Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

22:41 PRÓS E CONTRAS Tema: O Valor das Casas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Nandor » 30/10/2008 16:25

Os terreno podem ser rústicos ou urbanos.

Em termos legais eles podem constar como rústicos, mas na realidade podem ser urbanizáveis ou até mesmo urbanos. Muitas das vezes as descrições não se encontram actualizadas, sendo por isso necessário confrontar a localização dos terrenos com as plantas do PDM...

E é aqui que por vezes começam as surprezas agradáveis, que por falta de agilidade muitos não o conseguem fazer...

Perder algum tempo, poderá significar ganhos.

O processo de alteração de registo é uma circunstancia relativamente fácil, que apenas carece algumas visitas á Câmara. Convém é ser depois de realizado o negócio...

Cumprimentos,
Nandor
----
Quem não quer perder, o melhor é não arriscar...

Registado: 25/10/2008 20:03

por goncalonr » 30/10/2008 15:05

Martins_Braz Escreveu:
goncalonr Escreveu:
Martins_Braz Escreveu:
Nandor Escreveu:Não tenho a opinião que todos os proprietários tenham conciência do real valor dos seus bens imóveis... Mas, afinal de contas, é só uma opinião.

E penso que, com um pouco de pesquisa e insitência, se conseguem terrenos rústicos com aptidão construtiva, em lugares bem interessantes, por um valor bem abaixo do seu valor potencial. Contudo, estes achados não estão muitas das vezes a olho nú... entenda-se imobiliárias, jornais, etc...

Mas mais uma vez repito, é a minha opinião, não sendo eu nvestidor deste tipo de bens...

Acertaste na mouche. Esses achados não estão mesmo nas imobiliárias... são precisos muitos km`s por ano para se conseguir fazer bons negócios.

Obviamente. Por isso é que eu apostei, desde o ano passado, em oferecer um serviço de procurements. Para casos difíceis, especiais e negócios especiais. Nas mediadoras, está lá tudo, às vezes alguma coisa boa que pode ser bem negociada.

Só mais uma dúvida, por causa de termos: quando diz terreno rústico, quer dizer terreno que não é urbanizável mas pode vir a ser no futuro, que não tem nenhum projecto mas tem potencial construtivo?...

O Código Civil refere prédios urbanos e rústicos, como sendo aqueles que têm autonomia económica e aqueles que não têm.

Rústico como prédio onde só se pode cultivar e muitas vezes nem cultivar podes.

P.S.: investiste num serviço de quê??

Procurements! Se estiver interessado em perceber o que é, envie-me msg privada.
Invista na família! Ela é o melhor que a vida lhe pode dar.

www.outofthebox.com.pt

Registado: 29/11/2007 3:39

por Martins_Braz » 29/10/2008 18:59

goncalonr Escreveu:
Martins_Braz Escreveu:
Nandor Escreveu:Não tenho a opinião que todos os proprietários tenham conciência do real valor dos seus bens imóveis... Mas, afinal de contas, é só uma opinião.

E penso que, com um pouco de pesquisa e insitência, se conseguem terrenos rústicos com aptidão construtiva, em lugares bem interessantes, por um valor bem abaixo do seu valor potencial. Contudo, estes achados não estão muitas das vezes a olho nú... entenda-se imobiliárias, jornais, etc...

Mas mais uma vez repito, é a minha opinião, não sendo eu nvestidor deste tipo de bens...

Acertaste na mouche. Esses achados não estão mesmo nas imobiliárias... são precisos muitos km`s por ano para se conseguir fazer bons negócios.

Obviamente. Por isso é que eu apostei, desde o ano passado, em oferecer um serviço de procurements. Para casos difíceis, especiais e negócios especiais. Nas mediadoras, está lá tudo, às vezes alguma coisa boa que pode ser bem negociada.

Só mais uma dúvida, por causa de termos: quando diz terreno rústico, quer dizer terreno que não é urbanizável mas pode vir a ser no futuro, que não tem nenhum projecto mas tem potencial construtivo?...

O Código Civil refere prédios urbanos e rústicos, como sendo aqueles que têm autonomia económica e aqueles que não têm.

