É que com este quadro fiscal - e como a história nos conta - não há empresas imobiliárias na bolsa... e comprar acções de uma empresa imobiliária em "OTC" é um pouco arriscado, sem falar do preço... logo a alternativa é compra directa com o quadro fiscal que sabemos...

www.outofthebox.com.pt

por marianonunes » 8/11/2008 18:48

Pata-Hari Escreveu:Gonçalo, uma das razões pelas quais se pode argumentar que o imposto sobre as mais valias se deve manter reduzido é porque simplesmente o investimento em acções é algo que deve ser motivado dado que gera um efeito altamente positivo em termos dos efeitos na economia real.

O investimento em acções é simplesmente um investimento dos privados em empresas. Essas empresas são basilares na geração de riqueza nacional e na geração de emprego. Logo, facilmente argumentas que tudo o que estimule o encaminhamento das poupanças para os mercados accionistas é positivo.

Exacto.

Registado: 29/8/2008 15:04

por Pata-Hari » 8/11/2008 18:23

Gonçalo, uma das razões pelas quais se pode argumentar que o imposto sobre as mais valias se deve manter reduzido é porque simplesmente o investimento em acções é algo que deve ser motivado dado que gera um efeito altamente positivo em termos dos efeitos na economia real.

Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por goncalonr » 8/11/2008 18:10

Barra Escreveu:Devo referir que li isso aqui no Caldeirão ontem á noite no tópico do SPX.

Se fosse cá, chamavam todos os nomes e mais algumas coisas ao governo, e com toda a razão.

Com toda a razão... e porquê?!

De cor (confirmo depois no Código):

- As mais-valias prediais são taxas em 25% sobre 50% das mesmas com obrigação de englobamento!

- As mais-valias obtidas sobre valores mobiliários que não acções (por exemplo, UP's de fundos) são taxadas, julgo que a 25%.

- Os juros de depósitos a prazo são taxados a 20%, retidos na fonte.

- As mais-valias sobre venda de acções detidas há menos de 12 meses, são também taxadas mas com opção de não-englobamento (10%).

- Porque é que temos de excluir as mais-valias obtidas com acções há mais de 12 meses?! E porque não havemos de subir a fiscalidade sobre mais-valias sobre acções?

Com esta receita fiscal seria porventura possível ajustar desequilíbrios fiscais noutras áreas. O imobiliário é uma delas. Tem-se imposto na compra (IMT), na propriedade (IMI e txs) e na venda (mais-valia), sempre em todo o ciclo. Tem-se imposto não recuperável no desenvolvimento (IVA é custo na promoção imobiliária)!!!

Se em tempos esta medida se justificaria, para apoiar e dinamizar os mercados bolsistas, hoje isso já não faz sentido.

www.outofthebox.com.pt

por keijas » 8/11/2008 16:04

marianonunes Escreveu:

Vamos a ver se ele tem 3 dedos de testa para pelo menos não fazer isto enquanto a economia está neste estado.

Estou em desacordo. Por ele ter dois ou três dedos daquilo que está no interior da testa é que vai tomar esta decisão, será ao aumentar os impostos nas mais valias que irá ter o apoio dos milhões de aflitos,e esta nem é uma medida impopular,irá pagar mais imposto quem tiver negócios lucrativos.
A situação é tão grave que nem esses se vão importar de serem sobrecarregados,os outros só se desfazendo da pele.

cito: "rkOr794"

É a realidade

cumprimentos
keijas

Registado: 17/5/2008 19:41

por rk0r794 » 8/11/2008 15:39

Barra Escreveu:Segundo li ontem, após a reunião com o seu staff económico, Obama decidiu subir o imposto sobre mais-valias quase para o dobro.

Registado: 20/9/2008 18:02

por marianonunes » 8/11/2008 15:37

Isso sempre fez parte da campanha dele. É mais que confirmada essa notícia. E faz parte dum leque mais alargado de aumento de impostos.

Vamos a ver se ele tem 3 dedos de testa para pelo menos não fazer isto enquanto a economia está neste estado.

Registado: 29/8/2008 15:04

por mcarvalho » 8/11/2008 15:34

cá não vão ter outro remédio senão fazer o mesmo :oops:

então apoiam para umas coisas e para outras não?

Registado: 17/2/2004 1:38

por Barra » 8/11/2008 15:31

Devo referir que li isso aqui no Caldeirão ontem á noite no tópico do SPX.

“Eu não sei onde o mercado vai estar amanhã ou dentro de uma semana, um mês ou um ano. Sei, no entanto, que se tivesse à escolha manter dinheiro em caixa ou em obrigações a 30 anos ou em ações, não hesitaria um segundo em escolher ações"

Warren Buffett

Bons negócios !!!

por trial » 8/11/2008 15:30

Mas isso é uma boa notícia para os “paraísos fiscais”

Registado: 18/1/2008 16:20

por Pata-Hari » 8/11/2008 15:27

Já se sabia isso, era uma das politicas económicas que se sabia que implementaria. Buffett é um dos defensores disso.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por trial » 8/11/2008 15:25

Qual orgão é o informaçao ?

Registado: 18/1/2008 16:20

Obama sobe imposto mais-valias de 15% para 28%

por Barra » 8/11/2008 12:35

Segundo li ontem, após a reunião com o seu staff económico, Obama decidiu subir o imposto sobre mais-valias quase para o dobro.

Warren Buffett

Bons negócios !!!

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], niceboy, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 136 visitantes