Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sell in May and Go Away

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Miguel_Henriques » 10/11/2008 0:46

Ola Al_Trader,

O valor inicial ja inclui a primeira posiçao fechada.
O inicio da simulaçao é em Outubro de 1998.

Por exemplo o PSI 20:

BUY em O2OUT98 a 7953,70 e fecho a 10141,00. Representa um ganho de 27,50.

Mas posso estar a ver mal a coisa.

Registado: 27/9/2008 0:48

por Al_Trader » 10/11/2008 0:24

Viva
Repara que tens calculos errados. Vê o valor com que começas e com que acabas. Deves rever os calculos. :wink:
Devagar se vai ao longe

Registado: 9/11/2007 9:42

Sell in May and Go Away

por Miguel_Henriques » 10/11/2008 0:00

Ola, boa noite,

Trago aqui um breve estudo, interessante, sobre um velho ditado em wall street: Sell in May and go away.

O tipo de estratégia adoptado é muito simples. Assenta apenas na premissa de que os mercados serão bullish durante os meses de Outubro a Maio e bearish de Maio a Outubro.

:arrow: BUY para os meses de Outubro a Maio;
:arrow: SELL para os meses de Maio a Outubro.

Sempre tive algumas reservas sobre este tipo de abordagem pela sua simplicidade, no entanto, aparentemente parece ter algum sucesso pelo menos na ultima decada.

Utilizei o indicador / backtest do prorealtime “sell in may”, para identificar os valores de entrada e saida das posiçoes, não previ custos de corretagem, nem custo de posse das posições para os trades em questão.

Não deixa de ser interessante as rentabilidades associadas a este tipo de estrategia. Os indices que estudei foram os seguintes:

:arrow: PSI 20 – 166,16;
:arrow: CAC – 188,27;
:arrow: DAX – 215,83;
:arrow: IBEX – 183,70;
:arrow: NIKKEI – 85, 96;
:arrow: FTSE - 120,09;
:arrow: DOW – 134,58;
:arrow: S&P 500 – 118,28.

Parece-me bem interessante a evolução da rentabilidade na ultima decada de trading. No entanto, não tenho conhecimento de instrumentos financeiros disponiveis que permitem replicar esta estratégia e aplicar ao meu portofolio.

Gostaria de aprofundar este tipo de estratégia, introduzir custos de negociação, mas desconheço quais os intrumentos que possam ser usados para replicar as posições que referi.

Agradeço desde ja a vossa ajuda para validar este estudo.

Bons investimentos.
Anexos
Analise Comparativa.jpg
Analise Comparativa.jpg (67.41 KiB) Visualizado 599 vezes
Ganho Médio.jpg
Ganho Médio.jpg (55.38 KiB) Visualizado 596 vezes
Sell in May.xls
(142 KiB) Transferido 157 Vezes

Registado: 27/9/2008 0:48

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], niceboy, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 136 visitantes