Rústico como prédio onde só se pode cultivar e muitas vezes nem cultivar podes.

P.S.: investiste num serviço de quê??

Registado: 17/7/2008 13:21

por goncalonr » 29/10/2008 18:50

Martins_Braz Escreveu:

www.outofthebox.com.pt

por Martins_Braz » 29/10/2008 17:11

por Nandor » 29/10/2008 16:19

Não tenho a opinião que todos os proprietários tenham conciência do real valor dos seus bens imóveis... Mas, afinal de contas, é só uma opinião.

----

por Martins_Braz » 29/10/2008 15:48

Nandor Escreveu:Boas!

Terá a questão dos 5ha, ter a ver com a parcela mínima para edificar!?... Se sim, bom sentido de oportunidade.

Cumprimentos,
Nandor

os 5 ha. não é a parcela mínima para edificar... Na verdade é adoptada por grande parte dos PDM`s em Portugal... mas não em todos.

Ademais, isso só interessa quando estamos a falar de edificar em terrenos rústicos (que não é onde invisto) o que normalmente já traz consigo a valorização da área máxima de implantação e índice de construção permitidos. Por isso, só se for "um pato" a vender é que se faz dinheiro com essa lógica. Ou então, comprando dois ou mais terrenos confinantes... mas também aí se verifica muito díficil a venda.

por Nandor » 29/10/2008 15:45

Boas!

Terá a questão dos 5ha, ter a ver com a parcela mínima para edificar!?... Se sim, bom sentido de oportunidade.

Cumprimentos,
Nandor
----

por Martins_Braz » 29/10/2008 15:43

goncalonr Escreveu:
Martins_Braz Escreveu:
goncalonr Escreveu:Vender agora ou mais tarde, nem é isso que está em questão. O preço é o mercado que o dita: ou o aceito ou então não tenho nada a fazer!

E como o mercado tem sempre razão, imagino que o aceites... (tens algum terreno rústico +5 ha. para venda??)

E quando os mercados sobem? Porque é que também não estão errados nesse momento? Então mas os mercados só estão errados quando descem? A descida e a subida são naturais nos mercados e não é por isso que deixam - os mercados - de ter razão!

O erro foi exactamente quando o mercado subia... subiu em demasia por imputação do preço dos terrenos e a concorrência menos apta também entrou ao serviço. É por essa "concorrência de lavrador" (como é denominada) que a oferta ultrapassou em muito as necessidades da habitação e dos serviços.

Caro Martins_Braz,

Continuo sem perceber grande coisa do que diz, com toda a sinceridade. Que o inflacionamento dos preços no imobiliário foi feito pelos terrenos... isso não é novidade.

Eu sempre aceito o mercado, posso negociar mais ou menos, aproveitar oportunidades - porque os mercados, como agora se comprova, não são 100% eficientes, logo prefiro uma gestão activa dos meus investuimento.

E já agora, porquê a questão do terreno de 5 ha?!

Em suma, podemos aceitar que os preços estão altos ou baixos. Todos temos uma opinião e uma visão sobre as coisas. Dizer que isso acontece porque o mercado errou... isso é assumir que o Mundo está errado e só eu é que estou certo! Pelo que a mim me diz respeito, não tenho essa veleidade!

Um abraço a todos.

Meu caro:

Sempre que o preço de mercado não corresponde ao preço real que atribuímos ao nosso património... então, PELO MENOS PARA NÓS, o mercado está errado. Agora, se afinal quem tinha razão era o mercado ou era quem decidiu não vender/não comprar... isso só o futuro poderá responder.

O importante é estarmos conscientes que as nossas decisões hoje vão ter implicações no futuro e saber aceitar essas consequências, sejam positivas, sejam negativas.

P.S.: Porque tenho tido grande dificuldade na aquisição de terrenos de mais de 5 ha. Se soubesse a quantidade de terrenos rústicos que se vendem com menos de 1 ou 2 ha. até caía para o lado... Terrenos rústicos com alguma dimensão parece que estão todos fora do mercado (parece que a crise não atinge todos...)

por goncalonr » 29/10/2008 15:39

Martins_Braz Escreveu:
goncalonr Escreveu:Vender agora ou mais tarde, nem é isso que está em questão. O preço é o mercado que o dita: ou o aceito ou então não tenho nada a fazer!

E como o mercado tem sempre razão, imagino que o aceites... (tens algum terreno rústico +5 ha. para venda??)

E quando os mercados sobem? Porque é que também não estão errados nesse momento? Então mas os mercados só estão errados quando descem? A descida e a subida são naturais nos mercados e não é por isso que deixam - os mercados - de ter razão!

O erro foi exactamente quando o mercado subia... subiu em demasia por imputação do preço dos terrenos e a concorrência menos apta também entrou ao serviço. É por essa "concorrência de lavrador" (como é denominada) que a oferta ultrapassou em muito as necessidades da habitação e dos serviços.

Caro Martins_Braz,

Continuo sem perceber grande coisa do que diz, com toda a sinceridade. Que o inflacionamento dos preços no imobiliário foi feito pelos terrenos... isso não é novidade.

Eu sempre aceito o mercado, posso negociar mais ou menos, aproveitar oportunidades - porque os mercados, como agora se comprova, não são 100% eficientes, logo prefiro uma gestão activa dos meus investuimento.

E já agora, porquê a questão do terreno de 5 ha?!

Em suma, podemos aceitar que os preços estão altos ou baixos. Todos temos uma opinião e uma visão sobre as coisas. Dizer que isso acontece porque o mercado errou... isso é assumir que o Mundo está errado e só eu é que estou certo! Pelo que a mim me diz respeito, não tenho essa veleidade!

Um abraço a todos.

www.outofthebox.com.pt

por Martins_Braz » 29/10/2008 13:12

Uma mulher tao esperta, uma jornalista de gema e...

por bboniek33 » 29/10/2008 8:51

...aceita que um programa de interesse nacional, um vivo de grande qualidade comece as horas de ir para as Docas...

Escrevi ao Provedor, aa Producao dos Pros e Contras, mas continuam a transmitir muito tarde, por vezes acaba aas 01h30m.

Deve ser para o pessoal nao poder ver e ficar ainda mais estupido.

Oh dona Fatima, haa quem tenha que se levantar bem cedo para trabalhar. Sabia ?
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por Nandor » 28/10/2008 17:52

Boas jlomu,

Relativamente á tua questão "Em quem confiar para saber um valor do imóvel", sinceramente não sei! Bem sei que pode ser uma contradição aquilo que te digo, porque até contra mim falo. Mas a verdade é que dada a actual situação económica, as dúvidas são mais que muitas.
Eu trabalho nesta área e tenho muito trabalho, sendo avaliador de diversos bancos. O nosso trabalho é sobretudo estimar um valor, sustentado e justificado com factos, que permitam garantir uma garantia hipotecária.

Para se ter uma noção das incertezas actuais, faço um paralelismo com o mercado bolsista.
Quanto vale a acção X da empresa cotada em bolsa neste momento?

Uma vez que todos os dados são conhecidos através de relatórios de contas e demais informação, estariamos perante uma situação que nos permitia apurar com rigor o valor da acção. A verdade é que hoje ninguém tem certeza de nada.

No mercado imobiliário a coisa piora, nomeadamente porque não existe regulamentação e os dados são muitas vezes omissos.

Assim, cada avaliador, embora se regendo pelos mesmos principios e métodos, poderá fazer atribuições de valor diferente, em função das suas próprias convicções e dados recolhidos!!!!
Como poderás perceber, as dúvidas sucedem-se.

A melhor pessoa para avaliar a tua casa é um avaliador esperiente que esteja habituado a trabalhar nessa zona. Poderás contactar vários, nomeadamente empresas de avaliação!!!!
Se precisares de alguma coisa, poderei te dar mais algumas informações...

Quanto á questão do Fundo imobiliário, sinceramente, e embora desconhecendo o que será o produto final, a ideia parece-me interessante, mas .....
Há muita coisa ainda por definir que poderá fazer com que seja bom, ou mau!!!!

De uma coisa tenho a certeza. Dinheirinho meu não entra nesse fundo!
Mas não acredito que o fundo seja aberto a todos os imóveis/ famílias. Senão assitiriamos á entrega de todas as casas cujo os clientes pretendem vendelas e não conseguem, passando para o arrendamento, e ao final de 3 meses deixam de arrendar a casa e compram outra!!!!
Ora, como devem imaginar, esta situação não é viável...
----

por goncalonr » 28/10/2008 17:19

Martins_Braz Escreveu:
goncalonr Escreveu:
Martins_Braz Escreveu:
goncalonr Escreveu:
mlra Escreveu:
Os preços das casas já estão em queda desde 2003,mas nas periferias das cidades, a queda já vem de 2000.
:!: :?: :!: :?:

Boas!

Desculpa mas não posso concordar contigo. Estou a pensar em comprar casa desde o inicio deste ano e só ainda não o fiz porque tirando algumas excepções o preço de venda das mesmas continua elevado (não baixam). Aliás deixa-me que te diga que apesar de existirem muitos menos compradores do que há uns anos atrás o facto de as imobiliarias continuarem a ser intermediários faz com que os stocks aumentem pois estes ainda inflacionam mais o preço de venda final. A titulo de curiosidade dou-te um expemplo de um terreno que numa imobiliaria estava a ser vendido por 70.000 € e noutra por 59.000 €.:wink: Ora sinceramente ele não vale 59.000 € quanto mais 70.000 €.

A menos que a queda de preços que te estejas a referir seja de 0.01% ao ano. :lol:

Cumps

Um terreno, como qualquer outro imóvel, vale aquilo que alguém estiver disposto a pagar por ele :wink: . Por muitas opiniões que tenhamos, o mercado é que decide quanto vale, a não ser que algum de nós seja Perito Avaliador Imobiliário. Mesmo nesse caso, determinamos o justo Valor de Mercado e não o preço do imóvel.

Um abraço a todos.

a não ser que se considere que o mercado está errado... e não se adopte o mercado como sendo o decisor do preço.

Eu penso que o mercado de casas e de terrenos urbanos já está errado desde, pelo menos, 1998 (altura que se sentiu um boom imobiliário na zona da Expo que acabou por contagiar o resto do país, provocando que existam mais casas do que famílias - este excesso têm vindo a aumentar nos últimos anos).

Se não é o mercado a decidir o preço... então quem é?! Voltamos ao Estado Novo? Impomos barreiras aos preços dos imóveis?! Extinguimos o mercado imobiliário em Portugal?

Qual é a sua visão sobre este assunto porque acho que não entendi.

Sim, não entendeste.

O que quero dizer é que por vezes, o mercado está errado. Assim, como o actual mercado de acções, tambºem o mercado imobiliário tem fases de perda de valor. Ora, para quem não precisa do dinheiro, vender agora é um tremendo erro.

Porque actualmente, as casas no mercado são imensas e a valorização inerente a cada uma é praticamente nula. Mesmo assim, as pessoas continuam a querer ganhar dinheiro por terem comprado hoje e vendido ontem. Daí a crise que se instalou.

O mercado está errado: podemos ir atrás dele ou esperar que ele (mercado) volte a ser esclarecido.

Essa foi uma máxima que eu aprendi a não contrariar: os mercados têm sempre razão. E não vale a pena contrariar as tendências...

Vender agora ou mais tarde, nem é isso que está em questão. O preço é o mercado que o dita: ou o aceito ou então não tenho nada a fazer!

Um imóvel é como qualquer outro activo financeiro: tem tendências de subida e correcções posteriores. E deve ser olhado como qualquer outro activo financeiro.

Editado pela última vez por goncalonr em 28/10/2008 18:22, num total de 1 vez.

www.outofthebox.com.pt

por pedrom » 28/10/2008 16:48

Martins_Braz Escreveu:
pedrom Escreveu:Só vi a 1ª parte porque adormeci!!!! :oops: :oops: :oops:

Do que vi apenas confirmei o que já tinha escrito e dito antes relativamente a estes fundos: QUE GRANDE ESCURIDÃO!!!

Escuridão porque...???

Penso que ontem ficou bem explicado o porquê destes "fundos" e a sua forma de actuação

Será melhor falar-se quando a lei tiver feita!!!!

Neste momento sinto-me como se estava a sentir o "gajo" BCP: O que é que eu estou aqui a fazer???!?!?!?! :mrgreen:
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por Martins_Braz » 28/10/2008 16:15

pedrom Escreveu:Só vi a 1ª parte porque adormeci!!!! :oops: :oops: :oops:

Do que vi apenas confirmei o que já tinha escrito e dito antes relativamente a estes fundos: QUE GRANDE ESCURIDÃO!!!

Escuridão porque...???

Penso que ontem ficou bem explicado o porquê destes "fundos" e a sua forma de actuação

por pedrom » 28/10/2008 16:11

Só vi a 1ª parte porque adormeci!!!! :oops: :oops: :oops:

De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por Martins_Braz » 28/10/2008 15:53

goncalonr Escreveu:
Martins_Braz Escreveu:
goncalonr Escreveu:
mlra Escreveu:
Os preços das casas já estão em queda desde 2003,mas nas periferias das cidades, a queda já vem de 2000.

Boas!

Desculpa mas não posso concordar contigo. Estou a pensar em comprar casa desde o inicio deste ano e só ainda não o fiz porque tirando algumas excepções o preço de venda das mesmas continua elevado (não baixam). Aliás deixa-me que te diga que apesar de existirem muitos menos compradores do que há uns anos atrás o facto de as imobiliarias continuarem a ser intermediários faz com que os stocks aumentem pois estes ainda inflacionam mais o preço de venda final. A titulo de curiosidade dou-te um expemplo de um terreno que numa imobiliaria estava a ser vendido por 70.000 € e noutra por 59.000 €.:wink: Ora sinceramente ele não vale 59.000 € quanto mais 70.000 €.

A menos que a queda de preços que te estejas a referir seja de 0.01% ao ano. :lol:

Cumps

Um terreno, como qualquer outro imóvel, vale aquilo que alguém estiver disposto a pagar por ele :wink: . Por muitas opiniões que tenhamos, o mercado é que decide quanto vale, a não ser que algum de nós seja Perito Avaliador Imobiliário. Mesmo nesse caso, determinamos o justo Valor de Mercado e não o preço do imóvel.

Um abraço a todos.

a não ser que se considere que o mercado está errado... e não se adopte o mercado como sendo o decisor do preço.

Eu penso que o mercado de casas e de terrenos urbanos já está errado desde, pelo menos, 1998 (altura que se sentiu um boom imobiliário na zona da Expo que acabou por contagiar o resto do país, provocando que existam mais casas do que famílias - este excesso têm vindo a aumentar nos últimos anos).

Se não é o mercado a decidir o preço... então quem é?! Voltamos ao Estado Novo? Impomos barreiras aos preços dos imóveis?! Extinguimos o mercado imobiliário em Portugal?

Sim, não entendeste.

O que quero dizer é que por vezes, o mercado está errado. Assim, como o actual mercado de acções, tambºem o mercado imobiliário tem fases de perda de valor. Ora, para quem não precisa do dinheiro, vender agora é um tremendo erro.

Porque actualmente, as casas no mercado são imensas e a valorização inerente a cada uma é praticamente nula. Mesmo assim, as pessoas continuam a querer ganhar dinheiro por terem comprado hoje e vendido ontem. Daí a crise que se instalou.

O mercado está errado: podemos ir atrás dele ou esperar que ele (mercado) volte a ser esclarecido.

por CerealKiler » 28/10/2008 13:44

Martins_Braz Escreveu:
CerealKiler Escreveu:Vi a primeira parte.

Fiquei com a ideia que pode ser grande negócio para os bancos e para as familias totalmente atolados em dívidas com imóveis "fracos".

O fundo do estado pode ser a "sucata" imobiliária paga com os nossos impostos.

Os bancos beneficiam porque recebem o valor emprestado a quem não pode pagar, quem não pode pagar limpa o cadastro e segue a dua vidinha. O fundo receb um imóvel "sucata"...enfim

Faltou dizer que os politicos continuam a proteger os bancos que depois da vida politica os aceitam como consultores e demais orgãos avençados nos conselhos consultivos, etc.

Pena que o estado não tenha estado tão preocupado com o sector têxtil, ou agricultura. como está agora com a banca.

Provavelmente o fundo não será do Estado mas sim fundos suportados pela banca (também CDG)

pois, fundos da banca com isenções fiscais muito interessantes, com eliminação de reservas e limpeza de balanços, ... mais vantagens para a banca.

Mas para a economia onde está a vantagem ?

Registado: 1/4/2008 17:29

por goncalonr » 28/10/2008 13:19

Martins_Braz Escreveu:
goncalonr Escreveu:
mlra Escreveu:

Boas!

Cumps

Um abraço a todos.

www.outofthebox.com.pt

por Martins_Braz » 28/10/2008 12:59

CerealKiler Escreveu:Vi a primeira parte.

Fiquei com a ideia que pode ser grande negócio para os bancos e para as familias totalmente atolados em dívidas com imóveis "fracos".

Os bancos beneficiam porque recebem o valor emprestado a quem não pode pagar, quem não pode pagar limpa o cadastro e segue a dua vidinha. O fundo receb um imóvel "sucata"...enfim

Faltou dizer que os politicos continuam a proteger os bancos que depois da vida politica os aceitam como consultores e demais orgãos avençados nos conselhos consultivos, etc.

Pena que o estado não tenha estado tão preocupado com o sector têxtil, ou agricultura. como está agora com a banca.

Provavelmente o fundo não será do Estado mas sim fundos suportados pela banca (também CDG)

por Martins_Braz » 28/10/2008 12:56

R. Martins Escreveu:Ontem vinha no CM um artigo sobre o leilão de casas.
O leiloeiro, faz ele bastante bem pois é do que vive dizia «…mais baratas que um automóvel»
Que grande mentira…
Neste mesmo artigo vinha uma loja, não referia os metros quadrados da mesma, na Expo em Lisboa, ao preço de 504 000 euros. Lembrei-me logo como se de um choque eléctrico se trata-se «porque não foi a loja leiloada ao preço da chuva?...» afinal 504 000 mil euros são sempre uma fortuna por muito grande que a loja pudesse ser…
Mais: Quem comprou imóveis para viver e pensado que ia ganhar dinheiro já foi enganado…
Outra grande mentira os leilões: Comprem a 30/40 mil euros, no Barreiro, Algarve ou em qualquer que seja o local e depois invista numa boa reparação interior. A burla ao comprador vai aparecer quando vender e o comprador observar o exterior dos edifícios. E se existirem bons compradores para interiores reparados e exteriores de sucata, estes compradores nunca mais vão ver o dinheiro investido.
Enfim…já sabemos que como nem todos somos ricos e podemos comprar o que desejaríamos, vamo-nos enganando com a ilusão que o negócio foi BOM. Aos pobres, compra barato toca sempre o pior dos negócios é claro!!!
Rmartins

Ou então compras o prédio todo, recuperas por dentro e por fora e dás de arrendamento com contratos feitos decentemente... e ganhas dinheiro :)

por Martins_Braz » 28/10/2008 12:53

goncalonr Escreveu:
mlra Escreveu:

Boas!

Cumps

Um abraço a todos.

por CerealKiler » 28/10/2008 12:42

Vi a primeira parte.

Registado: 1/4/2008 17:29

por goncalonr » 28/10/2008 12:39

jlomu Escreveu:Nandor
- Com o devido respeito por todas as opiniões aqui expressas - Se eu quiser uma avaliação tão credível quanto possível do meu apartamento, em quem confiar ? A quem me dirigir ?
Penso que esta questão ganha especial relevância com o aparecimento dos novos FIAH.

Qualquer Perito Avaliador registado na CMVM tem credibilidade para o fazer. Como é natural, estamos a falar de pessoas e umas são mais sérias que outras.

Se necessitar de alguma coisa, pode enviar-me uma mensagem.

Um abraço a todos.

www.outofthebox.com.pt

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, goncaladas, Google Feedfetcher, Jonas74, latbal, mjcsreis, PacoNasssa e 472 visitantes